CLÁSSICOS: Kanye West - My Beautiful Dark Twisted Fantasy

CENTÉSIMO POST DO BLOG, e que forma melhor de comemorar do que falando do álbum que eu mais falei esse blog em todos esses anos, provavelmente o meu álbum favorito de todos os tempos, o grandioso e atemporal My Beautiful Dark Twisted Fantasy do Kanye West.

A história de como esse álbum foi criado é tão conhecida quanto o próprio álbum. VMA de 2009, em um dos maiores momentos da história da música Kanye West interrompe Taylor Swift para dizer que esta muito feliz por ela e vai deixar ela terminar mas a BEYONCÉ FEZ UM DOS MELHORES CLIPES DE TODOS OS TEMPOS. Obviamente essa atitude do Kanye fez toda a mídia se virar contra ele e o taxar (com razão) como um puta babaca, com a impressão geral que nem um artista como o Kanye West poderia se recuperar de algo assim, e a carreira dele estava acabada. Kanye teve que se esconder da mídia, indo para o Japão para fugir dos paparazzi, sua turnê com a Lady Gaga que estava planejada para estrear em 2009 foi cancelada (ta ai algo que eu queria ver sendo realizado), e o próprio Kanye admitiu que pensou em desistir da música durante essa época.

Mas Kanye não desistiu, pelo contrário, ele foi para o Havaí obstinado em fazer o melhor comeback álbum que ele poderia. O rapper reuniu um monte de músicos diferentes para realizar esse projeto, em sessões onde todos os músicos tinham que usar ternos e tinha regras sobre não filmar nada, parecia que ele estava convidando todos os maiores nomes da música na atualidade que ele poderia encontrar. O hype que já estava imenso ficou ainda maior quando o Kanye começou a liberar uma faixa grátis toda sexta feira em um projeto chamado "GOOD Fridays", lançando uma música por semana até o lançamento do seu álbum. Já tá bom??? pois tem mais, Ye voltou ao VMA em 2010 para fazer uma performance magistral de Runaway, saindo do palco com seu nome gritado pelo público, isso ainda um mês antes do disco ser lançado, é assim que se faz uma boa campanha para o seu álbum de retorno.


Então no dia 22 de Novembro de 2010 finalmente o álbum foi lançado, e não tem forma melhor de descrever ele do que uma obra de arte que só um gênio poderia fazer. My Beautiful Dark Twisted Fantasy é um álbum sobre a fama, e o relacionamento do Kanye com ela, afinal de contas o que é a fama se não uma fantasia linda distorcida e sombria??? e no decorrer do álbum o rapper descreve como a fama é um fardo e uma benção ao mesmo tempo. A gente vê isso na música que abre o disco, "Dark Fantasy", quando depois de uma poema recitado pela Nicki Minaj a primeira linha de Kanye no álbum é "eu fantasiava com isso em Chicago", falando no primeiro verso sobre todo o dinheiro e influência que ele tem na música e na moda, para no segundo verso ele falar sobre os demônios que ainda atormentam ele e dizer que o plano dele era beber até a dor passar, mas então se perguntar o que seria pior, a dor ou a ressaca???. "POWER", QUE MÚSICA É ESSA??? com um sample de "21st Century Schizoid Man" Kanye consegue trazer completamente o sentimento de uma power trip de uma forma que eu não acho que qualquer outra música já conseguiu antes ou depois, sabe quando você se sente no topo do mundo mas ta completamente fudido psicologicamente??? é essa música, dá até para teorizar que era o Kanye falando sobre sua bipolaridade antes mesmo de descobrir ela. O primeiro verso é genial fazendo um paralelo entre luz e escuridão "in this WHITE man world, WE the ones chosen, so GOODNIGHT cruel world i see you in the MORNING". Porém meu momento favorito, e que resume completamente essa música é quando ele diz "i got the power to make life so excited" e então o "so excited" vai se diluindo até virar um "suicide" para então o Kanye dizer que isso seria uma linda morte, falando sobre os seus planos de pular por uma janela, uma fantasia sombria mas linda na cabeça do Kanye. Também é bem frequente as vezes em que o Kanye trata a fama como uma mulher, e faz paralelos entre a relação deles como uma relação tóxica de casal, em músicas como "All Of The Lights", "Devil In a New Dress", "Blame Game", e claro "Runaway", provavelmente a música que melhor define o álbum e toda a carreira do artista. Você pode interpretar a música como um pedido de desculpas para a Taylor Swift mas também como uma carta para a fama, talvez alguém como o Kanye não deveria ter o nível de fama que ele tem, então talvez a fama deveria apenas correr para longe dele. E o final onde o Kanye com um vocoder começa um discurso que vai ficando cada vez mais abafado até você não conseguir mais entender o que ele esta falando, o que é genial, representando a dificuldade do Kanye em conseguir se expressar corretamente nos seus discursos públicos. E isso tudo é só a parte do Kanye no álbum, porque no decorrer do projeto ele também age como um maestro trazendo um monte de guest features e extraindo o melhor de cada um, Nicki Minaj fez o melhor verso da carreira dela em "Monster", Rick Ross fez o melhor verso da carreira dele em "Devil In a New Dress", os vocais do Kid Cudi, Teyana Taylor, John Legend, Bon Iver, Rihanna, Elton John tocando piano no interlúdio de "All Of The Lights"??? como o Kanye conseguiu unir essas pessoas e fazer um projeto tão ambicioso assim funcionar da forma que ele funcionou é a definição de nenhum homem deveria ter tanto poder. 
   


