Kanye West: Do Pior ao Melhor


Em Abril desse ano Kanye West voltou ao Twitter mais loucasso do que nunca e anunciou uma série de álbuns produzidos por ele, inclusive um solo, então como preparação para ouvir o novo álbum que ele iria lançar eu decidi ouvir todos os álbuns dele, já que eu mal havia ouvido 4 músicas do rapper, então aqui vai os 8 álbuns solos dele rankeados do pior ao melhor na minha opinião.

Oitavo Lugar - Yeezus


Todo artista tem um álbum 50/50 que metade das pessoas amam e metade odeia, Yeezus é esse álbum do Kanye West e eu estou na metade que odeia, e não me venha dizer que eu não entendi a proposta do disco, eu entendi, só não gostei mesmo. Pra começar as batidas são estranhas demais para mim, é tudo muito industrial, uns eletrônicos bem pesados que o Kanye rima em cima, e até as músicas que eu gosto desse álbum tem algum detalhe que me faz desgostar delas, como por exemplo "I Am a God" que tem umas punchlines bem legais mas no final tem aqueles gritos totalmente bizarros que estragam completamente a música pra mim, Bound 2 também é daorinha mas de resto eu realmente não gostei desse álbum, eu mal tive vontade de ouvir ele todo a partir da quarta música. Eu elogio o Kanye por como sempre sair da sua zona de conforto e inovar na sua musicalidade mas eu simplesmente não curti o resultado, o "Kids See Ghosts" desse ano por exemplo é um álbum que tem uma proposta parecida na sonoridade e pra mim é bem melhor.


Sétimo Lugar - 808s & Heartbreak


Eu odeio Auto Tune, odeio com todas as minhas forças, sério, então quando eu digo que esse álbum é bom é melhor você acreditar. Kanye West com voz de robô cantando sobre suas desilusões amorosas, quase como se sua voz fosse realmente a de um cara sem emoções já, esse álbum não é um álbum de rap, fica mais como um eletropop experimental, e é fantástico dentro da sua proposta. Apesar do pouco rap no projeto as batidas são todas cativantes, é impossível você não ficar com o "How could you be so heartless?" na cabeça depois de ouvir Heartless, ou não sentir a vibe da batida de "Amazing", e mais uma vez West prova que ele é a única pessoa no mundo que deveria poder usar Auto Tune, ele usa o recurso de forma perfeita nas músicas sem ficar irritante, é um álbum que não foi feito para mim e mesmo assim eu curti a maioria das músicas quando eu escutei (eu só odeio mesmo aquela com o Lil Wayne). O único motivo desse álbum estar tão embaixo além de claro existir álbuns melhores do Yeezy é porque como diria o " The Cleveland Show" o maior poder do Kanye West é transformar tudo que ele faz em tendência e esse álbum pegou o Hip Hop de uma forma que não largou até hoje, se hoje temos esses Sad Rappers com voz de robô pra todo lado é por causa desse disco e isso não da pra perdoar, e sabe o que mais não teríamos se esse álbum jamais tivesse existido? o Drake, caso encerrado, fica com o sétimo lugar.


Sexto Lugar - The Life Of Pablo


Minha impressão com esse álbum é que o Kanye gravou uma música por dia e a cada dia ele queria fazer um álbum diferente, as vezes parece que vai ser um álbum de trap, as vezes parece que ele vai fazer raps no seu estilo antigo, as vezes parece que ele quer falar de temas sérios, as vezes parece que ele só quer falar de transar com um monte de gente, então você pode até gostar de todos os estilos que ele passeia mas para mim é um álbum para ir pulando. Eu adoro Ultralight Beam, pra mim o melhor verso da carreira toda do Chance, Famous também é uma música do caralho, I Love Kanye é um dos interlúdios mais engraçados e geniais que eu já ouvi, Fade é muito Hitzão, e No More Parties In LA é minha música favorita do disco, dois gênios Kanye e Kendrick se unindo para fazer uma musicona num beat top, e o Kanye consegue não ser engolido pelo Kendrick na música como muitos rappers são sempre que o Lamar faz um feat em algum álbum. A parte ruim do álbum pra mim fica principalmente com as músicas com feats ruins e bizarrices demais, Freestyle 4 parece que o Kanye esta tendo um colapso, eu não entendi porque ele sampleou o "Panda" quando ele que produziu aquela música, porque ele simplesmente não guardou a música pra ele se ele queria usar? Waves também eu acho um trap genericão, e aquela música com o The Weeknd é tão chata quanto qualquer outra música do The Weeknd (eu gosto de "Can't Feel My Face" secretamente). No fim eu daria uma nota 7 pro álbum, tem mais acertos que erros mas ainda assim tem muitos erros e eu fico com a impressão que ele nunca se encontra.   


