TOP 10 - Músicas-Tema do 007


Essa semana eu estava assistindo os filmes do James Bond do Daniel Craig e me veio essa ideia de rankear as 10 melhores músicas já feitas para a franquia do agente com licença para matar, porque tão clássico quanto o martíni mexido não batido e o carro Aston Martin DB5, também são as músicas feitas para tocar no começo dos filmes do 007. A maioria delas são incríveis, e essas são as dez melhores:


10.Tom Jones - Thunderball



O lendário cantor Tom Jones fez a theme song do quarto filme do 007 e atingiu a franquia LIKE A THUNDERBAAAAAAAAAAAAAAAALLLL. A música tem o tom clássico das músicas-tema do espião, mas o que difere ela das outras e dá toda a sua originalidade é a voz do Tom Jones, que consegue trazer toda a grandeza e coolzisse do personagem na sua música, principalmente no final da música, onde segundo a lenda ele chegou a desmaiar tentando manter aquela nota, e ficou impressionante, sem dúvida um dos melhores finais de uma música para o 007 já vistas. Thunderball é essa mistura de jazz com música orquestral que traz o espirito do que é o James Bond, coloque a performance impressionante de Tom Jones junto com isso e você tem uma grande música, que abre essa lista.     


9.Sheryl Crow - Tomorrow Never Dies


Sheryl Crow foi uma das grandes cantoras dos anos 90, de 94 até o começo de 2002 ela emplacou dezenas de hits, e em 1997 cantou a música oficial do filme "007 O Amanhã Nunca Morre", dando na minha opinião um dos temas mais underrateds na história da franquia. Todo mundo fala como a Adele conseguiu trazer de volta a vibe antiga das músicas do James Bond, e eu mesmo vou falar depois, mas antes disso a Sheryl estava lá, fazendo uma música que combinaria perfeitamente com o Bond clássico anos 60. O instrumental já lembra bem o dos primeiros filmes, mas a Sheryl em si dá uma performance incrível e clássica, não parece algo que sairia nos anos 90, parece que ela esta cantando em um clube nos anos 60 onde o próprio James Bond entraria, tem uma classe na voz dela que faz com que eu adore essa música, principalmente naquela parte na entrada do refrão.


8.Garbage - The World Is Not Enough



2 anos depois da Sheryl Crow trazer de volta as coisas para o clássico, a Garbage daria a música-tema do James Bond mais anos 90 ever. A música é bem no estilo da banda, misturando o rock alternativo deles com a música orquestral característica do Bond, trazendo o personagem para aquela década musicalmente. O que eu disse sobre a Sheryl, dela trazer classe para a música, a Shirley Manson traz isso vezes dez aqui, ela sai bastante do seu vocal caraterístico para fazer uma performance sensacional, fazendo essa balada que é não apenas uma grande música-tema para o filme, como também fazendo essa ser uma das melhores músicas da banda. Inclusive eu adoro essa abertura também, é de longe a abertura mais viajada de um filme do James Bond, parece que eu tomei LSD vendo ela.


7.Tina Turner - GoldenEye


Os anos 90 foram uma grande década para músicas-tema do 007, antes da Sheryl e da Shirley foi a Tina Turner que abriu essa década com uma grande música. Aqui não tem muita inovação no instrumental, é só a Tina Turner sendo sensacional mesmo. A melhor coisa dessa música para mim é que junto com toda a classe que já é de costume no instrumental, a voz da Tina passa aquela sensação de como é perigoso o mundo do James Bond, além da letra muito bem escrita (pelo Bono do U2 de todas as pessoas) ser realmente sobre espionagem, e não sobre um relacionamento como costuma ser. Sendo uma das melhores cantoras da era moderna, seria um crime a Tina Turner não cantar uma theme do 007, e aqui ela arrasou como já era esperado dando uma das músicas mais memoráveis da franquia.     


6.Shirley Bassey - Diamonds Are Forever


A Shirley Bassey é a grande cara quando se fala de músicas icônicas da franquia do James Bond, e uma das músicas mais marcantes que ela gravou foi Diamonds Are Forever. Com um dos melhores instrumentais já feitos para essa série de filmes, a Shirley Bassey canta uma letra bem sexualmente sugestiva sobre diamantes, fazendo assim o ultimate hit quando se fala dessas pedras preciosas. Nos tempos mais atuais a música é conhecida pelo sample que o Kanye West usou dela em "Diamonds From Sierra Leone" que é uma de suas músicas mais famosas, e já foi usada em mais um monte de coisas, sendo uma das músicas mais reconhecíveis da franquia, e da década de 70.


5.Nancy Sinatra - You Only Live Twice


Tem uma história interessante por trás dessa música, que a Nancy Sinatra estava muito nervosa em cantar ela sabendo toda a importância que a theme song de um filme do James Bond tinha, principalmente nos anos 70, então foi preciso  25 tomadas diferentes para ela conseguir realizar a música inteira, e tudo foi juntado na sala de edição... não parece né??? porque essa música é perfeita. É uma das músicas mais smooths da franquia, tem toda uma classe sobre ela que só alguém com Sinatra no sobrenome consegue trazer, casando perfeitamente com a melodia. A música se tornou um clássico tão grande que foi inclusive usada na série Mad Men, que é outra série que é sinônimo de classe, ta com certeza no meu top 3 de músicas da Nancy.


