O Metacritic é um site criado em 2001 que reúne criticas de livros, videogames, filmes, séries, e claro, álbuns de música, fazendo uma média percentual baseado em todas as criticas dadas para aquela obra, com uma nota verde sendo de 100 a 61% de aprovação geral da critica. Para um artista musical ter apenas álbuns verdes não significa apenas que ele é amado pela critica, mas que ele manteve uma consistência durante toda a sua carreira, então é uma grande coisa, e tem vários artistas e bandas que tem apenas álbuns com a nota verde no Metacritic, e hoje vamos ver alguns deles. Eu vou usar uma regra aqui que para o artista aparecer nessa lista ele tem que ter pelo menos 5 álbuns no Metacritic, porque para mim isso representa uma carreira já consolidada.
Kendrick Lamar (5)
Vamos começar com o na opinião de muitos, incluindo eu mesmo, o melhor rapper dessa geração, Kendrick Lamar. O rapper de Compton tem inúmeros prêmios na sua carreira incluindo um prêmio Pulitzer, então é claro que a critica ama o artista, com ele tendo nota verde nos 5 trabalhos lançados durante a sua carreira, do seu subestimado primeiro álbum, Section.80 de 2011 até o seu último disco, DANM. lançado em 2017. Sua menor nota é o Section.80 que tem média de 80 no site, e a sua maior é o clássico moderno To Pimp a Butterfly de 2015 que tem 96 de média, sendo atualmente o quinto álbum melhor avaliado na história do site, o DAMN. que é outro clássico não fica muito atrás, com 95 de média, sendo o oitavo melhor avaliado no site.
Travis Scott (5)
Indo de um lado do rap para o outro, tempos aqui o rei atual do trap, Travis Scott também com 5 projetos verdes no site. Na sua lista tem seus 3 álbuns de estúdio, e mais 2 álbuns colaborativos que ele fez, um deles sendo seu projeto com o Quavo, chamado Huncho Jack, Jack Huncho de 2017, e o EP da sua gravadora chamado JACKBOYS feito em 2019, que é a sua menor média no site, com 63% de aprovação da critica. Para a surpresa de ninguém a sua maior nota é o game changer Astroworld de 2019, com 85%. É uma pena que não tenha uma média para a sua mixtape Days Before Rodeo, eu acho o melhor projeto dele e poderia facilmente ter dado 6 álbuns verdes para ele no site.
Rihanna (6)
Para a sorte da Rihanna os seus álbuns de começo de carreira quando ela ainda estava tentando achar a sua identidade musical não são computados no site, com o primeiro álbum dela a aparecer no Metacritic sendo justamente o disco que mudou toda a sua carreira, o Gone Girl Gone Bad de 2007 com 72 de média no site. A sua menor nota é o Unapologetic de 2012, ficando ali na risca para amarelar com 61% de média. E a sua maior nota que me pegou de surpresa na verdade é o Rated R de 2009 com 75 de média, superando o cheio de hits Loud com 67 e o super elogiado Anti que tem 73.
Ariana Grande (6)
A atual rainha do pop que já tem 6 álbuns de estúdio, também tem todos eles verdes no site. Para nenhuma surpresa o álbum com a maior nota da Ariana no site é o thank u, next de 2019, com 86 de média, fazendo ainda mais do que o Sweetener lançado um ano antes que ficou com 81. Apesar do My Everything, o seu segundo álbum lançado em 2014, ter trazido grandes hits para a carreira da cantora como "Problem" e "Break Free", ele é o que tem a menor média da cantora com 64%. O Positions que foi lançado no ano passado ficou com 72.
Arctic Monkeys (6)
Uma banda que já foi para todos os extremos do indie rock, se tornando a mais famosa do gênero no processo é o Arctic Monkeys, e se você é daqueles que argumenta que a banda não tem nenhum álbum ruim, o Metacritic pode ajudar nisso. Para você ter ideia a menor média da banda é um impressionante 74% no álbum de 2011 Suck it and See. Enquanto o álbum com a maior média é um empate entre o Whataver People Sai I Am, That's What I'm Not, ou como eu gosto de chamar "álbum do cara fumando", e o álbum que veio em seguida "Favourite Worst Nightmare", ambos com 82 de média, enquanto o super popular AM não fica muito atrás, com 81.
