Os meus álbuns favoritos de cada ano em que eu estive vivo


A história aqui é a seguinte: esse canal chamado "Alfo Media" fez uma série de dois videos em que ele listava os álbuns favoritos dele de cada ano desde que ele nasceu, fazendo um top 10 de cada ano, tecendo curtos comentários sobre cada álbum, e depois escolhendo o favorito dele de cada ano. Eu achei a ideia tão boa que eu resolvi fazer a minha própria lista de álbuns favoritos por ano, desde o ano que eu nasci até agora, mas o meu não vai ser dez de cada ano, já vai ser o favorito mesmo com os comentários sobre ele.


1998 - Aquemini


Esse é o melhor álbum do Outkast, sem discussão. Ele junta perfeitamente os hits que a dupla consegue fazer, junto com os raps mais sérios com criticas e comentários sociais, além de ter o que é provavelmente o melhor verso do André 3000 na faixa título. Músicas como "Return Of The G", "Rosa Parks", "Aquemini" e "Da Art Of Storytellin' Pt. 1" são algumas das melhores e mais conhecidas músicas da dupla. 1998 tinha ótimos álbuns como The Miseducation of Lauryn Hills, In The Aeroplane Over The Sea e Vol 2... Hard Knock Life, todos grandes álbuns, mas para mim Aquemini é um dos maiores clássicos da história do rap, um dos meus álbuns de rap favoritos dos anos 90, então o lugar de 98 é dele.


1999 - Californication


1999 foi outro ano difícil, eu tive que escolher entre o álbum de estreia do Slipknot, 2001 do Dr. Dre e Californication do Red Hot, 3 dos álbuns que eu mais escutei e continuo escutando no dia a dia, mas no fim o sétimo álbum das pimentas da California ficou com a vitória. Como eu disse quando eu rankeei os álbuns do grupo, esse é o álbum que melhor mistura a pegada rock alternativo que a banda levaria para a década de 2000, junto com o puro funk rock dos álbuns anteriores. O álbum é quase uma coleção de hits do Red Hot, com várias das músicas mais reconhecíveis deles presentes, como a faixa título, "Otherside", "Scart Tissue", "Around The World", etc. É junto com o "By The Way" o disco mais acessível do Red Hot Chili Peppers, e sem dúvida um dos melhores que eles já fizeram.    


2000 - The Marshall Mathers LP


Esse é o melhor álbum do Eminem. É onde ele melhor consegue misturar o personagem insano e cartoonish dele, junto com o lado mais humano do rapper. O álbum é o Eminem reagindo a toda a fama que ele ganhou no ano anterior com seu primeiro disco, e respondendo as inúmeras criticas que aquele disco gerou, ao mesmo tempo em que ele trazia mais notoriedade para o seu "personagem", fazendo músicas mais controversas ainda. Um álbum com "The Real Slim Shady", "The Way I Am" e "Stan" é sacanagem, além de outras faixas notórias da carreira do Em' como "Kill You", "Kim" e "I'm Back", que deve ser a minha música favorita do Eminem. É um dos melhores álbuns de rap da história, é bom nesse nível. 


2001 - Toxicity


2001 tem um monte de álbuns que eu considero clássicos, Is This It do Strokes, The Blueprint do Jay Z, Iowa do Slipknot, todos álbuns importantes para o seus respectivos gêneros, mas Toxicity sempre foi um dos meus álbuns favoritos e continua sendo até hoje. O álbum traz o melhor da musicalidade estranha e energética do System, com toda as criticas sociais e politicas que a banda faz. Todos os clássicos da banda estão nesse álbum como "Chop Suey" "Toxicity" e "Aerials", e é um disco que é tão relevante agora quanto ele era em 2001 nos seus comentários. Para mim um dos últimos grandes álbuns de Metal que foram feitos dentro do gênero.