4.Chris Cornell - You Know My Name
  

Essa esta em quarto como música, mas para mim essa é sem dúvida a melhor abertura de um filme do James Bond, quando eu assisti esse filme pela primeira vez e veio a silhueta do James Bond se transformando no Daniel Craig ao som de "o sangue frio corre nas minhas veias, você sabe meu nome" eu pensei "caralho, chegou o novo James Bond, e ele veio pra ficar". O que eu gosto dessa música é que ela é uma definição perfeita para o Bond do Daniel Craig, esquece essa coisa toda de classe e charme, esse Bond é badass, e essa música é uma balada Hard Rock kickass para te deixar frenético, no clima daquele filme. You Know My Name é uma das músicas mais diferentes da franquia, e é um acerto completo, grande introdução não apenas para o Cassino Royale, como para a nova era dos filmes do James Bond, Chris Cornell era uma lenda.


3.Paul McCartney e The Wings - Live and Let Die
   

A música mais conhecida fora do universo do 007, eu não sabia que Live and Let Die era uma música-tema do James Bond até pouco tempo atrás, e eu ouvi ela em tudo que é lugar, é uma das músicas mais conhecidas do Paul McCartney, e o cara era um dos Beatles. A música é provavelmente a mais alegre que já foi usada na abertura de um filme do Bond, é um bombardeio orquestral dinâmico que te coloca no clima da ação do filme, enquanto o Paul traz o seu carisma de sempre para a faixa, tornando ela tão lendária quanto ela é até os dias de hoje, sendo inclusive a primeira música-tema do Bond a ser indicada para um Oscar. Realmente não tem nada para dizer sobre essa música que já não foi dito, é uma das melhores músicas do Paul, é provavelmente a música mais popzona da franquia 007 e fica com a medalha de bronze aqui atrás apenas das duas mais icônicas.  


2.Adele - Skyfall


Como eu disse eu sempre vejo as pessoas elogiando essa música por ser uma música do James Bond "de volta ao clássico", eu não acho que é exatamente isso, eu acho que é uma música que embora pareça clássica, ao mesmo tempo parece uma música de sucesso da Adele, ela é clássica e moderna ao mesmo tempo, casando de maneira perfeita com o filme, que é em muitas formas uma desconstrução de vários "clichês" dos filmes do espião, mas ao mesmo tempo uma homenagem a franquia como um todo. Eu não preciso elogiar a performance da Adele, é a Adele, ela é perfeita, mas eu vou dizer que toda a melancolia que ela consegue passar é perfeita para a abertura de um filme onde o James Bond toma um tiro e cai presumidamente para a sua morte segundo antes. No mais a música já é um clássico moderno, é a primeira e até agora única música-tema do James Bond a ganhar um Oscar, e para mim foi muito merecido, se tinha uma música que merecia essa honra era essa. 


1.Shirley Bassey - Goldfinger



Porém para o primeiro lugar eu vou ficar com a música mais clássica da franquia, que é a primeira música-tema feita para um filme do James Bond, cantada pela grandiosa Shirley Bassey. Goldfinger é basicamente o blueprint do que é uma música-tema do James Bond, toda aquela grandeza na orquestra, toda a classe, a longa nota no final, esta tudo ali na primeira, e foi um sucesso tão grande que inspirou todas que veio depois dela, todas as músicas-tema do 007 não importando o quão diferente elas sejam, tem um pouquinho de Goldfinger nelas. Shirley mandou tão bem na sua performance que ela é a única artista a retornar para fazer a música-tema do 007, não só uma, duas vezes, fazendo outros dois clássicos da franquia, a já citada "Diamonds Are Forever" e "Moonraker" que é outra música incrível, que quase entrou na lista, porém Goldfinger é seu grande clássico na carreira, sendo inclusive introduzido em 2008 no Hall da Fama do Grammy. Skyfall é a melhor música moderna do Bond, mas Goldfinger é a melhor da era clássica do personagem e por isso fica com a medalha de ouro, porque você sabe... HE LOVES GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLD.


Menções Honrosas:
John Barry Orchestra - On Her Majesty's Secret Service
Carly Simon - Nobody Does Better
Shirley Bassey - Monraker
Sheena Easton - For Your Eyes Only
Rita Coolidge - All Time High
Duran Duran - A View To Kill
A-Ha - The Living Daylights
Gladys Knight - License To Kill
Sam Smith - Writing's On The Wall

Menção Desonrosa:
Aquela música da Madonna, QUE PORRA FOI AQUELA???



Eu sei que eu to meio atrasado no assunto, mas aqui vai a minha review da música da Billie Eilish para o novo filme que vai sair: em um mundo cheio de músicas-tema do 007, essa com certeza é mais uma delas. O filme parece que vai ser uma merda. Hoje tem vídeo no final, tem esse canal que só fala de 007 e rankeou todos os filmes, então se você tem 40 minutos pra matar, ta ai, até o próximo artigo.  

      

Comentários