Top 10 - Os Maiores Álbuns de Metal de todos os tempos


Eu disse que faria não é? sim, hoje eu trago aqui para o blog esse gênero que foi o primeiro em que eu realmente me aprofundei na música, e foi o gênero principal desse blog no seu começo. Então venha comigo ver o meu ranking do que para mim são os dez álbuns mais importantes do Metal, seja ele Heavy, Thrash, Speed, Death, Power, Nu, ou qualquer coisa que seja, então sem mais cerimonias essa é a minha lista dos dez maiores álbuns de Metal de todos os tempos.

10.Motorhead - Ace Of Spades (1980)


O quarto álbum do Motorhead, que também foi o primeiro deles lançado nos Estados Unidos é conhecido como um dos mais importantes álbuns para a "New Wave Of British Metal", e o melhor do lendário do grupo. O disco mistura o "Rock N Roll" como o Lemmy gostava de chamar, com guitarras rápidas e uma bateria frenética parecido com o que viria a ser o Thrash Metal no futuro, com esse álbum sendo quase como um link do antigo metal do final dos anos 70 para o Metal mais rápido que se popularizaria na metade dos anos 80. O disco também tem alguns de seus maiores clássicos, como a faixa- título que para muitos é a música que define o Motorhead, "(We Are) The Road Crew" que tem talvez a melhor performance vocal do Lemmy em uma música, e outros hinos sobre fazer festa no melhor estilo Rock N Roll possivel como "Live To Win", "Fire, Fire" e "Dance", além de músicas sobre ser um badass da porra como "Shoot You in The Back" e "The Hammer". Embora os outros 3 álbuns do Motorhead antes desse também foram muito bons, foi esse que colocou a banda como um dos maiores nomes do gênero na década de 80, com o estilo frenético das músicas por todo o álbum ele se tornou um clássico máximo do Metal e por isso leva o décimo lugar aqui. 


9.Pantera - Vulgar Display Of Power (1992)


Nos anos 90 com a ascensão de gêneros como o Rap, Grunge e o Hard Rock, muitos diziam que o Metal morreria completamente nessa década, esqueceram de contar isso para o Pantera que foi uma das coisas que mais vendeu nessa época e se tornou a banda que redefiniu o gênero nos 90s, tudo começou com seu álbum "Cowboys From Hell" em 1990, mas é no "Vulgar Display of Power" que a banda do Texas esta no seu melhor. Vulgar Display Of Power é conhecido como o disco que fez o Groove Metal ser a grande coisa no Metal nos anos 90, e isso se deve muito por causa da performance vocal de Phill Anselmo, a voz dele tem tanta personalidade nas músicas, quando ele canta sobre raiva você sente a raiva na voz dele, ou quando ele desafia sua atitude em "Walk" com aquele icônico "ARE YOU TALKING TO ME???", é ameaçador para qualquer um escutando. Outro grande ponto desse álbum é o lendário Dimebag que aqui faz algum dos melhores riffs da história do Metal em músicas como "Walk", "Mouth For War" e "A New Level", sem contar seus solos incríveis por todo o álbum, sem dúvida aqui o guitarrista estava no seu melhor, e como ele sempre deu o tom para a musicalidade do Pantera, a banda também estava no seu melhor. O disco é quase um "Best Of" da banda, já que 90% dos seus clássicos estão aqui, desde as já citadas acima como também "Fucking Hostile" e a balada "This Love". As letras das músicas sobre ódio e raiva junto com o vocal do Phill é um dos grandes influenciadores do Nu Metal que dominaria o Metal no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, então esse álbum é influente, clássico e um marco para sua época, tudo que precisa para estar nessa lista.


8.Slayer - Reign In Blood (1986)

   
O Slayer causou controvérsias desde o seu primeiro dia de existência, com suas letras sobre satanismos nos seus dois primeiros álbuns eles chocaram muita gente e conquistaram um lugar no cenário underground do Metal da época, mas foi só nesse terceiro álbum onde eles resolveram fazer o disco mais sombrio de todos os tempos do Thrash Metal, que eles foram para o próximo nível como banda. Nesse disco eles abandonaram os assuntos sobre satanismo, predominante no "Show No Mercy" e "Hell Awaits", para falar de assuntos ainda mais pesados como: Morte, Insanidade e Assassinato. E eles já mostravam a que vieram na primeira música "Angel Of Death", que fala do médico nazista Josej Mangele que realizava experimentos bizarros com seus "pacientes" nos campos de concentração e ficou conhecido como "O Anjo da Morte", a música não é só uma das mais conhecidas da banda como uma das mais polêmicas da história do Metal, com o grupo senso acusado de simpatia com o Nazismo, uma acusação que obviamente estava senso distorcida já que eles não mostram admiração pelo Josej em momento nenhum da música. Outro grande clássico é a faixa que encerra o álbum "Raining Blood" que tem um dos riffs mais marcantes e talvez seja a música mais conhecida da banda, com sua letra sobre derrubar o céu e fazer literalmente chover sangue de lá. Outros destaques do álbum são "Necrophobic" que fala sobre o medo da morte, "Criminally Insane" que fala sobre um serial killer e "Jesus Saves" que spoiler: não é sobre Jesus salvar as pessoas. A musicalidade desse álbum combina todo o estilo Dark dos outros dois álbuns do Slayer com um Speed Metal que lembra bastante o Hardcore Punk, fazendo assim um contraste perfeito de peso e velocidade nas músicas mesclado com todo o tema pesado das letras. Reign In Blood é um daqueles discos que define um gênero e sem dúvida foi um dos grandes responsáveis pelo Thrash Metal ter dominado o final dos anos 80, sem dúvida o melhor e mais conhecido álbum dessa lendária banda e que não poderia faltar aqui.


7.Ozzy Osbourne - Blizzard Of Ozz (1980)


Ozzy foi expulso do Black Sabbath em 1979 quando até seus companheiros de banda achavam que ele estava exagerando nas drogas, e então ele decidiu fazer o que toda pessoa que é expulsa de uma banda faz: criar outra banda para provar que não precisava dos seus ex- companheiros para ter sucesso, e com esse álbum ele meio que provou que estava certo. Blizzard Of Ozz tem aqui um dos Ozzys mais criativos em questão de letras e temas musicais de toda a carreira do Madman, em um só álbum ele consegue falar sobre diversos temas e fazer algum dos maiores e mais polêmicos clássicos do Heavy Metal. Na verdade quase todos os seus clássicos estão nesse álbum, faixas como a icônica "Crazy Train" que deve ser a música mais conhecida do Ozzy em sua carreira solo, "Suicide Solution" que é uma das músicas mais polêmicas do Metal com pessoas interpretando a letra como pró suicídio e um adolescente depressivo supostamente se suicidando por influência da música, quando na verdade a música é um alerta contra o alcoolismo em reflexo do recente falecimento do vocalista do AC/DC Bon Scott. Também temos "Goodbye To Romance" que é uma carta de despedida de Ozzy para o Black Sabbath de uma forma bem positiva, mostrando que apesar de sua saída ele ainda amava as pessoas da banda e o tempo em que ele esteve la. E também "Mr. Crowley" que é uma música sobre o mais famoso ocultista do mundo: Aleister Crowley, o que sem dúvida ajudou a manter o personagem controverso e "satanista" para os pais super conservadores da época. Mas apesar de o nome de Ozzy estar na capa do álbum ele não é a principal estrela desse álbum, porque esse lugar é de Randy Rhoads, a performance dele é uma das melhores de um guitarrista em qualquer álbum que você vai ouvir, todos os arranjos, riffs, solos, é tudo tão criativo e cativante, dava para ver todo o potencial de um dos melhores guitarrista de todos os tempos ali, e faz você sentir ainda mais o fato dele ter morrido tão cedo e ter feito apenas 2 álbuns com Ozzy. Esse álbum é Heavy Metal em toda sua excelência, ele é polêmico, cativante, fácil de se escutar e cheio de músicas memoráveis, é um dos meus álbuns favoritos do gênero e acho que ninguém discorda que ele merece estar aqui.


