É difícil ser fã do Childish Gambino

Esse artigo estava nos meus pensamentos a muito tempo, papo de pelo menos 1 ano, e acho que não tem hora melhor para ele sair do que agora. Primeiramente eu gostaria de dizer que eu sou fã de tudo que o Donald Glover faz, Community é minha série favorita de todos os tempos, Atlanta é tão genial que eu estou planejando um top 10 de episódios da série, eu também estou para começar Enxame que é escrita e dirigida por ele, e claro, não poderia ser diferente com a carreira musical dele como o Childish Gambino. Não é exagero dizer que o Donald é uma das pessoas mais criativas vivas, porém as vezes é cansativo acompanhar pessoas criativas, seja pelo processo de criação delas que é muito complexo ou pelo fluxo de ideias que passam pela cabeça delas, e para mim isso se reflete muito na forma que o Gambino faz música.



A primeira experiência que eu tive com a música do Gambino foi com o seu segundo álbum Because Of The Internet, que eu acho legal, tem músicas que eu gosto bastante ali, mas toda a lore por trás dela é o que faz para muitos uma das melhores coisas que o artista já fez. O projeto é acompanhado de um script inteiro de 72 páginas para você ler apresentando esse personagem chamado The Boy que é filho de nada menos que o Rick Ross e passa o seu dia trollando pessoas na internet e dando festas para suprir seu vazio existencial. Para promover o álbum o Gambino encarnou esse personagem do The Boy nas entrevistas e aparições que ele deu durante a época de lançamento do álbum assumindo essa postura niilista com frases pessimistas. E tudo isso é muito legal mas na minha visão a grande falha sobre isso é que parece que a música está lá para complementar essa história e não o contrário, a música deveria me comunicar os sentimentos dessa história e ajudar a me navegar por esses tópicos mas não é assim que funciona, pelo menos para mim, inclusive eu acho muito que a maioria das pessoas colocam esse projeto tão alto por causa de toda essa lore dessa história, que eu não vou mentir, eu não li o script mas eu já vi vários vídeos explicando e é uma história muito confusa e as músicas não parecem ter muita conexão com nada dela. Isso viraria um tema recorrente da minha relação com a música do Gambino, ideias muito boas mas com execuções muito ruins ou só muito confusas.



A próxima vez que a música do Gambino entrou no meu radar foi em 2018 quando ele balançou todo o mundo da música com o clipe de “This Is America”, e sim antes disso teve o terceiro álbum dele Awaken, My Love! mas eu escutei ele bem depois e sim ele é muito bom, talvez o mais experimental que o artista já esteve tanto vocalmente quanto nos instrumentais. Mas falando do “This Is America” para mim aquele clipe foi o passo que ele precisava para invadir o mainstream da música, com algumas horas de lançamento todo mundo estava decifrando o que cada detalhe do clipe significava, tentando identificar as vozes dos adlibs, foi o grande assunto da música por meses e meses, dá até para dizer que foi a música que definiu aquele ano. Mas aí ele não fez nada com essa música, nenhum álbum, nenhum EP, nada que desse uma continuação para o que ele tinha mostrado ali, e sim não é como se ele precisasse fazer isso para essa música específica, a mensagem de “This Is America” falava por si só, mas aquele era o momento em que o mundo queria ver mais do Childish Gambino e tirando mais um clipe que foi “Feels Like Summer” (já vamos falar disso) ele largou de fazer mais música naquele ano, na verdade ele foi focar nos seus outros projetos fora da música, como a segunda temporada de Atlanta, um filme com a Rihanna escrito e dirigido por ele e gravado em Cuba, e ser a voz do Simba no remake do Rei Leão.




E então chegamos ao motivo para mim escrever esse artigo. Em 15 de Março de 2020 Gambino lança sem qualquer aviso ou promoção o seu quarto álbum de estúdio, sem capa (isso acima é uma imagem promocional), sem nome para as músicas e com o título do dia em que ele foi lançado 03.15.2020. Eu posso falar sem exagero, até porque já fazem 4 anos que esse projeto foi lançado, esse é um dos melhores álbuns que eu já ouvi na minha vida. Eu falei sobre ele no ranking dos meus álbuns favoritos de 2020 e meus sentimentos sobre ele continuam os mesmos, musicalmente o Gambino consegue fazer um Neo Soul que é magnífico de ouvir, parece algo que sairia do melhor que o Prince teria para oferecer no seu auge, os vocais do Gambino estão no seu melhor, ele consegue rimar, cantar RnB, usar distorções que combinam perfeitamente com a vibe que ele quer trazer para as faixas, os feats estão perfeitos com um verso muito carismático do 21 Savage em “12.38” e a Ariana Grande cantando muito no que era seu auge artístico na faixa “Time”, que é uma das únicas duas músicas do projeto que tem nome. Além disso “Feels Like Summer” que é uma das melhores músicas dele também esta no álbum (com o nome “42.26”) e como ela fala sobre aquecimento global e a paranoia sobre isso eu acho que ela se encaixa bem melhor nesse álbum do que como uma faixa solta como ela foi lançada em 2018. Mas o que fez eu realmente me apaixonar por esse álbum é os temas em que ele toca, como eu disse no meu ranking de 2020 para mim o Gambino pegou o zeitgest daquele momento, pois estávamos em pandemia e ele fala sobre o sentimento de isolação, a paranoia constante com o nosso futuro, o tempo passando cada vez mais rápido diante dos nossos olhos e a sensação de estarmos ficando para trás, a preocupação com o aquecimento global que é um tema que a cada ano vai ficando mais e mais preocupante na nossa sociedade e a nossa vontade de sermos especiais e fazermos coisas que durarão mais do que a nossa própria vida, um tema que fala muito com a nossa geração Z. O artista toca nesses temas de forma tão genuína que combinado com todo o instrumental as vezes bizarro e as vezes dançante faz esse ser um dos meus álbuns favoritos da vida. PORÉM por que alguém escutaria esse álbum??? A capa dele é uma página em branco, as músicas não tem nome só a numeração delas nos 53 minutos e 47 segundos de duração, ele não fez qualquer promoção para esse álbum depois que ele lançou, é quase como se ele não quisesse que ninguém escutasse ele, então sempre que eu penso nesse disco eu penso no quão difícil seria para mim convencer alguém que não é viciado em música como eu em escutar ele, e como eu disse para mim é uma das melhores coisas que foi lançada nos últimos anos, então é bem triste que esse conjunto de tracks fantásticas tenha sido lançada de forma tão abstrata assim, parece um segredo que só eu e algumas pessoas sabem e a gente não consegue contar.

