Personalidades Polêmicas #3 Marilyn Manson

Eai gente chegamos aqui com a terceira ediçao do "Personalidades Polêmicas" e diferente dos outros dois a pessoa de hoje não é nada "Underground", é um cantor que já causou muito e ainda tem muito pra causar no mainstream da musica, para você que não conhece muito dele ou da história dele venha conhecer Brian Hugh Warner mais conhecido como Marilyn Manson.

Manson nasceu em Canton, Ohio. Ele é filho único sendo que sua mãe é da Igreja Episcopal e seu pai era Católico. Ele estudou numa escola cristã e la era ensinado os tipos de musicas que eles não deveriam ouvir, sendo que com Manson o efeito foi ao contrario pois ele acabou amando o que "não deveria escutar".

Em 1989 ele formou o Marilyn Manson & The Spooki Kids mais tarde abreviada apenas para Marilyn Manson, que é a junção dos nomes de Marilyn Monroe e o assassino Charles Manson (extremos opostos segundo o cantor). Desde o inicio sua banda sempre teve o intuito de chocar,seja pela capa dos álbuns, pelas letras da suas musicas que são contra o conservadorismo e a chamada "Tradicional família americana", pelos clipes bizarros e até pelo visual nada normal do cantor.

Diversas histórias bizarras se espalharam sobre o cantor como a que ele teria extraído uma costela para poder fazer sexo oral em si mesmo e que ele era o ator mirim da série "Anos Incríveis", ambas foram desmentidas, outras o próprio cantor contou como a que ele teria fumado ossos humanos com um amigo em um hotel (que segundo ele cheirava a cabelo queimado e dava dor de cabeça). Seus shows também não são nada peculiares uma vez ele já cortou seu próprio peito com uma garrafa de cerveja quebrada deixando uma cicatriz até hoje, alem de exibir strippers engaioladas, ter muita simulação de sexo e o cantor rasgar bíblias durante suas apresentações. A religião que alias é um dos grandes alvos de Marilyn que se auto intitula o "The Antichrist Superstar" e diz que a religião é só uma propaganda do homem, inclusive ele tem um certificado dado pelo fundador da igreja de satã nomeando ele um dos membros.

Mas talvez a maior polêmica que Manson se meteu foi com a tragédia do massacre de Columbine, onde a banda foi acusada por muitos grupos religiosos e tradicionais de ter inspirado os dois atiradores (que ouviam a banda) a cometer aquele crime. Mas não foi o único tiroteio em que Marilyn foi acusado de ter influenciado, em 2007 um rapaz de 14 anos chamado Asa Koon atirou em 4 pessoas numa escola em Ohio antes de cometer suicídio, ele estava usando uma camisa do Marilyn Manson. E ainda em 2013 a filha do cantor Michael Jackson, Paris Jackson tentou se suicidar depois de ser impedida de ir em um show do cantor. Em resposta Manson dedicou a canção "Disposable Teens" para ela e a convidou para ir a qualquer um dos seus futuros shows.

Apesar de todas as criticas que Marilyn recebe não se pode negar que sua banda é uma das mais bem sucedidas, tendo vendido mais de 50 milhões de álbums até hoje, quatro deles receberam certificado de platina e outros dois receberam disco de ouro. Pode- se dizer que a banda se apoiou nas polêmias que o cercavam e assim foram ganhando mais popularidade, tornando assim Marilyn Manson como "a figura mais controversa no mainstream da musica".

Abaixo tem 10 momentos inesquecíveis da carreira de Marilyn Manson feito pela Loudwire e sua entrevista no documentário "Tiros em Columbine" legendado, em que eu pessoalmente acho que ele em poucas palavras conseguiu resumir tudo sobre a tragédia e como a impressa estava jogando a culpa toda em cima dele.





E você o que acha de Marilyn Manson? coloque que nos comentários sua opinião sobre o cantor e sua banda. E é isso amigos, nos vemos semana que vem com outra personalidade nada convencional do mundo do rock.

Comentários

  1. Não curto a musica dele, e acho ele meio que um Alice Cooper versão mais bizarra e moderna, mas ele faz criticas muito boas a "tradicional familia americana".
    Principalmente na parte sobre o massacre em Columbine ele foi genial na resposta.
    Acho que o melhor nele é a parte performática e toda a teatralidade que combina muito bem com o estilo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário