Uma das melhores qualidades de um rapper, seja ele lirico ou não, é quando ele é convidado para fazer um verso em alguma música, e o seu verso é tão bom, que ele acaba roubando a atenção daquela música toda para ele. Nenhum rapper no mundo é conhecido por fazer isso melhor do que o senhor Marshall Mathers himself, Eminem. Por isso hoje eu venho aqui para rankear os dez melhores versos convidados que o Eminem já fez na carreira dele, até agora.
10.Smack That
O Eminem começa o verso reconhecendo que esse é mais um club banger do Akon e mandando o ouvinte beber alguma coisa e se divertir ouvindo a track. Em seguida ele começa a descrever essa garota nessa festa em que ele está, falando que o jeito que ela sobe e desce no pole dance faz ela parecer uma das Pussycat Dolls. Então a garota chega nele, mas o Eminem que já é mlk piranha corta o papo e já chama ela para a casa dele, porque não há tempo a perder, ele ainda ostenta que tem uma casa que é quase um palácio, e para ganhar mais uns pontos com a gatinha ele fala que é parça do cara que ta cantando a música que ta tocando no club, e chama o nome do Akon antes da música ir de volta para o refrão. O Eminem sempre tentou fazer músicas que fossem club bangers, e os resultados dessas suas tentativas são... questionáveis, mas aqui ele faz um verso perfeito para esse tipo de música, tanto a letra quanto o flow se encaixa perfeitamente com o resto da música, e ainda tem bastante do humor característico dele. "Smack That" é um dos maiores clássicos do rap dos anos 2000 e o verso do Eminem nessa música é um dos mais divertidos e descontraídos da sua carreira, abrindo a lista.
9.Homicide
O Eminem começa ligando o começo do verso dele com o refrão, o Logic diz que esta se sentindo como o "chicka chika Slim Shady", Eminem diz que esta se sentindo "jigga jigga jigga como o Jay Z", completando que os outros rappers não escrevem nada, e continua com o Jay Z como o ponto central quando diz que tem uns "batedores" como os Yankees (time de beisebol da cidade do Jay), e em seguida ele explica todo o worldplay com beisebol e assassinato falando que faz sons de cachorro enquanto decifra essas barras, porque no final do dia quando ele falar "roof" igual um dobberman faz, é isso que ficará na cabeça das pessoas. Em seguida Eminem faz mais um jogo de palavras dizendo que vai acertar os outros rapper com tantas "foul lines" que vai parecer um lance livre, ele rima mais que todos eles, logo ele não pode ser tirado do seu trono, ele continua em roupa de cordeiro porque é o G.O.A.T, e não precisa falar nada sobre quem é o melhor porque os mcs já sabem. Eminem continua atacando o estado atual do rap dizendo que não vai cuspir rimas que outra pessoa escreveu, e então fala sobre como na sua infância ele costuma sofrer bullying e não fazer nada, mas agora o dinheiro não é grande coisa, ele é rico, ele limpa a bunda com seis mil. Em seguida ele faz um speed flow onde não apenas ele faz uma referência a uma música que ele participou com o Royce falando que é "uma Caterpillar vindo pegar a Cannabis" como usa palavras do "freestyle" do Chris D'elia enquanto diz que vai trazer a bandana e a munhequeira da sua época antiga a moda, e não da a minima para nada, terminando essa parte com um "fuck rap". Em' continua dizendo que parece um milionário irritado, prestes a dar um bearhug no "Ric Flair drip", e termina seu verso falando que essa track é como sangue e ele esta pronto para atacar como o Drácula, antes de dizer o "man, stop" ligando com o freestyle do Chris D'elia. Se a música era para ser uma critica ao rap atual, Eminem entendeu perfeitamente a track, falando com os rappers atuais ao mesmo tempo em que engrandecia a si mesmo, e usava tudo o que tinha de melhor, wordplay, speed flow, e humor. Os dois versos do Logic são bons, mas foi o verso do Eminem que fez essa track icônica. E por falar em Caterpillar...
