Os Meus 20 Clipes Favoritos


Tão importante quanto a qualidade de um single para ele fazer sucesso, o clipe da música tem que ser memorável para ela também ser memorável, ainda mais hoje em dia na era da internet, então hoje eu vou trazer aqui os meus vinte clipes favoritos. Eu botei uma regra aqui de escolher apenas um clipe por artista, para não encher de clipes do Kanye West aqui. A lista vai estar por ordem de gosto e não de importância para a música, mas vai ter muito clipes famosos também. 


20.Corinne Bailey Rae - Put Your Records On


Esse clipe ta vinculado com nostalgia para mim, eu me lembro dele como o "o clipe da moça andando de bicicleta", passava toda hora naqueles canais a cabo que transmitiam clipes o dia todo, e eu acho que o clipe apesar de bem simples combina muito bem com a vibe da música. O single tem toda essa aura de "good vibes" nele, desde a batida toda animada como a letra que manda o ouvinte só ficar dboa, e é assim que a gente vê a cantora Bailey, andando de bicicleta com suas amigas, em uma trilha, com muitas árvores, em um dia bem ensolarado, e esse é o clima que a música te deixa, pra cima, com vontade de sair por ai no sol andando de bicicleta. É uma das minhas "músicas de verão" favoritas, e como eu disse é nostálgico ver esse clipe, eu me lembro de mim mesmo criança vendo ele aleatoriamente na televisão.    


19.Eminem - The Real Slim Shady


"O verdadeiro Slim Shady pode se levantar?". Um dos maiores clássicos dos anos 2000, vindo do cara que foi o artista dos anos 2000. Não é segredo para ninguém que o Eminem consegue fazer clipes memoráveis e engraçados, mas com certeza o seu melhor é o The Real Slim Shady. Aqui o Eminem praticamente tira sarro de toda a cultura pop dos anos 2000, imitando a Britney Spears, colocando imitadores da Cristina Aguilera, N'Sync, Fred Durst e outros apenas para zuar eles nos versos. E o que dizer da fábrica de Slim Shadys??? é uma imagem icônica o Eminem mandando o refrão de como todo mundo quer ser ele com um monte de garotos bancos, de cabelo descolorido e camisa branca atrás dele, e não é uma imagem muito longe da verdade, todo mundo na metade dos anos 2000 queria ser tão "foda- se tudo" quanto o Eminem. O Slim Shady é um dos grandes personagens da música, e esse é o clipe que melhor trás toda a sua aura de caos e rebeldia contra o mainstream que ele tem, zuando celebridades, zuando em um hospício e cuspindo na sua comida.


18.Michael Jackson - Thriller


É, vamos tirar logo o maior clássico da frente. O que tem para falar sobre Thriller de Michael Jackson que já não é conhecimento universal??? provavelmente nada, é com certeza o maior clipe de todos os tempos, o mais icônico, e o mais importante para que os music videos se tornassem algo tão grande na cultura pop quanto é hoje. A maquiagem para a transformação do Michael Jackson em lobisomem é impressionante até hoje, a parte dos zumbis saindo do tumulo é sensacional, e quando ele se transforma em zumbi na metade do clipe e o Michael faz provavelmente a dança mais icônica de qualquer clipe, é histórico, todo mundo ainda imita aquelas mãos de garra dele, e o clipe fez tanto sucesso na época que depois de passar ele a MTV colocava um anuncio da hora em que ele iria passar de novo, nossa geração teve uma sensação de como foi isso depois da morte do Michael Jackson, já que os canais de música, MTV, Multishow, Mix TV, passavam Thriller quase o dia todo para relembrar o rei do pop. O clipe esta preservado na biblioteca do congresso dos Estados Unidos como patrimônio histórico, o seu lançamento é um dos maiores momentos da história da música, e eu só não coloquei mais para frente pra lista não ficar tão óbvia.


