Jay Z vs Nas é a melhor rivalidade da história do RAP

2024 chegou e nada melhor para começar esse ano no blog falando de rap dos anos 2000 porque sinceramente essa é a melhor época da história da música. Rivalidades são algo muito comum na música desde sempre, Mozart vs Salieri, Axl Rose vs Kurt Cobain, Oasis vs Blur e muitas outras são sinônimos de grandes histórias. Porém não existe um gênero em que temos mais casos de grandes rivalidades do que no rap, já que o gênero tem na sua essência as batalhas de rima, e embora já tivemos muitas batalhas clássicas eu tenho plena convicção de que não existe uma treta melhor no hip hop do que Jay Z vs Nas. Então a minha ideia com esse artigo não é contar para você a história da treta entre eles, já existem inúmeros artigos e videos sobre isso por ai que você pode pesquisar, mas sim dar os argumentos de porquê essa é a melhor briga entre dois mc's que o rap já testemunhou.


São Dois dos Melhores Rappers da História


O rap tem várias rivalidades clássicas na sua história mas vamos ser sinceros que em 90% delas estava bem claro quem iria ganhar. O rap está cheio de beefs em que um lado claramente é muito melhor do que o outro e nós o público não estamos querendo ver uma competição entre dois rappers mas sim um dos rappers que é mais talentoso massacrar completamente o outro. Um nome que vem na minha cabeça quando se fala nisso é o do Eminem. Eu não sei se isso é uma opinião polêmica mas para mim o Eminem nunca teve um adversário remotamente perto do seu nível. Quando se fala em rappers das tretas mais famosas do Eminem foram nomes como Ja Rule, Benzino e Machine Gun Kelly, e todo mundo parece surpreso quando o Eminem destruiu esses nomes em suas disses, mas tipo jura que ele destruiu??? Com esses nomes é usar uma bazuca para matar formigas. Mas não é apenas com Eminem que isso acontece, Pusha T vs Drake, Jadakiss vs 50 Cent e Ice Cube vs NWA são tretas que são colocadas como algumas das melhores da história mas claramente já dava para saber quem ganharia antes de começar, Drake não é um rapper lírico igual o Pusha T e o Ice Cube era a força lírica da NWA toda, claro que ele venceria o resto do grupo com facilidade.

Isso não acontece quando falamos de Jay Z vs Nas porque aqui estamos falando de dois dos melhores rappers da história, os dois de Nova York com estilos muito parecidos e que estão no top 10 melhores da história de todo mundo que sabe qualquer coisa de rap, inclusive os dois estão no meu top 5 pessoal. Então Jay Z vs Nas não era uma treta óbvia que já sabíamos qual lado venceria, sim podemos dizer que o HOVA era o favorito por estar em uma fase melhor na sua carreira no começo dos anos 2000 mas não queria dizer que o Nas não teria rima pra trocar com ele em uma batalha franca de diss tracks, que foi o que aconteceu.


Os Dois Queriam a Briga


Outra coisa que acontece muito dentro do rap é quando um dos lados de uma treta claramente quer muito o conflito e o outro não está muito interessado. Falemos da treta que grande parte do público coloca como a melhor da história: 2Pac vs Notorious B.I.G. A rivalidade é histórica, rendeu uma das melhores diss tracks de todos os tempos com “Hit Em Up” mas vamos ser sinceros que um dos lados queria muito mais essa treta que o outro. Biggie fez algumas referências subliminares ao 2Pac e todo o incidente em que ele foi baleado aqui e ali mas ele claramente não ligava muito para toda essa treta de West vs East e só queria fazer seus sons de boa, inclusive ele era amigo de grande parte da galera da costa leste, e é por isso que eu não consigo colocar essa como a melhor rivalidade de todos os tempos, “ah mas o 2Pac destruiu o Biggie” mas se o Biggie estivesse afim de responder “Hit Em Up” será que a história seria essa ainda??? Não sabemos e não temos como saber nunca. Outra rivalidade que vale a pena citar aqui é Drake vs Meek Mill, para muitos a melhor rivalidade do rap na sua era pós 2010, mas é outra beef que sinceramente eu não vejo o Meek Mill nem um pouco interessado, o Drake só não venceu a treta por WO porque o Meek respondeu “Back To Back” com uma meia diss (se é que isso existe) com “War Pain” que ele lançou quase UM ANO depois do Drake lançar a diss dele. E por último eu também queria falar sobre 50 Cent vs The Game que poderia ter sido algo muito maior se o 50 Cent não tivesse cagado tanto pra treta, ou porque ele não queria problemas com o Game que era protegido do Dr. Dre na época, ou porque ele simplesmente estava ocupado demais com o seu segundo álbum na época.