Quinto Lugar - Graduation


Esse álbum tem uma vibe muito de celebrar o topo, o Kanye por dois álbuns tentou fazer o seu jeito diferente de fazer rap funcionar, e agora que funcionou ele ele só quer comemorar, como sua trilogia inicial tem sempre uma analogia com faculdade esse álbum é realmente a formatura dele no gênero. O disco já começa com "Good Morning" que é uma faixa sensacional e uma das melhores músicas aberturas de um álbum de rap usando essa metáfora que eu falei antes de ele acordando no dia da formatura dele no Rap, depois temos Champion que como você pode adivinhar fala sobre a boa vida que West leva, e logo em seguida temos talvez o grande hit do Yeezy "Stronger" que tem uma batida sensacional com uma música do Daft Punk e é uma das músicas mais icônicas do rapper. O disco tem muito essa coisa good vibes de "finalmente eu consegui", incluindo uma música chama "Good Life" com o T-Pain, West também fala sobre seu relacionamento de amor e rejeição (segundo ele mesmo) com o seu (ex) BFF Jay Z, fala sobre seu amor por Chicago fazendo uma metáfora com uma ex namorada orgulhosa do seu sucesso e no seu melhor jeito egocêntrico fala que os críticos não podem falar nada para ele na minha música favorita do álbum "Can't Tell Me Nothing" que já começa com ele falando que achava que poderia comprar sua passagem para o céu mas acabou gastando tudo em uma corrente, e a partir dai só melhora com ele refletindo sobre as consequências dos seus atos com a fama que ele tem em uma das melhores letras que o rapper já escreveu. O disco fecha de forma perfeita a trilogia do clássico Kanye West e apesar de para mim ficar um pouquinho atrás dos outros dois é o álbum gostoso de se escutar do inicio ao fim.


Quarto Lugar - ye


Eu já fiz uma critica completa desse álbum aqui, e passado o hype do álbum eu ainda posso falar que esse ainda se mantém o meu projeto favorito desse ano (empatado com o Kids See Ghosts). São 7 músicas que você não se cansa de escutar, eu já devo ter escutado esse álbum umas 40 vezes até agora e ele não fica repetitivo em momento nenhum, é o Kanye simplesmente fazendo música boa e mostrando seu talento inegável como produtor de rap, desde a entrada perfeita da batida no "I Though About Killing You", até o groove de guitarra sampleado na excelente Ghost Town e o detalhe do "Believe Or Not" do Slick Rick que faz toda a música em "No Mistakes", um trabalho de produção de músicas que só ele consegue fazer. Nesse álbum tem todos os Kanye's, o intimista, o sincero, o provocativo, o polêmico, o engraçado tudo isso em apenas 7 faixas, imagine se ele estivesse em um dia realmente selvagem. Quando eu fiz a crítica, eu disse que achava que esse disco era top 3 da discografia do Kanye mas eu ainda não tinha escutado um e esse que faltou escutar ficou com a medalha de bronze mas de todo jeito um quarto lugar nos discos do Mr. West prova muito a qualidade desse trabalho.


Terceiro Lugar - Late Registration


O segundo álbum do Kanye foi feito para ser como uma orquestra, então as músicas tem piano, vários instrumentos de sopro, arranjos de cordas, dentre outras coisas, talvez seja o trabalho mais minimalista do rapper na produção, ele investiu muito mais dinheiro nesse e levou 1 ano para fazer o álbum todo e todos os samples ficaram intrinsecamente perfeitos. Aqui ele continua a fazer rap sobre questões sociais e pessoais, falando desde a pobreza, crack e racismo cultural até uma carta que ele escreveu para a vó dele quando ela ficou internada, uma música em homenagem a sua mãe a uma faixa que ele conta a história de um homem casado com uma mulher aproveitadora no maior hit do álbum "Gold Digger" com o Jamie "Django" Foxx. E uma menção especial para a faixa "Diamonds From Sierra Leoa" em que ele fala do comércio de diamantes de sangue e da ganância de todos nós ao mesmo tempo em um dos melhores versos que eu já ouvi dele. O primeiro álbum que a gente já vai falar pegou o mundo de rap de surpresa e se tornou um clássico instantâneo então ele tinha um trabalho duro em fazer algo do mesmo nível e a continuação da sua discografia é sensacional, segue muito bem seu estilo e com uma musicalidade que foi milimetricamente feita para ser incrível, West faz grandes rimas entregando um álbum que beira a perfeição, se é que não é perfeito.