17.Ramones - I Wanna Be Sedated


A música oficial da pandemia, todo mundo quer estar sedado, e os Ramones já traziam esse sentimento na sua clássica música de 1978. Esse é um daqueles clipes simples mas muito efetivos na mensagem, no video nós temos os Ramones sentados em uma mesa comendo cereal dboa, e então um caos começa a acontecer ao redor deles, com freiras, bandidos, indígenas, artistas de circo, médicos examinando os quatro, dançarinas de todos os tipos, acrobatas, alienígenas e o que mais você puder imaginar aparecendo em volta deles, enquanto a banda continua comendo seu café da manhã como se nada tivesse acontecido até tudo passar e o clipe se encerrar. Para obter o efeito de apatia da banda em meio aquele caos todo, o diretor Bill Fishman acelerou a imagem do que estava acontecendo atrás da banda, enquanto eles estavam em velocidade normal, para parecer que tudo estava acontecendo ainda mais rápido enquanto eles nem pareciam estar se importando. Outra curiosidade é que uma jovem Courtney Love antes da fama aparecendo entre a multidão. I Wanna Be Sedated é a minha música favorita do Ramones, e esse é sem dúvida meu clipe favorito deles, é como eu mesmo estou na maioria das situações.


16.Anderson .Paak - TINTS


Esse é um dos clipes que eu acho mais underrateds nos últimos anos, TINTS do genial Anderson .Paak. O vídeo abre com uma citação do Edgar Allan Poe que diz "acredite em nada do que você ouvir e só em metade do que você ver", e depois nos apresenta esse casal de namorados que estão brigados, com a moça dizendo que gostaria de viver em um mundo sem máscaras. Então temos cenas de como as pessoas são por trás das portas, com um policial parando um casal de velhos brancos, vendo um rifle mas não investigando mais depois que o senhor mostra que é de uma associação de armas, enquanto eles estão com uma pessoa no porta mala deles. Uma mãe dando um beijo no seu bebê e depois partindo pra um BDSM bem louco com o seu marido. Um pai colocando a filha adolescente na cama, e depois essa mesma fazendo uma stream erótica que um médico esta assistindo. E um líder do que parece ser uma reunião de um grupo de apoio, que logo depois que todos vão embora injeta heroína na própria veia, essa são algumas das situações que o clipe mostra de maneira bem cômica. E isso tudo volta para o casal de namorados da primeira cena, com o rapaz dizendo que a namorada provavelmente não esta pronta para esse tipo honestidade. Junte a mensagem do clipe com um dos versos mais carismáticos que o Kendrick Lamar já fez, e participações especiais da Tayla Parx que faz a ponte da música e do Dr. Dre que produziu o álbum junto com a sua namorada, e temos com certeza um dos videoclipes mais interessantes lançados nesses últimos 5 anos.


15.Danny Brown - Ain't Funny


Danny Brown, um dos melhores artistas do underground rap que tem por ai, com um clipe que combina perfeitamente com o seu estilo. Dirigido por ninguém menos que Jonah Hill o video é uma sátira de como o público glamouriza e ri de artistas em processo de auto destruição, nos apresentando esse surreal sitcom bem anos 80, onde o Danny Brown é o personagem principal, o tipo porraloka, mas várias vezes durante o clipe ele diz que ele tem problemas sérios e para as pessoas pararem de rir, enquanto todos aplaudem, e as coisas vão ficando mais e mais trippy até uma pílula de Xanax gigante esfaquear o Danny, enquanto as pessoas continuam aplaudindo. Outro ponto bem engraçado do video que acho que muita gente não nota é o programa do Danny ser transmitido pelo canal dos valores religiosos. O video junto com a letra que fala justamente sobre essa vida de rockstar morrendo cedo, é uma ótima critica ao que sempre aconteceu no entretenimento e continua acontecendo até hoje, talvez ainda mais na atualidade, com o vídeo sendo tão surreal e bizarro quando o próprio rap do Danny.