Nas e Jay Z por outro lado estavam completamente investidos na treta, desde que o Jay simplesmente sampleou a voz de uma das músicas do Nas como vingança por ele ter faltado uma sessão de estúdio do que seria o primeiro álbum do HOVA Reseanoble Doubt, os dois estavam jogando indiretas um para o outro em músicas e freestyles sem parar, era óbvio que essa panela de pressão ia explodir em algum momento com uma diss completa de um para o outro, principalmente porque o ego dos dois é do tamanho de um estádio de futebol e era mais do que apenas os problemas pessoais mas também pela coroa de quem era o verdadeiro melhor rapper de Nova York depois da morte do Biggie.


Era Pessoal


Mas por falar em rivalidades pessoais é notório que hoje em dia o rap tem cada vez menos tretas em que tem algo pessoal entre um lado e outro. Na verdade uma das táticas atuais mais usadas dentro do rap nos últimos anos é essas tretas fabricadas só para gerar hype. Isso vai desde nomes líricos do rap como quando o Joyner Lucas atacou o Logic sem motivo algum em 2018 só “pela rivalidade” e logo em seguida eles lançaram uma música juntos, ultra suspeito, mas também isso é usado por esses trappers da geração 2016/17, eu lembro quando o Lil Pump e o Smokepurpp tentaram fabricar uma treta entre eles perto do lançamento dos dois e claramente era falso, eles não pareciam nem estar tentando estarem putos um com o outro. E nem me deixem falar sobre o rap nacional, parece que toda semana a gente tem uma diss meia boca “só pela rivalidade”. E porra é legal trazer um pouco de competitividade para o gênero, mas como diz aquele grito de batalha de rima “quando é pessoal ai que fica interessante”.

Jay Z e Nas tinham realmente um desprezo mútuo muito grande quando a treta dos dois estourou em 2001. Ambos se conheciam a anos, com o Nas sendo uma espécie de mentor no começo da carreira do Jay Z, até claro as divergências e o ego dos dois ficar entre a amizade ao ponto deles iniciarem uma competição de quem tomaria o lugar de Biggie como o melhor de Nova York. Então ambos conheciam os podres uns dos outros, o Jay Z inclusive namorou a mãe de um dos filhos do Nas e usou isso contra ele em sua diss, e o Nas por sua vez falou de aspectos da vida do Jay que o público geral não sabia mas ele sabia, como na época em que ele se dizia um super traficante mas o Nas diz que a história não era bem essa, e um clipe vergonhoso que o Jay fez nos anos 80 que não era nada gangsta.


As Diss Tracks


Falamos dos aspectos que fazem uma rivalidade foda antes de chegar no estúdio, mas no fim de tudo o que importa é música, muitas rivalidades no rap pareciam gigantes no papel mas na hora que as diss tracks saíram elas se provaram esquecíveis, como é o caso de Nicki Minaj vs Lil Kim pelo título de rainha do rap nos anos 2000. Toda a treta envolvida sobre quem criou a persona de barbie no rap e quem era a melhor liricista entre as duas era incrível com espaço para algo histórico, as músicas que elas fizeram se atacando??? Não, foi uma rivalidade que durou décadas e eu ouso dizer que nunca saiu uma diss nem mesmo decente vinda de nenhuma das duas.

