Assim como o Drake e o Kendrick Lamar eu estou lançando dois artigos BACK TO BACK dessa treta. Como todo mundo que está seguindo essa treta sabe não faltou quantidade de diss tracks da parte dos dois envolvidos, então hoje eu venho aqui rankear todas as diss tracks entre Kendrick Lamar e Drake, e já que estamos aqui eu também vou falar da diss do J. Cole para o Kendrick e as diss do Rick Ross e do Kanye West para o Drake.
Observação: aqui eu vou rankear as diss tracks que foram mais efetivas e não as que foram melhores como músicas, se você me perguntar qual é a melhor música de todas essas eu ainda ficaria com "Like That".
Décimo Segundo Lugar - Taylor Made Freestyle
Para mim essa é a coisa mais ridícula liricamente falando que saiu dessa treta toda. Eu entendo a tentativa do Drake de praticar jogos mentais com o Kendrick mas o Tupac e o Snoop Dogg de inteligência artificial com o flow do Drake faz essa ser provavelmente a pior música que eu ouvi em 2024. Nada nessa música funciona, o beat tentando ser um G- Funk anos 90 é uma merda, o Drake não cria nada com essa ideia do Tupac falando do túmulo com o Kendrick e no terceiro verso quando ele realmente rima ele não traz nada novo para essa briga, tudo que ele fala é que a Taylor Swift é a nova chefe do Kendrick e fez ele ficar quieto para não lançar música naquela semana, como se o Kendrick estivesse esperando pegar o primeiro lugar com uma diss (o que ele acabou fazendo ironicamente). No fim essa faixa nem foi lançada oficialmente porque a família do Tupac ameaçou processar o Drake por razões óbvias mas de toda forma a recepção pra essa faixa foi tão negativa que eu duvido muito que ele lançaria de toda forma. Sem dúvida nenhuma a pior coisa que saiu musicalmente dessa briga e a primeira de muitas derrotas que o Drake deu para si mesmo durante esse embate.
Décimo Primeiro Lugar - Like That Remix
Eu acho que essa faixa resume perfeitamente quem é o Kanye West atualmente em questão de música. O beat do Metro Boomin é muito bom e o Kanye desliza no flow dele nessa música, com certeza de todas essas faixas essa é uma das que eu mais escutei, mas em quesito lírico o Kanye não fala nada com nada por 80% da faixa o que é uma das maiores críticas que eu concordo sobre o último álbum dele também, a vibe está aqui mas não uma letra realmente interessante. Basicamente o verso do Kanye aqui é falando sobre ele, como todos acharam que ele estava acabado mas aí ele deu a volta por cima com Vultures1 e que faria de novo com o 2 e o 3 e como ele é foda, aí parece que na metade do caminho ele lembra que isso deveria ser uma diss e manda duas linhas para o Drake, uma sobre ele ser um escravo do dono da Universal Music, e na outra ele diz que não consegue nem pensar em uma linha do Drake, e porra, eu não sou fã do Drake mas fazer linhas memoráveis é o que ele faz de melhor, e por fim ele diz que tocar a música do J. Cole deixa a buceta das minas secas, e assim é uma linha engraçada mas desnecessária, o J. Cole já nem estava mais nessa briga a essa altura do campeonato. Por fim eu nem acho que essa música deveria existir, parece que o Kanye viu que não estava sendo o centro das atenções e deu um jeito de entrar no assunto mais quente do momento para lembrar as pessoas que ele ainda estava ali mas ele claramente não se esforçou nem um pouco na parte da diss mesmo. O flow dele é maneiro e a ponte do Ty Dolla é muito boa mas de resto música totalmente esquecível e bem inferior a original.