Tyler, The Creator (6)
Eu já estou me adiantando aqui e dando 6 álbuns verdes pro Tyler, o seu último álbum Call Me If You Get Lost acabou de ser lançado, e todas as criticas ainda não saíram, mas considerando que nas primeiras 4 criticas ele ta com uma média perfeita de 100, eu já vou cravar que é impossível que esse álbum amarele e vou dar 6 para ele. A sua menor nota, acho que sem surpresa pros fãs dele, é o Cherry Bomb, lançado em 2015, um álbum bem cheio de erros e acertos, com 69 de média. Enquanto a sua maior nota é o álbum que o deixou popular para o mainstream, o Flower Boy, com 84 de média, seguido pelo IGOR que tem 81. Eu acho bem possível que o Call Me If You Get Lost supere a média desses dois, mas vamos ter que esperar uma semanas para ver.
J. Cole (7)
Apesar de ter sua discografia contestada por muitos, todos os 6 álbuns de estúdio do J. Cole tem nota verde no Metacritic, e mais o da sua gravadora Dreamville. É esse álbum da gravadora, chamado Revenge Of Dreamers III lançado em 2019 que é a maior média da pagina do J. Cole com 77%. O seu maior álbum solo com a melhor média, é o The Off Season lançado nesse ano com 76%, logo atrás com 75% esta o 4 Your Eyes Only de 2016 e o seu primeiro álbum de 2011 Cole World: The Sideline Story. O seu álbum com a menor média curiosamente é o projeto que a maioria dos fãs, incluindo eu, considera o melhor do J. Cole, o 2014 Forrest Hill Drive, com 67 de média, podemos dizer que a critica não entendeu muito bem a genialidade do álbum na época, já que esse é o projeto do Cole com a maior média dada pelos votos do público, com um 8.3.
Lana Del Rey (7)
A rainha do indie pop também tem seus 6 álbuns de estúdio e mais o seu EP todos verdes no Metacritic. Para a surpresa de ninguém a sua maior média no site é o super aclamado Norman Fucking Rockwell lançado em 2019, com 87% de média, seguido do seu álbum lançado esse ano Chemtrails Over The Country Club com 81. O seu álbum com a menor média é o seu primeiro, Born To Die de 2012, com 62, seguido do EP Paraside lançado no mesmo ano com 64, assim como o J. Cole pode ser o caso da critica não entender bem a proposta do artista, já que esses projetos são bem amados pelos fãs da cantora. Detalhe que no site o livro de poesias dela ta junto com os álbuns, quando deveriam ter criado uma sessão de literatura na página dela, mas o livro dela também ta verde, 72%.
The Strokes (7)
A banda que o Alex Turner queria ser um dos membros, o Strokes também tem todos os seus 6 álbuns verdes no Metacritic e mais um EP. A banda do Julian Casablancas que tem como sua grande obra prima o seu primeiro álbum Is This It?, obviamente tem esse clássico como o seu álbum com a maior média no site, com um 91, estando entre os 50 álbuns melhores avaliados no site. Enquanto o seu álbum com a menor média é o seu quinto, lançado em 2013, o Comedown Machine, com 68% de média. O seu álbum lançado no ano passado The New Abnormal ficou com 75.
The Killers (8)
Outra banda indie com uma discografia bem interessante que evoluiu durante os anos é os próprios de Las Vegas, The Killers, que apesar dos altos e baixos se manteve verde até agora na sua jornada de 8 álbuns. O seu projeto mais bem avaliado é o que foi lançado ano passado, o Imploding The Mirage com média 76, e com o The Killers parece realmente que a critica começou a gostar mais deles agora, já que o segundo mais bem avaliado é o que veio antes desse, o Wonderful Wonderful de 2017, com 71 de média. Enquanto isso os seus álbuns com a menor média é um empate entre o Sam's Town de 2006 e o Battle Born de 2012, ambos com 64%, enquanto o seu álbum de estreia Hot Fuss que para mim é um dos grandes clássicos do indie rock tem 66 de média.
Kings Of Leon (8)
Saindo de Nevada pra ir pro Sul, temos com também 8 álbuns de estúdio verdes o King of Leons. O álbum com a melhor média da banda é um empate entre o seu clássico disco de estreia de 2003 Youth & Young Manhood e o seu terceiro de 2007 Because Of Times, ambos com 79 de media, que para mim são realmente os dois melhores deles. Enquanto o álbum com a menor média, o que não deve ser surpresa para os fãs da banda, é o WALLS de 2016, batendo ali na trave de amarelar, ficando com 62%. o álbum deles lançado em março desse ano chamado When You See Yourself ficou com 69.
Beyoncé (8)
Se você é daqueles que diz que a Beyoncé nunca erra o Metacritic ajuda no seu argumento, entre álbuns de estúdio, álbuns ao vivo, e trilha sonoras ela tem 8 projetos verdes no site. O seu álbum mais bem avaliado no site é o Homecoming: The Live Album que é um registro das suas performances ao vivo no Coachella de 2018, com uma media de 95, e o seu álbum de estúdio mais bem avaliado é o clássico moderno Lemonade com 92, estando entre os 25 álbuns mais bem avaliados do site. Enquanto o seu álbum com a menor média é o seu terceiro disco, o I Am... Sasha Fierce lançado em 2008, ficando ali na risca com 62.
