Top 10 - Os Meus álbuns favoritos de todos os tempos

Hello everyone e bem vindos a mais um artigo nesse blog onde só eu escrevo, o título é auto explicativo são meus dez álbuns favoritos de todos os tempos, eu pensei bastante para fazer essa lista enquanto eu estava sem internet e aqui estão os dez álbuns que fizeram eu ser esse homão da porra que eu sou hoje.

10.Back To Black - Amy Winehouse (2006)


A Amy Winehouse é minha cantora favorita de todos os tempos, primeiro eu comecei a gostar dela por causa das porra lokisse que ela fazia e eu achava engraçadas mas com o tempo eu comecei a ouvir e realmente gostar muito da música dela, a voz dela faz ela ser um dos maiores nomes do Soul moderno e até talvez de todos os tempos e o auge do seu talento esta em Back To Black que foi seu último álbum. O disco começa com Rehab que é icônica música em que ela fala sobre não querer ir para a reabilitação, depois vai para a You Know I'm No Good, que fala da infidelidade tanto dela quanto a do namorado dela em um relacionamento, Mr and Mr. Jones que ela fez pro Nas com quem ela namorou por um tempo e o álbum continua com vários músicas sobre relacionamentos fracassados da cantora que mostra claramente o estado mental da artista naquele momento como por exemplo "Love Is a Losing Game" e claro a faixa título "Back To Black" que hoje é uma das músicas mais icônicas da história do Soul. O álbum vai desde o Jazz até o Blues, passando por R&B e o Soul, a sonoridade é incrível, mas o que faz esse disco ser tão especial é a voz única e cativante da Amy com suas letras comoventes, me surpreendeu quando eu escutei o álbum pela primeira vez la por 2010 e me surpreende até hoje levando a décima posição.


9.Toxicity - System Of a Down (2001)


Eu sou muito fã do gênero New Metal como um todo mas eu sou o primeiro a admitir que as letras normalmente não tem muito conteúdo por trás, são sempre sobre raiva, dor pessoal e não ser um alienado ao sistema (corooooa), não tem realmente uma critica a algo por trás, mas isso muda quando se fala de System of A Down, principalmente desse que eu considero o melhor álbum deles, Toxicity. Ironicamente esse disco foi lançado no dia 4 de Setembro de 2001, exatamente uma semana antes do 11 de Setembro e é como se o álbum subliminarmente estava avisando que algo assim aconteceria visto a situação atual dos Estados Unidos e do mundo em geral naquele momento, e hoje 17 anos depois desse álbum ser lançado as criticas sociais que ele faz continuam sendo pertinentes e muito claras. O álbum abre com "Prison Song" que é uma crítica direta a superpopulação carceraria, e essa primeira faixa da o ritmo todo do álbum, com riffs pesados acompanhados daqueles vocais loucos do Serj e passando por assuntos polêmicos como a CIA, Sexo Grupal, Drogas, brutalidade policial, Depressão e Suicídio e até mesmo temas bizarros como as crenças de Charles Manson sobre a natureza e a vida. É como se o álbum todo fosse construindo esse ambiente em uma cidade tóxica mesmo e mostrasse todos os problemas dela de uma maneira irônica e crua. Para mim é um álbum a frente do seu tempo, se você ouvir ele agora você vai ter a impressão que ele foi lançado ano passado, além de ter os 3 maiores hits da banda (Toxicity, Chop Suey e Ariels), o que faz ele entrar na minha lista.


8.Rumours - Fleetwood Mac (1977)


Esse vai ser o mais surpreendente porque os outros artistas eu encho o saco de todo mundo que eu conheço para ouvir, mas apesar de eu nunca ter declarado meu amor por essa banda eu adoro Fleetwood Mac, o vocal da Stevie Nicks é divino e a sonoridade toda da banda tem essa vibe como se te transportasse para os anos 70 da hippersterizagem. Rumours é o álbum mais pop deles segundo a própria banda e foi gravado em meio a um total caos interno da banda, Christine e John Mcvine tinham acabado de se divorciar, Steve Nicks e Lindsey Buckingham estavam a um passo do divórcio também e o baterista Mick Fleetwood tinha acabado de descobrir que sua mulher estava traindo ele com seu melhor amigo, e mesmo com esse clima todos os membros conseguiram se unir em um estúdio e fazer esse álbum sensacional, isso claro regado a muito uso de cocaína porque ninguém é de ferro também. O álbum abre com "Second Hand News" e já coloca o ouvinte no clima do álbum, é uma música sobre um lindo amor que acabou e o eu lírico esta aprendendo a deixar a pessoa que ele amou no passado, e assim o álbum vai com várias músicas sobre relacionamentos desastrosos com uma musicalidade bem animada acompanhando em uma vibe soft rock bem anos 70 mesmo, e é engraçado as letras poque cada membro da banda estava escrevendo letras e escondendo uns dos outros então as músicas são quase diss tracks de uns pros outros hueheueheu. O que eu gosto mais desse álbum é o quão boa a musicalidade dele soa, é muito good vibes ouvir ele do inicio ao fim, e a harmonia de toda a banda mesmo no pior momento deles é 10/10 no álbum o que é quase um milagre, acho que é o álbum que melhor trás tudo que tinha de melhor na década de 70 da música (e estamos falando de uma puta década para a música), eu sempre escuto ele quando eu quero ficar só dboaaaaaaas.


