Review Atrasado: Tessa Violet - Bad Ideas

No longinquo ano de 2019, antes da coisa que tem nome de cerveja e de tudo que veio com ela eu e alguns amigos nos reuníamos em um xat toda quarta feira no que chamávamos de Quarta Club, que era basicamente a gente falando besteira e jogando conversa fora a madrugada toda. Em uma dessas madrugadas um amigo meu chamado Marcos, mais conhecido como "o seu amigo Batima", me apresentou uma cantora chamada Tessa Violet e seu single "Crush" e me falou para escutar o álbum que ela tinha lançado naquele ano chamado Bad Ideas, eu escutei e prometi para ele fazer um review nesse blog, mas então se passaram dias, semanas, meses, anos, e eu nunca fiz essa review... até agora. Assim estou estreando esse novo quadro no blog chamado Review Atrasado, para criticas que eu deveria ter feito antes mas que eu acabei não fazendo por qualquer razão, e nada melhor do que começar com esse álbum tão aguardado pelo nosso Cavaleiro Das Trevas.


Mas primeiro de tudo: quem é Tessa Violet??? ela originalmente apareceu na internet como uma vlogger com o username Meekakitty fazendo vídeos no youtube e aparecendo em videoclipes de artistas indys, alcançando muita popularidade no youtube gringo entre 2009 a 2012. Ela utilizou essa fama na internet para seguir seu sonho de ser uma artista musical, lançando seu primeiro álbum oficial em 2014 chamado Maybe Trapped Mostly Troubled, sendo lançado com pouca atenção da mídia. Foi apenas em 2018 que ela ganhou uma fama bem considerável quando ela lançou o primeiro single do que seria o álbum Bad Ideas, "Crush", o single junto com o clipe foi um sucesso com o público que acompanha pop indie, principalmente na Rússia por algum motivo, com o clipe ganhando milhões de views, tendo atualmente mais de 100 milhões de visualizações youtube.
    

Bad Ideas tem uma produção bem minimalista juntando um acústico lo- fi com um pop anos 2000 animado e descontraído, com batidas leves contrastando com as letras irônicas e autodepreciativas do disco. A própria Tessa Violet disse estar passando por um término de relacionamento quando escreveu a maioria das letras desse álbum e você consegue perceber isso com ela encarnando essa persona de romântica otimista que esta atrás do amor de sua vida independente do que possa dar errado no caminho, uma Manic Pixie Dream Girl que enxerga o mundo colorido mesmo estando na merda, com a grande parte das letras sendo essa disparidade em como ela quer enxergar a realidade e como ela realmente é.

A música que abre o álbum é justamente o grande single do disco "Crush" e eu consigo entender completamente porquê essa música explodiu, ela tem um beat super calmo e tranquilo, uma letra super facinha de seguir sobre essa mulher que tem uma queda gigante por uma pessoa e quer estar com ela o tempo todo, e um refrão que é ultra chiclete e fica na sua cabeça, eu costumo escutar bastante indie pop e esse é um dos singles mais viciantes que eu já ouvi do gênero. "I Like (the idea of) You" é outra música que fez muito sucesso e tem uma letra bem complexa sobre a Tessa fantasiar sobre a ideia desse cara que ela sabe que não está dando nenhuma bola para ela mas ela gosta da fantasia de imaginar que ele está. "Games" sai um pouco do pop indie lo- fi e vai mais para um rock indie alternativo já que tem a participação da banda lovelytheband que traz essa vibe pop punk 2010 para a música, com uma letra que fala basicamente de um relacionamento tóxico entre duas pessoas que continuam jogando jogos uma com a outra e todo mundo percebe que eles não servem um pro outro menos eles mesmos."Wishful Drinking" é sobre beber um monte pra mascarar suas emoções, o que é sempre um ótimo sentimento para se passar em uma música, e ela combina bastante com a pegada mais hip hop que a sonoridade da música tem com uma batida mais eletrônica. Porém para mim nenhuma dessas músicas citadas chega perto do que é a melhor música do álbum "Bored". Essa música é uma das coisas mais geração Z possível porque ela retrata perfeitamente o sentimento de falta de propósito na vida, ela esta entediada com tudo, com a monotonia da vida, com as obrigações que ela tem que fazer, entediada de viver a vida como um todo e então ela vai ficar vendo umas imagens no telefone até todos esses pensamentos irem embora. O que essa música me acertou na pandemia foi sacanagem, deve ter sido o meu hino na quarentena, é uma música ácida, irônica e muito verdadeira, se tem uma música que eu indicaria dessa artista pra qualquer pessoa seria essa.
    

