No dia 6 de Maio a renomada revista Rolling Stones publicou um artigo chamado "Os resultados chagaram: Kendrick Lamar vence a grande guerra do rap" dando oficialmente a vitória ao rapper de Compton, e por mais que uma publicação da Rolling Stones seja bem importante eu só me convenci que realmente tinha acabado quando o DK Akademiks, o maior fanboy do Drake que existe, admitiu que o Kendrick tinha levado a melhor, ali eu me convenci que não tinha mais esperanças pro canadense. Então hoje completando o hat trick de artigos sobre essa treta eu vou escrever os meus pensamentos sobre a treta como um todo, sobre como o Kendrick venceu o Drake, e o que isso reverbera para a carreira dos dois artistas.
Quando essa treta começou e ficou claro que os dois estavam investidos nisso o meu pensamento inicial era que não importava o que fosse acontecer nada iria mudar na carreira desses dois, e isso se deve ao fato de que esses são dois artistas completamente diferentes com fanbases completamente diferentes. Drake é um popstar que usa o rap como ferramenta de vez em quando mas o foco dele não é em ser um grande rapper ou em passar alguma mensagem significativa com a sua música, mas sim em ser um popstar, nos seus últimos lançamentos tudo gira em torno dele ser esse cara quebrando recordes de vendas, ele mesmo disse em uma entrevista em 2015 que a diferença entre ele e o Kendrick era que enquanto o K- Dot dava grandes momentos para o público e depois desaparecia ele estava preocupado em longevidade, fazendo pelo menos 50 músicas todo ano na esperança que 10 delas estourassem e tocassem naquele ano para então serem esquecidas só para serem ocupadas pelas próximas que seriam lançadas no ano seguinte. Já a coisa toda do Kendrick é ele ser um grande rapper que liga muito para a mensagem que ele quer passar com a sua música, todos os seus álbuns são conceituais com temas e elementos que são muito importantes para a cultura negra e para o hip hop como um todo. Os fãs do Kendrick não querem que ele faça um hit de pop rap a cada 2 meses, eles querem ouvir um projeto completo do rapper e saber o que ele tem a dizer sobre o mundo, sobre ele mesmo e sobre a percepção dele sobre as coisas. A parte que realmente seria interessante para mim dessa briga seria o que um falaria para o outro, pois eles são pessoas públicas completamente opostas. O Drake é um popstar que tem muitos fãs mas também muitos haters, ele já recebeu dezenas de diss tracks, todas as críticas que poderiam ser feitas para ele foram feitas em música, enquanto o Kendrick tem uma vida pública tão privada que até os maiores fãs dele não sabem muita coisa sobre sua vida, ele não usa redes sociais, ele nunca teve uma treta no rap até aquele momento, ele nunca cometeu erros no olhar do público, é quase como se não tivesse nada para se falar dele negativamente. Logo a parte boa seria ver esse embate entre o homem que já teve todos os seus pecados expostos contra o homem que não parecia ter pecados para serem expostos.
Então para mim seria impossível um vencedor sair dessa briga porque no fim das contas os dois artistas tem fãs diferentes que querem coisas diferentes, nenhum super fã do Drake vai ouvir um álbum completo do Kendrick para tentar entender os temas que ele está tocando, e nenhum fã do Kendrick vai ouvir o Drake fazendo algum disco de 20 músicas para achar as trufas que estão ali. Eu sou um grande fã do Kendrick e acho ele um dos maiores rappers de todos os tempos e não tem um pesadelo maior para mim do que ouvir o Drake fazendo mais um álbum gigantesco para os fãs dele hyparam que dessa vez ele rimou o que ele nunca rimou só para todas as músicas saírem do radar geral 2 meses depois.