Foo Fighters (9)
Apesar de ser considerada uma "banda farofa", o Foo Fighters nos muitos projetos que lançou como banda consegue ter todos os que o Metacritic tem no seu site verdes, e são incríveis 9. Mostrando que é uma banda que sabe fazer hits o projeto mais bem avaliado da banda é o seu Greatest Hits que foi lançado em 2009, com 85 de média. O seu álbum de estúdio melhor avaliado é o Wasting Light, sétimo disco da banda lançado em 2011, com 78 de média, enquanto o seu álbum com a menor média é o Sonic Highways de 2014, que foi o sucessor do Wasting Light alias, com 68%. O disco que foi lançado em fevereiro desse ano, o Medicine At Midight, pegou 75 de média.
Taylor Swift (9)
A própria Miss Americana, com todos os seus álbuns no Metacritic, e com todos eles com médias muito positivas. Provando que o folk foi uma ótima escolha para a cantora, o maior álbum da Taylor no Metacritic é o Folklore lançado no ano passado, com 88 de média, seguido pelo evermore também lançado no ano passado, com 85. O álbum com a menor media da Taylor, é o divisório Reputation, com 71%, o que é esperado já que é mais puxado para o pop. Inclusive a Taylor pode facilmente subir muito mais nessa lista já que o plano dele é regravar todos os seus álbuns, e no primeiro que foi o Fearless lançado esse ano, ela conseguiu 82 na nova versão, contra os 73 da primeira versão de 2008.
The Weeknd (9)
Outro que tem todos os seus projetos no Metacritic é o The Weeknd, e assim como a Taylor, com o saldo bem positivo. Seu projeto mais bem avaliado no site, o que é na minha opinião a melhor coisa que ele já fez também, é a sua mixtape de estreia de 2011, House Of Ballons, com 87 de media, seguido por outra mixtape, a Echos Of Silence, também de 2011, com 82. O seu álbum de estúdio melhor avaliado, claro, é o After Hours lançado ano passado, um sucesso de critica e público, com média de 80 no site. Enquanto o seu projeto com a menor media é o seu EP de 2018, My Dear Melancholic com 63%.
Gorillaz (10)
Saindo de cantores pops para bandas fictícias tempos aqui o projeto Gorillaz, que também tem todos os seus 10 projetos no site. Sem surpresa o álbum com a maior media da banda é o CLÁSSICO Demon Days, o segundo álbum da banda lançado em 2005, com 82 de média, seguido bem de perto pelo álbum que eles lançaram ano passado, o Song Machine, Season One: Strange Timez com media 81. Enquanto o projeto com a menor média da banda é o álbum de remixes e B- Sides do primeiro disco deles chamado G-Sides com 65 de aprovação, e o álbum de estúdio com a menor nota deles é o The Fall de 2011, com 67 de média.
Drake (11)
Pois é, eu não gosto do cara, mas temos do que dar o crédito quando crédito precisa ser dado, o Drake tem todos os seus projetos verdes também. A sua maior média é a sua mixtape lá de 2009 chamada So Far Gone com 81% de aprovação, enquanto o seu álbum de estúdio com a maior media é o seu terceiro, o Nothing Was The Same de 2013 com 79%. O projeto com a menor nota do Drake também é a uma mixtape, e foi a do ano passado, chamada Dark Lane Demo Tapes, ali batendo na trave de amarelar com 61 de média, então se cuida Drake, sua batata ta assando heim. Enquanto o álbum de estúdio com a menor média do canadense é o último dele, Scorpion, lançado em 2018, aquele álbum de 200 músicas que ficou com 67 de média no site.
Young Thug (11)
Para surpresa de muitos, incluindo a minha, não só o Young Thug já tem 11 projetos no Metacritic (ele começou a ficar famoso em 2014), como todos eles tem uma média positiva no site. O projeto com a maior média dele é a mixtape de 2014 chamada Beautiful Thugger Girls, com 84, enquanto o seu álbum com a maior nota é o seu único álbum de estúdio até agora, o So Much Fun de 2019, com 79% de aprovação. Enquanto a sua menor média é a mixtape dele com o Future chamada Super Slimey de 2017, com 66. Esse ano ele lançou o álbum colaborativo com o Gunna e mais um monte de gente que teve média de 74, e ele é um daqueles artistas que podem crescer bem mais, considerando que ele esta no auge da sua carreira.
