Os Carters do Lil Wayne: Do Pior ao Melhor


O meu plano era fazer um ranking de toda a discografia do Lil Wayne, mas depois de eu saber que ele tem 12 álbuns de estúdio e sabendo do costume dele de fazer álbuns de mais de 1 hora, eu pensei "nem fudendo". De vez disso eu vou rankear a série mais famosa do Lil Wayne, e uma das mais famosas de todo o rap, os Carters, passando do primeiro lançado em 2004 até o (por enquanto) último, lançado em 2018, do pior ao melhor.

Quinto Lugar - Tha Carter


Eu vou começar dizendo que eu não acho nenhum dos Carters ruins, mas o primeiro é o que menos parece um álbum grandioso do Lil Wayne como os outros parecem, embora tenha um dos seus maiores hits que é "Go DJ". No geral o primeiro Carter é um álbum legal de rap anos 2000, ele usa bastante os elementos que estavam em alta na época, tem todo aquele clima de festa, mas tem pouco dos elementos que fariam o Wayne um rapper diferenciado, já dava para ver algumas coisas que fariam ele se destacar do resto, mas no geral o álbum parece com qualquer outro projeto de rapper dos anos 2000 que acabou sumindo com o tempo, com sorte o Weezy iria evoluir bastante a partir daquele ponto. Eu não acho que tenha nenhuma música ruim nesse álbum, mas tem poucas músicas sensacionais que se destacam das demais também, então é um projeto na média, que é um passo importante na carreira do rapper por abrir essa série, e abre também o ranking como o menos melhor.


Quarto Lugar - Tha Carter IV


O quarto Carter é de longe o mais odiado da série, e apesar de eu gostar dele bastante eu tenho uma teoria do porquê as pessoas não gostaram dele na época: eu acho que as pessoas já estavam de saco cheio do Lil Wayne fazendo a mesma coisa de novo e de novo. Com o sucesso estrondoso do Carter III o Wayne resolveu pegar os pontos fortes daquele álbum e expandir mais ainda, o Carter IV é o III em esteroides, ele tem tudo que funcionou no projeto anterior só que mais exagerado, ah no terceiro teve um banger autotunado com o T- Pain que todos gostaram??? então vamos trazer o T- Pain de novo mais autotunado que nunca e tentar fazer esse hit de novo, ah teve uma música apenas com trocadilhos que viralizou??? então vamos tentar fazer essa música de novo, e nem deixe eu começar a falar de "Lollipop", o Wayne tenta fazer essa mesma música umas 4 vezes nesse álbum. Ainda assim o álbum é todo ruim??? não, tem várias músicas que funcionam, eu adoro a combinação de Intro/Interlude/Outro onde no mesmo beat rima o Lil Wayne e vários convidados, com destaque para o versos do Nas e do Busta Rhymes, "Abortion" é para mim a música mais underrated da carreira do Weezy, é uma das melhores músicas no estilo "eu sou a melhor coisa do universo" que eu já ouvi, e se for para mim escolher uma música só de bars do rapper eu prefiro "6 Foot 7 Foot" do que "A Milli", aquela rima da lasanha ainda é uma das melhores barras da história do rap. No fim o Carter IV sofreu bastante em tentar ser uma versão mais grandiosa que seu antecessor, e fazer a mesma coisa de novo e de novo é o que ferra muitos rappers (cof cof Migos), mas ele tem boas músicas e o Lil Wayne ainda está muito bem nele, fazendo ele ser meio overhated na minha opinião.


Terceiro Lugar - Tha Carter V


7 anos depois do IV, com uma treta gigante por trás com a sua gravadora segurando esse álbum, músicas sendo substituídas, e a porra toda, em 2018 finalmente sai o quinto álbum da série, e eu gostei bastante, coloquei até na minha lista de melhores álbuns daquele ano. Na época o Lil Wayne já era uma lenda do rap, ele já tinha influenciado o subgênero do trap todo, porém foi com esse álbum que ele mostrou que não era só um influenciador do passado, mas também podia rimar frente a frente com os melhores nomes do estilo na atualidade. Wayne faz músicas com Kendrick Lamar, Travis Scott, XXXtentacion, e em nenhum momento parece carregado pelos feats ou pela produção, pelo contrário, essas músicas com o pessoal da nova geração são as melhores do álbum, "Mona Lisa" é O BANGER, storytelling perfeita do Weezy e do K- Dot, "Don't Cry" é uma música linda e serve como uma ótima música de homenagem para o X, e "Let It Fly" é um dos melhores guest verses do Travis. Também para a critica de que o Lil Wayne rima sempre sobre as mesmas coisas, ele traz vários assuntos diferentes aqui, falando sobre família, fama e até sobre o incidente dele atirando em si mesmo de maneira surpreendente, mas também sobre como ele é foda, maconha, e dinheiro, porque no fim das contas ainda é um álbum do Lil Wayne. Esse álbum também teve certo backlash negativo quando foi lançado, mas eu acho que era porque ele jamais poderia alcançar o hype, por muitos anos o quinto Carter era uma lenda urbana, e claro, ele ainda tem alguns defeitos que os álbuns do Weezy costumam ter: muitas músicas e um monte de faixas fillers, mas ainda assim eu acho um projeto muito consistente, eu gostei da maioria das músicas, e principalmente esse foi o álbum que mostrou que o Lil Wayne ainda tem coisa no seu arsenal para mostrar ao mundo.


