Minha Crítica: BK - Gigantes


BK, Seu Merda


Finalmente, depois de um ano de espera BK lançou o seu segundo álbum, a continuação do que na minha opinião já é um clássico do rap nacional, o grande "Castelos e Ruínas", e isso ai foi o que eu achei do álbum.

Eu sempre vi o BK como uma coisa completamente diferente no rap nacional, a maioria dos rappers quando faz um álbum tenta falar mais sobre assuntos intimistas e se humanizar, mostrando seus erros e acertos, já o BK se coloca como uma figura, quase como um personagem de mestre das ruas pronto para tentar derrotar um Deus do Egito e pegar o lugar dele e assim ser imortal. E acho que esse é o tema do álbum como um todo, derrubar os seus "Gigantes" problemas e assim se tornar Gigante por si só. Então o álbum passa por temas como racismo, problemas sociais, meritocracia, consumismo e claro as músicas de amor/sacanagem que o BK faz.

Na questão técnica BK aqui esta perfeito como sempre, seu flow continua como um dos mais daoras de se ouvir, suas rimas são impactantes e engraçadas, e suas metáforas funcionam muito bem para você entender qual é o assunto principal de cada música, uma coisa que foi feito de propósito por ele. Os feats também são bons embora eu acho que ninguém se destacou de mais, no fim quem se destaca mais em todas as músicas é sempre o BK. Diferente do Castelos esse disco não tem aquelas batidas secas dos anos 90 em todas as músicas, apenas em algumas, tem uns trapzão moderno e até umas músicas bem numa pegada Soul.

Os destaques vão para: a faixa que abre o álbum "Novo Poder" falando justamente dessa Nova Era do artista traçando um paralelo com a Nova Ordem Mundial e quedas de impérios. A faixa que dá título ao álbum "Gigantes" com a Juyé, que resume basicamente o tema do projeto falando sobre o que significa ser, pensar e se sentir gigante. "Jovens" que é uma música super engraçada que alerta sobre como os jovens só querem transar e zuaaaaaaa sem pensar nas consequências do que podem acontecer. E claro "Correria" que apesar de o BK ter colocado versos de feats (que estão muito bons) os dois versos dele mesmo são insuperáveis e para mim os dois melhores de todo o álbum. Todas as músicas são boas na verdade eu só destaquei essas porque foram as que eu mais gostei.

Eu não compararia Gigantes com o Castelos e Ruínas, para mim o álbum é como uma continuação dele, nesse BK ainda usa muitas coisas do seu primeiro trabalho reforçando temas e linguagens que já fazem parte da sua "personagem", mas ele acrescenta coisas novas e você percebe claramente uma evolução na musicalidade do rapper que na minha opinião é o mais completo da atualidade e esta trilhando os passos para ser um dos melhores da história do rap nacional. 


E como sempre aqui esta a Gif que para mim resume esse álbum:

FÊ.

Comentários