2002 - The Eminem Show


2002 é o oposto de 2001, eu não tinha muitos álbuns para colocar aqui, eu gosto do Eminem Show, eu não sei se eu enjoei dele com o tempo, mas ele não tem mais o mesmo impacto para mim que tinha antes. Ainda assim é um grande álbum do Eminem, tem algumas das músicas mais divertidas dele como "Without Me" e "Superman", e algumas das músicas mais serias e emocionais dele, como "Sing For The Moment", "Till I Collapse" e "Cleanin Out My Closet". Esse foi o álbum que solidificou a dominância do Eminem no começo dos anos 2000, dando 3 grandes álbuns em sequência para ele, ninguém podia competir com o Em' nessa época. É o álbum mais vendido, mais acessível, e para muitos o último grande álbum do Eminem, então acho que é bem justo ele ficar como o meu favorito de 2002.   


2003 - Room On Fire


Room On Fire é tão bom quanto o Is This It e isso é um shoot. Na verdade as pessoas que criticam esse álbum, criticam por ser quase uma sequência do Is This It, eu não vejo isso como um problema, quando você faz o álbum mais influente de um gênero, o passo mais inteligente seria seguir na mesma pegada. Esse segundo álbum do Strokes é tudo de bom que tem no anterior, porém em um tom mais dark, mais adulto, quase um post punk. Os singles do álbum estão na lista de grandes hits da banda como "Reptilia" e "The End Has No Fun", e eu não acho nenhuma das 11 músicas do álbum abaixo da média. 


2004 - The College Dropout


Quando o Kanye abre a primeira música, do seu primeiro álbum, dizendo que tem a mensagem perfeita para as crianças, e então começa "We Don't Care", acho que todos em 2004 viram que um grande artista havia surgido. Kanye apostando completamente contra a onda do Gangsta Rap, falando de materialismo, racismo estrutural, sistema educacional, religião, com seus samples de soul e camisa polo rosa, pronto para criar um novo sub gênero dentro do rap. Para mim o que faz o replay value do College Dropout tão grande é que você consegue sentir a paixão de um jovem artista em tentar fazer a visão única dele de música dar certo, não tem como não se contagiar com isso. Além disso o álbum tem alguns dos grandes clássicos do rap dos anos 2000, "Jesus Walks" ainda é A música.


2005 - Demon Days


Eu falei desse álbum outro dia aqui, é o grande CLÁSSICO do projeto Gorillaz, e um dos álbuns mais diversificados e interessantes da música moderna. Misturando vários estilos musicais com a colaboração de vários artistas diferentes, Damon Albarn traz seu A game aqui, com letras profundas sobre os "demônios" do mundo, combinado isso com um dark pop chiclete, fazendo o álbum acessível e inteligente ao mesmo tempo. Nem precisa dizer o quanto músicas como "Feel Good Inc.", "El Mañana", "DARE" e "Dirty Harry" são marcantes, para muitos esse é o som da nostalgia quando se lembram dos anos 2000.


2006 - Back To Black


Amy Winehouse fazendo uma obra prima tão interessante e trágica quanto a sua vida. Eu lembro de esse ser um dos primeiros álbuns que eu ouvi inteiro, e eu ouvi porque eu adorava a Amy como pessoa, mas então eu comecei a adorar ela como artista também, O álbum é uma combinação perfeita de pop jazz com Blues e Soul, e funciona quase como um greatest hits da cantora, todas as suas músicas mais conhecidas estão aqui, a maioria delas, letras sobre relacionamentos fracassados, pintando perfeitamente o estado mental da Amy durante esse período. "Rehab" e "Back To Black" são músicas atemporais, e esse álbum é a definição de clássico moderno. Acho difícil surgir algo tão único e sincero assim nos dias de hoje.