Décimo Lugar - 7 Minute Drill
Aqui a gente começa a falar de músicas que não são horríveis como músicas mas que são diss tracks ou incompetentes ou medíocres, começando com a tentativa do J. Cole de entrar nessa treta. É bem óbvio que o Cole se inspirou na clássica diss "Takeover" do Jay Z para construir os seus argumentos aqui, com uma entonação de voz mais como um sermão do que uma raiva ou uma imposição mas a grande diferença entre uma diss e outra é que mesmo quando o Jay Z estava mentindo ou falando meias verdades na diss dele ainda assim ele conseguia vender para o público como se fosse verdade, já o Cole tenta vender que To Pimp a Butterfly um dos álbuns mais amados da história da música colocou as pessoas para dormirem mas os fãs do Kendrick hyparam e conseguiram convencer o mundo todo que na verdade era um álbum genial. Além disso ele usa linhas muito fracas como "você caiu como os Simpsons" que é um ataque que eu conseguiria pensar, e "seus braços são muito curtos pra lutar boxe contra Deus" que não só é uma frase bem comum de se usar na cultura americana como é a piada sobre o Kendrick ser baixo mais fraca de todas as diss tracks pra ele. O resto da música são fillers pra encher a faixa, claramente dava pra ver que o Cole não tinha nada para falar sobre o Kendrick a nível pessoal com ele mesmo admitindo que fecha com o Kendrick e gosta dele e que está só se defendendo. Em quesitos técnicos o beat de Drill é muito bom (o segundo beat eu não gostei muito), o flow do Cole tá incrível, eu gosto do refrão e ele rima bem na faixa no geral, ele é um ótimo rapper no fim das contas, a faixa só é ruim como diss mesmo, não tem nenhuma linha impactante que faz as pessoas falarem "wow essa foi foda". Por fim como todos sabem o J. Cole deletou a música e pediu desculpas publicamente se retirando oficialmente da treta, e se esse era o melhor material que ele tinha pra atacar o Kendrick para mim ele nem deveria ter feito essa.
Nono Lugar - The Heart Part 6
Essa foi a última diss que foi lançada (até agora), inclusive ela foi lançada no dia em que eu estou escrevendo isso e eu vou usar uma frase do twitter de que ela parece mais uma carta escrita por advogados do que uma resposta. Aqui o Drake responde as acusações dele ser um esquisitão que gosta de meninas adolescentes com os incríveis argumentos de que ele fosse um pedófilo ele já teria sido preso a essa altura, e eu sinto dizer para ele que não é assim que funciona, principalmente quando você é rico, mas claro que isso não chega perto do que deve ser o pior argumento usado nessa briga toda que é o Drake falando que o Kendrick foi molestado quando ele era criança e por isso ele quer tanto combater pedófilos, ele tira isso do completo nada e acho que isso mostra o quão desconectado ele está da realidade, acho que não é uma opinião controversa dizer que você não precisa ter sido abusado pra odiar pedófilos, você só precisa ser um ser humano decente. O resto da diss o Drake repete os ataques que ele já tinha feito como o Kendrick bater na mulher dele e os filhos do Kendrick não serem dele e sim do Dave Free, é até engraçado ele falar na música que o Kendrick não trouxe nenhuma prova pra acusar ele de pedofilia quando ele também não apresenta nenhuma prova pra nenhuma dessas alegações. Em quesitos técnicos eu não gostei nada do beat, é o pior que o Drake usou nessa briga, o flow dele parece cansado, na verdade essa é toda a vibe que eu tiro do Drake dessa faixa toda, que ele está cansado, ele mesmo fala que pra ele já deu dessa treta mesmo que o Kendrick lance outras faixas para ele. Eu fiquei bem decepcionado com essa faixa porque essa foi a única em que o Drake não falou de outras pessoas e focou apenas no Kendrick, mas parece que ele fez isso só pela obrigação de fazer e não parecer tão mal quanto ele estava depois das diss tracks do Kendrick, as respostas dele são fracas, os ataques que ele fez aqui ele fez melhor em "Family Matters" e em nenhum momento ele trouxe o nível de intensidade que o rival dele demonstrou nos últimos dias. A única parte genial dessa faixa foi nomear "The Heart Part 6" pelo fato do Kendrick sempre lançar uma música com o nome "The Heart" antes de um álbum, então ele vai fazer uma parte 6 antes do Kendrick ter a chance de fazer a dele, mas de resto nada aqui se salva pra mim, o Drake deu uma resposta como se tivesse em julgamento e parece exatamente a posição em que o Kendrick queria colocar ele.