Por que é um clássico???
O álbum funciona dentro ou fora de todo o contexto da vida do Kanye West naquela época. Se você dar esse álbum para alguém que não tem a mínima ideia de quem é o Kanye West eu aposto que ele ainda ficaria impressionado com a produção maximalista e cinematográfica desse projeto, os grandes versos, como tudo se junta para fazer uma obra de arte, eu não acho que tenha como alguém ouvir esse álbum e não se impressionar com a capacidade do Kanye em unir estilos e artistas e fazer música para todos os públicos da forma que saiu aqui. Agora, se você tem todo o contexto da história para a criação desse álbum, isso é uma das maiores história que a música já contou, você tem aqui um dos grandes artistas dos anos 2000, no pior momento da sua vida, com todo mundo contra ele, fazendo o que é provavelmente o maior comeback da história da música. O cara foi do artista mais odiado na America, para fazer um dos melhores álbuns de todos os tempos, um álbum que estava em primeiro na maioria das listas de melhores álbuns em 2010, um álbum que estava em primeiros em várias listas dos melhores álbuns da década toda. De um dos maiores incidentes da música para uma nota 10 da Pitchrfork, se isso não é uma das maiores voltas de campeão do entretenimento eu não sei o que é. Eu não acho que amaria tanto música no geral se não fosse por esse álbum, eu ouvi ele na minha transição de apenas fã de rock para fã de música no geral, e como eu disse no começo, provavelmente é o meu álbum favorito de todos os tempos.


O Legado dele
My Beautiful Dark Twisted Fantasy foi na época o projeto mais ambicioso para um álbum de rap, e inspirou outros a fazerem discos com propostas tão criativas quanto a dele. Foi MBDTF que deu a entrada para artistas como Kendrick Lamar fazerem discos conceituais tão gigantescos, ou artistas como A$AP Rocky experimentarem mais dentro do rap, e até o grandioso Astroworld de Travis Scott, tem uma clara influência na temática do MBDTF com o Travis agindo como um maestro unindo vários artistas no seu álbum para fazer um som que mescla rap com uma pegada psicodélica. Até em projetos pops como o Anti da Rihanna e o Lemonade de Beyoncé tem uma clara influência no álbum do Kanye, com essas figuras pops se botando nessa posição de maiores que a própria vida delas, juntando vários produtores, e hypando o álbum como uma experiência única, claro que não foi o Kanye que inventou isso, mas podemos dizer que ele trouxe isso para a década, dando a formula de como um álbum grandioso tinha que ser feito na década, e assim roubando toda a década para ele logo no começo dos anos 2010s.


A carreira do Kanye West a partir do MBDTF é tão conhecida quanto o nome dele, ele lançou a colaboração com o Jay Z Watch The Throne, o experimental Yeezus, o caótico Life Of Pablo, o subestimado Ye, o perfeito Kids See Ghosts com Kid Cudi, e seu último álbum até então, o gospel Jesus Is King em 2019, e agora nós fãs estamos a espera de mais um projeto depois de todas as novas mudanças em sua vida de 2020 até agora, porém mais do que música nova, eu realmente espero que ele esteja bem mentalmente. E para encerrar esse artigo eu vou colocar esse vídeo que fala sobre o processo de criação do My Beautiful Dark Twisted Fantasy, do incidente com a Taylor até o lançamento, até o próximo artigo.
    

Comentários

  1. Eu sou o tipo de pessoa que n entende absolutamente nada sobre música eu literalmente n sei a diferença de um baixo para uma guitarra, desde a primeira vez q eu ouvi o MBDTF eu senti tudo q o Kanye queria passar eu consegui entender todo o dilema dele. Eu era uma daquelas que não fazia ideia de quem era Kanye West eu conhecia ele como o cara que foi babaca com a Taylor e me arrependo mt de n ter conhecido o trabalho dele antes. As músicas realmente falaram comigo, sinto que cada batida no álbum quer te passar alguma coisa eu fico toda arrepiada toda vez q eu ouço.

    Sinceramente depois q eu ouvi esse álbum tive a sensação que nunca mais alguém conseguiria fazer um álbum tão bom quanto

    Kanye está certíssimo em se intitular um gênio pq ele realmente é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra vc ver como é um álbum que funciona pra todo mundo, até quem não tem a menor dimenção de quem era o Kanye ou a sua influência para a música, eu realmente penso que ouvir esse álbum é uma experiência musical que todo mundo deveria ter, quase como tomar ayahuasca.

      Eu também acho que esse álbum é um daqueles que ta em um nível tão alto que nem o próprio Kanye vai conseguir superar.

      Vlw pelo comentário moça.

      Excluir
  2. Depois que ouvi este álbum, passei a querer entender melhor a produção, já vi você usando o termo para a produção deste álbum "Cinematográfico". O que seria? Sei que é algo grandioso, mas não entendi bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oq eu quis dizer sobre cinematográfica é que por a produção ser maximalista, com essa influência de rock progressivo quase uma opera rock de rap, são músicas que poderiam facilmente ser tema de um filme blockbuster, como Power inclusive sempre esta em propagandas e até em cenas de ação. Vlw pelo comentário, respondi agr porque só vi seu comentário hj hueheuheueheuehuehue.

      Excluir
    2. Ah, agora entendi. Muito obrigado por responder, e também foi mal por ter demorado a ver kkkkkk.

      Excluir

Postar um comentário