Música vive de eras, cada gênero de música tem suas eras definidas, e uma coisa muito difícil é condensar uma era inteira de um gênero da música em apenas um momento, como foi os Beatles no Ed Sullivan Show em 1964 dando inicio ao que seria o auge da Beatlemania, ou o lançamento do clipe de “Smells Like Teen Spirit” em 1991 matando o hair metal e dando inicio ao que seria o ápice do grunge que dominaria grande parte dos anos 90. O rap teve grandes eras e momentos através da sua história porém para mim um dos maiores da história da música moderna foi quando 5 rappers condensaram toda uma nova era do rap em apenas 4 minutos em uma única cypher em 2016.
Por mais que para o fã de rap dos anos 90 ou 2000 os cinco rappers que se juntaram para fazer aquela cypher em 2016 eram todos mumble rappers de dreads coloridos e unhas pintadas falando um monte de nonsense, olhando em retrospectiva me surpreende o quão diferente era cada individuo ali. Denzel Curry era conhecido por seus flows rápidos e barras criativas com uma energia única, lançando o grande hit da sua carreira “Ultimate” um ano antes. 21 Savage era o gangsta do grupo, membro real de gangue que fazia músicas sobre a vida do crime e o quão perigoso ele era e que era criticado por muitos na época por ter um flow muito lento que ele nunca mudava. Kodak Black como esse Florida Man maluco que tomou o mundo de assalto em 2014 com seu single “No Flockin Freestyle” com um flow único tão viciante que mais tarde inspiraria até a Cardi B a fazer o seu primeiro single de sucesso “Bodak Yellow”. E por último como os dois mais controversos da lista Lil Uzi Vert e Lil Yatchy. Esses dois eram dois dos artistas mais criticados na época por fazerem um rap melódico com muito autotune e letras mais românticas e menos violentas o que na época as pessoas chamavam de maneira pejorativa de Emo Rappers, mas não só isso eles eram muito criticados pela sua aparência e personalidade, Lil Uzi Vert sempre teve uma aparência andrógina referenciando animes e coisas da cultura geek em suas músicas, enquanto Lil Yatchy era criticado por dizer que não levava o rap a sério e queria apenas se divertir fazendo sua música. Esses dois eram considerados a cara do que as pessoas chamavam de “mumble rap”, o que pode ser traduzido como “rap balbuciador”, basicamente um rap incompreensível, que não é lírico e mal da para se entender pela forma que eles cantavam com o autotune exagerado.
A XXL Freshman Class publicada
pela revista XXL começou em 2007 com o intuito de reunir os artista do hip hop
do underground com mais potencial de explodir para o mainstream naquele ano. Em
2011 junto com a lista dos rappers foi criada uma série de cyphers reunindo os
artistas para que eles pudessem fazer um verso e mostrar para o mainstream do
hip hop o que eles eram capazes. Logo no primeiro ano tivemos Mac Miller e
Kendrick Lamar com versos absurdos, com a tradição se seguindo com Logic em2013 fazendo um dos melhores versos da sua carreira e o XXXtentacion em 2017
parando o beat para fazer uma oração satânica em um dos momentos mais virais que
a XXL já teve. Porém nas mais de 40 cyphers que a XXL já fez com seus freshmans
existe uma que é especial e que jamais vai conseguir ser replicada.
Por mais que para o fã de rap dos anos 90 ou 2000 os cinco rappers que se juntaram para fazer aquela cypher em 2016 eram todos mumble rappers de dreads coloridos e unhas pintadas falando um monte de nonsense, olhando em retrospectiva me surpreende o quão diferente era cada individuo ali. Denzel Curry era conhecido por seus flows rápidos e barras criativas com uma energia única, lançando o grande hit da sua carreira “Ultimate” um ano antes. 21 Savage era o gangsta do grupo, membro real de gangue que fazia músicas sobre a vida do crime e o quão perigoso ele era e que era criticado por muitos na época por ter um flow muito lento que ele nunca mudava. Kodak Black como esse Florida Man maluco que tomou o mundo de assalto em 2014 com seu single “No Flockin Freestyle” com um flow único tão viciante que mais tarde inspiraria até a Cardi B a fazer o seu primeiro single de sucesso “Bodak Yellow”. E por último como os dois mais controversos da lista Lil Uzi Vert e Lil Yatchy. Esses dois eram dois dos artistas mais criticados na época por fazerem um rap melódico com muito autotune e letras mais românticas e menos violentas o que na época as pessoas chamavam de maneira pejorativa de Emo Rappers, mas não só isso eles eram muito criticados pela sua aparência e personalidade, Lil Uzi Vert sempre teve uma aparência andrógina referenciando animes e coisas da cultura geek em suas músicas, enquanto Lil Yatchy era criticado por dizer que não levava o rap a sério e queria apenas se divertir fazendo sua música. Esses dois eram considerados a cara do que as pessoas chamavam de “mumble rap”, o que pode ser traduzido como “rap balbuciador”, basicamente um rap incompreensível, que não é lírico e mal da para se entender pela forma que eles cantavam com o autotune exagerado.
