Nada de Bom Acontece After Hours

After Hours é um filme muito inusitado, é uma comédia de humor negro dirigida por ninguém menos que o Martin Scorsese sobre um rapaz que cruza Nova York a noite para se encontrar com uma mulher que ele conheceu em um café e simplesmente uma série de bizarrices começa a acontecer com esse cara como se tivesse um karma dentro dele com tudo ficando pior e pior conforme a noite passa. É um filme com uma vibe bem estranha, eu não entendi bem qual era a mensagem isso se ele tinha alguma mensagem mas eu dei muitas risadas com ele. After Hours também é o nome do meu álbum favorito do The Weeknd e também fala sobre uma série de desventuras que o cantor teve por causa do seu próprio comportamento autodestrutivo e eu queria falar um pouco sobre a história desse álbum conceitual e as reflexões que esse personagem do The Weeknd traz.

The Weeknd sempre se apresentou como esse cara de coração frio que conseguia enganar todas as mulheres que ele quisesse e ao mesmo tempo não conseguia manter seus relacionamentos e controlar seu modo caótico de ser, ele sempre apresentou os dois lados desse tipo de persona, o lado bom com músicas sobre como ele é foda jogando o charme dele e fazendo mulheres se apaixonarem com ele só para ver que nunca vão conseguir muda- lo, e o lado ruim em que todo o sexo sem compromisso, o dinheiro e as drogas não vão fazer dele uma pessoa realizada. Em After Hours vemos o personagem de The Weeknd na estaca zero novamente logo na primeira música do álbum que tem o título auto explicativo "Alone Again", ele fez merda de novo, mais uma vez o relacionamento não deu certo, e ele não sabe se consegue estar sozinho novamente, essa música de abertura é o que dá o tom para todo o álbum, mais uma vez ele está na merda e ele não sabe se pode lidar com isso de novo e então ele faz a única coisa que fazia sentido para ele: se afundar ainda mais, ele vai para Las Vegas, usa um monte de drogas, e tem uma overdose, e ali nos seus últimos segundos de vida o resto do álbum é um flashback de recapitulações de tudo que deu errado até aquele momento.

A música seguinte "Too Late" é basicamente uma carta de desculpas para essa mulher que ele magoou, com o cantor tentando achar as razões para eles não terem dado certo e as razões de ele ser do jeito que ele é. Em seguida em "Hardest To Love" ele admite que basicamente a razão pela qual eles não estavam dando certo é ele não estar mais com tanto interesse naquela relação, mesmo que a mulher estava se esforçando ao máximo para a relação ainda dar certo The Weeknd simplesmente era muito difícil de se amar. Em "Scared To Live" ele fala sobre como ao ver todos os sinais errados com aquela relação ele ainda continuou com a mulher puramente porque ele não queria ver ela com outra pessoa e não queria ficar sozinho, com o refrão sendo ele dizendo para ela que agora que acabou para ela não ter medo de viver algo novo com outra pessoa por causa da experiência que ela teve com ele. Em "Snowchild" o cantor reflete sobre toda a sua vida, desde o seu inicio no Canadá quando ele era a tal criança na neve até o momento de crise da relação dele com aquela mulher, e é ali que ele começa a ver um pouco de esperança em salvar aquela relação, decidindo deixar Los Angeles por achar que aquela cidade estava roubando a alma dele. Porém em "Escape From LA" o cantor se corrompe novamente e trai a sua mulher com uma outra mulher, transando com ela no estúdio e a história deixa a entender que esse incidente foi o que levou ao eventual término entre eles, mostrando que Los Angeles não tinha nada a ver com a crise na relação dele, sempre foi o The Weeknd o problema. "Heartless" é o contrário de "Snowchild", inclusive em "Snowchild" ele diz "ela nunca precisou de um homem, ela é o que um homem precisa", e em "Heartless" ele abre a música com "eu nunca precisei de uma vadia, eu sou o que uma vadia precisa", essa música é o cantor se entregando de vez ao lifestyle de drogas e sexo sem sentido vestindo a carapuça que ele é um sem coração e que você não faz planos de casamento com pessoas como ele. Em "Faith" ele continua o comportamento destrutivo narrando basicamente uma viagem de drogas falando sobre como ele vai se sentir sozinho quando a onda das drogas acabar, e essa música termina com sirenes sendo ouvidas podendo ser sirenes de uma ambulância ou sirenes de um carro de policia. E isso nos leva a "Blinding Lights" que como single tem uma letra genérica sobre uma mulher mas dentro do contexto do álbum é o o The Weeknd tendo essa conversa com ele mesmo sobre como ele esta infeliz com a sua estadia em Las Vegas e como ele não vai conseguir dormir até voltar para essa mulher.    


