Top 10 - Os Melhores Shows do Intervalo do Super Bowl

Domingo passado nós tivemos o tradicional Super Bowl e com ele a tradicional apresentação do intervalo do Super Bowl feita por um grande artista, em 2023 a escolhida foi a Rihanna, fazendo seu aguardado retorno a música cantando os grandes hits da sua carreira. Com a apresentação da RiRi a discussão que acontece todo ano voltou, esse show foi um dos melhores da história??? não foi??? e afinal de contas quais foram os melhores shows da história??? Então hoje eu vim aqui com um top 10 de quais foram para mim os melhores e mais grandiosos shows que já aconteceram no intervalo do Super Bowl.


10.Bruno Mars (2014)


Em 2014 o fazedor de hits Bruno Mars foi o grande escolhido para fazer o show de intervalo do Super Bowl, e ele não decepcionou. Logo de inicio ele chegou trazendo um coral de crianças para cantar o refrão de "Billionaire" para então fazer sua entrada tocando um solo de bateria. Bruno então performaria seus grandes hits até aquele momento "Locked Out of Heaven", "Treasure", "Runaway Baby" junto com uma banda completa, e passos incríveis de dança como só o Bruno consegue fazer. Então para o final da sua performance ele trouxe ninguém menos que os lendários Red Hot Chilli Peppers para cantar com ele "Give It Away", o que não parece uma combinação que daria certo no papel mas ver o Bruno pulando junto com os Peppers faz você adorar essa participação especial. O cantor então encerra sua participação com um tributo aos soldados dedicando "Just The Way You Are" para eles. É um show com energia, com vocais incríveis do Bruno, muita dança e que conseguiu prender a atenção do público pelos 13 minutos que durou. Meu maior problema com essa apresentação e que faz com que ela não esteja um pouco mais a frente nessa lista é que talvez o Bruno tenha sido convidado cedo demais na carreira dele para fazer o intervalo do Super Bowl. Normalmente o artista que faz o show do intervalo já é um ato consagrado que esta lá para tocar seus maiores hits como parte da sua carreira de sucesso, mas no caso do Bruno 90% das músicas de maior sucesso dele foram lançadas depois de 2014, o que faz com que esse show tenha sido ainda no período de ascensão dele e não no auge. Espero muito que o Bruno tenha a oportunidade de fazer o show do intervalo por uma segunda vez no futuro e a gente possa ouvir "24k Magic", "Uptown Funk" (ele performou essa no do Coldplay em 2016 mas eu queria uma versão completa), umas 2 músicas do Silk Sonik e mais outros tantos hits que o cantor nos deu de 2015 para frente.


9.Paul McCartney (2005)


Em 2004 nós tivemos a maior controvérsia da história do show de intervalo do Super Bowl quando o Justin Timberlake puxou uma parte da roupa da Janet Jackson expondo o seio dela por alguns segundos, foi um estardalhaço na mídia toda, então no ano seguinte o Super Bowl jogou no seguro, não tem como errar com Paul McCartney. O lendário cantor inglês fez o que era esperado dele com um show de carisma e hits para arenas, abrindo com "Drive My Car" e em seguida prosseguindo com o catálogo dos Beatles com "Get Back". O cantor então foi para o piano e tocou a famosa "Live and Let Die" enquanto fogos de artificio eram soltos por toda a arena. E para encerrar Paul MacCartney pediu para as pessoas cantarem junto com ele, mas nem precisava pedir, já que a música era "Hey Jude", e ver ele performar essa que é uma das melhores músicas de todos os tempos com as pessoas ao redor com luzes acesas, e o coro na hora do "nanana hey Jude" junto com o mosaico da letra sendo construído ao redor do cantor é para mim de longe um dos maiores momentos da história do intervalo do Super Bowl. Paul MacCarteney tinha 63 anos em 2005 e ele mostrou que ainda conseguia fazer as pessoas curtirem rock and roll como se ele estivesse no auge da sua carreira. Em um mundo perfeito os Beatles cantaram no primeiro Super Bowl em 1967 e fizeram um medley dos seus grandes sucessos, mas no nosso mundo a versão mais próxima que tivemos da maior banda do mundo nesse grande evento foi com o show do Paul, que entra em nono aqui nesse top.