Embora todos os rappers
presentes naquela cypher tivessem estilos diferentes e estavam em subgêneros
distintos dentro do rap existe uma coisa que é o que faz essa cypher um dos
grandes momentos da história, a vibe. Se você assistir essa cypher hoje sem contexto
nenhum você acharia que aqueles cinco artistas eram amigos de infância que se
juntaram na casa de um deles pra gravar um freestyle enquanto curtiam uma
marola juntos, ta todo mundo animado, dando risada, fazendo adlib uns para os
outros, o clima geral dessa cypher é o que fez ela ser o que é. E cada um dos
rappers fez o que era esperado deles. O Denzel veio com um flow insano, o Lil
Uzi vert usou todo o seu carisma no seu verso, inclusive para mim ele é o cara
que fez toda essa dinâmica entre os rappers possíveis, no verso dele ele usa o
nome de todos os outros rappers envolvidos e isso faz eles fazerem os adlibs
para ele, o Lil Yatchy na verdade faz um verso bem interessante sobre a sua
vida antes de ficar famoso porém bem curto, 21 Savage faz as suas barras sobre
armas e drogas, e o jeito que todo mundo faz os adlibs entre as pausas do flow
dele é a melhor parte da coisa toda, e o Kodak Black abre seu verso com um
“quem pegou esse beat horrível?” que faz todo mundo quebrar na risada antes
dele tentar fazer um verso e só desistir no meio do caminho o que eu gosto de
pensar que é um resumo perfeito da carreira dele depois disso.
Quando essa cypher foi lançada basicamente ela foi a munição que todo mundo que estava dizendo que “o hip hop esta morrendo” queria para validar seus argumentos. As maiores criticas a essa cypher foram para o 21 Savage que no meio do seu verso deu uma engasgada ali e mandou um “nanana”, o Kodak Black que criticou o beat e quase não rimou e o Lil Uzi Vert muito pelo seu estilo usando uma bolsa, dreads rosas e uma camiseta da Rihanna. Porém essa cypher foi o grito de uma nova geração que estava chegando no rap, a geração Z se viu representada naqueles caras e assim uma nova era se iniciou, a Soundcloud Rap era, basicamente porque os artistas presentes naquela cypher explodiram no Soundcloud, e isso inspirou muitos outros a criarem uma sonoridade parecida, muitos deles utilizando um estilo mais melódico, dreads coloridos, e as vezes com um Lil na frente do nome. A cypher que na época foi tão criticada por uma parte do público foi também um marco viral, sendo a cypher mais vista da história da XXL com mais de 200 milhões de visualizações nos dias de hoje, o dobro da segunda mais vista. Mais do que isso ela ditou uma trend do que seria as cyphers da XXL a partir dali, todo ano pelo menos uma cypher da XXL tentava replicar a energia da de 2016 com os rappers fazendo adlibs e tentando hypar uns aos outros, mas a química que os rappers tiveram em 2016 não pode ser replicada justamente porque ela era natural, eles não estavam tentando replicar algo que já existia, eles estavam apenas se divertindo, e essa energia traz uma sensação boa em quem assiste essa cypher até hoje.
Fora a vibe eu acho que o grande trunfo da cypher de 2016 foi reunir 5 artistas realmente muito talentosos, eu não vou mentir e dizer que todos os rappers daquela época tinham criatividade e personalidades únicas, na verdade muitos deles eram muito ruins, mas esses cinco tinham e isso se refletiu na forma que a carreira deles se seguiu. Talvez a maior evolução não apenas dessa cypher mas de toda essa era do Soundclound Rap foi o 21 Savage que foi de um rapper de Atlanta genérico para um dos melhores rappers da atualidade tanto nos seus flows que evoluíram drasticamente quanto nas suas letras que ficaram mais complexas indo até para assuntos sociais na comunidade, com ele fazendo alguns dos melhores projetos nos últimos anos dentro do rap, principalmente quando ele se junto com o Metro Boomin no que já é uma das maiores parcerias de rapper/produtor da história do rap. Denzel Curry que já tinha lançado o excelente álbum Imperial ainda em 2016 evoluiu ainda mais fazendo um álbum clássico após o outro dentro do trap, com destaque ao Ta13oo de 2018 que é uma autocritica ao próprio Soundcloud Rap era e os comportamentos negativos que ele incentivava. Lil Uzi Vert continuou evoluindo no seu som até criar sua própria sonoridade dentro do trap melódico cativando uma fanbase apaixonada, com destaque para o seu Eternal Atake de 2020 que eu escuto até hoje. Lil Yatchy ao contrário desses três citados demorou muito para se encontrar pós hype do trap melódico, com ele tentando repetir a mesma fórmula que funcionou na sua mixtape de estreia de 2016 sem sucesso, porém em 2023 ele provou que ainda tinha muito o que mostrar para a música com o seu álbum Let’s Start Here com uma vibe completamente diferente de tudo que ele fez puxando para um rock psicodélico, e que inclusive está na minha lista de álbuns favoritos do ano passado. E talvez a grande decepção dos membros dessa cypher seja o Kodak Black, não por ele ter caído musicalmente, pelo contrário, ele fez vários hits dentro do rap, participando inclusive de um álbum do Kendrick Lamar em 2022, porém ele parece incapaz de deixar a sua vida problemática para trás, com ele sendo preso dezenas de vezes através dos anos, inclusive no final do ano passado por porte de cocaína a dias de ser headline de um show em São Paulo que foi cancelado, enfim todos torcem para que ele tome jeito e o pior não aconteça com ele.
