Nós estamos vivendo um dos momentos mais históricos da história da música. Toda vez que eu pensava em abrir o blogger para escrever sobre isso algo novo acontecia e mudava completamente o rumo das coisas, e agora que eu ACHO que essa treta chegou ao seu derradeiro final ou pelo menos tudo que tinha de mais interessante para acontecer já aconteceu eu venho aqui tentar resumir o que esta sendo a maior treta do rap nos últimos 20 anos.
Eu não vou começar falando sobre como toda a treta entre Kendrick e Drake se iniciou no passado porque ai eu estaria escrevendo um TCC e também não vou falar sobre "Like That" porque eu já fiz um artigo inteiro dissecando o que de mais importante o Kendrick falou no verso dele que foi o estopim para tudo isso, aqui eu vou focar no que aconteceu pós "Like That". Mas antes da gente falar sobre Drake e Kendrick Lamar temos que falar do J. Cole...
O primeiro a entrar no ringue depois de "Like That" foi o J. Cole com a sua mixtape Might Delete Later onde ele ataca diretamente o Kendrick na faixa "7 Minute Drill", e por muito tempo a grande conversa foi sobre esse acontecimento porque não só a diss é uma merda como o J. Cole se desculpou por ela dias depois e tirou ela oficialmente dos streamings. Essa faixa provou que o Cole realmente não estava com o coração nessa briga, ele ataca o K-Dot com linhas risíveis como "vc caiu igual o Simpsons" e ele teve a ousadia de dizer que To Pimp a Butterfly um dos álbuns mais condecorados e amados da história da música era fraco, eu não sou contra mentir ou exagerar em diss tracks, todo mundo faz isso, mas porra tem um limite de até onde você pode exagerar nos seus ataques sem parecer algo ridículo.
Claro que o nível de ódio que foi depositado pelo Drake e principalmente pelo Kendrick dentro dessa briga fez todo mundo considerar o J. Cole um gênio em retrospectiva ao falar publicamente que não gostou da sua própria diss e tirar ela do ar saindo oficialmente dessa briga mas ainda assim eu considero toda essa jogada dele um grande passo em falso no futuro da sua carreira. Primeiro que a mixtape inteira dele é super mediana, nada que a gente já não tenha ouvido do J. Cole antes, e ele estava fazendo a propaganda para o seu tão aguardado álbum Fall off que ele mesmo hypou como o seu melhor, "como se o Jay Z tivesse lançado Reasonable Doubt por último" nas palavras do mesmo, e agora ninguém esta falando desse álbum e eu duvido muito que ele vai conseguir trazer o hype para isso com tudo o que está acontecendo agora, então seria melhor ele ter ficado quieto desde o começo, não ter lançado essa diss e nem essa mixtape e só deixar todos interpretarem que ele não é esse tipo de rapper de fazer diss tracks. Então por mais que tenha sido uma decisão inteligente ele não querer entrar em uma briga entre duas pessoas que se odeiam a nível pessoal ainda assim eu considero que o J. Cole saiu como um grande perdedor disso tudo.