É claro que isso não foi problema para essa rivalidade, em 2001 com o lançamento do seu lendário álbum The Blueprint, discutivelmente o melhor disco da carreira do Jay Z, o rapper lança “Takeover”, e que pedrada é essa música. Com uma produção perfeita de um jovem produtor chamado Kanye West sampleando “Five To One” do The Doors o Jay Z mostra que ele realmente está prestes a pegar o trono de rei para ele. O artista durante os 5 minutos de faixa ataca Prodigy e o Mobb Depp mas o grande alvo dessa música é o Nas, com o Jay prestes a encerrar de uma vez por todas a rivalidade. O HOVA cita o declínio de Nas “saiu de top 10 para nem ser mencionado”, fala que ele criou uma persona de gangsta que não era dele “você viu tudo do apartamento dos seus pais, rabiscou em um bloco de notas e criou uma vida”, como Nas não fez nenhum álbum bom depois do seu primeiro Illmatic “uma média de um álbum bom a cada dez anos”, e claro o caso dele ter dormido com a mãe do filho do Nas “você sabe quem fez o que com quem, vamos manter isso entre eu e você”. É uma diss incrível que explora todos os pontos fracos do Nas naquele período de sua carreira em que realmente ele estava com dificuldades em se adaptar ao rap da época e parecia já estar em fim de carreira. Muitos viram “Takeover” como o prego no caixão da carreira do Nas na época. Inclusive eu amo o jeito badass que o Jay Z encerra essa música “e vocês que ainda estão tentando ter alguma treta com o Jigga eu vou dar para vocês metade dessa linha: vão se fuder negos”. FODA.



“Takeover” acabaria com a carreira de 9 entre 10 rappers, mas o Nas não é qualquer rapper ele está naquele um por cento, e o que deveria ser o veneno que mataria sua carreira foi o combustível para ele dar a volta por cima no rap game, ou melhor dizendo o éter. Nas lança no final de 2001 seu quarto  álbum Stillmatic e a primeira música desse álbum para marcar o retorno dele de uma vez por todas é “Ether”, e eu não vou ser imparcial aqui não, Nas DESTRUIU o Jay Z com “Ether” e venceu a rivalidade de uma vez por todas. Abrindo com um “FODA- SE O JAY Z” dito em alto e bom som por ninguém menos que 2Pac (tirado de uma música não lançada dele) Nas responde todas as criticas dele ter entrado em declínio ao mesmo tempo em que arranca pedaço por pedaço a persona construída de gangster do HOVA e suas alegações sobre ser o melhor de Nova York. Tem inúmeras linhas memoráveis nos quatro minutos dessa faixa mas as minhas favoritas é a resposta para ele não ser das ruas com ele dizendo que o próprio Jay Z que foi atrás dele em primeiro lugar “em 88 você estava sendo cassado no seu apartamento, ligou para mim e eu nem tinha te dado meu número, dei umas ideias para você ficar ligeiro e você ficou na minha mesa, feliz por estar lá, sem armas, sem dinheiro, e sem carro, sem cadeia e sem julgamentos”. Provavelmente a linha mais famosa dessa diss e a que mais feriu a imagem do Jay a longo prazo “Eminem matou você na sua própria música”, fazendo referência a música “Renegade” do Blueprint onde o Eminem claramente teve o melhor verso da música do Jay, então como ele poderia se dizer o melhor se não conseguiria nem ter o melhor verso dentro da própria faixa. E claro o final da música onde o Nas inverte o refrão de “Takover” que era “R-O-C nós mandamos nessa merda de rap” para “R-O-C vão ser baleados e morrer rápido” e cobra o Jay Z sobre todas as vezes em que ele usou linhas do Biggie em suas músicas “a merda dessa gravadora toda vai ser baleada e morrer rápido, quantas rimas do Biggie vão continuar saindo desses lábios gordos?”, BRUTAL. “Ether” é um acontecimento no rap, o jeito que o nas constrói o primeiro verso da música como esse retorno de uma lenda, o cara deixado para morrer em busca de vingança para fazer um dos melhores e mais viscerais versos da história do rap logo em seguida é coisa de cinema, não existia mais dúvida depois de “Ether” que o EscoNas estava de volta. Essa é facilmente uma concorrente a melhor diss track de todos os tempos e um dos grandes momentos do rap nos anos 2000 sendo comentado em programas, rádios e nas ruas.