8.Bruce Springsteen (2009)


As vezes você não precisa de dançarinos, efeitos de luzes e truques cinematográficos para fazer um grande show, as vezes tudo que voce precisa é uma presença de palco incrível e uma voz marcante, e poucos artistas na história tem mais isso do que Bruce Springsteen. Eu adoro a introdução que o Bruce faz aqui, porque com toda seriedade do mundo ele olha para a câmera e manda o público se afastar da tigela de quacamole, abaixar sua coxa de frango, e aumentar o volume da sua tv até o máximo, é algo que parece que só funciona com a voz dele falando, e assim ele introduz "Tenth Avenue Freeze-Out", inclusive indo cantar no meio da galera. Logo depois vem seu maior hit "Born To Run" com direito a fogos de artificio durante a ponte da música e todo o público cantando o refrão. Em seguida o cantor trouxe um coral de igreja inteiro para cantar "Working On A Dream" e na sequência ele finalizou com a clássica "Glory Days" com a banda toda fazendo backing vocal para ele, e o público com luzes nas mãos para então um juiz aparecer para "expulsar" ele do palco e assim sua performance acabar com vários fogos de artificio e uma ovação de todos na arena. Como eu disse as vezes o mais simples é o melhor, e com seus 60 anos de idade Springsteen mostrou porque é um tesouro americano da música com uma performance cheia de muita energia, mostrando que consegue controlar um público como poucos e fazendo todos balançarem ao som dos maiores clássicos da sua carreira. 


7.Diana Ross (1996)


Diana Ross tem o show de intervalo do Super Bowl mais a frente do seu tempo que você vai ver. Já em 1996 mostrando a razão de ser uma das maiores cantoras de todos os tempos Diana conseguiu em 12 minutos fazer um medley de 10 músicas do seu catálogo de clássicos incluindo "You Keep Me Hangin' On", "You Can't Hurry Love" e a atemporal "I Will Survive", porém o que realmente coloca o seu show como um dos melhores da história é o tanto de coisas que ela fez nesse show. A artista trouxe dançarinos que cobriram o campo todo, ela subiu em um pedestal, no meio de "Ain't No Mountain High Enough" ela se envolveu em uma capa gigante que se alastrou por todo o cenário, e o mais impressionante de tudo: para cada música ela usou uma roupa diferente. O final do seu show não ficou atrás de nada que ocorreu antes com ela performando "Take Me Higher" e saindo do estádio sentada em um fucking helicóptero que voou com ela para fora da arena, isso é uma apresentação marcante senhoras e senhores. Hoje em dia com as estrelas pops cada vez maiores, é muito comum ver divas do pop com várias roupas, fazendo coreografias e outros truques, mas se vocês quiserem ver quem fez o projeto original para que essas artistas tivessem sua construção de show de Super Bowl, foi a grandiosa Diana Ross ainda no começo dessa tradição de shows no intervalo.


6.Lady Gaga (2017)


