Mac Miller: Do Pior ao Melhor


Mac Miller se tornou um dos meus rappers favoritos desde que eu conheci a música dele no ano passado, seu estilo chill de fazer música era uma coisa completamente original no meio do rap e obviamente eu fiquei muito bolado quando ele morreu esse ano. Então como forma de homenagem nada mais justo que eu analisar os cinco álbuns que o nosso Mac deixou do Pior ao melhor.

Quinto Lugar - Blue Slide Park


O primeiro álbum do Mac é meio que um ajuntamento de todas as coisas que ele já vinha rimando em suas Mixtapes e EPs, então eu consigo entender porque a critica não gostou tanto assim do primeiro disco dele. Mac Miller rima sobre fumar maconha, fazer festa e ficar só dbooooooooas e como eu já disse esses já eram os temas que ele rimava nas Mixtapes dele o que faz o álbum ser meio repetitivo e até cansativo, sem contar que esse "College Swag Rap" que ele e outros rappers como o Wiz Khalifa faziam estavam perdendo a validade já (o álbum é de 2011) e o Mac claramente percebeu isso indo para outros assuntos nos álbuns seguintes. Ainda assim eu não acho o disco tão ruim quanto a critica achou, tem algumas boas músicas como a faixa- título do álbum, "Man In The Hat" e "One Last Thing", no fim eu acho ele apenas mediano, daria uma nota 6, e você pode perceber a evolução do College Rapper para um Rapper sério nos próximos trabalhos dele, ainda assim esse é de longe o trabalho mais fraco do Mac. Ironicamente esse é o álbum mais bem sucedido dele, foi o único que pegou #1 na Billboard.



Quarto Lugar - The Divine Feminine


The Divine Feminine é mais um álbum de Jazz com RnB do que um álbum de rap, e é sensacional. Mac disse que queria faz um álbum sobre sua relação com as mulheres e o que ele aprendeu com elas, e assim ele fala sobre relacionamentos conturbados e românticos explorando todos os lados possíveis de uma relação, na minha visão é como se o disco fosse uma carta de amor para o amor em geral. Mac também traz vários feats e todos eles se encaixam perfeitamente no álbum, Anderson Paak em "Dang" faz o melhor hit do projeto, Ty Dolla também esta perfeito em "Cinderella", ele com a Ariana Grande fazem uma das melhores músicas de R&B que eu já ouvi nessa década e embora o Kendrick só faça o refrão de "God Is a Fair, Sexy Nasty" ele encaixa perfeitamente na vibe de Jazz da música e faz junto com o Mac que tem uma letra sensacional a melhor música do álbum na minha opinião. The Divine Feminine foi o primeiro álbum do Mac Miller que eu ouvi e eu adorei o conceito e a vibe calma e o estilo de "álbum para você relaxar escutando" que ele tinha, sem dúvida um dos melhores projetos dele, mas claro que tem melhores.


Terceiro Lugar - Watching Movies with The Sound Off


No Watching Movies o Mac Miller fala de assunto mais sérios que ele já havia falado em Mixtapes antes desse álbum como na "Mecadelic" e iria falar no futuro, principalmente em "Faces" (que alguns consideram seu melhor projeto) com um estilo de rimar bem mais introspectivo passando por temas como abuso de drogas, depressão, sua posição atual na carreira e crises existenciais. O título do álbum veio ao fato do Mac realmente gostar de assistir filmes no mudo enquanto escrevia suas rimas no estúdio, esse também é o primeiro álbum que Mac produziu grande parte dele sozinho sob o seu pseudônimo de Larry Fisherman. Para mim as melhores músicas são "Watching Movies" "Suplexes Inside Of Complexes & Duplexes" "Bird Call" e "OK" que é uma música bônus bem engraçada com o Tyler, The Creator que como o Mac mesmo diz "álbum cheio de músicas tristes mas essa é uma que eu vou poder rir dela".  Para ser sincero esse não é um dos álbuns que eu mais escuto do Mac (eu escuto bem mais o Divine Feminine que esse) mas eu consigo ver toda a qualidade nesse álbum que mostra claramente a evolução lirica dele nas rimas e acho que é sem dúvida um dos trabalhos mais completos dele, mostrando toda a complexidade dele como uma rapper, indo de rimar sobre fazer festa no primeiro álbum para falar sobre seus problemas pessoais e demônios internos no segundo.