7.Never Mind The Bollocks, Here's The Sex Pistols - Sex Pistols (1977) 


O punk sem dúvida foi parte da minha adolescência e é parte de quem eu sou até hoje, quando eu era apenas um rapaz serelelepe descobrindo o mundo do rock com 13 anos e vi aquele cara de cabelo tingido de vermelho gritando que a rainha da Inglaterra não era um ser humano tudo que eu conseguia pensar é que aqueles caras eram as pessoas mais badass de toda a história e isso fez eu chegar no único álbum lançado pelos caóticos Sex Pistols em 1977. O álbum é o que era o grupo e o movimento Punk como um todo em apenas 38 minutos, é simples, sujo, controverso, agitado e mais do que tudo as letras são um grito de revolução contra tudo e o nada O álbum abre com "Holiday In The Sun" que é uma música divertida sobre as férias da banda em uma deprimente Berlim, mas depois o álbum entra em músicas que falam sobre aborto (de forma bem explicita), nilismo, críticas a seu próprio empresário, uma música só para mandar a antiga gravadora deles (a EMI, que da o nome a música) se fuder e claro falar sobre anarquia. Acho que além de tudo o que eu mais gosto nesse álbum é a performance do vocalista Johnny Rotten, o que falta de talento vocal ele compensa em uma intensidade incrível com um tom sempre energético e algumas vezes sarcástico fazendo você realmente acreditar na verdade dele nas músicas. É o clássico máximo do Punk Rock e um dos maiores clássicos do Rock como um todo, esta em várias listas de álbuns mais importantes de todos os tempos e agora recebe a maior glória de todas ficando com a sétima posição aqui na minha lista de álbuns favoritos.


6.Illmatic - Nas (1994)


Para mim Nas é o melhor rapper de todos os tempos, não o maior, nem o mais revolucionário, muito menos o mais importante, mas com certeza o melhor no quesito de rimas mesmo, e se você duvida de mim basta olhar sua obra prima, seu primeiro álbum que ele fez com apenas 19 anos, o clássico Illmatic. Em apenas 9 faixas (e uma intro) Nas coloca você na sua realidade nas ruas de Nova York, falado sobre criminalidade, drogas, violência entre gangues, pobreza e temas do gênero, mas também dando uma visão otimista para o ouvinte como na música "The World Is Yours", tudo isso com um liricísmo que até hoje não foi superado, se mostrando realmente como um poeta preso naquele ambiente pronto para por toda a sua arte para fora. Obviamente o que eu mais gosto no álbum são as letras, cheias de multissilábicas, rimas internas, jogos de palavras muito inteligentes e punchlines que ficaram marcadas no hip hop para sempre como: "eu nunca durmo porque o sono é o primeiro da morte", "eu não vou deixar presidentes mortos me representarem", "esse é Nas metade homem e metade incrível" dentre muitas outras, tudo isso com um flow impecável e um delivery de um rapper veterano. As batidas também são um ponto alto, é aquelas batidas secas bem anos 90 East Coast misturado com samples de Jazz que fazem alguns dos beats mais clássicos da Golden Era do rap. Illmatic é amplamente considerado como o melhor álbum de rap de todos os tempos, ele sozinho revitalizou a cena de rap de Nova York e elevou a o nível tão alto que nem o próprio Nas conseguiu superar seu primeiro álbum, é o clássico máximo do gênero e não poderia faltar mesmo na minha lista


5.My Beatiful Dark Twisted Fantasy - Kanye West (2010)