8.Caterpillar
Em' começa o seu verso se comparando com Átila, um psicopata, e a lagarta do título da música, e em seguida avisa para o público para não dizer para ele sobre o que ele deve rimar, já que os rappers favoritos deles não são nem a metade do Em'. O rapper em seguida diz que o público esta em dificuldade em entender que isso é verdade, igual o Anderson Silva quando ele quebrou a perna mas não percebeu até tentar dar um passo para trás e cair. Eminem continua a atacar os rappers da nova geração dizendo que eles copiam ele, mas não são ele, e não podem ser borboletas, só mariposas, e que vai esmagar todos. Então ele manda acionarem o alarme, pegarem os extintores, e ligarem os sprinklers como a Jada Pinkett e a Queen Latifah, fazendo referência a uma cena do filme "até as últimas consequência" com as duas atrizes, até que as telhas voem do telhado com os gritos deles, porque a Slaughterhouse (super grupo criado pela gravadora do Eminem) esta na casa com os dedos do meio para cima. O rapper então fala sobre as suas letras, que são a combinação do Rei do Crime com o Pinguim, e ele cospe rimas como o King of Dot, que é uma liga de batalhas de rappers no Canadá, e com um pensamento ele consegue separar as fraudes do cream of the crop. Na sequência Em' pergunta se os rappers estão prestando homenagem a ele ou só copiando? dizendo que os pais deles os ensinou a rimar desde criança, e o pai do Eminem é o avô desses rappers, fazendo outra referência a super heróis e ao título da música dizendo que vai ter que se transformar em uma Vespa com a jaqueta meio amarela. O rapper então diz que não pode parar, porque o rap é igual uma vagina e ele esta vindo como um tampão nessa vadia, e que todos são aprendizes, que não podem ser "rap gods", na verdade são o oposto, pois fazem músicas ruins, e que o boom bap esta voltando para assassinar o mumble rap como um lenhador com um machado. Ele então diz que ele é o número um e o número dois é sua caneta, e liga o número dois com piadas sobre como a coisa "is real" (Israel) como se ele estivesse cagando em Jerusalém e não precisar de um remédio de constipação para "perder a merda dele", antes de dizer que vai criar outro casulo enquanto corta os rappers fracos do útero das mães deles. A parceria Eminem e Royce Da 5' 9 é uma daquelas que sempre dá certo, e aqui não é diferente, os dois estão sensacionais na música, e o verso do Eminem cheio de referências, trocas de cadência, agressividade, e seu humor tradicional fazem esse o final perfeito da música, além de ligar perfeitamente com a fase Kamikaze do rapper "contra tudo e contra todos" que estava por vir.
7.What's The Difference
Eminem começa o verso no melhor estilo Conceited pedindo para parar o beat porque ele tem algo a dizer, e diz que quer falar agora quando a maconha ainda está nele, e então fala para Dr. Dre que ama ele e que tá com ele para toda parada, Dre responde que acreditou em Slim desde o primeiro dia, o que Em' responde que está falando sério, e se o seu mentor quiser alguém morto é só dizer onde a garganta da pessoa esta, o seu mentor responde dizendo que se ele precisar de ajudar para matar a Kim ele mostra onde está o Oceano. Eminem então diz que a oferta de Dre é boa, mas se ele realmente for matar a mãe da filha dele um dia, ele vai colocar ela no banco da frente de um carro, botar óculos escuros nela, e dirigir com ela por 7 horas pela Califórnia, fazer ela dar oi para as pessoas, e depois largar ela em um beco na frente da delegacia e sair buzinando, talvez arrancar um braço, e depois bater nela com o próprio braço cortado dela, e ele quer que se foda o sangue, ele esta mais interessado nos pulmões, então vai atirar nela em uma banheira até as bolhas subirem, enquanto sai catarro e muco do nariz dela, tudo isso porque ela ousou dizer que o "The Chronic" era um álbum ultrapassado. Eminem termina seu verso dizendo para todos terem respeito por Dre, e faz uma ligação ao título da música perguntando "qual é a diferença entre nós?" dizendo que podemos começar a falar sobre o tamanho do pênis, e sobre quem grita "eu quero que se foda" e quem realmente mostra isso. Apesar de eu não achar o verso do Eminem o melhor da música, porque o Xzibit quebra a porra toda no dele, toda a descrição cartunesca de assassinato do Em' junto com o bromance dele com o Dre é bem Slim Shady nos early days, e um de seus melhores versos dele nessa fase.