Alguns artistas parecem que nasceram para fazer o Super Bowl, tanto que eles são especulados por anos e anos no evento, e esse foi o caso da Lady Gaga que finalmente teve seu momento em 2017. O começo do show com ela cantando "God Bless America" no topo do estádio com os fogos formando a bandeira dos Estados Unidos atrás dela para então ela saltar de lá de cima como se fosse meter um Diving Elbow Drop é uma das melhores intros da história do show do intervalo. A Lady Gaga então fez o que você espera dela, passando pelos grandes clássicos da sua carreira, indo desde o seu primeiro álbum com "Poker Face", "Just Dance", "Telephone" dentre outras,  passando pelo seu segundo álbum Born This Way com a faixa- título, foi para o seu álbum mais recente até aquele momento Joanne tocando "Million Reasons" com os fãs fazendo um fundo de luzes, para então encerrar com a sua música mais famosa "Bad Romance" com um show de luzes sendo feito ao redor dela, antes de meter um mic drop e pegar uma bola para desaparecer, ICÔNICO. Lady Gaga fez tudo nesse show, ela voou com cabos, rodopipou no ar, meteu um monte de coreografias diferentes, tocou teclado, tocou piano, correu de um lado para o outro enquanto parecia que tinha 6 pulmões para ainda cantar suas músicas, e de quebra ainda nos deu um dos melhores memes da história com o Everaldo Marques chamando ela de ridícula e deixando todo fã de música pop puto com ele no twitter. Uma crítica que é feita a essa apresentação e eu meio que concordo e por isso não coloco ela mais a frente no top é que por a carreira da Lady Gaga ser uma compilação de ideias malucas e bizarras que ela fez funcionar as pessoas talvez esperavam coisas ainda mais loucas do que tivemos, mas ainda assim essa é uma das melhores performances de um ícone pop no evento e é a minha apresentação de diva pop favorita do Super Bowl.


5.The Weeknd (2021)


O cenário do Super Bowl do The Weeknd é o meu favorito de todos, todo aquele cenário como se ele tivesse acabado de chegar em Las Vegas é muito icônico e combina perfeitamente com a estética e a ideia do seu álbum After Hours. A verdade é que esse é um daqueles Super Bowls que não tinha como falhar, The Weeknd estava no auge da sua carreira sendo provavelmente o artista pop que mais cresceu durante a pandemia, então quando ele entra com seu já conhecido terno vermelho para abrir com "Starboy" todos nós sabíamos que a partir dali seria só hit. Eu gosto também como diferente da maioria das apresentações o Abel fez vários partes distintas do seu show e de alguma forma fez todas elas ficarem memoráveis pros fãs, o quarto de espelhos que ele se perde é bem icônico e rendeu vários memes e ele cantando "I Can't Feel My face" com os vários Weeknds com a cara enfaixada é uma das melhores versões dessa música para mim. Mas de longe o meu momento favorito dessa apresentação como o puta fanboy do The Weeknd que eu sou é a intro de "House Of Ballons", essa é a primeira mixtape dele e ele ter conseguido encaixar tão bem essa música no meio de todos os hits dele parece um presente para os fãs old school do artista. E claro que tudo se encerra com a contagiosa "Blinding Lights" que ele canta dentro do campo com uma dezena de dançarinos vestidos de The Weeknd com a cara enfaixada em referência a cirurgia dele no clipe de "Save Your Tears", tem um show de luzes e fogos junto com todos os dançarinos fazendo uma coreografia foda, é um dos melhores encerramentos de show de Super Bowl de todos os tempos e os vocais do The Weeknd estão perfeitos. Assim como a Lady Gaga essa apresentação só não chega perto do top 3 porque talvez as pessoas esperavam ainda mais do que viram por todo o hype colocado antes da apresentação, mas por toda a limitação das regras de covid eu considero esse um top tier show que fica na quinta posição.


4.Beyoncé (2014)