Oitavo Lugar - Champagne Moments
Essa pra mim é a diss mais underrated de todas essas porque ela vem do pior rapper envolvido nisso e alguém que normalmente não é muito bom quando se fala de diss tracks, mas eu vou falar que essa foi uma das melhores músicas que eu ouvi do Rick Ross em muito tempo. Essa diss me lembra muito como os rappers faziam nas antigas com um boombap sujo e o rapper com um flow só falando um bolão, e aqui o Ross fala como o Drake é apenas um boy de condomínio querendo ser da quebrada, como ele pegou todo o seu crédito das ruas do Lil Wayne, como ele tem ghostwritters que escrevem todas as rimas do Drake, como ele rouba flows de outros artistas, e provavelmente da a melhor resposta para o argumento do Drake de "eu tenho mais dinheiro que você" falando que ele vive em uma mansão de 50 milhões de dólares, logo por que ele se importaria se o Drake tem mais ou menos dinheiro do que ele??? Essa diss realmente parece uma diss antiga em que o rapper lançava em uma mixtape escondida só para realmente xingar outro rapper que ele não gosta ao invés de chamar atenção, com o Ross colocando um áudio do Drake em um show falando que a pessoa mais importante na música para ele era o Rick Ross e no final o Ross fala um monte do Drake sem nem rimar nem nada o que também é um aspecto que remete as faixas antigas em que os rappers faziam isso, e por mais que eu ache que ele estragou um pouco essa vibe fazendo um clipe pra música ainda assim eu curti muito a estética. No geral, por mais que tenha algumas linhas bem fillers na música e o Ross não tenha traga nada que as pessoas já não tenham usado contra o Drake anteriormente ainda assim eu acho que ele vendeu muito bem a ideia da música com a sua entonação de voz como esse gangster que realmente poderia invadir a casa do Drake a hora que ele quisesse, arrancar suas correntes e deixar ele sangrando no chão, então foi uma diss bem maneira. Inclusive eu vou admitir que eu não faço ideia de como o Drake e o Rick Ross pararam de ser amigos e viraram rivais, da última vez que eu vi eles eram super brothers.
Sétimo Lugar - 6:16 In LA
Acho que todos concordam que 6:16 In LA é a música com menos replay value de todas as diss tracks que o Kendrick lançou, ela serve mais como um aviso do que estava por vir e claro que ela fica melhor no contexto geral da história mas como uma música sozinha ela ficou um pouco atrás de todas outras. Essa faixa toda é o Kendrick devolvendo as trollagens do Drake trollando ele de volta e plantando a semente da desconfiança nele Então ele trouxe o produtor da Taylor Swift pra produzir essa música para ela ser uma "Taylor Made", ele sampleou uma música em que o tio do Drake está tocando guitarra, a data 16/06 (que é falada ao contrário na cultura americana) tem umas 5 referências diferentes a treta entre os dois e as coisas que o Drake falou como o aniversário do Tupac ser nessa data, a série Euphoria que o Drake é produtor executivo ter estreado nessa data, o primeiro show do Kendrick em Toronto, cidade do Drake, ter sido nessa data, o julgamento do OJ Simpson ter começado nessa data e as luvas pretas referenciando ele estar na capa, e muitas outras. Já liricamente o Kendrick começa a faixa falando sobre como ele é um homem de paz mas que está pronto para guerra chegando então ao ponto central da música em que tem gente da OVO, gravadora do Drake, passando informações para ele, que o rival não deveria confiar nas pessoas perto dele, e que ele sabe que o Drake pagou pessoas para conseguir podres dele e lamenta que elas voltaram de mãos vazias porque ele vive uma vida chata e termina falando "antes de perguntar se você não está sozinho se pergunte o que o Mike faria", fazendo referência a música "You Are Not Alone" do Michael Jackson e ao fim da vida do artista em que ele não confiava mais em ninguém dentro da indústria. Em aspectos técnicos esse beat sampleado de Soul é a marca registrada do Kendrick e onde o flow dele mais encaixa, se não fosse uma música em que ele ameaça uma pessoa como se ele fosse um vilão do Batman é algo que você facilmente poderia colocar em uma playlist pra dar volta em um dia de sol.