6.Dead Wrong
Eminem novamente ataca no seu melhor estilo psicopata aqui, primeiro listando os diferentes tipos de forma de adorar o diabo, cortar cabeças de cavalo, sacrifício humano, canibalismo, velas e exorcismo, pessoas fazendo sexo com animais como camelos, mamíferos e coelhos. Mas o Eminem não faz nada disso, ele largou esses vícios, ele na verdade só vai te bater até a morte com alguma arma que entre na sua pele, e ele não vai te comer a não ser que a carne pareça fresca. Em seguida o rapper diz que tem um leão no bolso (referência a uma música do Prince), mas depois diz que é mentira, e só tem uma 9 milímetros mesmo que ta louco para descarregar. Ele ta pronto para a guerra, ele tem machetes e espadas para qualquer palhaço que ache que é durão, a Uzi dele é mais pesada que a sua, e se você conheceu ele antes, na época ele não tinha um arsenal tão grande quanto agora. Em seguida ele diz que o Marshall vai entrar pela porta, colocar a sua cabeça no chão, e deixar seu corpo na sua própria poça de sangue, com sangue no teto e nas paredes. O rapper termina seu verso dizendo que tem uma nova puta, eles se "conheceram" na segunda, casaram na terça, e na quarta ela está morta, antes de ligar o refrão falando que ele simplesmente esta "dead wrong". Eminem no seu estilo psicopata doentão clássico, com um flow encaixando perfeitamente na batida, e com a vibe da música no geral. O "Born Again" é um álbum póstumo do Biggie, e como vários álbuns póstumos é cheio de versos inacabados e toneladas de feats que não trazem realmente o espirito do artista, mas "Born Again" é um dos poucos pontos altos do disco graças ao Slim Shady combinando muito bem com o falecido Biggie na faixa.
5.I Need A Doctor
Eminem começa seu primeiro verso na música falando sobre como ele disse para o mundo que um dia pagaria Dre de volta, mas hoje ele não sabe se acredita mais nisso, e então ele diz que no começo da sua carreira só precisava de um pouco de esperança nele, porque ninguém via a visão musical dele, quando ele tocava suas músicas as pessoas simplesmente diziam que era ruim, mas eles não enxergavam o quão foda era. Eminem então diz que tudo que sabe é que Dre pegou ele no ponto mais baixo da sua vida, ele deve a sua vida inteira ao doutor, e ele não entendia porque o Dre não via dessa forma, mas então o Em' percebeu que ele perdeu um filho (que morreu em 2008 por uma overdose de heroína) e por isso ele não era o mesmo de antes, e diz que com a escuridão que esta na vida do seu mentor nesse momento, ele vai ligar as luzes e iluminar ele. Ele termina seu primeiro verso dizendo que no passado eles eram como uma dupla e Em' era o "sidekick" do Dre, e que sabe que Dre pode querer brigar ou abraçar ele depois desse verso, mas ele não tem escolha, a não ser tentar trazer ele de volta. Depois do refrão Eminem agora fala mais diretamente sobre o bloqueio criativo de Dre nos últimos anos, rimando sobre como dói ver ele lutando para ter novas ideias, ele não sabe se ele está preguiçoso ou não acredita em si mesmo mais, e depois diz que o Dr quase implora pela a sua ajuda, como se o Eminem fosse o seu líder, quando o Dre que deveria ser seu mentor. Em' então exige que Dre se lembre de quem ele é, porque foi ele que acreditou no Eminem, quando todos na sua gravadora disseram para não assinar com ele, ele arriscou a carreira dele para assinar com o Em', porque ninguém queria fechar com o garoto branco na época. Eminem encerra dizendo que Dre salvou sua vida e agora é hora dele tentar fazer o mesmo, ainda que o que Dre fez por ele sempre vai ser maior, mas ele não vai desistir de Dre e Dre não vai desistir dele, pedindo novamente pelo seu retorno. Eu até pensei se seria justo colocar essa música aqui como um "verso convidado", já que quase a música inteira é do Eminem, o Dre faz apenas um verso curto no final, mas ainda assim é tecnicamente um guest verse, e são dois dos versos mais pessoais e emocionantes que o Eminem já escreveu, falando sobre todo o amor que ele tem pelo seu mentor, e tentando resgatar ele de uma fase difícil da sua vida, pós morte do seu filho.
