O Legado do BROCKHAMPTON

Me llamo Roberto y me gusta bailar. Recentemente saiu uma noticia que todos que acompanhavam o grupo BROCKHAMPTON já estavam esperando mas ainda assim não deixa de ser triste, que é o anúncio do hiato por tempo indeterminado do grupo, o que é uma forma açucarada de dizer que o grupo acabou. Então com o fim da melhor boy band desde o One Direction nada mais justo do que eu fazer um artigo falando um pouco da tragetória deles e como eles foram importantes para mim e o quanto eles são influentes para essa nova fase atual do rap.

Da forma mais geração Z possivel, o projeto BROCKHAMPTON começou em 2014 em um fórum de fãs do Kanye West chamado KanyeToThe, onde o Kevin Abstract que mais tarde se tornaria líder do grupo, fez um post perguntando quem gostaria de criar uma banda, e assim eles foram unindo nomes até formar uma boy band de 13 pessoas. Em 2016 eles lançaram sua primeira mixtape All-American Trash, com o foco sendo em ser uma apresentação de personagem para cara rapper do grupo, o que funcionou, setupando o que eles fariam no futuro. E com a mixtape chamando um pouco de atenção eles estavam prontos para lançar o primeiro álbum deles no ano seguinte... ou os primeiros três.

Em 2017 eles lançaram o que seria uma das melhores trilogias da história do rap, a SATURATION. Nesses 3 álbuns eles mostraram perfeitamente porque eram um dos atos mais interessantes da música naquela época. Com uma energia única eles conseguiam fazer uma combinação de sons que ia desde summer songs leves até raps mais gangstas em batidas bem ortodoxas, e todas as músicas funcionavam, isso porque a personalidade musical de cada membro funcionava. Isso era a melhor parte sobre essa fase do BROCKHAMPTON, que cada membro tinha sua personalidade definida, o Kevin era o líder carismático, o Ameer era o gangsta, o Meryl era o hiperativo hype man, o Dom Mclennon era o cara das punchlines e jogos de palavras, o Matt Champion o cara que rimava sobre respeito, e o Joba era o psicopata com mudanças de humor que podia ir de melódico para completamente insano de uma música para outra. E todas essas personalidades diferentes de alguma forma se encaixavam perfeitamente dentro das músicas, como se cada um deles fosse uma peça de uma engrenagem dentro da máquina chamada BROCKHAMPTON. Liricamente os álbuns são uma visão sobre a confusa tragetória de entrada na vida adulta, os membros várias vezes rimam sobre como eles não sabem o que vão fazer da vida, sobre arrumarem empregos temporários e se verem sem motivação, sobre a vontade deles de fazer algo grande. E como eu disse no começo esse é um grupo de gens z, então eu acho que mais do que os clipes com eles pintados de azul que explodiram na época, ou a sonoridade única e experimental, os três álbuns da era SATURATION fizeram tanto sucesso no alternativo do rap porque falavam com aquela geração de uma forma que quase nenhum outro artista conseguia na época.

Com atenção da mídia e sendo aclamados pela crítica e público o grupo estava pronto para lançar seu quarto álbum na metade de 2018, que se chamaria Puppy, com eles soltando alguns snippets do que eles estavam fazendo na época, e realmente parecia que seria um projeto muito bom pelo que foi mostrado, com uma temática bem parecida com a trilogia SATURATION, e foi ai que as coisas começaram a desandar. Em 27 de Abril do mesmo ano foi descoberta uma denúncia de assédio sexual contra o membro Ameer Vann, e ele rapidamente foi expulso do grupo, mesmo que ele tenha negado a denúncia de abuso sexual, mesmo que ele tenha admitido ter sido emocionalmente abusivo com a pessoa. Mais tarde também foi revelado que o Ameer armou para um dos amigos próximos do Dom ser assaltado o que ferrou ainda mais o relacionamento dele com o grupo. A saída do Dom marca um antes e depois na história do grupo, não só porque ele era um dos membros mais importantes e famosos da banda, sendo a cara dele que aparecia nas 3 capas do SATURATION, mas porque ele e o Kevin Abstract eram melhores amigos desde de antes da formação do BROCKHAMPTON, e essa situação toda ferrou com a cabeça de todos do grupo como vamos ver mais pra frente. O projeto Puppy foi cancelado graças a saída do Ameer e assim eles fizeram outro álbum totalmente diferente, gravado em 10 dias no estúdio Abbey Road, o inridescense foi lançado em Agosto de 2018... e ele é bem zoneado. Ele tem algumas ótimas músicas mas dá pra ver claramente que ele foi muito apressado, ele parece sem senso de direção, e a sonoridade esta bem abaixo da trilogia do SATURATION ou de qualquer coisa que viria depois, sendo esse o meu álbum menos favorito do grupo. Mas dava pra argumentar que com esse horrivel 2018 com a saida de um dos membros, o grupo tendo que lidar com isso, e gravando um álbum em 10 dias, tudo que eles precisavam era de tempo para voltar aos eixos e fazer a música incrível que só eles sabem fazer. Então com bastante tempo para trabalhar suas ideias o grupo lançou em Agosto de 2019 seu quinto álbum, GINGER, e apesar de pra mim ele ser bem melhor e mais coeso do que o anterior, ao mesmo tempo ele é tão... triste. O álbum foi concebido para ser meio que uma sessão de terapia para todos os membros passarem pelo que aconteceu no ano anterior, mas eu não sei se isso foi feito da melhor forma, principalmente quando eles falaram da saída do Ameer na música "DEARLY DEPARTED", que é uma ótima música, uma das melhores que eles já gravaram, e eu entendo que a intenção era fechar o caixão na história toda, mas da forma que tudo foi feito com clipe e tudo talvez tenha deixado a ferida ainda mais aberta. GINGER é bem divisivo principalmente na sonoridade, ele vai pra uma pegada bem mais indie rap, e tem bem pouco daquela energia inicial que a gente via do grupo.

