Kendrick acordou e escolheu a violência

Eu acabei de fazer um artigo inteiro sobre um dos álbuns do Kendrick Lamar e eu tenho a regra pessoal de nunca falar duas vezes seguidas sobre o mesmo artista, porém só um nome dessa magnitude e um acontecimento desse nível para fazer eu quebrar essa regra e falar sobre o verso do K- Dot que virou o mundo do rap de cabeça para baixo nessa última semana. 



Se você vive em uma caverna ou não acessa o Twitter na madrugada dessa última sexta feira 22 de Março Metro Boomin lançou mais um dos seus álbuns colataborativos com grandes nomes do rap, dessa vez com o Future, e o álbum é muito bom, um dos melhores do ano até agora bla bla bla não é disso que eu vim falar aqui mas sim da sexta faixa do álbum "Like That", e nesse álbum o Future e o Metro fizeram a clássica estratégia de esconder todos os features do álbum para eles aparecerem de surpresa enquanto você escuta, então Kenrick Lamar aparecer nesse disco já seria uma grande surpresa por si só, mas o que ele disse no seu verso foi algo que esta sendo comentando até agora, simplesmente o K- Dot recusou a proposta de dividir essa era do rap com Drake e J. Cole e disse com todas as palavras "foda- se o Big 3, só existe um big eu". Então eu vim aqui para destrinchar esse verso, falar sobre todos os ataques do Kendrick e refletir no que isso pode causar no futuro do rap mainstream.

O verso do Kendrick começa normal com ele refletindo sobre dinheiro, poder e respeito, dizendo que o último é melhor, mas as coisas começam a ficar mais interessantes quando ele diz que o seu temperamento é bipolar e naquele dia ele escolheu a violência, isso é interessante porque se você ouviu o último álbum do rapper Mr. Morale & The Big Stepper de 2022 todo o foco daquele projeto é a maturação do artista como ser humano e como ele esta tentando concertar a si mesmo e ser uma pessoa melhor, aqui ele está dizendo que nem sempre acorda com essa vontade de auto aperfeiçoamento, as vezes ele ainda é aquele Kendrick que sabe que é o melhor rapper vivo e esta disposto a ir para a guerra contra o cenário todo apenas para provar esse ponto. E isso é o setup perfeito para ele publicamente falar sobre Drake, J. Cole e esse tal de big 3 que eles acham que existe.



"Foda- se disses escondidas, First Person Shooter, eu espero que eles venham com 3 armas", se você ouviu a música "First Person Shooter" do Drake com o feat do J. Cole lá o Cole diz "adoro quando eles debatem sobre quem é o melhor mc, é o K- Dot? Aubrey? ou eu? nós somos o big 3 como se nós tivéssemos formado uma liga, mas agora eu me sinto o Muhammed Ali", e por mais que pela parte do Cole parece uma espécie de acordo de paz a guerra fria entre o Kendrick e o Drake dura a pelo menos 10 anos, os dois se atacam de forma subliminar desde que eles ainda não eram grandes estrelas, e muito desse ataque vem da parte do Drake que nunca pareceu gostar muito do rapper de Atlanta, e como o Kanye West já disse uma vez quando o Drake ataca você apenas você percebe, porque nunca é de forma direta, então aqui o Kendrick esta dizendo "foda- se esse papo de dividir a era, se vocês vierem contra mim venham sem disses escondidas e preparem o arsenal todo".

     
"Eu vou com tudo tipo foda- se o rap, mandaria uma diss para o Melle Mel se fosse necessário, estou com o 2TEEZ comigo, eu estou roubando correntes e queimando tattoos". Melle Mel é um dos primeiros rappers da história membro e liricista do grupo Grandmaster Flash and the Furious Five fundado em 1978, esse grupo foi o primeiro ato de rap a ser indicado ao Rock and Roll Hall Of fame em 2007, ou seja o Kendrick está dizendo que se fosse necessário ele mandaria uma diss para uma das maiores e mais velhas lendas da história do gênero, logo atacar Drake e J. Cole não é nada para ele. 2TEEZ é o guarda costa do Kendrick então ele esta deixando claro que se a briga for fisica ele esta protegido. e por fim o ato de roubar correntes na periferia dos Estados Unidos é algo extremamente desrespeitoso para fazer com algum rival seu, assim como o ato de você queimar uma tatuagem de gangue de algum rival seu, então figurativamente é isso que ele está disposto a fazer com seus inimigos.