14.Young Thug - Wyclef Jean
     

Esse é um dos clipes mais criativos que eu já vi, e talvez seja o único em que o artista não teve nada a ver com o sucesso dele. O vídeo começa com um texto dizendo "Olá, eu sou Ryan Staake. Eu "co- dirigi" esse video com Young Thug. Mas nós nunca nos conhecemos". E então o Ryan Staake começa a narrar tudo que deu errado com a criação desse clipe, e faz dessa situação o clipe. Ele começa a apresentar os áudios das ideia que o Young Thug tinha para o vídeo, dizendo em seguida que o rapper não chegou a tempo para a gravação da primeira parte, e depois se corrigindo dizendo que ele não foi para nenhuma das gravações desse vídeo, e desenhando uma linha pontilhada nas situações em que o Young Thug iria aparecer. Minha parte favorita dessa coisa toda é quando o Young Thug manda para o diretor um vídeo dele cantando a música enquanto ta comendo salgadinho e aparece na tela "eu queria que fosse minha ideia ele comendo Cheetos, mas isso foi coisa dele" hueheuehueheue. No fim Thug não apareceu mas quem apareceu foi a policia que ameaçou parar aquela gravação quando eles estavam quebrando um carro de policia. Depois do Young Thug chegar no local horas atrasado só pra não sair do carro e depois ir embora o diretor se pergunta se o rapper teria gostado da ideia original, mas chega a conclusão que não importa, e na verdade nada disso importa já que a música esta acabando e então o clipe pelo menos funcionou. O diretor com muita criatividade, edição e principalmente, capacidade de improvisar, fez do que seria um vídeo genérico de rap, um rant contra o próprio Young Thug e ironicamente criou o melhor clipe do artista. Coisas que só acontecem no rap.


13.Lana Del Rey - Ultraviolence


Eu não sei porque esse clipe me passa uma vibe macabra, mas passa. Filmado inteiramente com um Iphone usando o aplicativo 8mm Vintage Câmera o vídeo mostra a Lana Del Rey indo em direção a igreja onde ela vai casar com o cult leader dela. O problema é que esse terreno que ela ta andando já parece um local de filme de terror por si só, e os closes de câmera de dentro do véu dela dão um tom bem sinistro pro vídeo, ainda mais do jeito que a cantora esta interpretando a música em um tom bem melancólico. Tudo isso é de propósito já que a música em si fala sobre abuso físico e psicológico, e o diretor Francesco Carrozini transformou o casamento que deveria ser um momento alegre em uma coisa bem sinistra com o tom de cores que ele escolheu, e principalmente o cenário da caminhada da noiva. O vídeo se encerra com a Lana chegando na igreja de San Sebastiano onde o casamento se concretiza, então um temos final triste aqui. A Lana é outra artista conhecida por ter clipes bem criativos e muitas vezes bizarros, mas esse para mim é o que melhor traz a vibe da música, se você tirar a música essa mulher vestida de noiva andando por esse terreno baldio parece um daqueles vídeos antigos de creepypasta da internet, e eu acho que isso combina perfeitamente com o sentimento que ela quer trazer na canção. Eu já tive um pesadelo bem bizarro com esse clipe inclusive.


12.Lady Gaga - You And I


Da década de 2010 acho que nenhum artista fez clipes tão criativos e icônicos quanto a Lady Gaga, e dos muitos clipes dela conhecidos eu acho que You And I é o clipe mais Lady Gaga que ela já fez, no sentido que eu não faço a mínima ideia de 80% do que esta acontecendo ali, mas tudo parece muito legal. A própria cantora definiu esse clipe como "um vídeo de muitas perguntas", e é isso que temos aqui, vemos a Lady Gaga biônica no começo, Lady Gaga no cenário steampunk sendo torturada (???), Lady Gaga noiva fazendo whiteface (???), Lady Gaga sereia, e Lady Gaga normal, com quase nenhuma maquiagem, tocando piano em um milharal enquanto seu alter ego masculino, Jo Calderone, senta no piano bebendo e fumando no melhor estilo figurante de filme de máfia italiano. Inclusive eu tenho que dizer que eu adoro esse personagem dela, é tão exagerado e over the top que fica muito engraçado, inclusive a melhor parte desse vídeo é ele se benzendo na hora do "my dad, and Nebraska, and Jesus Christ". O vídeo é bizarro e divertido de um jeito que só a Lady Gaga consegue fazer, e diferente dos vídeos dela que viriam depois disso, apesar de ter 6 minutos não é extremamente complexo e cheio de referências e charadas, é só a Lady Gaga combinando o country da música com o seu estilo pessoal e fazendo assim uma grande obra audiovisual.   