2007 - Favourite Worst Nightmare


Esse álbum é meio underrated na própria discografia do Arctic Monkeys, talvez tenha sido o efeito de vir depois do álbum de nome gigante do cara fumando na capa, que é a grande obra prima deles, mas ainda assim esse segundo é um puta disco de indie pop. A qualidade do Arctic Monkeys ainda no full indie ainda esta lá, os grandes riffs, as progressões, as letras sobre desilusões amorosas, ta tudo lá, mas de uma maneira mais madura. Esse álbum tem que estar competindo pau a pau com o "AM" como o segundo melhor disco da banda, não tem uma música ruim, e é muito mais do que apenas "505" e "Fluorescent Adolescent".


2008 - Tha Carter III

  
2008 é outro ano em que eu não tinha um GRANDE álbum para colocar, eu acho o Carter 3 um álbum de acertos e erros, e que só ganhou seu status de lendário pelo tanto que ele vendeu, porém para o bem ou para o mal, esse é o Lil Wayne no seu auge. Como eu disse é um álbum de acertos e erros, mas quando o Lil Wayne acerta, é uma cesta de 3 do meio da quadra. Seu flow, suas barras, todo seu carisma como rapper, estão no seu melhor nas melhores faixas do álbum como "3 Peat", "Mr. Carter" com o Jay Z, e "Got Money" com T-Pain que é o ultimate banger de trap autotunado. Lil Wayne é um dos rapper mais influentes da atualidade, e esse sendo seu grande projeto, ele se torna uma das coisas mais influentes para a nova geração de rappers também. Além de tudo isso minha música favorita desse álbum ("Phone Home") inspirou uma das minhas tatuagens, então ele significa algo grande para mim.


2009 - Man On The Moon: The End Of Day


Esse é outro álbum que eu falei outro dia aqui, é um dos grandes CLÁSSICOS do rap moderno, e para mim a grande obra prima de Kid Cudi. Como eu disse no meu artigo sobre ele, esse álbum inspirou dois dos grandes gêneros do rap atual, o trap psicodélico e o sad trap, sendo quase um blueprint do que fazer certo nesses estilos. As letras intimistas, junto com toda a vibe psicodélica do disco, e a performance vocal do Kid Cudi, fazem esse com certeza um dos projetos de rap mais influentes da era moderna do gênero   


2010 - My Beautiful Dark Twisted Fantasy


Eu já falei desse álbum umas 20 vezes aqui, eu provavelmente ainda vou fazer um "CLÁSSICOS" sobre ele, e não tem nada que eu possa falar de novo que eu, ou qualquer outra pessoa, já não tenha falado. Ele é incrível, ele é único, é aquela obra que só um gênio megalomaníaco como o Kanye West poderia fazer, e é o maior pico de criatividade que o Yeezy já teve e provavelmente terá, juntando inúmeros artistas para fazer uma grande obra de arte que ficaria marcada na história da música. Daqui a 50 anos as pessoas podem não saber exatamente quem foi o Kanye West, ou não saber exatamente toda a influência dele para a evolução do rap, mas elas ainda estarão falando de My Beautiful Dark Twisted Fantasy. Nenhum homem deveria ter tanto poder assim.


2011 - Watch The Throne


Bound so hard motherfuckers wanna find me. Watch The Throne me impressiona por ser um daqueles projetos que não parecia que iria da certo. Apesar de Jay Z e Kanye West serem best friend durante grande parte da carreira dos dois, o estilo de música dos dois é bem diferente, então como o estilo de super gangster das ruas do Jay Z conseguiria se mesclar com o megalomaníaco e experimental Kanye West em um álbum??? sendo um discos sobre o quanto os dois são fodas, óbvio. Acho que o que faz a combinação funcionar é que um entra um pouco dentro do universo do outro, trazendo assim faixas que parecem gigantes tanto nas letras quando na produção, como "Otis", "Lift Off", "No Church In The Wild", e eu nem preciso dizer nada sobre "Niggas In Paris", ESSA MÚSICA FAZ AS PESSOAS IREM. Watch The Throne é um projeto tão gigante quanto os nomes envolvidos nele.