6.Megadeth - Rust In Peace (1990)


Mustaine tem uma história bastante parecida com a de Ozzy quando se trata de ser chutado de uma banda famosa e então formar a sua própria para provar que pode ter tanto sucesso quando sua ex- banda, mas diferente do Madman o melhor álbum do Megadeth não é o seu primeiro, mas sim o seu quarto, o glorioso "Rust In Peace", que mostrou que a banda estava pronta para o Metal noventista. O álbum tem elementos do Thrash e Speed Metal característicos da banda combinando com um estilo progressivo que viria a ser um dos grandes sub gêneros do metal na primeira metade dos anos 90. E embora o Megadeth nunca deixou de tocar em temas polêmicos esse é de longe o álbum com as melhores letras deles, com músicas que falam sobre temas malucos como guerra nuclear e invasão Ovni, até temas que já haviam sido falados nos outros álbuns da banda como religião e vicio em drogas, sendo um dos álbuns mais bem feitos liricamente do Metal em todos os tempos. O disco tem inúmeros clássicos do Megadeth (e de todo o gênero) como "Holy Wars... The Punishment Due" que tem inspiração na guerra entre as Irlandas, "Hangar 18" que narra essa história dessa base militar onde os cientistas estão fazendo experiências em alienígenas capturados, "Take No Prisioners" que é uma música anti guerra no melhor estilo ironicão Dave Mustaine style (essa inclusive são as 3 primeiras músicas do álbum, uma das melhores sequências de músicas já vistas) e "Tornado Of Souls", que é uma música sobre o término do noivado de Dave, todas músicas que vão sempre fazer parte do catálogo de shows do Megadeth. Com a guitarra de Mustaine dando o comando com seus arranjos criativos, e seu alinhamento de guitarras junto com Marty Friedman que faz uma das melhores performances de sua carreira, eles fazem incríveis solos por todo o disco (só em Hangar 18 são 11 no decorrer da música) e são o grande destaque. Eu sou da opinião que o Megadeth não tem álbuns ruins, mas essa sem dúvida é o melhor álbum deles (embora não seja meu favorito) e resume todo o legado da banda.


5.Judas Priest - British Steel (1980)


Eu também sou da opinião que o Judas Priest não tem álbuns ruins, mas apesar de ser uma banda que nasceu nos anos 70 e faz álbuns até hoje é bem conhecido que sua fase de ouro foi nos anos 80, praticamente definindo como seria o Metal daquela década, e o álbum que fez a banda ir de boa para o próximo nível foi o seu sexto álbum, "British Steel". Judas pegou toda a sonoridade mais sombria dos seus primeiros álbuns e mesclou com um Hard Rock para fazer um disco inovador, definidor de gêneros e incrivelmente divertido de se escutar. Aqui estão provavelmente os maiores sucessos da banda como "Breaking the Law", "Live After Midnight" e "Metal Gods", na verdade o álbum todo poderia ser considerado uma junção de Greatest Hits da banda, visto que todas as músicas são tocadas em shows até hoje. Esse foi o primeiro álbum com Dave Holland que foi o baterista da fase de ouro do Priest, e nesse trabalho ele dá uma velocidade a mais para as músicas, isso combinado com a performance teatral de Halford faz todas as faixas grudarem na sua cabeça. Acho que o grande trunfo desse álbum é fazer a transição do Heavy Metal mais provocativo e contestador para o Heavy Metal mais divertido e dançante, largando temas mais polêmicos e focando em históricas medievais, robôs gigantes lutando e tudo no meio disso, sendo um Metal mais "pop" que inspirou diversas outras bandas e álbuns que vieram depois desse. Esse disco colocou o judas no mainstream, ditou várias tendências que seria usada por todo o Metal oitentista e 80% dos grandes clássicos da banda esta ai, é a definição de álbum clássico e a lista não estaria completa sem ele aqui.