Sexto Lugar - Like That
Como eu disse se a gente fosse falar objetivamente de qual música dessas todas é melhor escutar eu ainda ficaria com a que começou com isso tudo. "Like That" é incrível, a produção do Metro Boomin é fantástica com um sample que já foi muito usado dentro do hip Hop mas ele cria algo novo com ele fazendo um trap incrível, o Future tá perfeito dentro da faixa por mais que ele não esteja mandando uma diss pra ninguém, e claro temos o verso do Kendrick, não só para mim continua sendo o melhor verso do ano como também é para mim um dos melhores versos convidados de todos os tempos. Eu não vou me estender muito nessa faixa porque eu já fiz um artigo completo sobre todas as melhores linhas do Kendrick e o quão genial ele estruturou todos os ataques dele a esse tal top 3 para dizer que só existe ele no topo, eu apenas vou falar aqui que essa faixa não está mais na frente nesse ranking porque as que vem na frente dela são diss tracks completas e muito boas e aqui não é uma música inteira sobre o Drake e o Cole, o Future está falando sobre os tópicos que ele sempre fala durante os versos dele e o refrão e aí chega o Kendrick com uma bomba balançando o rap. Eu tenho certeza que essa música teria sobrevivido ao teste do tempo e ser um dos clássicos do trap mesmo sem toda essa treta, mas com todo esse contexto eu acho que ela vai ser lembrada como o estopim para um dos momentos mais históricos da história do gênero, e que bom que foi uma música tão boa a fazer isso.
Quinto Lugar - Family Matters
Passado alguns dias e escutando "Family Matters" de novo eu consigo respeitar mais a tentativa do que o Drake queria fazer, mas ainda assim eu acho a execução uma bagunça. A forma como eu consigo colocar a minha percepção sobre essa música é quando um diretor que está muito hypado tenta fazer o seu melhor filme com todas as temáticas que ele gosta e aí ele faz um filme de 3 horas e meia que é uma bagunça, os fãs dele vão ter a paciência de tentar entender tudo mas a maioria das pessoas vai ficar confusa, para mim essa música é isso. O primeiro beat é a coisa mais Drake possível, ele volta com o "drop, drop, drop 50" e ele tá rimando muito nesse começo, ele fala sobre como o Kendrick não tira foto com os filhos e uma das crianças dele pode ser do Dave Free, ele começa construindo bem a argumentação dele, mas aí entra outro beat e ele começa a falar do Rick Ross, do The Weeknd, do A$AP Rocky, e não é nada que ele já não tenha dito antes na outra diss que ele fez, então basicamente é ele repetindo coisas. No final da música ele volta a focar no Kendrick falando que gostaria que os filhos dos dois pudessem brincar juntos mas agora isso já era e acusa o Kendrick de já ter batido na mulher dele, e essa era a energia que eu queria que o Drake tivesse demonstrado durante essa faixa porque o beat é bem mais obscuro e o flow dele é bem menos espalhafatoso e mais direto ao ponto fazendo essa de longe a melhor parte da música. Como eu disse no meu outro artigo sobre essa treta eu senti que essa música foi mais uma tentativa do Drake de dar um final para essa treta para os fãs dele, falando de todo mundo que disse algo sobre ele e encerrando isso falando que entraria de férias do que uma tentativa de devolver uma diss rimando mais que o Kendrick ou fornecer melhores argumentos, porque sim ambos se acusaram de um monte de coisas sem provas mas o Kendrick falou várias coisas da persona do Drake que vários dos detratores dele concordam enquanto o Drake não criticou nada sobre a persona que o Kendrick demonstra nas músicas dele e tem muitos pontos que poderiam ser criticados. No fim eu sei que essa track levou um grande baque com a resposta do Kendrick que saiu 20 minutos depois dela ofuscando completamente esse lançamento mas ainda assim eu não consigo ver essa música como o headshot que o Drake prometeu que seria, pra mim parece mais uma tentativa de fazer um hit, e nesse quesito ela perde muito para "Push Ups", ao mesmo tempo que ele tenta dar um final cinematográfico para essa treta toda, e não só ele falhou nisso em quesito literal mas também em quesito de resposta mesmo, sendo uma música com pouco replay value, que tem sim algumas partes legais mas que estão completamente perdidas em 7 minutos de confusão, mudanças de beats e flows que não ajudam ela em nada.