Por um tempo ficou uma conversa se o Drake tinha uma diss ou não com vários snippets saindo no Twitter, até que finalmente ele a mostrou oficialmente colocando "Push Ups" em todas as plataformas e eu vou dizer: "Push Ups" é um hit. Essa é a resposta perfeita que o Drake poderia ter feito a essa altura porque ao mesmo tempo que ela tem um beat daora que dá para tocar em qualquer lugar ele também responde todos os seus rivais com linhas engraçadas, ostentadoras, e memoráveis, embalados em um refrão que fica na cabeça, aquele "drop it and give me 50, drop it, drop it" ficou grudado na minha cabeça o dia todo na primeira vez que eu escutei. Aqui ele ataca o Future falando que deu o primeiro hit número 1 dele, o The Weeknd dizendo que ele compra joias para homens como se fossem suas vadias, manda o Metro Boomin calar a boca e fazer uns beats o que é uma frase bem engraçada e até virou meme, mas ele dedica a maior parte do tempo da faixa para o Kendrick. A capa do single é o tamanho de sapato 25 debochando dos 1,65 de altura do K- Dot, Drake fala que o rival dá 50% de todos os seus ganhos para o Top Dawg que é o dono da gravadora onde o Kendrick gravou os seus 6 primeiros discos, fala que não existe big 3 porque a SZA, Travis Scott e o 21 Savage já ultrapassaram o Kendrick, debocha dos feats do Kendrick com artistas pops como o Maroon 5 e Taylor Swift, e inverte a linha sobre o Michael Jackson dizendo "o que é isso 20 contra 1 nego? o que é um príncipe para um rei? o filho dele nego" eu achei essa linha genial. "Push Ups" é incrível, se você já leu algo sobre o Drake vindo de mim você sabe que eu sou o hater número 1 dele mas eu também sou fã de música boa e aqui o Drake usou a mesma estratégia que deu certo em "Back To Back" fazendo uma música leve e divertida de escutar dando alguns socos mas deixando claro que aquele ainda não era todo o arsenal que ele tinha e que se toda essa galera que estava falando mal dele quisesse ir mais longe ele iria. Nesse momento o Drake estava vencendo a treta e qualquer pessoa um pouco imparcial concordaria.
Porém antes mesmo do Kendrick fazer qualquer coisa o Drake conseguiu se dar a primeira derrota nessa rivalidade sozinho com uma diss tenebrosa que ele colocou no seu instagram chamada "Taylor Made Freestyle". Nessa música por alguma razão ele achou que seria genial usar deepfakes das vozes do Tupac e do Snoop Dogg para provocar o Kendrick. Eu não sei exatamente o impacto que ele achou que isso iria causar mas a recepção geral foi horrível, primeiro porque ele não disse nada novo na diss, tudo que ele tinha dito melhor em "Push Ups" ele apenas repetiu aqui sobre ele ser baixo e a música com a Taylor Swift, e segundo que o uso de inteligência artificial na arte é algo que está sendo muito condenado atualmente e nós com certeza não precisávamos escutar o Tupac com o flow do Drake, eu ainda vou ter pesadelos com isso. Fora isso tem o argumento óbvio de se o Drake acha que o Snoop Dogg pularia em uma faixa contra o Kendrick junto com ele por que ele só não chamou ele para fazer isso??? Sabe, o Snoop Dogg está vivo. Por fim o pessoal que cuida da imagem do Tupac ameaçou o Drake de processo e ele tirou a música do Instagram dele, mas eu acho que ele teria feito isso de toda forma, tirando os fanboys do Drake que acham que tudo que ele faz é genial a recepção geral para essa música foi que o Drake estava dando um tiro no pé e principalmente dando munição para o inimigo. De toda forma o Drake tirou a faixa do ar e ainda estava vencendo a briga visto que o Kendrick ainda não tinha se pronunciado.