4.Dio - Holy Diver (1983)


Não da para fazer uma lista de Metal sem falar de Ronnie James Dio, e não dá para falar do Dio sem citar sua obra mais conhecida, o cultuado até hoje, "Holy Diver". Dio juntou praticamente um super time para compor esse álbum, o seu ex- companheiro de Sabbath Vinny Appice para a bateria, o veterano baixista Jimmy Bain, e um garoto irlandês chamado Vivian Campbell que era praticamente desconhecido na época para a guitarra, e eles se juntaram a Dio para fazer puro e simples Heavy Metal. O disco é quase uma trilha sonora para alguma aventura medieval, com uma performance dramática e potente como já era característica do cantor, misturado com solos de guitarras sensacionais de Campbell que colocou seu nome na história com esse álbum, assim eles fizeram as músicas mais famosas de carreira de Dio. O que dizer da faixa título que quando você escuta uma vez fica grudada na sua cabeça para sempre, ou "Rainbow In the Dark" onde Dio traz mais uma vez todo o tema do arco íris para refletir sobre como ele se sentia preso e isolado na época do Sabbath, temos também as épicas "No Talk to Strangers" e "Invisible" que tem letras maravilhosas e complexas. Com refrões longos e melódicos acompanhado de solos de guitarra frenéticos Dio fez um álbum perfeito para o que os fãs de Metal dos anos 80 queriam na época, um disco perfeito que deu dois dos maiores hinos que o Heavy Metal já viu e sem dúvida é um clássico e o maior álbum do melhor vocalista de Heavy Metal de todos os tempos, ficando perto do nosso podium.


3.Iron Maiden - The Number of The Beast (1982)


Um álbum que mudou tudo para o Iron Maiden, o primeiro álbum com Bruce Dickinson, um álbum que trouxe toda a controvérsia para o nome da banda, trouxe duas das mais populares músicas do catalogo do Maiden, e na minha opinião a melhor música já feita por eles, é ridículo o tanto que o "The Number Of The Beast" é histórico. Com o carismático Bruce no comando a banda pôde fazer músicas bem mais cativantes do que em seus dois primeiros álbuns, claro com o maior destaque sendo a faixa título, provavelmente a faixa mais popular deles (empatado com Fear Of The Dark?) e que praticamente deu toda essa reputação para o álbum e para o grupo com toda a polêmica da música ser sobre adoração ao satanazão, o que fez grupos religiosos protestarem contra o lançamento do álbum, mas deixando isso de lado essa é uma música do caralho, o riff, aquele grito do Bruce antes do primeiro verso, o solo, o refrão que gruda na sua cabeça, sem dúvida minha música favorita da dama de ferro. Outro grande sucesso é "Run To The Hills", que narra o conflito entre os colonizadores europeus e os nativos americanos, com o primeiro verso sendo da perspectiva dos nativos e o segundo dos Europeus, outro clássico máximo da banda. Mas para mim a "melhor música já feita por eles" é a música que fecha de maneira genial o projeto, "Hallowed Be Thy Name", tudo sobre essa música é perfeito, a letra em primeira pessoa sobre esse prisioneiro que esta sendo levado para a forca e começa a refletir sobre a sua própria vida que esta prestes a acabar, a construção com o ritmo sendo aumentado junto com o desespero do personagem, as transições de bateria, o solo, o refrão que só chega no final, é genial ao nível que só o Maiden pode fazer. As 9 músicas do álbum são perfeitas e levaram o Iron ao próximo nível, começando o que seria a jornada para se tornar uma das melhores bandas de todos os tempos. Existem debates sobre se esse é ou não o melhor álbum do grupo (com "Piece of Mind" e "Powerslave" sendo colocados na discussão) mas ninguém discute que esse é o maior álbum deles, é o meu disco de Metal favorito e fica aqui com a medalha de bronze.


2.Metallica - Master Of Puppets (1986)