Quarto Lugar - Not Like Us
Em "Family Matters" o Drake cita o rapper YG como alguém que realmente faz hits e é da West Coast então aqui o Drake basicamente diz "ah você não acha que eu posso fazer um hit e uma diss ao mesmo tempo? então pega essa". Em um beat incrível do DJ Mustard o Kendrick realmente faz um club banger onde ele continua chamando o Drake de pedófilo, critica as pessoas que ele tem no seu círculo de amizades e ameaça que talvez ainda tenha mais no seu tanque para disparar. Essa é de longe a diss track mais engraçada dessa treta, impossível não dar risada quando o Kendrick diz "certified lover boy? certified pedófilos", ou a clássica "vocês tentaram acertar uma nota e foi uma a menooooooor". Tudo nessa track é pensado para viralizar e tocar em todos os lugares possíveis, com o Kendrick mostrando para o rival que ele não só pode fazer um hit para a West Coast no estilo G- Funk como consegue viralizar um hit melhor que o Drake, nesse momento essa é a diss com mais views no YouTube mesmo sendo uma das últimas a ser lançada, as pessoas já gravaram inúmeros vídeos dela tocando em clubs tanto em Los Angeles quanto em Nova York e até no tiktok ela virou trend. Ela só não está no top 3 porque eu acho que as outras tem mais ataques enquanto essa é claramente o Kendrick se divertindo depois de fazer uma das músicas mais sinistras de todos os tempos e mostrando a versatilidade dele, como eu disse no outro artigo é como se ele estivesse mostrando que ele pode dar todas as respostas possíveis para o Drake. Ainda assim dessa música ter a proposta de ser um hit o Kendrick diferente do rival traz ataques novos como o Drake ter pego a mulher do Lil Wayne quando este estava preso e depois feito uma tatuagem do Wayne pra se desculpar, o que o Kendrick chama de atitude de vadia, e ele também fala do Baka Not Nice que era um segurança do Drake e foi preso em 2014 condenado por forçar uma mulher de 22 anos a se prostituir e roubar dinheiro dela, mais uma vez reforçando que as pessoas que o Drake anda são estranhas pra dizer o mínimo. Essa faixa é mais um pós crédito da treta do que a cena final mas ainda assim é muito divertida e deve ter a com o maior replay value das que o Kendrick fez.
Terceiro Lugar - Push Ups
"Push Ups" é a resposta perfeita que o Drake poderia dar naquele momento. Sendo atacado de todos os lados possíveis e com dois álbuns do Metro Boomin de indiretas pra ele o rapper fez a fórmula que já havia dado certo anteriormente quando ele tretou com o Meek Mill, uma diss que também é um hit. O beat da música é incrível e o Drake consegue usar todo o seu carisma que sempre funciona na faixa, eu adoro o jeito que ele abre com "eu jamais poderia ser o fã número 1 de ninguém, seu primeiro número 1 eu que coloquei na sua mão" com isso sendo um ataque ao Future que também cortou relações com o canadense, emendando com um "eu sou o hitmaker que todos vocês dependem, backstage na minha cidade todos eram meus amigos" com uma arrogância de quem realmente está se vendendo como o maior artista do rap. Então nos três minutos de música o Drake devolve as ofensas que nomes como The Weeknd, Rick Ross e Metro Boomin jogaram para ele nos últimos meses com linhas bem engraçadas e memoráveis como ele mandando o Metro Boomin calar a boca e ir fazer uns beats, e falando que o The Weeknd trata os amigos dele como se fossem vadias comprando correntes e viagens de jatinho pra eles. Mas claro que o grande alvo dele é o Kendrick e o seu verso em "Like That" com o Drake respondendo suas linhas falando que realmente não existe um big 3 porque SZA, Travis Scott e 21 Savage já ultrapassaram o K- Dot, zoa a altura do Kendrick falando que ele é muito baixinho pra arrancar qualquer corrente, fala que o Kendrick é explorado pelo dono da sua gravadora Top Dawg tendo que dar 50 por cento dos seus lucros pra ele, inclusive é daí que vem o refrão da música "lance e me dê 50", fala sobre os feats pop do Kendrick "Maroon 5 precisa de um verso melhor você fazer bem, e aí nós vamos precisar também de um verso para as Swiftes" e pra mim a melhor resposta que é ele invertendo a linha sobre o Prince e o Michael Jackson do Kendrick com "o que é isso 20 contra 1 nego? o que é um principe para o rei? o filho dele nego". Tudo que eu poderia esperar de uma diss boa do Drake está aqui, ele agindo como se fosse o Thanos contra todos os vingadores, sendo carismático, com um flow foda no trap e respondendo de maneira competente o verso do Kendrick, inclusive pode ser o meu amor por toda essa treta falando mas eu vou lançar que gosto mais dessa diss do que de "Back To Back". Nesse momento o Drake estava vencendo e é uma pena que essa foi a única música que foi unânime entre o público como uma verdadeira boa resposta vindo da parte dele, porque a partir daí foi só ladeira abaixo.