2012 - Good Kid, M.A.A.D City


Section .80 é um bom álbum, mas não tem uma discussão sobre qual foi o projeto que elevou o Kendrick de "bom rapper" para a "próxima grande coisa do rap", esse projeto foi o segundo álbum de estúdio do K- Dot. Kendrick rimando sobre suas desventuras em Compton é um dos melhores conceitos para um álbum de rap que eu consigo pensar, porque ao mesmo tempo que ele pode pegar vários tópicos comuns no gênero, ele também desconstrói eles, fazendo esse ser quase um álbum de anti Gangsta Rap.  Fora de toda história do álbum, as músicas também são fantásticas, e funcionam como faixas solos, tão bem quanto no contexto do storytelling, como "Swimming Pools", "M.A.A.D City", e os grandes bangers do Kendrick nesse disco que são "Backseat Freestyle" e "Bitch Don't Kill My Vibe " (para mim ainda o melhor hit do Kendrick). É sem dúvida um clássico moderno que mudou não apenas a carreira do Kendrick, como a trajetória do rap atual.

  
2013 - Wolf


Eu lembro quando eu finalmente fui ouvir o Tyler lá por 2016, porque eu ouvia em todo lugar que ele era incrível, que eu simplesmente escrevi o nome dele no youtube e fui vendo os clipes, ai quando eu descobri que a maioria das músicas que eu curti, "IFHY", "Tamale" e "Awnser", eram do mesmo álbum, eu tinha que ouvir esse álbum, sendo o primeiro projeto do Tyler que eu ouvi, e sendo o primeiro projeto do Tyler que eu adorei. Na época eu não conhecia nada de rap alternativo, então tudo que eu ouvi ali era novo para mim, eu ainda acho que é uma espécie de "melhores momentos" do Tyler na primeira fase da sua carreira, as letras engraçadas e inteligentes estão ali, toda aquela empolgação no flow, as batidas estranhas, ele brincando com personas diferentes, esta tudo no seu melhor nesse álbum. Eu disse que já conhecia várias músicas desse álbum antes de ouvir, e ainda assim eu descobri outras faixas incríveis nele como "Rusty" e"Trashwang", isso mostra o tamanho da qualidade do disco. 


2014 - Run The Jewels 2


RUNATARUNARUNARUNA FUCK THE SLOW MO. O Run The Jewels é a coisa mais perto que temos de algo parecido com o Wu Tang Clan no rap moderno, no sentido de trazer esses raps quase cartunescos sobre as aventuras desses dois fodões pelo mundo. O segundo RTJ traz tudo que tinha no primeiro só que melhor, mais exagerado, como um filme do Tarantino, a produção é bem mais explorada, os dois tão insanos nos flows, tem músicas que não parecem que podem ficar melhores, mas ai o beat muda, surge algo inesperado, ou no caso de "Close Your Eyes (And Count To Fuck)", quando parece que aquela é a música mais badass de todas, surge o Zack fucking De La Rocha fazendo o melhor verso da sua carreira. O projeto Run The Jewels do EI-P e o Killer Mike é uma das minhas séries favoritas na música, e para mim o segundo álbum deles é o melhor... até agora, Run The Jewels 4 lança dia 5 de Junho e eu não poderia estar mais hypado.


2015 - To Pimp a Butterfly


Para mim com certeza o álbum da década de 2010, não apenas no rap, em tudo. É outro daqueles álbuns que não tem nada de novo para falar que alguém já não tenha dito. O Kendrick contando uma história ainda mais interessante que suas aventuras em Compton, sua relação com a fama, com cada música evoluindo a história, e no meio de tudo isso o K- Dot com um arsenal ilimitado de flows, vozes diferentes, grandes letras, é perfeito de todos os pontos de vista que você olhe. Se Good Kid, MAAD City transformou o Kendrick na "próxima grande coisa", o TPAB foi o álbum que transformou o Kendrick em um dos maiores rappers de todos os tempos, talvez até o melhor.