11.The Verve - Bitter Sweet Symphony


Outro clipe com uma proposta extremamente simples mas eficaz, é só um cara andando. O video mostra o vocalista da banda, Richard Ashcorft, andando em linha reta por uma rua de Londres, esbarrando nos pedestres, não tentando desviar deles. Começa bem devagar com ele apenas esbarrando de leve nas pessoas, mas uma hora ele derruba uma de tão forte que ele esbarra na moça, e você pode ver as pessoas ao fundo ajudando ela a se levantar e brigando com ele, o cantor também pula por cima do capô de um carro que estava no seu caminho, com a dona do carro saindo dele e indo brigar com o cantor que continua andando em frente sem se importar, só parando para um carro passar, até ele se encontrar com o resto da banda e todos eles continuarem andando até o clipe acabar. Eu sempre achei que esse clipe tinha um significado grande por trás, que era uma grande metáfora para como as pessoas nunca abrem espaço para outras passarem mas ficam putas quando as pessoas forçam o caminho delas, ou poderia significar que ele não vai mudar o estilo de vida dele por ninguém, o que combina bastante com a letra da música, eu não sei se nada disso que eu pensei era a intenção do clipe, mas eu sei que por algum motivo eu sempre dou risada com ele esbarrando nas pessoas. Eu gosto de pensar que se eu for para Hoxton ao leste de Londres eu vou encontrar ele andando até hoje.


10.Nirvana - Heart-Shaped Box


É, eu sei, é Nirvana, é clichê, mas eu não consigo deixar de pensar que esse clipe é uma das coisas mais ousadas que uma grande banda já fez. É bem conhecida a história do Kurt Cobain e como ele odiava a fama que a banda dele teve, e o In Utero é basicamente um grande foda- se para tudo junto com um grito de socorro de um viciado em drogas depressivo, e eu acho que nada que foi feito pelo Nirvana transmite melhor esse sentimento do que esse clipe. Olha o vídeo, ele parece que foi feito só pra irritar as pessoas, o velho anoréxico com gorro de papai noel imitando Jesus, a criança com aquele traje lembrando a Ku Klux Klan tentando pegar fetos nas árvores enquanto agora o velho ta com chapéu de papa e tem uma gorda com uma pintura dos órgãos e asas de anjo, é tudo feito pra te deixar desconfortável, confuso, e acerta em cheio nisso. Toda esse cenário estilo mágico de oz, toda as alegorias com religião, os fetos, que sempre foi uma coisa que o Kurt sempre teve uma fixação estranha, é icônico para os anos 90 e na minha opinião a coisa mais Kurt Cobain possível. Não é a minha música favorita da banda, não é o clipe mais famoso obviamente, mas eu acho que é o que melhor representava a mente criativa e confusa de um dos grandes nomes que a música já teve. 