Eu já falei sobre esse álbum quando eu rankeei todos os álbuns do Kanye, e acho que o que mais me surpreende com esse álbum é a maneira como ele apresenta o que ele quer ao mesmo tempo em que faz hits, é fácil fazer um álbum conceitual chato mas em MBDTF todas as músicas funcionam fora do contexto geral e melhor ainda dentro deles. A história é que Kanye no pior momento de sua carreira logo depois de ter lançado um álbum pop que foi mal recebido pelos seus fãs e arrancar o VMA da Taylor Swift foi para o Hawaii e resolveu produzir sua obra prima, um álbum que aborda todos os conceitos da fama e da imagem pública, e isso começa logo na música que abre o disco "Dark Fantasy" onde no primeiro verso Kanye se gaba de todo o seu sucesso e no segundo fala sobre matar a sua dor bebendo tudo isso embalado por um super coro de Teyana Taylor e Justin Vernon, depois vamos para "Gergeous" com refrão de Kid Cudi e Kanye criticando a injustiça racial na América ao mesmo tempo em que responde seus críticos (como o South Park) com a lenda do rap Raekwon fazendo o quarto verso, depois "Power" que virou praticamente uma música imortal da cultura pop, aparecendo em comerciais, videogames, aberturas de eventos (apareceu até na copa do mundo de 2018) com um verso sensacional de Kanye fazendo um paralelo entre luz e escuridão enquanto reflete sobre o seu próprio "poder" no mundo, depois tem um interlúdio de piano tocando por ninguém menos que Elton John e "All The Lights" com um refrão marcante de Rihanna e Kanye falando sobre a fama como uma garota que ele bateu e então ele foi preso e na volta para sua casa ele vê as luzes da cidade e mais uma vez traça um paralelo entre luz e escuridão de ser famoso, essas são as primeiras 4 músicas do álbum, 4 hits que você pode tocar em qualquer lugar porque é simplesmente música boa. E o grande ponto desse álbum é que Kanye dirigiu todos esses artistas acima, extraiu o melhor deles (o que falar do verso de Nicki Minaj em "Monster" que ela jamais superou ou Rick Ross em "Devil In a New Dress" que o rapper já disse ser o seu melhor verso) e em nenhum momento você esquece que é o álbum dele, ele dirige toda essa bagunça de maneira genial e fica no foco o tempo todo, é a obra de arte de Kanye West que mostra porque ele é genial, sempre estará entre minhas coisas favoritas de ouvir.


4.To Pimp a Butterfly - Kendrick Lamar (2015)


Eu também já falei desse álbum e da história dele no meu artigo sobre os álbuns do Kendrick, e é engraçado que naquele mesmo artigo eu digo que meu álbum favorito dele é o "Good Kid Maad City" mas depois de muito pensar eu acho que eu tenho um apreço maior por esse que eu considero o álbum dessa década e uma das maiores obras primas da música, o glorioso "To Pimp A Butterfly". O disco já se inicia com a grande "Wesley's Theory" que tem aquele sample de "every nigga is a star" e essa música com sample de Soul é o que da o ritmo do álbum todo, com uma letra falando sobre como é um negro bem sucedido no primeiro verso e como ele é "cafetizado" pela America capitalista com um segundo verso sendo feito da perspectiva do Tio Sam, seguindo com o interlúdio super engraçado de "For Free?" e a sensacional "King Kunta" onde o Kendrick usa o sample da famosa "The Payback" de James Brown para falar sobre sua posição atual como um dos maiores nomes do hip hop e da cultura negra, mas o álbum começa a ir para outra direção com "Institutionalized" onde Kendrick vai entrando cada mais na sua própria mente e percebendo que perdeu o seu caminho com toda a fama que ganhou repentinamente, então ele entra em depressão (em "u") o diabo tenta comprar sua alma (em "Alright") e na música mais lirica de todo o álbum "How Much a Dollar Cost" Kendrick conta a história de ele indo para a África do Sul e então um mendigo o parar e pedir um dólar para ele, Kendrick não da o dólar e se irrita com o homem tentando tirar o dinheiro que ele conseguiu e ai é revelado que o homem na verdade é Deus e o preço de um dólar é o preço da sua passagem para o céu, ai o disco tem outra virada com Kendrick tentando passar uma mensagem positiva para seus ouvintes com "The Black The Berry" e "i" e termina com "Mortal Man" onde Kendrick pergunta para seus fãs se ainda vão acreditar nele quando acharem cocaína no carro dele ou algo do tipo e termina lendo seu poema que ele lê no final de todas as músicas para 2Pac e tem uma conversa com ele até Pac subitamente parar de responder e assim o álbum se encerrar. O disco não tem tantos hits quanto o do Kanye mas todas as músicas são clássicos e cada música ser um capitulo de uma história muito maior de Lamar mostra porque o esse cara é um gênio e na minha opinião o maior artista vivo e essa é sua obra prima que eu penso que o próprio Kendrick jamais vai superar.


