The Driver Era: Do Pior ao Melhor

The Driver Era é um duo de música alternativa formada pelos irmãos Rocky e Ross Lynch formado em 2018 depois que a banda em que os dois estavam a R5 chegou ao fim depois de 9 anos de existência. Eles misturam rock indie com música eletrônica, R&B e funk nas suas músicas criando uma sonoridade bem experimental nas sua sonoridade. Os dois juntos lançaram três álbuns até agora e hoje vamos rankear e falar um pouco sobre os álbuns e sobre as melhores e as piores músicas que os irmãos lançaram para vibezar.


Terceiro Lugar - Girlfriend


Girlfriend é o segundo álbum da dupla lançado em 2021 e por mais que ele seja o mais fraco dos três ele não é de nenhuma forma ruim, o problema com ele na verdade é um problema que acontece muito com segundos álbuns de artistas que é tentar pegar o que foi feito no primeiro e expandir ainda mais em tudo, as vezes da certo e as vezes não dá, nesse caso não deu. Girlfriend é o álbum mais longo deles com 15 músicas e quase 1 hora de duração e eu sinto que a sonoridade indie pop que a dupla trás funciona melhor em pequenas doses como em álbuns de 10 músicas que duram meia hora, pois é uma música mais leve justamente para você viajar na sua cabeça ouvindo e isso em longas doses pode se tornar cansativo de se ouvir como é no caso de Girlfriend em alguns momentos. Além disso é um álbum que circula muito em torno dos mesmos temas de amor e romance liricamente e tudo bem só essa temática se algumas musicas fossem tiradas para fazer um trabalho mais coeso, mas aqui nem se você tiver muito apaixonado não tem como achar meio exagerada as letras. Então tudo isso que eu argumentei acima quer dizer que o álbum é ruim??? Não, nem de longe, ele tem várias músicas incríveis. A abertura do álbum com “Heart Of Mine” é uma música gostosinha com uma vibe meio Daft Punk em um estilo synthpop, “Leave Me Confident” é um indie pop raiz naquele estilo dos anos 2000 e é uma das melhores desse projeto, o single “Heaven Angel” tem uma mistura eletrônica com um baixo bem forte, parece uma música da melhor fase do Gorillaz e a produção dele é magnífica porque é uma mistura de instrumentos mas que é condensada de uma forma coesa e faz essa uma das músicas mais bem produzidas do duo, E claro temos “A Kiss” que é o grande single do álbum e é provavelmente a música mais famosa da dupla até hoje, e assim, não é uma música para mim mas eu consigo ver porque todo mundo gosta e porque ela estourou, ela tem uma melodia simples um refrão pegajoso que é fácil de cantar, então é aquela música feita pra bombar mesmo, eu prefiro outras faixas deles mas essa também vale a pena ouvir. E por fim eu queria falar da música que fecha o álbum “Forever Always” porque ela tem uma produção pesada com guitarras bem destacadas e uma letra que é de amor mas com o contexto do som parece algo tóxico como um “eu não posso viver sem você então vai ser a gente pra sempre”, eu acho que fecha muito bem o disco e é uma das melhores deles. Por fim se você for fã do finado R5 ou do próprio The Driver Era e ainda não escutou esse álbum eu indico esse disco com certeza, se você for fã de pop indie eu ainda indico você ouvir esse mas eu com certeza indico os dois próximos álbuns mais.



Segundo Lugar - Summer Mixtape


Felizmente o Driver Era viu os erros que eles cometeram com o álbum gigante e corrigiram isso no seu próprio trabalho, lançado em 2022 o The Summer Mixtape pode ser definido em apenas uma palavra: VIBES. Mixtape de verão é o nome perfeito para esse trabalho porque toda a sonoridade dele é mais aberta sem uma produção extravagante como o álbum anterior se assemelhando muito a uma mixtape de sons e toda a vibe dele é como se você estivesse em um carro dirigindo no meio do verão escutando ele enquanto sente a brisa, eu juro que eu montei essa imagem na minha cabeça quando eu escutei ele pela primeira vez e agora tudo que eu quero é fazer uma viagem de carro enquanto escuto ele. Você consegue sentir todo esse tom de música de praia californiano (que inclusive é o local de onde os membros da dupla são) já na primeira faixa “Malibu” que parece uma música de lual para você escutar enquanto relaxa na areia e é a música perfeita para dar o tom do disco sendo seguida por “Turn The Music Up” que é outra faixa bem levinha justamente para você curtir relaxando. O single “Fantasy” é todo construído em cima dos acordes do violão com uma batida eletrônica sintetizada vindo depois pra complementar e fica perfeito junto com os vocais do Ross que estão perfeitos na faixa. E por fim o single que também fecha o álbum “Keep Moving Foward” com a participação da Nikka Costa é uma balada eletrônica bem anos 80, mais uma vez a produção é excelente remetendo bastante os primeiros trabalhos do Daft Punk, ela é dançante, animada e me faz ter vontade de ver mais desse lado eletrônico do duo, talvez até mesmo um álbum só nessa vibe seria legal. Mas também temos o contrário dessa musica que eu acabei de descrever, na verdade por um momento eu pensei em colocar esse álbum em primeiro lugar mas aí veio a música que segurou esse disco no segundo lugar “The Money”, eu odiei essa música, ela parece aquelas músicas que a galera tentava fazer copiando o David Guetta nos anos 2000 e naquela época esse tipo de música já era ruim então não tem nenhuma necessidade de fazer uma música com essa sonoridade em pleno ano de 2022, a produção também é horrorosa, para mim de longe é a pior música que eu ouvi da dupla até agora. Por fim eu poderia indicar mais músicas do álbum mas para mim dos três álbuns esse é o que tem mais o intuito ser escutado inteiro do começo ao final, são apenas 11 faixas que dão 35 minutos de álbum e tirando “The Money” todas as músicas estão dentro da vibe do que o disco propõe de ser uma trilha sonora para o seu verão, então aproveite esse calor infernal que faz no Brasil e vá escutar esse disco vivendo a sua melhor vida, vale muito a pena.