Como eu disse a minha apresentação favorita de uma diva pop é a da Lady Gaga porém eu acho que é muito difícil argumentar que o melhor show de uma diva pop no Super Bowl é de outra pessoa a não ser a da Beyoncé em 2013. O seu show abre com o discurso de introdução de "Run The World (Girls)" enquanto uma silhueta gigante da Beyonce pegava fogo atrás dela, a cantora então canta o começo de "Love On Top" a capella, para então a batida de "Crazy in Love" droppar e ela meter uma coreografia foda, com direito a solo de guitarra com a guitarra com fogos de artificio e a porra toda. A cantora então canta "End Of Time" e Baby Boy" até introduzir Michelle Williams e Kelly Rowland do seu antigo grupo Destiny's Child e cantar duas músicas do trio com elas "Bootylicious" e "Independent Women Pt. 1" enquanto o stage pegava fogo ao redor delas, um visual muito foda. A Queen Bee então trouxe o seu grande hit "Single Ladies (Put a Ring on It)" junto com as suas companheiras de Destiny's Child, com direito a coreografia igual a do clipe. Para encerrar ela fez uma performance de "Halo" junto do público com os vocais impressionantes que só ela consegue fazer. Beyoncé fez tudo e muito mais do que você pode esperar de um show de artista pop no Super Bowl, a presença de palco dela parece uma aura que sai da televisão ficando maior e maior, ela dançou todas as suas coreografias mais famosas, aproveitou todo o cenário possível enquanto cantava pra caralho por 12 minutos, fez a reunião do Destiny's Child, e encerrou com uma das melhores apresentações de uma de suas melhores músicas. Beyoncé é uma das maiores performers de todos os tempos e se você precisa de uma prova disso voce só precisa ver esse show de intervalo.


3.Dr Dre (2022)


Outro que está nessa lista parte porque eu sou um puta fanboy de absolutamente tudo que aconteceu ali, mas também por toda a qualidade que foi colocada na edição e na combinação de todos esses artistas. Dr. Dre, o maior produtor da história do rap fazendo um medley de (quase) tudo que fez pelo rap é algo que eu não esperava ver no Super Bowl mas ainda bem que vimos. Começamos com o chefão na mesa de produtor introduzindo Snoop Dogg para eles cantarem junto "The Next Episode" transicionando para a lendária "California Love" logo em seguida. Dre e Dogg então apontam para a parte debaixo do palco e lá esta de cabeça para baixo 50 Cent fazendo a intro para "In Da Club". Depois disso temos a veterana Mary J. Blige cantando "Family Affair" e "No More Drama" com dançarinos, coreografia e tudo. Vamos para outra parte do cenário com dançarinos de terno, cabelo loiros e uma faixa escrito "Dre Day" dentro de caixas e no meio deles está Kendrick Lamar que faz intro de "m.AA.d City" para então cantar "Alright", e eu adoro como ele muda a letra para "35 summers in the making, stop faking, you forget about Dre, 35 summers in the making i'm talking NWA" para então isso transicionar para o começo de "Forgot About dre" cantado pelo Eminem que logo em seguida canta "Lose Yourserlf" com ninguém menos que Anderson .Paak na bateria. Para encerrar o show Dre presta uma homenagem ao 2Pac tocando a melodia da sua música "I Ain't Mad At Cha" no piano e transiciona para a lendária "Still D.R.E" com todos os artistas no palco. Esse é facilmente um dos maiores momentos da história do rap, tantos artistas lendários para o gênero se reunindo para prestar homenagem para o maior produtor da história desse mesmo gênero. Como fã de rap eu nem preciso falar que esse é meu show de intervalo favorito de todos, e de todas as combinações bizarras e sem sentidos  que esse evento fez ao longo dos anos eu acho que essa foi a única em que eles acertaram em todos os nomes.


2.Prince (2007)