Segundo Lugar - Euphoria
Eu amo "Euphoria", está em segundo porque a lista é sobre quais diss tracks foram mais efetivas mas essa é de longe a minha faixa favorita dessas todas. Aqui o Kendrick faz um mix de tudo o que iria fazer durante toda essa treta, ele consegue ser engraçado, estrategista, trollar o Drake, mostrar todo o ódio que tem pelo rival e ainda fazer uma música que tem 6 minutos mas que flui tão bem que te dá vontade de ouvir mais do quanto o Kendrick odeia tudo sobre o Drake. Eu adoro como a faixa começa com esse jazz lento com o Kendrick praticamente falando no flow sobre como o famoso ator que conhecemos está paranóico e pirando como se ele fosse fazer a música inteira nesse tom para então mandar a frase que ele já tinha mandado no "The Heart Part 4" que todo mundo dizia que era uma música de indiretas para o Drake e aqui ele confirma com o "não fale mentiras sobre mim e eu não falarei a verdade sobre você". Então o beat vira nesse trapzao louco e eu sei que muita gente não curte tanto o Kendrick rimando nesses Baby Keem type beats mas eu acho que ele desliza nesse beat e mais importante ele parece estar se divertindo muito em esculachar o Drake. Eu acho também estrategicamente perfeito como grande parte do catálogo musical do Drake é ele falando como as pessoas são haters do sucesso dele para então o Kendrick chegar e falar "sim eu sou seu hater, na verdade eu sou o seu maior hater, eu odeio o jeito que você fala, o jeito que você anda, o jeito você age, o jeito que você se veste" e não só isso faz um link com uma entrevista do lendário DMX onde ele fala que odeia tudo sobre o Drake como também isso é um link do ponto central dessa música que é o Kendrick falando que o Drake não representa a cultura do hip hop, ele mesmo não se sente negro e está sendo um abutre se aproveitando dessa cultura para engrandecer apenas ele mesmo, o que é um argumento muito usado contra o Drake mas o jeito que o Kendrick estrutura os argumentos dele que faz essa diss incrível. E então chegamos no terceiro beat que pra mim é a melhor parte da música, eu adoro como ele bate justo na hora que o Kendrick fala "eu sou alérgico a toda essa merda falsa só você que gosta de ser famoso, o Yatchy não pode te passar nenhum swag eu quero que se foda as pessoas com quem você anda" para então repetir novamente a lista de coisas que ele odeia no Drake. Eu também adoro ele falar "quando eu vejo você com a Sexyy Redd eu acho que você vê duas vadias más, eu acho que você nem gosta de mulheres, elas são competição, você quer rebolar com elas". Em seguida ele responde sobre ele ser explorado desafiando o Drake a mostrar as porcentagens dele já que o canadense é assinado com um cara (Lil Wayne) que diz que é assinado com outro cara (Birdman) que diz que é assinado com outro cara (o presidente da Universal) e então falar que a vida dele não é rap porque ele tem um filho pra criar mas não que o Drake saiba algo sobre criar um filho, listando um monte de coisas que o Drake não sabe sobre ensinar para o filho dele, e por fim encerrar com "nós não queremos ouvir você fala nego mais" em um tom melódico revogando a n- word pass do meu mano Drake. Essa diss tem tudo, ouvir ela pela primeira vez é um momento que eu nunca vou esquecer, é a música que eu mais escutei dessa treta toda e só não está em primeiro porque em primeiro nós temos um assassinato em forma de música.