O GINGER poderia ter sido o último álbum do grupo, porque por mais que ele tenha vendido bem ele não trouxe o hype de volta ao BROCKHAMPTON e as críticas foram bem mistas sobre o álbum, além disso depois outras acusações foram feitas contra outros membros do grupo na mesma época sobre eles serem babacas e coisas do tipo, e não sei se é só impressão minha mas a cara deles nas entrevistas que eles davam na época do GINGER tinha uma vibe que todos eles estavam cansados demais com essa coisa toda de grupo. Ainda assim eles anunciaram em Março de 2021 que fariam dois álbuns naquele ano, que seriam os últimos do grupo. Então em Abril foi lançado o ROADRUNNER: NEW LIGHT, NEW MACHINE, e como eu disse na minha lista de álbuns favoritos do ano passado, foi o BROCKHAMPTON voltando aos trilhos, trazendo a energia de volta, experimentando bastante e conseguindo falar sobre problemas psicológicos de uma forma bem mais profunda do que no GINGER. De longe é o meu álbum favorito deles depois da trilogia SATURATION de 2017. Como eu tinha dito eles haviam anunciado dois álbuns para 2021, porém esse segundo álbum nunca mais foi mencionado pelo grupo, e agora com o fim da banda é oficial que esse projeto não vai sair.

Eu conheço um pouco desse subgenêro alternativo do rap cheio de gente tentando ser o mais diferente possível e trazer a próxima grande coisa para o gênero, e posso dizer que nenhum artista que eu acompanhei a ascenção tinha a energia do BROCKHAMPTON. Aquele 2017 onde eles fizeram três álbuns acima da média, e clipes extremamente criativos que tinham a cara da vibe que a banda passava, foi o momento em que eles tinham o que chamam de "raio dentro de uma garrafa". Todo mundo queria saber da onde tinha saido aqueles garotos esquisitos pintados de azul e como eles conseguiam fazer um som tão diferente e trazer tantas ideias em tão pouco tempo. Eles influenciaram bastante o alternativo do rap ao ponto que eles eram os artistas favoritos de uma Billie Eilish de 16 anos que não tinha nem remotamente o mesmo nivel de fama de hoje, o Jaden Smith pegou bastante da sonoridade e estilo deles, e se hoje o Dominic Fike ta lá arrebentando em Euphoria é por causa do grupo aprensentando a música dele para o mundo. Então apesar do grupo ter se tornado meio a coisa de vergonha de se gostar nos últimos anos, eles influenciaram completamente a cultura do rap underground, não muito diferente do que a Odd Future fez antes deles, e merecem sim muito reconhecimento por isso. Eu tenho minhas próprias lembranças com a música do BROCKHAMPTON, eu lembro de ouvir a trilogia SATURATION caminhando até meu curso, lembro de ficar acordado com uns amigos esperando o GINGER lançar, e até o ROADRUNNER do ano passado já deixou algumas lembranças apesar do pouco tempo que ele saiu. Em um mundo perfeito talvez o Ameer não fosse um cuzão, eles lançariam o Puppy e não perderiam o que tinha de especial neles, e ai eles não precisariam passar a segunda parte da tragetória do grupo tentando encontrar de novo, mas não é esse o mundo que vivemos. Tudo acaba no final, mas as músicas e as memórias ficam.

Então eu vou deixar aqui a minha combinação perfeita de 15 músicas da trilogia SATURATION, você também pode ler o que eu achei do ROADRUNNER na minha lista de álbuns favoritos de 2021. Como eu havia dito eu queria escrever algo apenas para mostrar o impacto e a importância que esse grupo teve não só pra mim mas em todo o cenário do rap, e é isso ai, até o próximo artigo.

Comentários