O silêncio do Kendrick chegou ao fim 11 dias depois de "Push Ups" quando ele sem prévio aviso colocou no seu Twitter o link do YouTube para a sua nova música "euphoria", fazendo referência a série da HBO que o Drake é produtor executivo e que é criticada por sexualizar adolescentes, assim como o Drake tem umas histórias estranhas com meninas menores de idade. Eu estava no ônibus voltando para casa quando eu vi que essa faixa tinha lançado e eu não conseguia acreditar no que eu estava ouvindo. "euphoria" é tudo o que já foi falado negativamente sobre o Drake estruturado de uma forma argumentativa que apenas o Kendrick poderia fazer, quanto mais você escuta mais você descobre sobre as linhas que ele coloca na música. Ele critica a falta de confiança do Drake em se sentir negro, como ele é um pai horrível para o filho dele, os sotaques ridículos que ele faz sempre que pula em uma trend musical nova, faz referência a derrota que o Drake tomou para o Pusha T anos atrás, e resume tudo praticamente falando "isso não é sobre quem é o maior entre nós, eu só odeio esse cara e estou colocando isso para fora". Uma das criticas que eu vi a galera que gosta do Drake fazer para essa música é que ela não era um hit como "Push Ups" e por mais que pra mim isso não faz diferença nenhuma quando se fala de diss tracks ainda assim eu discordo completamente, eu não conseguia parar de escutar "euphoria" quando lançou, eu já consigo cantar ela inteira e para mim é quase como se o Kendrick devolvesse o que o rival fez, ele consegue ser engraçado, fazer linhas memoráveis como a lista de coisa que ele odeia no Drake que até virou trend no TikTok, ele faz 3 mudanças de beat que é algo que o Drake é conhecido por fazer brilhantemente e principalmente termina com um "se você quiser ir mais longe eu vou ainda mais longe... mas não é algo que você queira fazer" em um tom de ameaça que se eu fosse o Drake eu teria desistido na mesma hora disso tudo. Porém o mais importante de tudo é que isso mostrou quem realmente rima mais, algumas linhas do Kendrick tinham triplas interpretações e até agora as pessoas estão descobrindo coisas novas sobre ela, tudo isso enquanto ele fez 6 minutos de música parecerem 3 querendo faz a gente escutar mais sobre o que ele tinha a dizer sobre o Drake, porque assim como canadense o K- Dot deixou claro que aquilo não era nem a metade do que ele poderia usar.
Porém antes do Drake pensar em responder o Kendrick usou a estratégia dele contra ele mesmo colocando uma música no seu instagram três dias depois de "euphoria", a música não era uma diss direta mas um aviso do que estava por vir. Kendrick em "6:16 In LA" começa os jogos mentais contra o rival, deixando no ar que tem pessoas da gravadora do Drake trabalhando para ele, que sabe que o Drake estava pagando para pessoas descobrirem os podres do Kendrick mas que eles voltaram de mãos vazias, o sample da música é "What a Wonderful Thing Love Is" do Al Green e quem era o guitarrista dele nessa gravação??? o tio do Drake, o título da música em si tem pelo menos 5 interpretações diferentes (o aniversário do Tupac, o dia dos pais em 2024 cai em 16/06, a data em que o primeiro episódio de Euphoria foi ao ar, a data do primeiro show do Kendrick em Toronto, a data do começo do julgamento do OJ Simpson que faz alusão a capa com as luvas pretas) ao ponto em que virou uma piada a galera tentar achar mais coisas que aconteceram dia 16/06 para linkar com a música, a faixa também é produzida pelo Jack Antoff que é o produtor da Taylor Swift então é figurativamente um "Taylor Made", e ser uma faixa "back to back" como o Drake fez para o Meek Mill em 2015. Tudo isso foi o Kendrick avisando que ele sabia de algo que o Drake não sabia e praticamente avisando ele para não lançar outra diss se não as coisas ficariam mais obscuras, porém o Drake não escutou.
Chegamos ao dia 4 de Maio de 2024, um dos dias mais históricos da história do rap, um dia que nós que somos fãs do gênero vamos contar para os nosso filhos sobre ter presenciado. Quando eu acordei as duas músicas ja tinham sido lançadas mas eu vou tentar comentar sobre a música do Drake como se a do Kendrick não tivesse existido e eu achei ela super mediana. Drake lançou "Family Matters" com clipe e tudo, foi um grande evento para todos mas para mim essa música é só "Push Ups" de novo só que mais longa. Aqui o Drake continua na estratégia de atacar todos que estão contra ele indo novamente no The Weeknd, Future, A$AP Rocky e também no Kendrick mas tirando o último verso que ele foca no Kendrick ele não diz nada novo que ele já não tinha dito antes, parece que ele estava se esforçando mais em tentar fazer outro hit do que em responder o que o Kendrick disse sobre ele e principalmente não pareceu em nenhum momento dos 7 minutos de música que ele rimou mais do que o rival rimou em "euphoria". Quando ele realmente focou em atacar o Kendrick ele trouxe ataques como falar que o rival batia na própria mulher, e que um dos filhos do Kendrick não é dele e sim do Dave Free ex- presidente da Top Dawg e amigo pessoal do Kendrick, eu não sei se nada disso é verdade (e eu vou falar muito isso daqui pra frente) mas foram bons ataques, só que isso está em uma música gigante que tem 3 beats porque ele também queria mostrar que poderia fazer isso e no final todo o resto cai na mesma coisa que o Drake já fala desde que ele ficou famoso, que todos tem inveja dele e que ele deu uma carreira para todo mundo. A impressão que eu tive com essa música é que isso não era algo que o Drake queria fazer mas sim algo que ele tinha que fazer depois dele ter provocado tanto por uma resposta do Kendrick, na própria música ele fala que vai entrar de férias depois disso como se não quisesse levar isso mais para frente. Por fim pareceu mais uma faixa para ele tentar convencer os fãs dele que ele venceu com o clipe destruindo a vã do Good Kid Maad City e tudo do que uma tentativa válida de tentar vencer o Kendrick rimando mais que ele, e eu vou dizer que teria sido um plano perfeito porque todo o lado dele já estava vendendo a ideia que essa faixa foi uma bomba nuclear e que ele tinha virado o jogo.