Da forma que eu via o desenrolar dessa disputa era que o Drake faria os maiores hits e o Kendrick faria os melhores raps. Qualquer pessoa que já ouviu 5 músicas do Kendrick sabe que ele rima muito mais do que o Drake, não é um pouco mais não, é muito mais, o que o Kendrick rima no álbum mais fraco dele o Drake não rimou no seu melhor, então isso não é um quesito comparável entre os dois. E do lado do Drake a única beef que ele venceu foi contra o Meek Mill onde ele conseguiu fazer um hit em forma de diss track com "Back To Back" e os fãs dele hyparam isso como uma das grandes vitórias da história do rap porque era a primeira vez que um rapper conseguia estourar uma diss e tornar ela pop. E no "primeiro round" da disputa realmente tudo se desenrolou como eu previa, Drake lançou "Push Ups" que era uma música nos moldes de "Back To Back" tanto no beat quanto na forma como ele lidou com os seus rivais com um deboche e uma marra de "eu estou muito acima de tudo isso, é um favor para vocês que eu esteja dando atenção para isso". E o Kendrick respondeu com "Euphoria" que é um rap muito melhor que a música do Drake, ele rima muito mais, ele faz linhas com triplas interpretações e qualquer pessoa com ouvidos consegue ver o nível de rima dos dois por essas duas músicas. E os fãs lidaram da exata forma que eu esperava, os fãs do Drake falaram que a diss do Kendrick não era um hit, que o Drake estava na frente porque ele viralizou mais e a track dele faria mais números, que ninguém ouviria uma diss track de 6 minutos etc. Enquanto os fãs do Kendrick usaram o quesito técnico das suas músicas na balança e argumentaram como uma era infinitamente superior liricamente que a outra. Então tudo estava acontecendo como eu imaginava. Porém toda a minha percepção dessa treta e o rumo disso tudo mudaria no segundo round.
Eu vou começar essa segunda parte falando que rapper é sinônimo de mentiroso, principalmente quando a gente fala de diss tracks, Tupac disse que comeu a mulher do Biggie na primeira linha de "Hit Em Up", não tem nenhuma prova que isso aconteceu, Jay Z disse que o Nas só lançou 4 álbuns em 10 anos quando na verdade o Nas nem tinha 10 anos de carreira quando aquela música saiu, e o próprio Biggie vendeu uma imagem de traficante de drogas que todas as pessoas que conviveram com ele falaram que foi inventada para ele vender mais músicas porque o talento lírico puro dele não era suficiente para ele estourar.
Então o rap nunca foi sobre quem fala mais verdade mas quem consegue vender uma mentira melhor. Se você me perguntar eu acho que tanto o Drake quanto o Kendrick estão mentindo na maioria das coisas que eles falaram nas diss tracks, eu não acho que o Kendrick já bateu na mulher dele ou que ele assumiu o filho do amigo dele com a sua mulher, ou pelo menos não tem nenhuma prova disso em lugar nenhum então não teria como o Drake ter essa informação de lugar nenhum, e eu também não acho que o Drake tenha uma filha de 11 anos que ele escondeu todo esse tempo, se ele tivesse provavelmente ela já teria sido descoberta bem antes do Kendrick dizer qualquer coisa, e eu também não acho que ele seja um predador sexual maluco pelos mesmos motivos que eu acho que uma história assim do maior popstar vivo já teria sido vazada a muito tempo, e eu vou manter essa opinião a não ser que alguma prova surja. Porém o Kendrick vendeu a mentira dele melhor. O público geral não cogitou que o Kendrick bateria na mulher dele porque nada da persona pública dele dá a entender que ele faria isso, enquanto isso existem inúmeros casos onde o Drake agiu igual um esquisitão com meninas menores de idade, como o vídeo dele beijando uma fã de 17 anos em um show dele, toda a história dele trocar mensagens com a Millie Bobby Brown quando ela tinha 14 anos e ele já estar na casa dos 30, ele também trocava mensagens com uma Billie Eilish de 17 anos, nada disso é ilegal mas a imagem do Drake aliado ao conteúdo lírico das suas letras e a forma que ele falava de mulheres em suas músicas pintou uma imagem de que ele poderia sim ser um predador sexual quando o Kendrick disse isso, além disso o Drake estava escondendo um filho em 2018 e o Pusha T revelou isso durante a treta dos dois, então foi muito mais fácil o público acreditar que ele poderia ter feito isso antes e nunca revelado uma filha perdida. O Drake tomou o seu primeiro nocaute aqui, na percepção do público era muito mais fácil acreditar que o cara com atitudes esquisitas através dos anos e que na atualidade 90% dos rappers mainstreans não gostam era um monstro do que o cara que nunca deu nenhum indício disso. Porém o segundo nocaute que o Drake levaria seria ainda mais doloroso e para mim o que deu a vitória para o seu rival aos olhos do público mainstream.