"Se eu andar por ai com um cano não vai ser igual o Andre 3k, você acha que eu não explanaria a localização? eu ainda tenho um PTDS, mano foda- se o big três, só existe um big eu". Aqui o Kendrick está referenciando duas músicas do Cole, "Stick" e "PTSD" fazendo alusão ao álbum de flauta que o Andre lançou ano passado, falando que se vissem ele com um cano não seria uma flauta e sim uma arma. E a linha mais notória de todo esse verso onde o Kendrick fala que não existe nenhum big três e que ele está no topo sozinho, o que mais uma vez é uma resposta ao jeito subliminar em que isso foi colocado no clipe de "First Person Shooter" onde apesar do Cole falar que eles estão no mesmo nível ele diz se sentir o o Muhammed Ali cujo o apelido era "The Greatest" e no clipe eles fazem referência a icônica foto de Messi e Cristiano Ronaldo jogando xadrez juntos, além do Drake se vestir de Michael Jackson que é o maior nome da história da música em sua era, então enquanto eles de maneira subliminar estão deixando a entender que eles são os melhores o Kendrick está dizendo claramente que ele é o melhor.


"Eu sou assim mesmo, o seu melhor trabalho é um trabalho fraco, nego, o Prince sobreviveu ao Mike Jack". Essa é para mim a linha mais interessante do verso todo porque ela tem múltiplas interpretações. A literal é que o Prince que morreu em 2016 aos 57 anos realmente viveu mais que o Michael Jackson que morreu em 2009 aos 50 anos, mas claro que o Kendrick quer dizer mais que isso. Ele também pode estar querendo dizer que enquanto o Drake claramente se inspira muito no MJ na sua alçada para ser o maior nome da música pop da sua geração, inclusive usando um verso póstumo do cantor na sua música "Don't Matter To Me" o Kendrick tocou de verdade com o Prince em 2014, então pode ser algo como "enquanto você venera seu ídolo de maneira póstuma eu toquei de verdade com o meu". Também ele pode estar se referindo a forma que os dois artistas eram vistos, enquanto Michael Jackson era um hitmaker com a ajuda de produtores e compositores o Prince era um cara que escrevia e produzia suas próprias músicas, ele tocava inúmeros instrumentos sendo um exímio guitarrista enquanto Michael não tocava nenhum instrumento, o que pode ser uma referência a velha acusação de que o Drake tem ghostwriters e precisa da ajuda de vários nomes e influências diferentes musicalmente o Kendrick cria toda a sua música do zero, ele não precisa pegar influências e sim cria elas. Mas também isso pode ser uma referência a forma que o Kendrick enxerga ele e o Drake dentro da música, Drake se vestiu de Michael Jackson no clipe de "First Person Shooter" falando que estava apenas a um hit de quebrar o recorde de número 1s de Michael, ou seja todo o seu sucesso é comercial, enquanto isso a música de Prince sempre foi mais aclamada pelos críticos o que é o caso do Kendrick também, que inclusive é o único artista de música popular a ter um Pulitzer, então pode ser um jeito dele dizer "fique com o sucesso mainstream que a minha música vai durar mais". Além disso Kendrick dizer que o "seu melhor trabalho é um trabalho fraco" é um ataque aos dois rappers, pois os melhores trabalhos dos dois não tiveram nem remotamente o mesmo nível de aclamação critica do K- Dot.


"Para todos os seus cachorros sendo enterrados, é o K com todas essas 9s, vocês vão ver um cemitério maldito". E o Kendrick encerra com sua melhor barra, pois ele faz referência ao álbum do Drake For All The Dogs lançado no ano passado, com o K tanto sendo ele (Kendrick) como também uma gíria para uma AK- 47 com uma 9mm com ele referenciando seu arsenal de rimas, mas também K9 sendo um cão policial que é adestrado para situações de perseguição, ou seja é ele dizendo que ele é o cachorro mais perigoso ali. E por fim Cemitério Maldito é um livro do Stephen King em que os animais são enterrados, então é ele falando que vai matar esses cachorros e enterrar nesse cemitério amaldiçoado do livro.


Eu não acompanhava a panelinha do rap quando Kendrick lançou seu lendário verso em "Control" em que ele colocou todo o cenário do rap em cheque mas eu só posso imaginar que foi algo parecido com o que esta acontecendo agora, todos os fãs de rap estão falando sobre esse verso, todo mundo esta imaginado o que o Drake e o Cole vão fazer, será que teremos uma guerra com os 3 maiores nomes do gênero dessa geração??? Particularmente eu acho que não, a última vez que o Drake tentou ir contra um liricista ele tomou um "The Story of Adidon" na cabeça, então eu acho que ele vai continuar a fazer ataques subliminares aqui e ali e não ir contra o Kendrick diretamente. Já o Cole está em modo de álbum, hypando o seu tão aguardado The Fall Off que o mesmo diz ser o seu melhor álbum, então eu acho bem possível que ele responda o Kendrick e por mais que eu não ache que eles estão no mesmo nível em questão de escrita vai ser uma tentativa divertida de se escutar, principalmente se tiver uma tréplica do Kendrick. Por fim só podemos esperar os próximos capítulos dessa bomba nuclear que o Kung Fu Kenny lançou na cena, tudo que eu posso dizer é que o ano da música em 2024 está pegando fogo até agora.     

Comentários