9.Arctic Monkeys - Fluorescent Adolescent


Quem não gosta de ver palhaços e gangster caindo na porrada insanamente??? esse deve ser o roteiro de uns 3 filmes atuais de Holywood, mas o Arctitc Monkeys já estava fazendo em 2007. O vídeo não perde tempo e já vai pra ação com os palhaços chegando de carro e partindo pra cima dos gangsters em uma batalha até a morte, os dois lideres das gangues então se encaram e começam a lutar também, até que o líder palhaço fica por cima do gangster dando socos nele e perguntando para ele como eles chegaram nisso, e é aqui que temos um flashback dos dois líderes quando eles eram crianças, com uma das crianças vestidas como palhaço e tudo, brincando juntos enquanto aparece fotos de crianças da banda também. Porém logo voltamos para o presente com dois gangsters atacando o líder dos palhaços, com ele lutando contra os gangster e jogando um no rio, que claramente é um boneco. No final do vídeo o líder dos gangsters entra em um carro e tenta atropelar o líder dos palhaços, porém este desvia a tempo e percebendo que seu carro esta vazando gasolina, joga um isqueiro na trilha de gasolina, explodindo o carro instantaneamente, vencendo a batalha. Eu adoro como nada dessa luta tem a ver com a música, que fala de uma mulher insatisfeita com a vida sexual dela, e também eu gosto como nunca a gente tem contexto nenhum do que motivou essa briga de gangues, o que deixa toda situação ainda mais caótica. Eu amo todos os clipes do Arctic Monkeys, de todas as eras dele, mas esse é sem dúvida o mais clássico, e o meu favorito.


8.Red Hot Chilli Peppers - Dark Necessities


Eu provavelmente sou o único que tem esse clipe como o favorito do Red Hot Chilli Peppers, a banda é outra que tem um monte de videoclipes famosos que estão marcados na cultura pop, mas eu não sei, esse me da uma vibe de comfort clipe. O vídeo é bem simples, é um grupo de amigas andando de skate, enquanto a banda toca a música em uma casa, no começo aparece essas mulheres cheias de cicatrizes, e eu pensei que tinha alguma coisa haver com drogas, mas não, é só o hematoma que elas tem caindo de skate. Eu gosto desse clipe porque ele tem essa coisa de grupo de amigos vibezando juntos, que é uma coisa que todo mundo já fez e pode se identificar, e você vê elas fazendo as coisas juntas que todo mundo faz, beber em uma escada, zuar por um mercado, e inventar de fazer tatuagem com os broders de madrugada... talvez essa última não, mas a música tem esse sentimento de liberdade e o vídeo traz muito bem isso, mostrando um grupo de skatistas apenas se divertido pela cidade. Eu também gosto como cada membro da banda esta no seu elemento natural aqui, o Anthony todo energético sem camisa pulando pra todo lado, o Chad Smith dboa tocando bateria, o Josh fazendo o papel habitual de guitarrista deprimido da banda, e o Flea sentado em uma pia cheia de louça tocando baixo de maneira insana, se isso não é a coisa mais Flea possível eu não sei o que é. Dark necessiteis foi uma daquelas músicas que eu curti logo na primeira escutada e com o clipe ela ficou ainda mais foda pra mim.


7.Gorillaz - El Mañana


Gorillaz é outra banda que tem uma porrada de clipes icônicos, o mais famoso deles é o de Feel Good Inc. que deve ser o favorito de muita gente, mas o meu é o que cronologicamente vem depois dele, El Mañana. Essa música é uma das se não a música mais triste que o Gorillaz tem, parece falar de um relacionamento que não deu certo, ela tem um tom bem melancólico, e para complementar isso nada melhor do que deixar implícito que a pobre guitarrista Noodle que todo mundo ama, morreu. O vídeo abre exatamente onde Feel Good Inc. terminou, com a Noodle na ilha flutuante, mas então dois helicópteros surgem do nada e começam a abrir fogo com metralhadoras contra a ilha, a Noodle assustada tenta se esconder no moinho de vento, mas o próprio moinho esta danificado e pegando fogo, e então vemos lentamente a ilha despencar do céu com a Noodle em pânico e cair em um desfiladeiro de montanhas, e a última coisa que vemos é um dos aviões soltando uma bomba que cai para o fim do clipe. A Noodle sobrevive a isso, mas a gente só iria descobrir isso no álbum seguinte que seria lançado 4 anos depois desse, então que forma de terminar um clipe heim. Como eu disse essa é uma das músicas mais tristes da banda, e nada melhor do que ter a sua alma esmagada do que ver uma das personagens mais queridas do mundo de Gorillaz aparentemente caindo para a morte, esse é clipe é ótimo.