Segundo Lugar - Tha Carter III


Como eu disse no meus álbuns favoritos por ano, eu não acho o Carter 3 perfeito como muitos acham, tem erros e acertos, é um álbum bem inconsistente, mas quando o Lil Wayne acerta, puta que pariu, são alguns dos maiores acertos da sua carreira. Aqui o Wayne já tinha seu estilo clássico, e ele usa o que de melhor ele tem para fazer grandes músicas. Logo na primeira música ele te lembra porque é a melhor coisa do mundo flowzando como ninguém em "3 Peat", e logo em seguida rimando pau a pau com ninguém menos que Jay Z na maravilhosa "Mr. Carter", duas das melhores faixas desse disco te acertando logo de cara. Nas melhores faixas tudo funciona perfeitamente para que a música seja memorável, os beats, o flow autotunado do Lil Wayne, as suas barras cada vez mais criativas, toda essa vibe do Lil Wayne de ser uma criatura de outro planeta, principalmente em "Phone Home" que é minha música favorita do Wayne e para mim a melhor do álbum, eu adoro aquele começo com "nós não somos iguais, eu sou um marciano" e as barras com esse tema, junto com o refrão. O Wayne consegue fazer até conceitos estranhos de músicas funcionarem como "Dr. Carter" onde ele tem que salvar a carreira de 3 rappers diferentes, eu não vejo ninguém fazendo essa faixa funcionar além do Weezy. Os 3 grandes hits da carreira do Wayne estão nesse álbum, e embora eu odeie "A Milli" e "Lollipop", são músicas marcantes do rap nos anos 2000, meu single favorito do álbum é "Got Money" com o T-Pain, é tudo o que você poderia esperar de uma música entre esses dois, é aquele club banger ridiculamente gigante, e é sensacional. Apesar de não ser perfeito o terceiro Carter é o álbum mais comercial do rapper, tem um monte de tracks clássicas e um Lil Wayne no auge da sua criatividade, por isso merece ser o álbum que vai definir sua carreira.


Primeiro Lugar - Tha Carter II


Aproveitando o sucesso que seu primeiro Carter trouxe, Wayne resolveu logo gravar uma sequência, lançando em 2005, o Tha Carter II, e eu não sei o que aconteceu de um ano para o outro, se o Lil Wayne viajou para o oriente para treinar com um ancião milenar das rimas, ou o que foi, mas o cara simplesmente teve uma evolução absurda, tem poucos rappers que podem competir contra esse Wayne. Aqui é onde o rapper traz a maioria das coisas que fizeram ele ser tão admirado e influente até hoje, logo na primeira música "Tha Mobb" o rapper mostra a que veio com uma música de 5 minutos onde é só ele mandando barras, uma atrás da outra, essa é toda a introdução que você precisa para sentir a vibe desse álbum. Lil Wayne ta com uma escrita absurda nesse disco, para mim é nesse projeto que ele finalmente sai do mar de rappers que faziam mais ou menos a mesma coisa nos anos 2000, para um possível melhor de todos os tempos, o seu flow também evoluiu muito com ele conseguindo fazer vários fluxos de voz diferentes durante a duração do projeto, além daquela voz estranha que virou a marca registrada dele. Você vê o nível disso quando o Lil Wayne bota a banca de fazer uma música com o nome de "Best Rapper Alive", e não parece arrogância demais, é uma moral que ele podia mandar na época, eu não acho que tinha um rapper em 2005 capaz de bater de frente com meu garoto aqui. O álbum também tem grande singles da carreira do Weezy, "Fireman" é uma das músicas mais famosas dele, além de "Hustler Musik" e "Shooter" que foram muito tocadas na época, eu mesmo lembro de ter escutado por ai antes de ouvir o álbum. O disco tem alguns problemas que os outros tem, ele é meio longo demais, tem umas músicas fillerzonas, mas no geral para mim esse é o projeto onde o Lil Wayne esta no seu melhor em letras, flows e carisma, e ele conseguiu manter esse auge por uns 3 anos, quando as pessoas falam do Lil Wayne como um grande rapper, é do cara que nasceu nesse álbum que eles tão falando, e por isso é do segundo Carter o primeiro lugar.



Normalmente eu coloco um vídeo envolvendo o assunto no final do artigo, mas hoje eu não tenho nenhum, então vai ser só o até o próximo artigo mesmo.  

Comentários

Postar um comentário