2016 - Castelos & Ruínas


2016 foi um dos melhores anos para grandes álbuns da década de 2010, tem um monte de álbuns que podem ser considerados clássicos, ou muito bons, mas para mim a melhor coisa daquele ano saiu do Brasil. Bk rimando em batidas secas noventistas sobre fama e fracasso, céu e inferno, altos e baixos, castelos e ruínas, é uma das melhores coisas produzidas na música nacional dos últimos tempos. Todas as músicas são sensacionais, encaixando perfeitamente no contexto geral do álbum, mas também funcionando como grandes músicas sozinhas. Para mim com certeza esse esta entre os dez melhores álbuns de rap nacional da história.


2017 - DAMN.

    
Eu acho engraçado a evolução da reação das pessoas em relação a esse álbum. Quando ele lançou todo mundo ficou maravilhado, outro álbum perfeito do Kendrick, ele conseguiu de novo, agora ele é overrated, o Kendrick se vendeu ao pop. Eu não sei como esse efeito aconteceu, mas eu ainda acho esse disco incrível. K- Dot falando de conceitos mais abstratos, ainda com letras incríveis, ainda com flows absurdamente diferentes do que qualquer pessoa consegue fazer, "mas as batidas são modernas", e por que isso seria um problema??? o Kendrick arrasa nelas, ninguém vai conseguir me convencer que "HUMBLE" não é um dos maiores bangers do rap moderno. É outro álbum do Kendrick que não parece com nada que ele fez antes, e nem com nada que os outros rappers estavam fazendo em 2017.


2018 - DAYTONA


2018 é se pah o ano mais difícil para mim escolher apenas um álbum favorito, tem uns 5 discos lançados naquele ano que eu considero 10/10 e escuto com frequência até hoje, mas o DAYTONA é o rap album of the motherfucking year. Pusha T naquele absurdo 2018 que ele teve, no auge da sua criatividade, mandando bar foda atrás de bar foda, em uma das melhores produções que o Kanye já fez, em um álbum de apenas 7 músicas, 20 minutos, não perdendo um segundo sequer no projeto. É quase sacanagem existir algo tão bom assim, tudo nesse álbum é encaixado de forma perfeita, os temas, os guest verses, aquele vocal em espanhol da 070 Shake, toda vez que eu vou escutar uma música desse disco eu termino escutando ele inteiro de novo. Para esse álbum bater você só precisa ouvir a transição entre "Come Back Baby" para "Santeria".  


2019 - Igor


Wolf era meu álbum favorito do Tyler... até vir o Igor. A primeira vez que eu ouvi esse álbum foi tipo "ok, isso é sensacional, vai ser o meu álbum do ano". Igor é um disco que junta tudo de melhor das fases anteriores do Tyler em um super projeto que mostra como ele é gigante como artista mesmo. Só de pensar que ele produziu tudo sozinho, escreveu todas as letras sozinho, e foi capaz de orquestrar as participações especiais de forma perfeita, colocando eles no contexto da história do álbum ao mesmo tempo em que não tirava a atenção do próprio personagem, faz o Tyler ser com certeza um dos caras mais criativos da geração dele. Igor é perfeito em todos os aspectos, da produção, até a história de relacionamento do álbum evoluindo a cada música, ninguém conseguiria fazer esse álbum além do Tyler, eu aposto que vai ser a grande obra da carreira musical dele.


     2020

Eu tenho um álbum favorito de 2020 por enquanto, mas o ano ainda está bem longe do fim, e pode ser que até o fim do ano eu tenha um novo álbum favorito, ou mude de opinião, então teremos que esperar para a lista de melhores álbuns no fim de ano. A única coisa boa nesse ano merda que esta sendo 2020 é que muita música boa esta sendo feita. Abaixo estão a parte 1 e 2 do vídeo em que eu me inspirei para fazer esse artigo.

   Parte 1:



Parte 2:


Comentários