Aqui o álbum tem uma inversão de papeis porque o The Weeknd que vai atrás dessa mulher mas descobre em "In Your Eyes" que ela já superou ele e esta curtindo sua vida bem, ele vê isso quando olha nos olhos dela e isso dói nele, e é por isso que no clipe genial da música ele assume esse papel de serial killer atrás de uma mulher mas que acaba tendo a sua cabeça decapitada por ela, mesmo ele achando que estava no controle da situação o cenário se inverteu e agora é essa mulher que está dançando com a cabeça dele. E isso nos leva a música mais triste para a história desse protagonista em todo álbum "Save Your Tears" onde ele encontra essa mulher em uma boate e vê que ela está muito melhor sem ele e resolver deixar ela ir de vez pedindo para ela deixar suas lagrimas para outro dia. É claro que o esperado com esse personagem acontece que é ele cair de novo na mesma espiral de drogas e comportamento autodestrutivo após esse encontro, cogitando suicídio na faixa- título, com a música final "Until I Bleed Out" que como o nome diz é o cantor refletindo sobre todo o seu comportamento e aceitando que essa vida vai continuar até que ele sangre até a morte. Muita gente interpreta esse final como a morte do personagem com a overdose de "Alone Again", ou até realmente cometendo suicídio, mas para mim ele está falando sobre o ciclo dele, ele vai continuar nesse ciclo vicioso até que ele morra e ele vai morrer porque não consegue sair desse ciclo vicioso, não tem um final feliz e nem um final conclusivo só a genialidade do The Weeknd narrando esse labirinto de dentro da sua mente perturbada.


E eu não conseguiria falar sobre a genialidade desse álbum de maneira completa se não falasse dos clipes e de toda a promoção que o The Weeknd fez para esse álbum. Promoção de discos é uma arte perdida com o streaming com quase ninguém fazendo algo criativo para promover novos trabalhos, mas não foi o caso do Abel aqui que criou uma história completamente diferente com os clipes desse álbum mas que ainda conversa com os temas principais dele. Ela começa com "Heartless" com o nosso personagem de terno vermelho e óculos escuros chegando e se divertindo em Las Vegas, ele continua essa farra em "Blinding Lights" onde ele acaba se metendo em uma briga com dois seguranças e é expulso do clube em que ele estava. A partir dai o cantor começou a fazer suas apresentações públicas com o rosto machucado dos socos que ele levou. Ai vamos para "In Your Eyes" onde o personagem já muito psicótico entra em um elevador com um casal, ele mata o homem e persegue a mulher mas acaba levando a pior tendo sua cabeça cortada por ela. Em "Too Late" duas modelos com os rostos enfaixados encontram a cabeça decepada do protagonista no meio da rua e se apaixonam por ela, matando outro cara e costurando a cabeça do The Weeknd no corpo desse homem. No American Music Awards o cantor fez sua apresentação toda com uma bandagem no rosto igual o das mulheres do clipe. E isso nos leva a "Save Your Tears" em que nós vemos o resultado da cirurgia com o seu rosto cheio de plásticas e o cantor em agonia praticamente implorando para ser morto enquanto canta. E terminamos com o clipe da última música do álbum "Until I Bleed Out" em que ele parece estar em uma festa eterna em que ele está claramente infeliz o que poderia ser uma alusão ao seu inferno pessoal e esse clipe termina com ele acordando em um deserto, talvez o próprio deserto de Las Vegas simbolizando o looping sem fim que é a sua vida. Como eu disse o tema do álbum todo é sobre comportamento autodestrutivo e tem poucas descidas mais rápidas ao fundo do poço do que a história que o artista consegue contar com a junção dos seus clipes e apresentações em 2020 e 2021 que compõem o homem de terno vermelho.
  

Como eu disse no começo eu não entendi o filme After Hours a primeira vez que eu assisti, eu não entendi o sentido do filme, ou até se tinha um sentido para ser entendido, eu só achei algo bem surreal e engraçado, e foi só depois de ver a história desse álbum e prestar atenção nas músicas e o que ele queria dizer que o sentido do filme me acertou, o protagonista é um completo idiota, todas as bizarrices que ocorrem com ele ocorrem por comportamentos estúpidos que ele tem e ninguém em sã consciência teria, mas ainda assim quando você assiste o filme não parecem comportamentos tão fora do normal assim, e para mim essa é a beleza desse álbum, o quão sutis e normais são comportamentos tóxicos, vendo a história desse álbum de fora é bem óbvio o quão errado o personagem principal esta vivendo sua vida, mas são comportamentos que muitas vezes nós não conseguimos reconhecer ao nosso redor ou nas nossas próprias atitudes. The Weeknd consegue narrar um ciclo eterno de comportamentos destrutivos com um final que leva a crer que esses mesmos comportamentos vão ser os responsáveis pela triste morte dele e ainda assim consegue fazer isso em um álbum cheio de hits, que é dançante pra caralho, cheio de referências musicais indo dos anos 80 até o trap atual e que não parece nunca entrar em algo monótono ou chato. Eu não sei se After Hours já é um clássico ou se o tempo vai tornar ele um clássico indiscutível, mas eu posso dizer que o nível de storytelling e esforço que o Abel colocou nesse projeto todo faz esse ser um dos álbuns mais marcantes para mim nos últimos dez anos. Por último eu queria dizer para vocês não bancarem o The Weeknd de After Hours na vida de vocês e se alguém te chamar para fazer qualquer coisa depois das 2 da manhã vai dormir, porque todas as decisões depois das 2 da manhã são decisões erradas. Até um próximo artigo.

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