Drake é o cara dos hits, Kendrick é o cara dos raps, para mim se tinha algo que parecia impossível era um vencer o outro no seu próprio jogo, Drake não rimaria mais que o Kendrick porque ele nunca rimou mais que o rival em toda a sua carreira, e o Kendrick não conseguiria bombar uma diss track igual o canadense bombaria, e é aí que eu estava errado. Quando o Kendrick lançou "Not Like Us" eu achei que era mais um deboche do que qualquer coisa, como eu disse nos outros artigos, parecia ele mostrando que poderia dar todas as respostas possíveis ao mesmo tempo que mostrava estar ligado com suas raízes da West Coast fazendo um hit aos moldes do G- Funk antigo. Porém a estratégia do Kendrick foi muito mais genial do que eu pensava. "Not Like Us" explodiu de uma forma que eu não esperava que fosse acontecer, em algumas horas ela passou a diss que o Drake havia lançado um dia antes em views no YouTube, ela foi crescendo e crescendo no Spotify até ela ter batido o recorde de música de rap mais tocada em um dia da história do aplicativo com 11 milhões de streams, e de quem era esse recorde antes??? sim, dele mesmo, Drake. Mais importante, a música virou trend em todo lugar, as pessoas estão fazendo edits e danças com ela no TikTok, e tem vídeos dela tocando em clubes e festas em todos os lugares do mundo, sim, o Kendrick venceu o Drake no jogo dele, ele não fez apenas um hit, ele fez o maior hit de rap desse ano até agora, caminhando a passos largos para a ser a primeira música de rap da história a pegar um número 1 na Billboard com apenas 5 dias de lançamento. O Kendrick fez o mundo inteiro cantar uma música em que ele chama diretamente o rival dele e a sua gravadora de pedófilos, isso é a maior derrota que o Drake poderia receber, mais do que qualquer acusação ou rimas mais elaboradas, nesse momento o Kendrick está vendendo mais do que ele.
E por fim eu queria falar como o "Big 3" ficou depois do fim dessa treta e as minhas previsões para o futuro da carreira deles.
Primeiramente falando do J. Cole, eu sei que a percepção atual é que ele desviou de uma grande bala visto como essa treta toda se escalou nas últimas semanas mas eu ainda acho que a atitude dele de pedir desculpas pós diss vai reverberar negativamente no conteúdo lírico dele. Uns bons 70% do material do Cole nos seus últimos álbuns é ele falando que é o melhor rapper da atualidade e desafiando alguém a ir contra ele e descobrir o que acontece, então alguém foi contra ele e o que aconteceu foi uma diss fraca e um pedido de desculpas. Além disso, o J. Cole estava hypando o seu tão aguardado Fall Off que ele diz a anos ser o álbum definidor da sua carreira, a sua obra prima, e eu espero que ele não fale nada sobre esse negócio de "venham me desafiar, eu sou o melhor" e se ele já tiver escrito sobre isso que ele reescreva porque seria patético ele rimar sobre isso depois dele pedir desculpas no meio de uma treta com outro grande nome do rap. Eu ainda quero ouvir o Fall Off, não acho que o interesse pelo J. Cole ou por esse álbum vai diminuir, ele é um ótimo rapper com uma fanbase muito forte que não está ligando para diss tracks e brigas mas espero que ele escolha o momento certo para lançar esse álbum e que seja realmente tudo o que ele diz ser.