Eu queria dizer que esses dois são meu número 1, eu tive que escolher um deles para ser o dois e o outro para ser o primeiro e eu usei critérios que eu vou explicar no primeiro lugar, mas em um sentido amplo esses dois são meu primeiro lugar, então vamos falar desse aqui primeiro, o dia em que Prince literalmente fez chover no Super Bowl. Prince é outro daqueles nomes que parece que nasceu para fazer o Super Bowl em algum momento, e por mais que as expectativas estavam altas para a sua apresentação em 2007 ele fez ainda melhor do que todos esperavam. Seu show abre com seu símbolo se iluminando em torno dele enquanto os raios estão caindo sobre a arena ao som de "We Will Rock You" para então Prince começar o seu clássico "Let's Go Crazy". O artista prosseguiu cantando um medley de algumas de suas músicas mais famosas "Baby I'm a Star", um cover de "Proud Mary", e "1999". Em seguida ele começou um cover de lendária "All Along The Watchtower" do Bob Dylan popularizada pelo Jimi Hendrix, e o maior guitarrista de todos os tempos teria orgulho do que o Prince fez, porque ele fez uma das melhores versões dessa música que já foram escutadas, e de uma forma muito natural ele conseguiu fazer uma transição entre essa música e um cover de "Best Of You" do Foo Fighters com um solo de guitarra fenomenal no meio. Mas nada disso se compara para o que é para mim o maior momento da história do show de intervalo do Super Bowl, Prince cantando "Purple Rain" enquanto uma chuva forte cai sobre ele, uma história muito famosa é que os produtores avisaram para ele que iria chover e se isso seria um problema, ao que o Prince apensas respondeu "você teria como fazer chover mais?", essa é a melhor performance de "Purple Rain" que ele já fez, se tiver um filme autobiográfico a vida do Prince é com essa apresentação que eu gostaria que o filme acabasse. Prince fez tudo, ele cantou clássicos dele, fez versões de músicas dos outros parecerem ainda mais grandiosas, tocou solos de guitarra impressionantes e fez um dos grandes momentos que a música já viu com "Purple Rain", se essa é a sua apresentação preferida do Super Bowl você esta muito certo, porque esse show é perfeito.  


1.Michael Jackson (1993)


E o que é ainda melhor que perfeito? Michael Jackson. O maior artista musical de todos os tempos na verdade foi quem trouxe o conceito de show do intervalo de Super Bowl como nós conhecemos hoje, toda a ideia de um mega show com um artista famoso fazendo uma super apresentação de várias músicas veio da parceria entre o Super Bowl querendo mais audiência e o Michael Jackson interessado em fazer um show pra mais de 100 países ao mesmo tempo, e o resultado é um momento incrível na história. Eu amo que o show do Michael começa com ele surgindo debaixo do stage e... ficando imóvel com seus óculos escuros olhando para frente por quase 2 minutos inteiros, ele não combinou isso com os produtores do Super Bowl que gritaram no seu ponto eletrônico para ele começar logo o show mas ele continuou apenas parado enquanto todo mundo gritava igual louco com a simples presença dele lá, ISSO É UMA COISA DE GOAT BEM AQUI. Michael então tiraria seus óculos enquanto um solo de guitarra acontecia para então começar a cantar "Jump" do que era seu último álbum até o momento Dangerous". Logo em seguida ele tira sua jaqueta militar, bota seu chapéu e começa "Billie Jean" com direito a moonwalk e tudo. Em seguida ele performa "Black Or White" com fumaça encobrindo ele igual no clipe. Como parte final do seu show ele trouxe um coral de crianças para cantar "We Are The World" enquanto um mosaico de desenhos de crianças era formado pelo público ao redor dele. O cantor fez um discurso sobre como aquele era um momento de alegria e ele queria espalhar uma mensagem que ninguém no mundo deveria sofrer especialmente as crianças e encerrou sua apresentação no meio das crianças cantando "Heal The World" enquanto um balão no formato do mundo curado se enchia atrás dele. Como eu disse esse e o do Prince para mim são perfeitos no mesmo nível mas eu coloco esse em primeiro lugar pelo contexto do que o Michael fez naquele dia, ele conseguiu uma audiência maior no intervalo do que o próprio jogo que estava sendo transmitido, ele fez o show do Super Bowl ser o que é hoje e se não fosse por ele provavelmente nenhum dos outros 9 nomes teriam shows tão incríveis e grandiosos. Michael Jackson é tão foda que esse teria sido o maior momento da carreira de 90% dos artistas, mas essa provavelmente não é nem a quinta coisa mais icônica que ele fez na música, e mesmo assim essa é a coisa mais icônica de um show que chama artistas fodas todo ano pra se apresentar.


Menções Honrosas:
Aerosmith e N'SYNC (2001)
U2 - (2002)
The Rolling Stones - (2006)
Madonna (2012)
Katy Perry (2015)
Coldplay (2016)
Rihanna (2023) (foi ok, vocês que são chatos)

Comentários