Segundo Lugar - The College Dropout


No começo dos anos 2000 o Gangsta Rap ainda estava no topo como o estilo dentro do Hip hop que mais vendia, mas o gênero já estava ficando desgastado e ninguém sabia para onde o rap iria depois disso, isso até 2004 quando um talentoso produtor de batidas fez seu primeiro álbum ainda sobre muitos olhares duvidosos e mudou o curso do gênero para todo para sempre. Kanye já abre seu álbum com a famigerada critica social foda com um refrão que diz "nós não devíamos passar dos 25 anos, você que é a piada porque ainda estamos vivos", e a partir dai ele vai se aprofundando em raps profundamente intimista falando sobre consumismo, materialismo, sua família, auto consciência e também sobre religião e seu amor por Jesus Cristo na fantástica "Jesus Walks" que na minha opinião é a melhor música que ele já fez, saindo assim do personagem de "Gangster marrento" e fazendo rap de um jeito que ninguém havia feito até aquele momento, inclusive na última música do álbum que tem 12 minutos ele fala sobre sua gravadora não levar confiança no seu estilo diferente de fazer rap e trazendo vários feats para o álbum achando que eles poderiam salvar se fosse um fracasso, e foi o exatamente o contrário. Aqui temos o Kanye mais puro e clássico de todos, com seus samples de Soul cortados, com sua camisa polos e falando de vários assuntos importantes para ele e para o mundo em geral, com letras criticas, engraçadas e sentimentais. Lembram que eu disse que o Gangsta Rap era o sub- gênero de RAP que mais vendia né? esse álbum é considerado como o disco que matou de vez o Gangsta Rap e trouxe outro estilo para o rap, o legado desse disco é imenso para o Hip Hop e para mim é um clássico irretocável, foi a partir desse álbum que eu parei de considerar o Kanye apenas um produtor foda para considera- lo um rapper foda.


Primeiro Lugar - My Beautiful Dark Twisted Fantasy


MBTDF ou como é conhecido "aquele álbum blurrado do Kanye West" foi concebido na pior fase da carreira do rapper, seu último álbum que tinha sido o "808s & Heartbreak" foi mal recebido pelos fãs de rap, ele tinha acabado de terminar com sua namorada Amber Rose e o incidente com a Taylor Swift tinha acabado de acontecer o que transformou ele em um alvo para toda a mídia e chacota para os programas de humor, e o que West fez para responder todas as criticas? se isolou no Hawaii com vários artistas e produziu o maior disco de toda sua carreira e um dos melhores álbuns de todos os tempos. My Beautiful Twisted Dark Fantasy fala sobre a fama e analisa ela de todos os ângulos possíveis, o sucesso, a decadência, os excessos, as fraquezas perante o olhar público dentre tudo que envolve uma figura famosa do nível de Kanye West, e em todas as músicas ele faz essa dualidade entre a fama ser algo bom e ruim, na primeira faixa por exemplo ele rima sobre todo o seu sucesso no primeiro verso da música e no segundo fala que o seu plano era beber até dor passar mas então ele se pergunta o que é pior: a dor ou a ressaca, em "Power" que é minha música favorita da carreira toda do Kanye ele faz várias referências a luz e escuridão no primeiro verso, manda o SNL tomar no cu e age da forma mais egocêntrica possivel no segundo e no final da música diz que seria uma bela morte ele se jogar de uma janela no seu auge, da pra fazer uma análise de todas as letras desse álbum e como ele sempre fala sobre os prós e contras da fama, e se eu não fosse um preguiçoso de merda eu  até faria. Falando sobre a musicalidade do disco a produção dele é cinematográfica, cada música é diferente da outra e da pra ver um pouco de cada álbum anterior do Yeezy, além de coisas novas como uma vibe bem rock progressivo no disco principalmente na clássica Runaway onde no final o Kanye brilhantemente usa guitarras distorcidas e muito autotune para mostrar a sua dificuldade de se expressas corretamente para com o público e a mídia. Aqui o Kanye esta respondendo todas as críticas (uma das melhores punchlines do álbum é quando ele fala que sufocou um escritor de South Park com um palito de peixe), assumindo seus erros do passado e esta fazendo um retrato sincero não só de si mesmo mas do seu personagem como um todo e do sonho de fama, porque o que é a fama se não uma fantasia bonita mais ao mesmo tempo uma fantasia distorcida e obscura, é um dos meus álbuns favoritos de todos os tempos e para mim é empatado com "To Pimp A Butterfly" o álbum dessa década.

Comentários