O Kendrick obviamente saiu muito maior dessa briga e provavelmente está mais alto nos olhos do público mainstream do que ele jamais esteve. Para mim é difícil colocar o Kendrick mais alto do que ele já estava antes dessa treta toda para mim, eu já considerava ele um dos 5 melhores rappers de todos os tempos, o melhor rapper dessa geração e o melhor em atividade, um dos maiores gênios que já pegou um microfone para cantar rap, e esse é o sentimento da indústria da música também, o cara tem um prêmio Pulitzer, mas eu e a indústria musical não somos o consumidor de musica médio e para essa galera o Kendrick agora é uma figura mitológica. O rapper de Compton venceu o maior nome da música em questão de vendas da última década em TODOS os quesitos possíveis, ele rimou mais, fez músicas melhores, foi um estrategista muito melhor prevendo todos os movimentos que o rival iria fazer, fez uma das melhores e mais sinistras diss tracks de todos os tempos que já entrou para a história virando um clássico instantâneo e para completar fez uma diss track que é um hit mundial sendo primeiro lugar no mundo todo inclusive no Canadá que é a terra natal do Drake. Quando a resposta do Drake bateu mais likes que deslikes no YouTube e todos os principais comentários era a galera debochando do quão ruim foram os argumentos dele foi a hora que eu vi que o público mainstream, que provavelmente ouviu muito mais Drake do que qualquer trabalho completo do Kendrick, tinha mudado de lado. Então o Kendrick que já era uma figura gigantesca para o rap fica ainda maior, consolida seu nome como o melhor rapper dessa geração agora sem qualquer discussão sobre isso e tem tudo para vender muito com o próximo álbum que ele lançar, que eu espero que seja logo, pois se tem uma hora boa pra ele lançar um disco é agora.
E por fim nós temos o grande perdedor disso tudo e para mim é uma grande incógnita o que vai acontecer com o Drake a partir de agora. No começo dessa treta eu achava que era impossível o Drake perder a popularidade que ele tinha dentro da música pop, porque rap e pop são dois gêneros diferentes com fanbases diferentes, e o Drake já foi motivo de zuação e chacota várias vezes através dos anos e sempre saiu por cima de tudo no mundo pop, mas agora ele está sendo zuado como ele nunca foi em toda a sua vida, empresas grandes estão debochando dele em redes sociais, NBA e NFL estão tocando as diss tracks do Kendrick no intervalo dos seus jogos, a cultura pop como um todo está vendo ele como o perdedor, e para piorar a música número 1 do mundo nesse momento é um cara chamando ele de pedófilo com um beat dançante do DJ Mustard para acompanhar. Então separando o Drake pop do Drake do rap, eu não acho que ele vai cair do seu pedestal para a indústria pop, muito porque ele é uma galinha dos ovos de ouro para a Universal Music e tem muita gente poderosa que não quer ver ele simplesmente parar de vender o que ele vende por causa de uma briga, então se antes o Drake já era empurrado garganta abaixo de todo mundo nos streamings eu prevejo que isso tende a dobrar com o próximo lançamento dele. Já para o rap o Drake está oficialmente acabado, os fãs dele adoravam fantasiar que ele com certeza bateria de frente com todos os maiores liricistas do gênero, que por mais que ele fizesse pops melódicos quando ele realmente decidia rimar ele era um dos melhores a fazer, que ele era um dos GOATs com uma caneta na mão, e agora todos esses argumentos caíram por terra, em nenhum momento o Drake chegou nem sequer perto da qualidade técnica que o Kendrick teve nas diss tracks dele e isso ficou evidente para todo mundo, então chega do Drake tentando fingir que é gangster com uma arma na cintura dentro do rap porque isso não cola mais. Além disso também tem o fato que o Drake está tretado com quase todos os grandes nomes do rap no momento, então vai ser muito difícil ele conseguir feats dessa galera, ter amigos é um super poder dentro da indústria musical e esse poder o Drake perdeu nesse ano de 2024. Por fim eu acho que a imagem dele sai arranhada e ele está na pior posição que ele já esteve em sua carreira aos olhos do público, mas eu não acho que isso é suficiente para a própria indústria musical boicotar ele, então vamos continuar ouvindo Drake cantar por aí com a única diferença que a gente vai poder apontar e rir falando "ala o cara que tomou um pau do Kendrick Lamar".
E esses são meus pensamentos sobre o fim dessa treta toda, foi ótimo acompanhar tudo isso se desenrolando na minha frente, realmente um dos grandes momentos que eu presenciei como fã de música, mas agora acabou e voltamos com a programação normal do blog, e com isso eu quero dizer que não sei quando o próximo artigo vai sair, mas não vai ser sobre Drake e nem Kendrick Lamar, então quem já está cansado desse assunto pode comemorar. Até lá.
Comentários
Postar um comentário