4.Patienly Waiting
Eminem já começa mandando que eles pensam que são loucos, mas não são merda nenhuma, e já da a ordem para o 50 metralhar eles, com uma A para K, ele vai trazer o Dre e o resto da banca deles, para fazer isso virar um massacre. Em seguida o rapper diz que não esta tentando confudi- lo porque quando ele perde paciência ele atira com uma uzi na sua isuzu (um modelo de carro), e em seguida pergunta se você está entendendo a mensagem que ele quer passar, antes dele mesmo responder que provavelmente não. Em' então fala que se você pegar um pouco de Big e Pac, misturar em um pote, e salpicar um pouco de Big L por cima, você tem um dos assassinos mais reais e doentes amarrados em um nó, um Juggernaut do rap, goste você ou não. É tipo uma briga pelo topo, para ver quem morre por isso, você coloca sua vida nisso, nada melhor que sobreviver a um tiro, e todos sabem que hora é essa, desde que o 50 Cent assinou naquela linha de contrato. Em' então pergunta qual é o negócio com ameaças de morte? porque ele recebe muitas, a Shady Records estava a 80 segundos das torres gêmeas, alguns covardes acertaram o prédio errado, porque o plano deles era a gravadora. Ele encerra dizendo que é melhor evacuar as crianças, vai ser como uma chuva nuclear, não há nada mais assustador, porque agora vocês vão testemunhar todo o poder do 50 Cent. O Eminem nunca foi um Gangsta Rapper, mas esse é o verso mais gangsta dele com certeza, e não é nada forçado, ele mantém seu estilo enquanto mostra o quanto a banca dele é intimidadora, além de hypar o 50 Cent o tempo inteiro. Esse verso tem algumas das melhores rimas internas e assonâncias que você já ouviu o Eminem fazer, e é só mais uma das provas do quanto ele era bom no começo dos anos 2000, principalmente porque você precisa ser de outro mundo para ofuscar o 50 Cent de 2003 em uma música.
3.Forever
Ele começa o verso na terceira pessoal falando sobre como os estádios se enchem quando o Slim Shady cospe seu flow, eles ficam loucos, porque sabem que ele pode fazer os outros rappers parecem bozos, ele está pensando se deveria fazer esse verso mais lentamente, mas não, ele vai arriscar tudo. Ele então diz que ele não teve uma atenção tão grande assim desde a última vez que ele teve uma overdose, com a mídia esperando pacientemente para o Pinóquio cutucar seu nariz, ou seja, ele contar uma mentira ou falar algo que possa compromete- lo. Ele diz que esta de volta no game e o rap não será mais o mesmo, ele vai esmagar o cérebro dessas putas e estabelecer seu nome de novo, o fogo esta de volta dentro dele e você não pode apagar uma vez que ele já esta aceso, e era disso que ele estava falando quando ele se revoltou, falando que você esta lidando com os poucos verdadeiros vilões que ficam no estúdio cuspindo rimas, rimas verdadeiras, e eles não vão parar até a obturação dentária deles saírem de suas bocas. Ele então fala que essa é a vingança para os que duvidaram dele, e pergunta qual vai ser o gosto quando ele tirar o paladar da boca dos críticos com uma bass tão forte que vai tremer o lugar. Ele termina dizendo que é o Hannibal Lecter, então se você está pensando em salvar seu rosto, você não vai ter nenhum rosto para salvar quando ele acabar com esse lugar, antes de passar a bola novamente para o Drake encerrar a música. Eu tenho um grande problema com essa música, que é os fãs do Eminem dizerem que o verso dele é o único bom e ele "salvou" a track, o que é uma grande forçada de barra, os quatro versos são sensacionais, até o Drake manda bem. Ainda assim é inegável que o verso dele é o melhor da música, e marca o grande retorno dele ao hip hop. O Relapse não teve reações tão positivas assim, então esse foi o momento que muitos perceberam que o Eminem estava voltando a sua forma antiga. Além do verso dele encaixar perfeitamente com o tema de fama da música, com ele vindo buscar de volta seu prestigio, enquanto o Drake estava começando sua jornada no rap, o Kanye estava cansado da própria fama, e o Lil Wayne estava no seu auge.
2.Forgot About Dre
Então o que você diz para alguém que te odeia? o quê? ou alguém tentando trazer problemas para você? você quer resolver as coisas do jeito sangrento? então é só estudar uma fita da NWA. Um dia o Eminem estava andando por ai com seu walkman, quando um cara olhou estranho para ele, e o Em' estrangulou o cara com seu próprio Karl Kani (marca de roupa). Ele nem se importou se estava escuro ou não, ele é mais "difícil" do que ele mesmo tentando estacionar um dodge, muito bêbado, do lado de um caminhão grande em uma garagem de dois carros, tão bêbado que é como se ele estivesse tentando andar com duas pernas quebradas. Então ele manda a vizinha dele se fuder e chamar a policia, porque ele vai matar ela e os cães barulhentos que ela tem. E quando os policiais chegaram ele e o Dre estavam do lado de uma casa queimada (a da vizinha), com um galão cheio de gasolina e vários fósforos nas mãos, e ainda assim não encontraram eles (bem aqui), então a partir de hoje vai ser o "The Chronic 2", e ele ainda é louco o suficiente para te enforcar até a morte com uma barra de chocolate. Eminem então faz um dos melhores trocadilhos de humor negro da história, quando diz que ele é mais quente que duas bebes gêmeas, em uma mercedez benz, com os vidros fechados, e a temperatura chegando a 26 graus, chamando homens de mulheres, e então ele se desculpa com o Dre dizendo que é louco mesmo, não tem mais como o Doutor salvar ele, e termina dizendo para a Haillie ir com ele enquanto o Em' é preso. Falar sobre esse verso seria chover no molhado, foi o primeiro verso que muitos fãs de rap ouviram do Eminem lá nos anos 90, foi o primeiro grande guest verse dele, impulsionou sua carreira, é clássico, é icônico, o Chris Patt sabe ele inteiro, e fica aqui com o segundo lugar.