MENOS DE 20 MINUTOS DEPOIS de "Family Matters" sair o Kendrick tweeta o link da sua resposta no YouTube e quebra a internet pela segunda vez naquele dia. "Meet The Grahams" é puro ódio, eu escutei "euphoria" inúmeras vezes mas essa não é uma faixa que eu gostaria de escutar muitas vezes, parece errado escutar isso, como se eu tivesse vendo um vídeo de assassinato real, a batida que é produzida pela lenda The Alchemist tem umas notas de piano horripilantes que parecem ter saído diretamente de um filme de terror, tudo sobre a música é desconfortável, como deveria ser. Kendrick usa cada verso da música para falar diretamente com um membro da família do Drake, o primeiro para o seu filho Adonis onde ele fala o quão péssimo pai o Drake é e como ele pode ser um mentor melhor para ele, o segundo para os pais do Drake onde ele culpa eles pela pessoa horrível que o Drake é, o terceiro para a filha não assumida do Drake e o último para o próprio Drake onde ele diz que avisou para não falar da sua família, expondo todas as suas mentiras e termina dizendo que isso não é uma batalha contra ele e sim o Drake contra o próprio Drake. Durante os 6 minutos de música o rapper acusa Drake de ter predadores sexuais na sua gravadora, de ele mesmo ser um predador sexual comparando ele com Harvey Weistein, de ser um alcoólatra, viciado em jogo, de ter uma filha que ele nunca assumiu e diz com todas as letras que para ele seria melhor se o Drake simplesmente parasse de respirar. Mais uma vez eu não sei se nada disso é verdade mas eu posso falar que o jeito que o Kendrick estrutura esses versos como se ele tivesse tendo uma conversa pessoal com cada pessoa da vida do rival é brutal, pode ser o calor do momento, eu estou escrevendo isso menos de 12 horas depois dessa diss ter sido lançada mas eu não lembro de ver algo tão desrespeitoso assim sendo feito na história, isso fez "Story Of Adidon" onde o Pusha T fala do estado de saúde do empresário do Drake parecer canção de ninar, isso fez as coisas que o 50 Cent fazia nos anos 2000 parecer nada, esse nível de ódio é praticamente inalcançável, Immortal Technique não conseguiria escrever essa diss.
