Top 10 melhores discos de 1988 - parte 2


E aqui estamos para terminar a segunda parte do top sobre os grandes discos do ano de 1988, com a noticia essa semana da falência da Gibson acho que fica ainda mais claro a fase atual do rock, o que reforça a minha escolha enquanto fã do gênero e meu objetivo ao fazer esse top.
A ideia é que se a fase atual é uma merda não importa, ainda temos pelo menos 50 anos de historia do gênero, então o momento é de olhar para trás e descobrir as grandes obras que marcaram e ajudaram a definir o estilo.



5° Megadeth - "So Far, So Good... So What!"


No seu terceiro álbum de estúdio o Megadeth veio de uma reformulação no line up Mustaine estava na sua fase afundado em drogas em álcool, o que gerou brigas e fez com que expulsasse dois membros da banda, o disco é inferior ao Peace sells, mas ainda assim é um grande disco.
O único membro remanescente foi David Ellefson que participou ativamente do disco com letras e composições.  O disco tem letras pessoais como Liar dedicado ao antigo guitarrista expulso, e principalmente In my darkest hour uma das melhores de toda discografia da banda. Ainda tem uma surpresa com um interessante cover do Sex Pistols.
Musica preferida: In my darkest hour
Musica recomendada: Set the world afire




4° Bathory - "Blood Fire Death"


Um disco de transição, aqui estamos no meio de uma metamorfose, antes o Bathory era conhecido por fazer um Black metal competente, nesse disco começa a transformação que se consolidaria no album seguinte Hammerheart.
O abandono da temática satanista e o começo do culto as raízes viking, assim como o som deixando de ser tão cru e começando a ficar mais elaborado. Com isso inaugura-se o novo estilo Viking Metal.
Musica preferida: Blood Fire Death
Musica recomendada: A fine day to die





3° Helloween - "Keeper Of The Seven Keys Part II"


O segundo disco que encerra a historia do guardião das setes chaves, é um dos discos que mais ouvi na vida e por preferência pessoal seria o primeiro desta lista. O disco que ajudou a definir o estilo do que seria o Power Metal e depois repetido a exaustão por bandas como Hammerfall, Rhapsody, Stratovarius, Edguy, Sonata Arctica e etc.
A melhor formação que o Helloween já teve contando com Ingo, Kai Hansen e um dos melhores vocalistas da historia do Metal, Michael Kiske.
Quase todas as musicas são clássicos e tocados ate hoje pela banda e pelas bandas decorrentes de mudanças de formação. Na minha opinião um trabalho que beira a perfeição.
Musica preferida: Keeper of the seven keys
Musica recomendada: Eagle fly free




2 ° Metallica - "...And Justice For All"


Dos gigantes do metal acho que o Metallica é a banda com a discografia mais questionável e que para muitos é cheia de altos e baixos, mas se como muitos dizem a banda acabou depois do Black Album, como a banda ainda é tão relevante ate hoje?
A resposta é que os 4 primeiros são tão bons e levaram a banda tão alto que ela se tornou inatingível no topo do Thrash Metal e do metal em geral.
Musica preferida: Harvester of sorrow
Musica recomendada: One






1° Queensryche - "Operation: Mindcrime"


Tenho paixão por obras conceituais e esse disco é a melhor Rock Opera composta desde os trabalhos do The Who. Um vocalista com grande extensão vocal, guitarras virtuosas, musicas complexas, tudo que era preciso para se fazer um grande CD de rock progressivo. Uma coleção de hits como: I don´t believe in Love, Eyes of a stranger, Breaking the silence e Revolution Calling.
Para completar com chave de ouro uma historia complexa e cativante sobre um viciado capturado por uma organização, ele sofre lavagem cerebral para se tornar um assassino e realizar crimes em nome da causa da revolução.
Insanidade, corrupção, controle mental, tragédia e no fim da obra o protagonista finalmente se lembra de tudo que aconteceu e entende que o tempo todo foi manipulado.
Musica preferida: Suite sister Mary
Musica recomendada: Eyes of a stranger




Comentários