Primeiro Lugar - Meet The Grahams
A música mais sinistra que eu já ouvi no rap se chama "Dance With The Devil" do rapper Immortal Technique, é uma música com uma storytelling sinistra e você pode ouvir ela por sua própria conta, bem, agora eu tenho um empate nesse quesito. "Meet The Grahams" é uma música brutal, o beat parece algo vindo de um filme de terror com aquelas notas de piano em loop, trabalho primoroso do lendário The Alchemist na produção, ouvir essa música pela primeira vez foi como ler um livro muito macabro do Stephen King, foi como se eu estivesse ouvindo um serial killer falar sobre os seus crimes, o que o Kendrick fez nisso aqui é assustador. A música se estrutura com o Kendrick falando em cada verso com um membro da família do Drake. Ele abre a música com um "querido Adonis, eu sinto muito que esse homem seja seu pai, estou sendo honesto" falando diretamente com o filho do Drake, continuando o seu verso falando que o avô do Adonis deveria ter usado camisinha e se oferecendo para ele ser o mentor do Adonis no resto da sua vida, dando conselhos valiosos sobre onde o Drake errou para ele não cometer os mesmos erros e termina dizendo que o Adonis não vai entender isso agora mas para ele tocar essa música de novo quando ele fizer 18 anos. Parece pesado??? isso não é nada ainda, no segundo verso o Kendrick fala com os pais do Drake, culpa o pai dele pelo seu vício em jogo, suas tendências psicopatas e por ele se fazer de vítima falando que ele criou uma pessoa péssima, enquanto para a mãe do rival ele diz "seu filho é um homem doente com pensamentos doentios, eu acho que pessoas como ele deveriam morrer, eu acho que ele e o Weistein deveriam ficar presos na mesma cela pelo resto da vida deles" acusando o Drake de ser um predador sexual e manter outros predadores sexuais na sua gravadora, falando inclusive para o LeBron James e o Stephen Curry deixarem seus filhos longe dele. Aí nós chegamos no terceiro verso onde o Kendrick fala com a suposta filha de 11 anos que o Drake não assumiu, falando que ela é amada e que não é culpa dela ser abandonada e sim do Drake que é um narcisista que vive dentro das suas músicas e que ele não deveria viver mais. E então chegamos ao último verso onde o Kendrick fala diretamente com o Drake dizendo que não queria que essa briga tivesse escalado para isso mas ele cometeu um erro gigante ao falar da sua família, falando que o rival tem problemas com jogos, bebida, e medicamentos, que ele se esconde por trás de inúmeras personas e nem sabe mais quem ele é e começa de forma assombrosa a listar todas as mentiras do Drake terminando por falar que isso não é uma batalha contra o Kendrick e sim uma batalha do Drake contra ele mesmo. Isso é ódio em seu estado mais puro condensado em uma música, o cara falar com os membros da família do rival com um tom de voz calmo como se ele tivesse sequestrado eles apenas para falar tudo isso é algo que eu nunca vi ser feito antes no rap, não só é uma estratégia perfeita como também é um nível de desrespeito tão grande que faz alguns dos momentos mais desrespeitosos da história do rap parecer nada comparado. Quando eu escrevi o outro artigo a diss tinha sido lançada naquele dia e eu pensei se eu não estava no calor do momento, mas passado alguns dias eu posso dizer com toda certeza, essa é uma das melhores e mais brutais diss tracks de todos os tempos, ela vai estar lá na primeira prateleira junto com "Hit Em Up", "Ether", "No Vaseline" e outras faixas lendárias, para mim foi esse o momento em que o Drake perdeu, não tem volta disso aqui, ele jamais conseguiria descer em um lugar tão profundo dentro de si mesmo para tirar algo assim como o Kendrick conseguiu e isso não só decretou sua derrota como também decretou essa como a melhor diss track da treta toda.
E essas são todas as diss tracks dessa lendária treta que foi o maior momento da música em 2024 e um dos maiores de todos os tempos. Eu tenho plena certeza que o Drake não lança mais nenhuma diss, ele semi oficialmente saiu de vez da briga, talvez ele lance indiretas nas músicas dele como sempre fez mas nada direto, já o Kendrick muito talvez faça mais uma para encerrar com chave de ouro isso tudo mas eu particularmente não acho que ele precise, de toda forma se sair mais alguma diss eu vou atualizar esse artigo aqui e colocar ela na posição que eu acho que ela merece. Talvez eu ainda faça mais um artigo sobre essa treta falando sobre o final dela e as consequências para a carreira dos dois, vamos ver, até lá eu deixo vocês com tempos mais simples e nos vemos no próximo artigo.
Comentários
Postar um comentário