Para mim esse foi o movimento que o fez o Kendrick ganhar essa treta toda de uma vez por todas, o Drake teve 15 minutos de aclamação com todos falando que ele tinha dado a volta por cima com seu contragolpe para então o Kendrick provar que realmente ele tinha alguém infiltrado na gravadora do rival e não só ele sabia o que o Drake iria fazer como ele sabia o que ele iria dizer e então colocar uma resposta quase imediatamente apenas para pegar todo os holofotes de volta para ele, isso é um movimento genial, nunca isso aconteceu na história do rap e eu duvido que acontecerá novamente, nesse momento a música do Kendrick com só a capa que aparentemente vem de itens pegos do próprio Drake o que torna ele ainda mais assustador está com mais views que o clipe do Drake, todo mundo esta apenas falando da faixa brutal do Kendrick nesse momento, foi um golpe duro que para mim encerrou essa rivalidade ou pelo menos o pico dela. Como eu falei anteriormente pode ser o calor do momento mas para mim essa diss está na conversa para uma das melhores e mais desrespeitosas diss tracks de todos os tempos
Como eu disse eu não sei quem esta falando a verdade nessas últimas duas músicas, eu vou considerar que os dois estão mentindo até alguma prova aparecer, mas isso não tira todo o peso do que foi falado e da brutalidade que essa rivalidade alcançou, dito isso eu também quero deixar claro que eu não quero que ninguém morra com isso, essa treta foi de algo competitivo de quem era o melhor do top 3 dos rappers dessa geração para "eu espero que seu filho pare de respirar" e isso é bem assustador, eu ainda estou assustado com essa última track do Kendrick, eu sei que muitas tretas pesadas do rap já foram resolvidas mas eu não vejo Kendrick e Drake perto um do outro nunca mais depois do que foi dito nessas últimas faixas.
Por fim eu não sei se esse é o fim da treta, eu de verdade vou me surpreender muito se o Drake lançar outra faixa e tentar rivalizar com o nível de psicopatia que o Kendrick demonstrou em "Meet The Grahams", eu acho que ele só vai deixar o assunto morrer, e já do lado do Kendrick tem pessoas do time dele falando que ele tem mais uma faixa pronta para ser lançada, se isso for verdade eu tenho muito medo do que esta por vir, mas de qualquer forma eu tenho mais uma ideia de artigo sobre essa treta toda e se saírem mais diss tracks desses dois eu vou falar sobre elas nesse próximo artigo. Até lá fique bem e lembre -se: não fale mentiras sobre mim e eu não falarei a verdade sobre você.
ATUALIZAÇÃO: pois é, esse era o fim do artigo, eu terminei até com uma frase do Kendrick para ser impactante mas ontem eu abro o meu YouTube a noite e vejo que o Kendrick Lamar LANÇOU OUTRA DISS, o cara não para, agora é um evento diário. Eu cliquei na música com muito medo do que poderia vir só para ser surpreendido com um beat do Mustard e o Kendrick fazendo um hit no estilo antigo do West Coast, sim, o Drake pediu uma resposta para "Push Ups" e o Kendrick resolveu dar todas as respostas possíveis, fomos de uma das músicas mais assustadoras que eu já ouvi para uma música dançante que você pode tocar no seu carro. Mas só porque o beat da música é muito louco e o Kendrick tá com uns flows incríveis e um refrão cativante não quer dizer que ele parou de atacar o Drake com tudo que tem, chamando ele e sua gravadora de pedófilos, falando que eles tentaram acertar uma nota só para ser uma lá menor (entendeu??? Uma menor???) e falando que o Drake pegou a mina do Lil Wayne quando ele estava preso e tatuou o Wayne para se desculpar igual uma vadia, mais uma vez não sei se nada disso é verdade mas eu vou falar que é uma música engraçada pra caralho. A grande crítica dos fãs do Drake era que nenhuma das diss tracks do Kendrick eram club bangers então ele foi lá e deu um club banger para todo mundo odiar o Drake enquanto mete uns passinhos com esse hit, o que inclusive já está acontecendo no TikTok.
Essa última diss mostrou que as faixas pelo menos da parte do Kendrick estão longe de parar de vir, nessa última música mesmo ele falou que tem mais 5 delas, se você me falar que o Kendrick tem um álbum duplo de 20 músicas em cada um deles apenas de diss tracks pro Drake eu com certeza acreditaria. Então eu vou continuar falando disso e atualizando o blog cada vez que algo novo surgir dessa briga, até lá fiquem com a nova música do Kendrick e eu vou postar isso logo antes que ele lance outra.
Comentários
Postar um comentário