3.Master Of Puppets - Metallica (1986)


Todo mundo tem uma fase do Metallica que mais gosta, a mais crua do "Kill Em' All", a mais melódica do "Ride The Lighting" e até a mais pop do "Black Álbum", mais acho que todos podemos concordar que o álbum que consegue trazer todas as faces do Metallica no seu melhor é o seu terceiro álbum, Mater Of Puppets. A primeira música mostra bem toda a versalidade desse disco, "Battery" que abre com violões de música espanhola, depois simplesmente vamos a um riff poderoso, e ai já entra o refrão e um mini solo, eu simplesmente adoro a estrutura dessa música, depois vamos para a música que da o titulo do álbum que deve ser minha música favorita do Metallica, um riff sensacional, um refrão marcante, ai pula para aquela parte melódica e depois volta para toda a fúria da música no final que vai sendo construída gradativamente com o solo incrível do Kirk, é simplesmente uma obra prima de 8 minutos que você sempre ouve do inicio ao fim. Master não é um álbum conceitual mas fala de temas parecidos, "Master Of Puppets" fala sobre como as drogas comandantes da sua vida assim que você se vicia e você é nada menos que o marionete delas, "Welcome Home (Sanitarium)" é sobre ser mentalmente abusado em um sanatório, "Disposable Heroes" é uma música anti guerra que fala sobre um soldado jovem que é controlado por seus superiores em uma das músicas mais intensas de todo o disco, "The Leper Messiah"´é sobre aqueles programas evangélicos que tinham acabado de surgir na época e estavam fazendo lavagem cerebral nas pessoas para seguirem cegamente aquela religião, ou seja, as músicas sempre falam sobre você ser controlado por alguém. São 8 das melhores músicas do Metallica (entrariam facilmente num top 20) juntando o que eles tem de melhor na melodia e agressividade, nem preciso dizer o quanto de recordes esse álbum quebrou sendo um dos mais influentes da história do Heavy Metal e da música como um todo, Metallica é minha banda favorita e o melhor trabalho deles não poderia ficar de fora do meu top 3.


2.The Number Of The Beast - Iron Maiden (1982)


Não sei quantas pessoas conheceram o Rock da mesma maneira que eu mas imagino que sejam muitas pessoas, meu primeiro contato com o Rock/Metal foi em um artigo sobre satanismo no gênero, isso quando eu ainda tinha meus 12 anos, e uma das músicas que estavam no artigo era nada menos que "The Number Of The Beast", não só eu fiquei apaixonado pela música como ouvi o álbum todo logo em seguida, ou seja, esse álbum foi minha porta de entrada para o satanismo todo o rock. O álbum abre no melhor estilo Iron Maiden com a música "Invaders" com um riff acelerado assim como todo o resto da canção que conta sobre uma invasão Viking na Inglaterra, depois "Children Of The Damned" que é uma música baseada no filme de mesmo nome e que segundo Bruce foi inspirada na música "Children Of the Sea" do Black Sabbath, e é mais melódica. Todas as nove músicas são excelentes mas pra mim as três que fazem esse álbum o clássico que ele é, claro é a "The Number Of The Beast" que deve ser o maior hit da banda e deu toda a controvérsia para eles e fez esse álbum alcançar ainda mais popularidade e deve ser minha música favorita da banda, "Run To The Hills" que tem aquele refrão marcante e que fala do confronto entre os nativos e os colonizadores na época da colonização com um verso da perspectiva de cada um, e claro a música que fecha de forma genial o álbum "Hallowed Be Thy Name", a música conta os últimos pensamentos de um prisioneiro no dia da sua sentença de morte, o jeito que o Bruce faz a storytelling da música com ela evoluindo de acordo com o desespero do prisioneiro ao encarar a morte junto com aquelas alternações de bateria e o refrão no final depois do prisioneiro finalmente aceitar seu destino e acreditar em uma vida pós morte, é tudo perfeito, se eu fosse um analisador de lutas falsas eu quebraria todas as regras e daria 6 estrelas para essa música, para mim não existe competição, é disparado a melhor música do Iron Maiden. Como eu disse foi o álbum que me fez querer conhecer mais do Heavy Metal e até hoje se mantém como meu álbum favorito do gênero, para mim indiscutivelmente o melhor álbum do Maiden e eternamente meu segundo lugar na lista. 