Segundo Lugar - Swimming


Swimming foi infelizmente o último álbum que Mac Miller fez, ele lançou esse ano e podemos ver que o rapper ainda não tinha nem chegado perto de alcançar toda a profundidade musical que ele tinha dentro dele graças a esse disco. A história de Swimming era que Mac estava afundando nos seus problemas mas ele estava aprendendo a nadar (dai o nome do álbum) e estava no controle da situação. Então ele cita o acidente de carro que quase tirou sua vida, faz algumas referências bem sutis ao fim do seu relacionamento com a Ariana Grande e da uma visão bem otimista sobre o seu estado atual de espirito. A musicalidade do álbum também é um dos pontos positivos do disco, tem R&B, Jazz, Funk e essa mistura toda faz a produção do álbum parecer que foi toda gravada com uma banda ao vivo e ser um dos grandes pontos dele, que para mim é um dos melhores álbuns desse ano. O liricísmo do Mac aqui também esta sensacional, talvez seja as melhores letras da sua carreira, aqui ele é muito mais direto e usa menas metáforas para falar sobre seus problemas e seus demônios pessoais ou como ele mesmo diz "eu tenho demônios que são maiores que a minha casa". O álbum inteiro é bom e eu indico que você escute ele inteiro mas para mim as melhores músicas são o single do álbum "Self Care", "Small Worlds" (letra perfeita) "2009" (ele cantando essa música no Tiny Desk é de arrepiar) e "Ladders". Quando o álbum saiu eu tinha certeza que era o melhor dele mas depois refletindo melhor eu acho que tem um que supera.


Primeiro Lugar - GO:OD AM


Para mim o GOOD AM é o álbum que melhor traz todos os elementos do Mac Miller durante toda a sua carreira em um álbum só. Tem músicas good vibes sobre fazer festa, tem músicas introspectivas sobre os problemas do rapper, tem músicas engraçadas e principalmente o disco todo tem um clima positivo tanto na produção quanto nas letras que sempre foi meu lado favorito do Mac. Eu principalmente acho que os traps desse álbums são muito bons e alguns dos melhores antes do sub gênero explodir no rap atual, ao mesmo tempo as músicas tem aquela pegada de Jazz que ele usaria mais para frente. O que realmente para mim faz esse ser o melhor álbum do Mac é que além das letras serem muito boas com as analogias e os seus jogos de palavras de sempre os singles do projeto são viciantes e você quer escutar de novo e de novo, como a segunda faixa do álbum "Brand Name" em que ele faz meio que um balanço da sua carreira, "100 Grandkids" em que ele fala que prometeu que ia dar alguns netos para sua mãe mas agora ele só quer curtir a sua fama e fala sobre os seus sonhos antes de fazer o seus primeiros 100 mil dólares, e "The Weekend" que tem a participação do cantor Miguel em que Mac fala sobre ele querer relaxar e ficar dboas no fim de semana. Além dos singles eu também acho sensacionais as faixas "Rush Hour" (ele até faz uma referência ao filme na música), "Cut The Check" com o Chief Kief  e "Break The Law" que tem muitas punchlines fodas e deve ser minha música favorita dele, mas todas as faixas são sensacionais e inspiradas. Eu não sou muito fã de álbuns longos então quando eu falo que você nem vê o tempo passar durante as 17 músicas você pode acreditar que esse disco é bom, sem dúvida um dos meus álbuns de rap favoritos e um dos mais underrateds na minha opinião também, eu escuto direto e para mim é a mistura de tudo que resume o Mac Miller como o grande rapper que ele era, ficando merecidamente com o primeiro lugar na sua curta discografia. 


Eu lembro de ter a ideia desse artigo bem quando o Swimming saiu e agora que eu finalmente consegui fazer fica como minha homenagem a esse que vai ser sempre um dos meus rappers favoritos de todos os tempos. E para encerrar esse artigo em alto astral fique com a compilação das melhores rimas dele feito pelo Genius:


RIP MAC.

Comentários