Minha Crítica: Kanye West - ye


Thank You Kanye, Very Cool.


Sim, Kanye West causou o que tinha para causar nos últimos meses, fez do mundo seu parque de diversões e foi mais Kanye West do que nunca, e agora que seu álbum saiu fica uma pergunta, valeu a pena? nem vou meter suspense, the anwser is YES.

Kanye sempre foi conhecido por duas coisas em especifico no mundo do rap, suas produções sensacionais e acima de qualquer questionamento e o seu jeito intimista de falar sobre seus próprios sentimentos em suas letras, e nesse álbum vemos que ele não perdeu a mão para nenhuma das duas. Mas a maior diferença desse álbum para qualquer outro de Kanye é que talvez pela primeira vez ele mostra vulnerabilidade, West sempre se vendeu como o fodão, um gênio acima de tudo e que não falhava nunca, já em "ye" ele começa o álbum em um dialogo com ele mesmo falando sobre estar pensando em se matar. Na faixa seguinte "Yikes" ele fala sobre o vicio que ele teve em opióides falando que Michael e Prince (com suas mortes) tentaram alerta- lo sobre isso, em "Woudn't Leave" (minha música favorita do disco) ele fala sobre os problemas que seus comentários mais recentes tiveram em seu casamento e seu medo de sua esposa deixar ele, e o rapper encerra esse álbum de forma perfeita em uma música em homenagem a sua filha e as mulheres em geral.

Claro que Kanye não perdeu seu jeito egocêntrico nesse álbum, uma das melhores punchlines do disco é quando ele diz "Let me make this clear, so yall se, i don't take advices from people less successful than me" (deixa eu deixar isso claro para vocês, eu não aceito conselhos de pessoas com menos sucesso que eu), e considerando que ele emplacou as 7 músicas do álbum nos primeiros 7 lugares do Spotify americano, Itunes e Apple Music e que ele vendeu 500 mil em mercadoria do novo álbum nos primeiros 30 minutos de venda talvez ele realmente não precise aceitar conselhos mesmo. No álbum ele também fala sobre ter sido diagnosticado com bipolaridade recentemente, mas ele diz que isso não é uma doença e sim um superpoder, uma coisa que só poderia ter saído da mente dele mesmo, Kanye esta se abrindo mais e mostrando suas fraquezas mas ele ainda é o Kanye West.

Sobre a produção, assim como todos os álbuns desse artista esse é o ponto alto, logo na primeira música ele começa aquele discurso de matar você/se matar e você fica esperando a batida entrar, e ai ele começa a construir o momento com suas rimas até a batida realmente chegar e você ficar "puta que pariu que coisa foda". Outra coisa que West voltou a fazer aqui é samplear músicas de Soul e R&B que é uma marca registrada dos seus 3 primeiros álbums e é uma combinação que nunca falha, ninguém faz rap com músicas antigas de Soul como Kanye West faz. E claro uma menção especial para "Ghost Town" que é a melhor produção do álbum, aquele groove de guitarra sampleado em um estilo rock anos 60 é uma glória para os ouvidos de qualquer um, o Kanye até sai um pouco de foco dessa música para deixar sua produção e os artistas da sua gravadora brilharem, provando que ele ainda é um dos melhores produtores de música que já existiram, e mesmo assim na pequena parte que ele canta nessa música ele nos surpreende, quem pensou que o Yeezy poderia cantar tão bem sem qualquer autotune heim?. 

ye é o equivalente do Kanye para o que foi o 4:44 do Jay Z, embora o 4:44 tenha sido mais um pedido de desculpas, aqui não tem tanto essa vibe, é um West totalmente sincero consigo mesmo e com suas fraquezas, refletindo sobre uma fase muito difícil da sua vida que foi aquele ano de 2016 e mostrando que deu a volta por cima e agora só quer amar sua família e filhos, tudo isso embalado em uma produção fantástica. É um álbum que depois que você escuta uma vez você não para mais, posso estar muito no hype mas para mim é top 3 discografia do Kanye e o álbum do ano até o momento, embora eu tenha muita esperança que o álbum do Nas (produzido pelo Kanye) passe, ou até o próprio Kanye pode passar com seu álbum colaborativo que vai ser lançado essa semana, parece que realmente a Yeezy Season só esta começando.

E para mostrar minha reação com esse álbum nada mais justo do que colocar uma gif do próprio Kanye West aqui, essa é minha exata reação com esse álbumzasso da porra.

ESSA FOI A MELHOR LIVE DE TODOS OS TEMPOS.

Comentários