A Rivalidade Teve um Final Feliz


Claro que depois de uma treta gigante temos o “após”, nem sempre as rivalidades acabam de jeitos bons, alguns perdem a credibilidade na carreira como é o caso do Ja Rule pós treta com Eminem e 50 Cent, já e outros perdem a vida como é o caso do 2Pac e o Biggie, porém no caso de Jay Z e Nas o final foi o melhor possível. Em 2005 Jay Z fez um show em Nova Jersey para celebrar o seu retorno ao rap após uma aposentadoria curta em 2003, ele reuniu inúmeros convidados mas o mais surpreendente foi Nas, os dois já haviam se reconciliado perto de 2004 pelo que diz as histórias mas o público só ficou sabendo mesmo quando eles dividiram o palco naquele noite no que é um momento histórico para o rap com ambos cantando “Dead Presidents II” e “The World Is Yours”. Poderia ser apenas uma aparição de uma vez apenas para simbolizar que ambos não se odiavam mais mas era mais que isso, em 2006 a MTV fez um documentário sobre a rivalidade dos dois contando toda a rivalidade do ponto de vista de várias pessoas e conseguiu juntar os dois para sentar em um bate papo sobre a treta toda, tem o documentário completo legendado no Youtube para quem quiser conferir, vale a pena. Ainda em 2006 Nas lança seu álbum Hip Hop Is Dead e pela primeira vez na história temos Jay Z e Nas em uma mesma faixa com eles colaborando na música “Black Republican”, e no ano seguinte Jay lança o seu álbum American Gangster e também coloca Nas em um feat na música “Sucess”. Ambos continuariam colaborando e aparecendo em eventos juntos como bons amigos, de vez em quando dá para sentir um pouco da competitividade amigável dos dois ainda surgindo, por exemplo quando o Jay Z lançou um álbum surpresa com a Beyoncé no mesmo dia que o Nas lançaria seu álbum Nasir, mas a relação dos dois no geral continua muito boa com eles colaborando pela última vez em 2021 na música do DJ Khaled “SORRY NOT SORRY”, que é um musicão da porra inclusive.


E esses são os motivos pelo qual eu acho Jay Z vs Nas a melhor rivalidade que já aconteceu no rap, como eu estou de férias estou nessa missão de tentar escrever um artigo por semana em Janeiro, então semana que vem eu volto para falar sobre algo um pouco mais moderno que aconteceu na história do rap. Até o próximo artigo.

Comentários

  1. eu tenho a sensação de que se o biggie se importasse com a treta com o 2pac ele AMASSARIA, o gordão era embassado demais escrevendo. Sobre Jay Z vs Nas é daora como os dois se odiavam e ao mesmo tempo se respeitavam pra caralho, pq eles sabiam q o nível deles era altíssimo e provavelmente sabiam que estavam escrevendo um dos capítulos mais fodas da história do hip hop. Excelente artigo meu parça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que eu também acho que o Biggie ganharia ou pelo menos bateria muito de frente, ele sempre foi um puta liricista, o próprio Tupac falou pra ele escrever umas letras mais simples de festas porque ele não ia vender nada com as letras mais sérias dele. É muito maneiro como o Nas e o Jay Z ao mesmo tempo que tinham uma raiva real um do outro eles sabiam o quanto eles eram fodas nas rimas, parece uma rivalidade de protagonistas de anime tipo Naruto e Sasuke. Valeu pelo comentário meu bom, tamo junto.

      Excluir

Postar um comentário