Aqui o Metallica pega todo o peso do puro Thrash Metal do "Kill 'Em All", e os refrões longos com as melodias do "Ride Of Lighting", e junta os dois para assim fazer a sua obra prima. Esse terceiro disco é um álbum conceitual que fala sobre coisas que podem controlar sua vida e assim te fazer nada mais que uma marionete, desde drogas e medicamentos até pessoas com algum tipo de poder sobre outras. A faixa que abre o álbum já mostra toda a criatividade a banda nesse álbum, "Battery" começa com violões espanhóis, vai para o riff, depois temos o refrão, seguido de um mini solo, e essa construção toda "errada" da música faz dela uma das mais marcantes e epic rocking que o Metallica já fez. E claro não se pode falar desse álbum sem falar da segunda música que é a faixa título, uma das melhores e mais famosas músicas da banda, um refrão cativante que foi feito para ser cantado por grandes multidões, depois vai para aquela longa parte melódica e volta com tudo com um solo sensacional, são 8 minutos inesquecíveis, embalados por uma letra muito importante anti- drogas. O resto do álbum continua o tema principal falando sobre controle, como "Welcome Home (Sanitarium)" que fala sobre um paciente abusado psicologicamente em um sanatório, "Disponable Heroes" que fala sobre um jovem soldado controlado pelos seus superiores para virar um assassino sem alma, que por sinal é uma das melhores letras do Metallica com uma mensagem anti- guerra perfeita, e "Lepper Messiah" que fala sobre aqueles programas evangélicos da televisão que fazem lavagem cerebral no público. Eu penso que o "Master Of Puppets" foi o único álbum em que o Metallica conseguiu acertar em tudo, eles conseguiram trazer o peso que tem que se ter em uma banda de Thrash Metal, uniram com aquelas longas melodias com refrões arrastados, e assim conseguiram fazer 8 músicas que estão no top de melhores da banda. Esse foi o primeiro álbum de uma banda Metal a ser cerificado como platina, é um dos percussores do que viria a ser o Metal Progressivo nos anos 90, e deu o grande passo para o Metallica virar a maior banda de Metal de todos os tempos (o que seria concretizado no "Black Álbum"), a importância desse álbum para a evolução do gênero é gigante e fica aqui com a medalha de prata.


1.Black Sabbath - Black Sabbath (1970)


O primeiro álbum do Black Sabbath não é o mais famoso da banda, não tem suas músicas mais populares (esse seria o Paranoid), e nem é o melhor disco deles (para mim é o Vol.4), mas quando você cria todo um gênero, não tem discussão, o primeiro lugar é seu. O grupo conseguiu apenas em 16 dias fazer um álbum que misturava blues, com a música psicodélica dos anos 60, junto com uma atmosfera completamente dark para as músicas, criando assim o que é amplamente conhecido como o começo do Heavy Metal. As músicas são longas, arrastadas, e te coloca totalmente no clima de um filme de terror, com letras com temas pagãos e coisas mitológicas, com as mais polêmicas sendo a faixa- título, que fala sobre alguma figura maligna perseguindo o personagem da música, que no fim se revela como o próprio diabo, e que aparentemente foi inspirada em uma experiência real que o baixista Geeze Butler teve, e "NIB" que é do ponto de vista de Lúcifer que se apaixona por uma garota humana da Terra e se torna um cara mais legal. Toda a atmosfera das 7 músicas combinado com essa capa arrepiante acima, junto com toda a polêmica que trouxe para o nome da banda, com várias pessoas acusando eles de satanismo, fez com que o álbum fosse muito criticado quando saiu, mas também fez com que todo mundo quisesse ser o Black Sabbath e fazer o que eles faziam, e assim eles definiram um som, um som que passaria a ser chamado de Metal pesado, e a partir dai vem toda a história que vocês já aconhecem. Esse álbum é a lição número 1 para qualquer pessoa que quer tocar/aprender/se aprofundar na cultura do Heavy Metal, e por isso o disco que começou tudo fica aqui com o primeiro lugar.


Menções Honrosas:
Black Sabbath - Paranoid (1970)
Venom - Black Metal (1982)
Iron Maiden - Powerslave (1984)
Metallica - Ride The Lighting (1986)
Megadeth - Peace Sells... but Who's Buying? (1986)
Anthrax - Among The Living (1987)
Judas Priest - Painkiller (1990)
Sepultura - Roots (1996)
Slipknot - Slipknot (1999)
System of a Down - Toxicity (2001)


E essa foi minha lista de maiores álbuns de Metal de todos os tempos, qualquer dia eu volto ai com os dez maiores álbuns da história Punk Rock. Fique ligado no blog, não se esqueça de quebrar todas as regras possíveis, e até a próxima  

Comentários