E a própria XXL se beneficiou muito com essa cypher, tendo um hype absurdo com suas cyphers que foram produzidas em 2018 e 2019 com nomes como o já citado XXXTentacion, mas também Playboy Carti, J.I.D, Ski Mask, Lil Pump, Smokepurpp dentre outros que fizeram coisas bem memoráveis em suas respectivas cyphers. Porém com o tempo a cypher de 2016 também se mostrou uma maldição para a XXL com os rappers sempre tentando replicar algum aspecto daquela cypher para vitalizar e serem falados positivamente ou negativamente a um ponto em que os Freshmans da XXL perderam totalmente o hype que tinha, com as pessoas vendo quem eles escolhem e as cyphers do ano apenas para dar risada do quão ruim elas são, o que para mim só prova o quanto a SoundCloud Rap Era de 2016 a 2018 foi especial no seu calibre de talento e originalidade.
2016 é o ano em que eu considero que eu realmente comecei a acompanhar música, antes disso eu escutava heavy metal de 2000 para trás e rap dos anos 90 e 2000, e 2016 é para mim um dos anos mais históricos para a música por diversos motivos, mas um dos maiores é o surgimento de tantos nomes diferentes dentro do rap, como alguém da geração Z eu realmente sinto que vivi a história vendo uma mudança tão grande no gênero, e poder acompanhar tudo acontecendo ali na minha frente foi algo especial. Infelizmente (ou felizmente) a Soundcloud Rap Era já ficou para trás nos dias atuais, e eu pretendo fazer um artigo sobre a razão pela qual eu acho que ela durou tão pouco tempo, mas é inegável o quão influente ela foi para a sonoridade atual do rap, inclusive comigo achando que ainda estamos vivendo uma transição entre essa era e a próxima coisa que vai surgir no gênero, e tudo começou com essa cypher da XXL de 2016 que é um dos meus momentos favoritos que eu presenciei acontecer na música.
Eu vou terminar esse artigo com um mashup das melhores músicas de
trap de 2016, se você não acompanhou essa fase escute algumas dessas músicas porque é
algumas das tracks mais criativas que foram feitas nos últimos anos, e até o
próximo post.
caralho essa época era maneira demais KKKKKKKKKKKKKKK um dia eu vou ser o tiozinho que se gaba pra criançada citando essa cypher ai. O 21 savage eu acho que é o caso mais foda de um mano indo pro estrelato. Eu lembro bem todo mundo xingando ele nessa época e oq eu acho mais foda do 21 savage é q ele evoluiu e tal, mas ele não mudou sua essência, ele simplesmente convenceu todo mundo q ele era foda pra caralho mandando os mesmos adlibs e mantendo seu flow por 8 anos KKKKKKKK eu pago muito pau pra esse maluco. Inclusive mesmo ele estando no topo hj em dia, eu considero o 21 savage bem underrated, pq liricamente ele é um dos melhores q temos, carrega todo mundo nos feats (sim isso foi pra vc Drake) e ngm fala muito sobre como ele é brabo nisso. Ideia muito pika de post.
ResponderExcluirEu também fico brisando nessas ideias que nossos parentes apresentaram as bandas dos anos 80 e 90 pra gente e noiz vai chegar pros nosso filhos e falar da época que todo mundo bebia Lean e usava Grillz enquanto cantavam sobre mulheres sempre abandonarem os homens, foi uma fase mágica mesmo. O 21 Savage acho que se pah é meu rapper favorito dessa nova geração, ele nunca decepciona nos feats, os álbuns solos dele são pika, os que ele fez colaborativo também, até o Drake ele fez soar bem em um álbum, oq tá sendo impossível ultimamente. Vlw pelo comentário Bro, se pah vou escrever um post sobre o novo álbum do nosso Vinte Um que ficou muito foda.
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