1.Renegade
Mas quando o termo "murdered on your on shit" é criado por causa de uma participação especial sua, o primeiro lugar tem que ser dessa música. Eminem começa o primeiro dos seus dois versos falando que já que ele esta na posição de falar com as crianças e elas ouvirem, ele não é nenhum politico, mas vai falar com eles agora, porque eles chamam ele de ameaça, e se esse sapato servir ele vai colocar, mas se não, todos vão ter que aguentar a sua verdade. Em' então pergunta quem é o rei dessas rimas, rudes, absurdas e criativas? quem pode causar histeria na juventude? e usar sua música para compartilhar seus pontos de vista e seus méritos, mas ele anda sofrendo uma interferência grande de pessoas que dizem que você não deveria ouvir ele. O rapper então começa a argumentar que talvez seja ódio que ele cospe, talvez seja algo para preencher seu espirito, ou talvez seja só música boa que ele faz para você se animar, mas ele anda sendo debatido, disputado, odiado, e visto na America, como apenas um viciado em drogas, como se os pais dessas crianças não tivessem experimentado nada. Então ele diz que essa é a hora que esses pais começam a se olhar no espelho, se verem como crianças novamente, e se sentem envergonhados, e o Eminem não tem nada para fazer a não ser fazer esses pais parecerem estúpidos, zoando que é uma pena que eles não são bons nessa coisa de casamento. Ele termina esse primeiro verso perguntando se algum desses pais sabe o que ele teve que passar para chegar aonde está agora? antes de dizer que acha que não, então manda eles continuarem com os ouvidos grudados no estéreo, porque o seu parceiro nessa música é o Jigga, e ele é o sinistro, "sr. beija minha bunda", ele é um renegado. Eminem abre o seu segundo verso dizendo que para alguns ele é um poeta, o Shakespeare da modernidade, ou Jesus Cristo, o rei desses santos dos últimos dias, usado para quebrar essa imagem que eles pintaram dele, como esse ateu satanista desmiolado. Em' diz que no fim tudo é questão de gosto, e o povo que decide se o Shady é tão ruim como eles dizem que ele é, ou ele é só uma escapatória para a mídia culpar por seus próprios problemas. O rapper então diz que é tão simples quanto uma receita de bolo ou assobiar "Dixie", enquanto ele aponta uma pistola para 60 cristãos com raiva dele, vai para a guerra com os mórmons, e toma um banho com os católicos usando água benta, não é de se admirar que eles tentavam derrubar ele. Eminem termina dizendo que é um rancoroso com olhar encantador, o novo Ice Cube, eles odeiam gostar dele, e pergunta o que ele fez? ele é só um garoto que veio da sarjeta, fazendo dinheiro com esses sanguessugas, porque no fim ele é só um renegado. Sendo bem justo com o Jay a música nem era para ser dele, e sim uma colaboração do Eminem com o Royce Da 5'9, e ainda assim ele tem dois versos espetaculares na música, a coisa toda deles ser detonado pelo Eminem na sua própria música teve mais a ver com o Nas ter usado isso tão bem em Ether do que ser realmente uma realidade. Porém aqui o Eminem faz um dos seus versos mais inteligentes e bem construídos da sua carreira, respondendo as criticas ao seu personagem, e criando um paralelo perfeito com a parte do Jay que responde as criticas sobre ele glorificar o estilo "traficante das ruas". Esse é com certeza um dos melhores raps já feitos e fica com o primeiro lugar.
Menções Honrosas:
Don't Approach Me - Xzibit
Welcome To D-Block - Jadakiss
We All Die One Day - Obie Trice
Rainy Days - Boogie
Best Friend - Yelawolf
C'mon Let Me Ride - Skylar Grey
Airplanes Pt. 2 - B.o.B
Band (remix) - Griselda
Calm Down - Busta Rhymes
Lord Above - Fat Joe
Eminem é referencia dms
ResponderExcluir