6.The Avalanches - Frontier Psychiatrist


Recentemente eu me deparei aleatoriamente com esse álbum chamado "Since I Let You", do grupo de música eletrônica The Avalanches, e resolvi escutar ele, e ainda bem que eu resolvi, porque esse é com certeza um dos melhores álbuns que eu já escutei na minha vida. O disco todo utiliza de samples para montar as músicas, pegando várias frases e sons aleatórios, usando mais de 3 mil samples diferentes durante as 18 músicas do álbum, e quando eu descobri que a minha música favorita do álbum tinha um clipe, eu fui ver, e rapidamente se tornou um dos meus clipes favoritos. Como eu disse a música do The Avalanches utiliza de frases e sons aleatórios, e o vídeo são pessoas interpretando literalmente tudo que é dito durante a música, essa é a melhor forma de explicar a loucura que rola durante esse vídeo, sério, assista isso, é inexplicável o que ta rolando ali, por que tem uma tartaruga com a cabeça de um velho ali??? e aquele boneco de ventríloquo de coco??? e os cowboys??? é tudo um sonho maluco que ninguém jamais teve. Eu acho que é de longe um dos clipes mais únicos que eu já vi, e combina perfeitamente com o tom aleatório que essa música tem, boa sorte para tirar a frase "that boys needs therapy" da sua cabeça depois de ver esse clipe.


5.The Prodigy - Smack My Bitch Up


Você sabe que o clipe é louco quando não tem ele no Youtube. Indo de música eletrônica estranha pra música eletrônica maluca, temos aqui um dos maiores grupos de música eletrônica dos anos 90, The Prodigy, com o seu hit mais polêmico e famoso da carreira, Smack My Bitch Up. No vídeo nós acompanhamos em primeira pessoa esse personagem que vai ir para uma noitada insana, mas é insana mesmo, você nunca teve uma noite tão doida quanto a dessa pessoa, você já vê que ela não ta para brincadeira quando ela já bebe um whiskão e cheira uma carreira de cocaína, antes de sair de casa. Então nós vamos na jornada desse personagem pela noite vendo ele fazer as coisas mais malucas possíveis, drogas??? temos, brigas em bar??? temos, roubo de carro??? temos, sexo explicito??? temos, nosso guerreiro vomitando sangue em uma pia??? TEMOS. Uma parte bem interessante é que quanto mais o nosso personagem principal vai ficando louco mais embassada fica a nossa visão acompanhando ele, é um ótimo toque pra mostrar o estado que ele esta. Eu não quero detalhar muito do vídeo porque ele tem uma surpresa no final, e eu não quero estragar para quem não viu, então veja por si mesmo. O vídeo é tão controverso que ele foi banido da MTV na época do seu lançamento, e como eu disse não tem ele no Youtube, e tem tudo no Youtube, o negócio é pesado mesmo. Eu acho um dos clipes mais ousados e criativos , principalmente para o tom da música que é pra ser aquela batida pra te deixar alerta mesmo, e nisso o clipe até passou da conta mostrando.


4.Royal Blood - Out Of The Black


Eu não consigo descrever o quanto eu amo esse videoclipe. Ele já começa te jogando um bait, apresentando esse show animado de aliens e investigação, mas depois ele revela que na verdade isso era um desenho que estava passando em uma loja de conveniência e um atendente estava assistindo, mas quando uma cliente pede uma cartela de cigarros pra ele, o atendente acaba deixando elas caírem, e quando ele se abaixa para pegar a cliente é morta por um homem em uma fantasia de coelho, que rouba várias barras de chocolate, inclusive a que o atendente estava na mão. Ai que entra a genialidade do clipe, o coelho é parado pela policia e quando um dos policiais tira a sua máscara, é revelado que na verdade ele é um alienígena e ai o clipe troca para animação, com o alienígena vestido de coelho matando os policias, botando a sua máscara de volta, e se reunindo com o resto da sua gangue de alienígenas fantasiados. Depois de causarem uma verdadeira chacina, matando policias, civis e agentes secretos, o quarteto encontra o seu desafio final, o atendente do posto de gasolina do começo do clipe, armado com um nunchaku e com sangue nos olhos. Assim temos a batalha épica entre o nosso herói contra os invasores do mau, e ele os derrota, trazendo paz para a humanidade mas ainda mais importante, recuperando sua barra de chocolate, com a última cena do clipe sendo ele sentando na loja de conveniência comendo seu chocolate com a cara cheia de sangue, ÉPICO. É genial o uso de animação aqui, porque é óbvio que fazer as cenas de batalha do jeito que eles queriam seria caro demais, então eles animaram tudo, enquanto faziam apenas as partes dos alienígenas fantasiados no mundo real. Royal Blood são outros artistas que eu acho bem underrateds quando se falam de clipes fodas, eles tem muitos vídeos incríveis com plot twists e grandes histórias, mas esse com certeza é o melhor deles, é o melhor clipe animado que eu já vi e fica aqui perto do podium.