1.Thriller - Michael Jackson (1982)

1982 foi um ano do caralho

O que da para falar desse álbum que já não foi dito? o álbum mais vendido de todos os tempos, o recorde de 8 Grammys em uma só noite, a música que virou o maior clipe de todos os tempos, o primeiro clipe de um artista negro a passar na MTV, outra música que nos apresentou o Moonwalk, 9 faixas 7 singles, mas não é toda a relevância desse que talvez seja o álbum mais importe para a música popular em toda a história que faz com que ele seja meu favorito, mas sim minha história pessoal com ele. Minha mãe comprou o cd de Thriller quando ele lançou, ainda em 1982 e foi o primeiro álbum que eu escutei inteiro la com os meus 10 anos, não só escutei como fiquei viciado, eu ficava lendo as letras do encarte e tentando traduzir mesmo sem saber nada de inglês porque eu realmente curtia todas as músicas e queria saber tudo delas e do Michael Jackson, na verdade esse cd foi o que abriu as portas para mim querer conhecer música melhor como um todo. E como eu disse não tem muito o que eu possa falar desse álbum icônico, ele abre com "Wanna Be Startin' Something" que além de ser uma das mais conhecidas do cantor é uma das músicas com mais covers e samples do pop, depois indo para a "Baby Be Mine" que tem uma batida bem anos 70 e lembra o seu álbum anterior "Off The Wall", "The Girl Is Mine" que é um dueto com Paul McCartney e ai o MJ provou que não sabia brincar com 3 músicas seguidas que são clássicos atemporais da música e até mesmo transcendem a própria, "Thriller" que dispensa apresentações, o seu Hard Rock com um solo fantástico do Van Halen "Beat It" e claro "Billie Jean" que é discutivelmente sua obra prima, aquele Funk com RnB e uma performance vocal sensacional do Michael, era realmente o maior artista de todos os tempos no seu auge. Pela importância musical e histórica dele (quebrou as barreiras do racismo na música etc) e por ser o maior álbum do maior artista de todos acho que esse nunca sairá do meu primeiro lugar, só existirá um Michael Jackson e só existirá um Thriller e ambos são insuperáveis. 


Menções Honrosas:
The Marshall Mathers LP - Eminem (2000) (é o décimo primeiro da lista)
AM - Arctic Monkeys (2014)
Enter The Wu-Tang (36 Chambers) - Wu-Tang Clan (1993)
 Appetite For Destruction - Guns N' Roses (1987)
Nevermind - Nirvana (1991)
Back In Black - AC/DC (1980)
Good Kid Maad City - Kendrick Lamar (2012) (claro que eu ia colocar outro do Kendrick aqui)
Wolf - Tyler, The Creator (2013)
GO:OD AM - Mac Miller (2015)
In The Wee Smalls Hours - Frank Sinatra (1955) (quero pagar de cult um pouco também)


E essa é minha lista, façam a de vocês também Ferrer e Boo seus vagais, eu to cheio de ideias para esse blog mas provavelmente eu vou ficar com preguiça e sem tempo de fazer a maioria, então até quando eu tiver afim de escrever aqui de novo, PAS. 

Comentários

  1. Top bem diversificado indo do heavy metal ao punk, passando pelo Rap e terminando no rei do pop.
    Eu sou bem metalhead xiita então não posso opinar muito sobre alguns destes albuns por não conhecê-los.
    Tem uma certa linearidade mesmo em albuns distintos sobre o da Amy e o do Fleetwood Mac, que também acho bem underrated e uma boa banda, várias musicas sobre traumas e relacionamentos.
    Ao mesmo tempo que mais a frente nos discos de Rap tem temáticas mais sociais sobre racismo, mas no fim voltam ao individualismo de como esses caras que eram uns fudidos lidam com o fato de terem ficado multimilionários. É um conflito sobre como as pessoas veem eles e como eles se sentem que da pra notar bem no cd do Lamar e do Kayne.
    Da lista o meu preferido é o The number of the beast e gosto de várias do Master of Puppets.
    Curto esse disco do System porque foi uma das minhas introduções ao metal, toda a leva de new metal dos anos 2000, eles, limp bizkit, korn, linkin park.
    Das menções honrosas gostei de Guns e AC/DC.
    Gostei das analises porque além da parte musical focou no contexto das letras de cada um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que no fim acaba se resumindo a Individualidade mesmo, até o álbum do Master Of Puppets tem essa coisa de "não deixe ninguém controlar vc", quando eu era um adolescente chato eu me considerava um anarquista individualista então acho que eu até subconscientemente eu acabo gostando dessas idéias nos álbuns que eu escuto.

      Vlw pelo comentário Boo, me surpreendi ao saber que vc curti Fleetwood Mac hueheuehue, faça sua lista para mim saber qual é os 10 álbuns mais TROOOZÃO de todos os tempos dammit.

      Excluir

Postar um comentário