Primeiro Lugar - X


E para o final vamos voltar para o começo, o primeiro álbum que o duo lançou em 2019 chamado X. Aqui os dois irmãos experimentam menos com outros gêneros e fazem um rock Indie de qualidade como a muito tempo eu não via ser feito. A música que abre o álbum “Welcome To The End Of Your Life” já mostra essa pegada mais pesada com uma música que começa como uma balada lenta mas quando chega no refrão ela tem guitarras pesadas, distorção e uma produção que lembra muito o auge do gênero nos anos 2000 no estilo The Strokes, com aquela estrutura musical mais bagunçada mas que funciona como uma pedrada para você escutar tanto na sua casa quanto em algum rolê aleatório, sem dúvida uma das minhas faixas favoritas da dupla. O disco continua com “Nobody Knows” que tem uma pegada mais lenta mas com uma batida bem pegajosa, um refrão bem contagiante sobre as coisas que a pessoa que esta cantando sabe sobre essa garota que ninguém mais sabe, é fácil de cantar, fica na sua cabeça de primeira, e na verdade isso pode resumir o álbum todo pois todas as faixas tem refrões muito bons com uma vibe gostosinha de acompanhar como é o caso de “Scared Of Heighs” e “Low”, e quando a pegada da música é mais pesada eles ainda conseguem encaixar algo que faz ela leve de se ouvir como em “Feel You Know” que começa com uma linha de baixo sozinha sendo acompanhada depois por uma drum machine parecendo algo do Royal Blood mas que chega em um refrão bem alegre com inclusive um saxofone tocando junto, parece algo que não funcionaria mas a produção junto com os vocais do Ross faz essa mistura toda dar certo. E por fim eles decidem fechar o álbum com uma pedrada na forma de “Preacher Man” que é um dos maiores hits dos dois, é um pop rock muito bem feito, lembra a melhor fase do Coldplay ou do Maroon 5, não é enjoativa, encaixa em qualquer estado de espírito que você esteja e é os dois mostrando que podem fazer rock mainstream como os grandes nomes do momento, uma das melhores deles. X tem 10 faixas com um total de 35 minutos e eu posso dizer sem dúvida que é uma das melhores coisas de indie rock que eu ouvi nos últimos anos. Apesar deles misturarem bastante gêneros nas suas músicas o foco principal é aquele indie rock nostálgico que eu particularmente adoro com linhas de guitarras pesadas e refrões carismáticos. Então eu com certeza indico esse álbum inteiro, todas as 10 faixas do disco são muito bem produzidas, eu não sou do tipo que faz playlists nem nada do tipo mas se eu fizesse com certeza eu colocaria todas as dez músicas nela. Eu com certeza acho que com o passar dos anos esse álbum vai se tornar daquele tipo underrated dentro do gênero indie então corra na frente de todos e escute ele antes de todo mundo dizer isso, pois pra mim ele já é uma audição obrigatória desse subgênero do rock.


E esse foi o ranking de álbuns do The Driver Era, se você ainda não escutou essa dupla escute porque vale muito a pena. Eu estou dedicando esse ranking a minha amiga Gabrielly, no dia que esse artigo está saindo dia 8 de Abril é aniversário dela, foi ela que me apresentou esse duo, e eu amei as músicas deles assim como amo você Gaby, feliz aniversário amiga e bora para o Oxxo tomar um Corote. Enquanto ao The Driver Era eles vão se apresentar no Lollapalooza desse ano aqui no Brasil e lançaram uma música nova chamada "Get Off My Phone" então quem sabe não vem álbum novo ainda em 2024. Até o próximo artigo.

Comentários