Future (15)
Porém ainda mais impressionante é o mentor do Young Thug, um dos pioneiros da sonoridade atual do trap, Future, que também tem inúmeros projetos lançados, e todos os que estão no Metacritic estão verdes. 2015 foi um ótimo ano para o rapper, que tem como a sua maior média no site a sua mixtape chamada Beast Mode com 81%, e como álbum de estúdio o seu terceiro disco, também lançado em 2015, o DS2 com 80%. Já a sua menor média é o álbum colaborativo que ele fez com o finado Juice WRLD, chamado WRLD On Drugs lançada em 2018, com 61 de média. E o seu álbum solo com a menor média é o o seu self titled de 2017 com 67%.
Bob Dylan (21)
Um dos maiores workaholics da indústria musical, o lendário Bob Dylan, que mesmo na casa dos 80 anos continua lançando álbuns e projetos com frequência, e mesmo que a carreira do Bob Dylan tenha começado bem antes do Metacritic ser feito, ele continuar a produzir material fez com que ele tenha a impressionante marca de 21 projetos avaliados no site, e claro que são todos verdes, é o Bob Dylan. A sua maior nota no site é um empate de um quase perfeito 99 entre dois dos seus álbuns de compilações, o The Basement Tapes Complete: The Bootleg Series Vol.11 lançado em 2014 e o Vol. 12 lançado em 2015. Mas claro que uma nota alta assim em álbuns compilações de um dos maiores músicos de todos os tempos é fácil, então que tal a maior nota de um álbum de estúdio dele ter sido do álbum que ele lançou no ano passado??? sim, Rough and Rowdy Ways de 2020 tem uma média de 95 no site, e esta entre os 15 álbuns mais bem avaliados da história do Metacritic, BOB DYLAN STILL GOT IT. Já o álbum com a menor media dele é o disco de natal que ele resolveu lançar em 2009, chamado Christmas In The Heart, que tem 62 de média no site. Já o álbum de músicas originais do músico com a menor nota é o Together Though Life também de 2009, com 76% de aprovação.
Agradecimentos a minha amiga Bruna que fez essa capa que eu usei no começo do artigo, para quem não sabe nós temos um blog sobre filmes e séries, vá lá conferir.
E essa é a minha lista de artistas que tem todos os seus álbuns verdes no Metacritic, claro que esses não devem ser todos, mas foi os que eu consegui pensar para pesquisar, se eu conseguir reunir mais nomes eu faço uma parte 2 no futuro. E como todos esses artistas ainda estão em atividade, todos eles podem aumentar suas notas verdes, ou serem eliminados recebendo uma nota amarela ou até vermelha, eu gosto de chamar isso de jogos vorazes dos músicos. Por hoje é isso, até o próximo artigo.
Chocada com o foo fighters que só faz rock farofa ter a aprovação da crítica
ResponderExcluirKings of leon tem 8 álbuns como assim? E é tudo aprovado pela crítica oi? Essas horas q vejo o quanto sou desinformada to ouvindo use somebody em loop desde de 2008 sendo q tem 8 álbuns to passada
O The Killers n tem uma música ruim na discografia inteira. Super merecida as notas e a menção aqui considerando que The Killers é a melhor banda indie já criada
A crítica nunca apoiou a Lana desde o início da carreira dela é uma injustiça álbuns como o Ultraviolence e o Honeymoon terem menos de 80% de aprovação. A Lana lançou junto com o livro de poesia um álbum falado acho que é por isso que consta na página dela como um álbum hshshshshshshsh mas o que importa é q tá verde
The Weeknd grande Starboy todos os trabalhos dele são impecáveis até o EP q ele chora por 1 hora pela buceta perdida da Selena Gomez o homem só pública sofrência de qualidade não esperava menos da crítica
Off: até hj n entendo pq o Alex queria ser um dos Strokes sendo que Arctic Monkeys é mt melhor e ele ainda parece super limpo e cheiroso
Pra vc ver, rock farofa tmb é cultura. Kings Of Leon tem uma discografia bem interessante, mas eu iria com cuidado, eles mereciam pelo menos umas duas notas amarelas huehuehueheueheuhue.
ExcluirEu entendi depois que a nota ali era pro aúdio livro dela, de todo jeito fica a menção que o livro deve ser bom pra ter a média que tem. Ultraviolence merecia mais msm, devia relançar igual a Taylor
Eu também nunca entendi a frase dele querer ser um dos Strokes hueheueheuehueheuhue, acho que é só algo muito legal pra se dizer no começo do seu álbum, ainda mais aquele que é bem pouco indie rock rebeldão.
Valeu mais uma vez pela capa do artigo, ficou ótima.