Então em 2024, depois de ficar todo esse tempo sem lançar músicas sendo seu último álbum esse de 2020, o Gambino começou a hypar na suas rede sociais o seu novo álbum que foi lançado essa semana dia 13 de Maio e surpresa, É EXATAMENTE O MESMO ÁLBUM DE ANTES só que dessa vez com nome para a músicas e um nome para ele chamado Atavista, mas ainda sem capa sendo ainda uma página em branco para representar o disco. Existem diferenças na produção, principalmente na mixagem, ele também adicionou 2 novos feats com o Young Nudy e a Summer Walker com ele falando que agora as músicas estavam finalizadas, mas não é como se elas já não estivessem antes, eu gostava muito mais da versão original na verdade porque era muito mais caótico combinando muito mais com os temas. Na verdade a sensação que eu tive com isso foi igual quando o Kanye West descartou Yandhi que era um álbum que já estava 95% completo com todas as músicas gravadas para lançar um álbum gospel e reutilizar as músicas do Yandhi para fazer faixas gospels, e eu gosto desse álbum gospel mas parece que me foi roubado o Yandhi e aqui é a mesma coisa porque ele tirou o álbum antigo dos streamings então essa agora é a versão oficial, mas para mim a versão original já estava perfeita. Então recapitulando tudo, depois de quatro anos sem nenhuma música nova do Gambino ele revela que ele tem um álbum novo só para ser exatamente o mesmo álbum que ele já tinha feito com algumas mudanças, um álbum que ele poderia ter lançado normalmente em primeiro lugar e seria com certeza muito mais lembrado e aclamado agora do que foi na época e vai ser com esse relançamento. Pelo menos ele anunciou que no verão norte americano ele vai lançar um álbum de músicas inéditas chamado Bando Stone & The New World, esse álbum vai ver a luz do dia??? Não sei, o Gambino é campeão de cancelar projetos e recentemente ele não esta dando nenhum indicio de que ele merece um voto de confiança para ele musicalmente, mas pelo menos eu espero que as pessoas deem uma chance para o ex álbum 03.15.20 agora que ele pelo menos tem nome e faixas como normalmente todo álbum tem.


Eu não me considero uma pessoa muito criativa então talvez seja eu que não entenda como o Gambino pensa, talvez o plano o tempo todo era para esse álbum ser lançado assim e depois relançado para um ser a alavanca para o próximo álbum dele que ai sim será sua obra prima, talvez seja um experimento social que o Gambino esteja fazendo com isso, talvez ele vai relançar esse mesmo álbum mais 5 vezes e tudo isso vai fazer sentido no final, eu não sei mas como fã da música do Gambino me incomoda um pouco que ele nunca parece estar 100% entregue para a música. Nesse exato momento ele está com uma nova série que é um remake de Sr. E Sra. Smith que ele escreve e atua, ele está escalado para escrever e atuar em uma série spin off de um personagem de Star Wars, ele vai fazer o filme de Community (não que eu esteja reclamando sobre isso, tomara que ele faça mesmo), e no meio disso eu sinto que se ele pegasse alguns anos apenas para se dedicar em fazer música, fazer clipes e arranjasse tempo para dar entrevistas para promover essas músicas, coisa que ele nunca faz, ele teria a aclamação artística de um Tyler, The Creator ou The Weeknd para a música pop atual, mas ao invés disso parece que a gente sempre pega um pouco da visão criativa incrível que ele tem musicalmente mas nunca todo esse potencial e assim a gente tem projetos legais que poderiam ser grandes clássicos da música moderna mas que não recebem devida atenção do público porque o próprio artista não parece dar a devida atenção para esse projeto.


E se você chegou ao final desse artigo em que eu recamo sobre o Gambino não dar atenção a música igual uma namorada reclama do namorado não dar atenção para ela eu peço que você dê uma chance para o 05.13.20, a versão original foi retirada das plataformas de streaming mas tem ela completa no YouTube, e caso você queira ouvir a versão de 2024 por ela ser mais atual e mais próximo da visão que o Gambino queria para elas pode escutar também que é muito boa, eu vi muita gente falando que a mixagem está melhor e gostou mais dessa versão, então pode ser minha nostalgia e meu amor defendendo a versão antiga, talvez essa realmente seja melhor. Por fim fiquem com a minha música favorita do Gambino (que é super boba por sinal) e até o próximo artigo.


Comentários