A Tessa Violet já falou em várias entrevistas que uma das suas maiores inspirações é a Lily Allen, e você consegue ver as impressões digitais da Lily por todo esse projeto, um dos meus álbuns favoritos de música pop é o primeiro álbum dela Alright, Still de 2006, e eu gosto desse álbum porque ele é tão sarcástico com a vida que faz ele se tornar identificável com quem esteja ouvindo mesmo que você não tenha passado pelas mesmas experiências que a Lily passou, e eu sinto uma sensação parecida com o Bad Ideas da Tessa. Uma coisa que me incomoda muito na música pop atual é que é tudo muito demais, ou é tudo muito dramático ou os artistas se comportam como super heróis invencíveis maiores que a vida, e na realidade a vida não é tão dramatizada e caricata assim, normalmente ela só é, e ou você ri com ela ou chora, e isso é algo que esta faltando muito na música pop atualmente, chega de choro ta na hora de mais autodepreciação e defeitos de caráter aparecendo, e esse álbum tem isso de sobra.  

Então sim, eu gostei bastante desse álbum, deve ser um dos álbuns de indie pop que eu mais devo ter escutado na minha vida, eu ouvi ele em 2019, varias vezes durante o caótico 2020, ouvi ele ano passado, e ouvi ele novamente essa semana para escrever esse review e continua sendo um disco leve que não enjoa em nenhuma música. Claro que eu não vou lembrar exatamente da minha reação escutando esse álbum pela primeira vez a quatro anos atrás mas deve ter sido algo parecido com isso daqui:


E o que aconteceu com a Tessa nesses 4 anos??? ela lançou alguns remixes de músicas do Bad Ideas e ainda em 2019 entrou em turnê pelos Estados Unidos e pela Europa para promover o disco, chegando a se apresentar até no Lollapalooza daquele ano. Em 2022 ela começou a lançar singles para o que seria seu novo álbum que veio agora em Julho desse ano, chamado My God!, e eu já vou fazer a review dele agora mesmo: é ok, é mais do mesmo do que ela já tinha feito no Bad Ideas. Enfim, eu continuo dando uma olhada de vez em quando no que a Tessa esta fazendo. 


E esse foi o primeiro review atrasado desse blog, espero que de muitos, ele está sendo lançado hoje dia 4 de Dezembro porque é o aniversário do meu amigo Batima, e eu gostaria de dedicar esse artigo que demorou tanto como presente para ele, feliz aniversário mano a essa hora eu devo já ter feito um textão no Twitter para você.  Nos vemos daqui a algumas semanas com a tradicional lista de melhores álbuns do ano, até.

Comentários

  1. Sem dúvidas nenhuma um dos maiores presentes de aniversário que já recebi, superando o vídeo que o El Jefe fez pra mim em 2016, a Meekakitty com certeza ficaria lisonjeada de saber no futuro que estrelaria no blog de música mais conceituado do Brasil. Particularmente, como eu não entendo nada de música, em questão de gosto as minhas preferidas da Tessa Violet ainda são as pré-Bad Ideas, na verdade foi um choque pra mim pq a estética do álbum mudou mto do Halloway (q nem álbum era) pro Bad Ideas, pra mim foi como quando o Paramore foi do disco homônimo pro After Laughter, mas conforme eu fui amadurecendo meu gosto eu fui aceitando melhor os dois. Mas mesmo com o choque foram músicas que eu sempre gostei, Crush como o primeiro single é exatamente como oq vc disse, é uma música com uma melodia q te prende mto, te da vontade de escutar em looping, além do clipe que também é super leve e divertido, eu entendo os russos por idolatrarem. Inclusive os clipes da Tessa sempre são bons, o de Games também é bem maneiro, e até o de Bored também, que consegue capitalizar ainda melhor esse sentimento. Eu acho esse álbum quase como uma coisa só, tanto que eu não consigo nem escolher uma única música favorita, eu gosto bastante da sonoridade de Games, mas Bored é provavelmente a mais animada do álbum e é um grito msm pra todos os sentimentos q rodeiam as músicas meio inconscientemente. Gosto bastante do jogo de palavras de I Like (the idea of) You também. E acho q faltou umas menções pro prelúdio e principalmente o interlúdio III, que encerra o álbum com uma melodia tranquilinha mas uma letra q concluiu depois de todos os sentimentos e desejos das outras músicas, q ela ainda se sente sozinha, acho um encerramento mto bonito. Em memória as saudosas quartas club, agr estou completo dps desse perfeito review de Tessa Violet, lembro q eu indiquei despretensiosamente e finalmente fui agraciado com essa análise. 10/10 e muito obrigado pela dedicatória, é uma honra enorme. E all i know is that im lonely.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O El Jefe era uma figura mesmo. Esse foi um dos melhores álbuns que eu alguém do blog já me indicou e virou uma piada recorrente que eu sempre iria fazer uma Review e nunca fazia, que bom que vc curtiu o resultado final nobre amigo, feliz natal e bom ano novo para você. Realmente faltou falar do Interlude IIII, tem uma melodia bem maneira e encerra o álbum muito bem unindo os temas centrais que tinham sido usados até ali, esse álbum inteiro é muito foda. Fique ligado para o ranking de álbuns do Paramore que vai sair algum dia.

      Excluir

Postar um comentário