3.Kendrick Lamar - HUMBLE.


Esse é um daqueles clipes em que simplesmente tudo parece muito maneiro. Esse é o momento em que o Kendrick realmente se coloca como uma figura gigante para a música, nos primeiros segundos ele esta vestido como o papa com uma única luz iluminando ele, e logo depois deitado em uma mesa cheia de dinheiro com mulheres contando as notas enquanto ele joga dinheiro para cima, o melhor dos dois mundos. O clipe é repleto de simbologias religiosas, e imagens onde o Kendrick se coloca no centro de tudo, como a câmera de olho de peixe que parece deixar ele como o destaque do universo, a imagem dele no meio de um monte de homens exatamente iguais, e claro ele fazendo uma reinterpretação da última ceia de Leonardo Da Vinci, se colocando como Jesus, tão arrogante e tão fantástico. O clipe também tem um monte de imagens incríveis com o intuito só de serem incríveis mesmo, Kendrick jogando golfe em cima de um carro, Kendrick passando um pote de mostarda de um carro pro outro imitando um comercial antigo, aquela cena em que a câmera muda pra vários ângulos diferentes enquanto o Kendrick parece estar vestido igual o Steve Jobs, e claro, ele pegando fogo enquanto rima, literalmente e figurativamente (eu nunca percebi que tinha uma pessoa branca ali na esquerda). As pessoas na época tentaram desvendar o que cada cena do clipe significava e o contexto dela com a música, eu particularmente acho que não quer dizer nada, é só o que um clipe de rap tem que ser, uma coleção de imagens icônicas todas juntas, mostrando a grandeza da música e daquele artista. Kendrick tem inúmeros clipes fodas, mas HUMBLE é um hit atemporal para mim e o seu melhor videoclipe também. Eu não via um clipe tão grandioso assim desde Power do Kanye West, e falando nele...


2.Kanye West - Jesus Walks


Muita gente não sabe mas Jesus Walks tem 3 clipes diferentes, a primeira versão é um pouco mais literal a letra, com anjos guiando uma prostituta, um alcoólatra e um criminoso para a igreja onde o Kanye é o pastor. A terceira versão é Jesus literalmente andando ao lado de Kanye West como uma pessoa física, mas nenhuma dessas tem o poder que a segunda versão carrega. Nesse vídeo as coisas são de forma mais metafórica, com Kanye cantando os versos em um corredor que tem chamas do inferno e uma luz angelical, estando no meio entre essas duas coisas, enquanto nós ainda vemos os personagens das letras, o criminoso, e o traficante de drogas junto a stripper, e Kanye pedindo para que Jesus ande com eles. Porém a grande história desse clipe, e o que faz ele estar tão alto na minha lista, é a desse cara que logo no começo do clipe vemos cortar uma árvore com um machado, depois nós vemos ele fazendo uma cruz com essa árvore, parece uma coisa inofensiva, mas ai a gente vê esse sujeito botando um capuz branco, na verdade ele é um membro da Ku Klux Klan e essa cruz não vai ser usada para o propósito certo. Então no final do clipe nós vemos ele colocando fogo na cruz, porém a cruz cai morro abaixo, o que faz com que ele tente pegar a cruz em chamas e suba de volta com ela, tamanho é o ódio dentro dele, e então claro, ele pega fogo junto com a cruz, e lá sendo queimado vivo ele começa a cantar o refrão da música, e então uma chuva começa a cair apagando o fogo, simbolizando uma espécie de batismo para ele, com Deus perdoando os seus pecados porque ele genuinamente se arrependeu, e isso é toda a mensagem da música, que até a pior pessoa pode ser perdoada, então essa simbologia dentro do clipe é genial e uma das melhores coisas que eu já vi em um vídeo musical. Jesus Walks para mim é a música mais poderosa do Kanye, e eu nem sou religioso, mas eu vejo um sentimento real na música, e ela misturada com a mensagem desse clipe faz esse ser o meu favorito do Kanye.


1.A$AP Rocky - A$AP Forever


Sim, sem duvida nenhuma, esse é meu clipe favorito de todos os tempos. Olha isso, quantas horas devem ter demorado para fazer essas transições, com uma coisa entrando dentro da outra dessa forma, com 200 cenários diferentes, e essas viradas da câmera no começo, a edição desse vídeo é outro nível. O A$AP sempre fez músicas que parecessem uma viagem de drogas, e ele costuma fazer vídeos que também tenham esse tipo de atmosfera, mas aqui ele vai acima de tudo que ele já tinha feito antes, eu nunca usei LSD mas eu tenho certeza que a vibe deve ser essa, e imagina que essa foi a primeira coisa que ele soltou para o álbum Testing, imagine você abrir os trabalhos para o seu novo projeto com um clipe assim. Nunca eu vi um clipe que me deixou boquiaberto do inicio até o final, até eu ver esse, a maioria dos filmes não tem uma edição tão boa assim, isso merecia um Oscar. O A$AP continuaria a fazer vídeos incríveis com uma vibe alucinógena, e daria pra fazer facilmente um top 10 de grandes clipes dele, mas A$AP Forever é algo totalmente diferente de qualquer coisa que eu já vi no rap ou na música como um todo, é um clipe que não da para se fazer igual, e combina perfeitamente com a vibe da música, que é uma das melhores do rapper, e o nome é bem irônico, porque eu não me canso de ver esse vídeo, A$AP pra sempre.


Menções Honrosas:

Comentários

  1. Grande edição Stoner! Very Nice!

    Thriller é um grande clássico e mudou a história da música.

    Dark Necessities é um clipe que eu curto também.

    You And I da Lady Gaga é da fase mais obscura dela. Eu prefiro 911 entre os mais recentes. Quando minha amiga colocou esse clipe pra eu ver pela primeira vez, matei que era da Gaga uns 10 segundos antes dela aparecer nele.

    Hurt é muito foda. A interpretação de Johnny Cash já no fim de sua vida nesse clipe é genial.

    Levitating muito bom também, dá vontade de levitar, ou de dançar com geral.

    Save Your Tears é daqueles clipes que a gente vai mostrar para nossos filhos pra dizer "olha como a música era massa no meu tempo"

    Frontier Psychiatrist é um absurdo de bom. Eu achei esse vídeo aleatoriamente há alguns anos e achava que era algo dos anos 60 com uns vovôs tocando. Eu me surpreendi com a vibe maluca do clipe e com a qualidade da música que os caras montaram.

    Tem na base de uns 500 a 1000 clipes que eu curti muito, da sua lista coincidiram esses. Forte Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lady Gaga tem umas fases bem distintas, essa da épocado You and I pra mim é a mais criativa dela, tmb gosto muito da fase cowboa de Joanne.

      E pensar que a música nem é do Johnny Cash né, a interpretação dele é tão crua e verdadeira que ele roubou a música pra ele.

      Eu tmb acho que o The Weeknd vai ser um artista atemporal que a gente mostra pros nosso filhos ostentando os artistas que a gente tinha na época.

      Todo o álbum do The Avalanched é um perfeito 10/10, vale a pena ouvir.

      Vlw novamente pelo comentário Victão.

      Excluir

Postar um comentário