Minha Crítica: Paramore - This Is Why

O melhor álbum do Paramore. 
 

Paramore é uma banda interessante, eles que foram um dos maiores pilares do pop punk emo dos anos 2000 e poderiam facilmente ter ficado esquecidos naquela época, de alguma forma entre saídas e entradas de integrantes e problemas com a sua vocalista eles conseguiram se tornar uma banda aclamada que conseguem transitar entre vários gêneros e fazer músicas muito diferentes do que você esperaria se visse eles em meados de 2007. O último álbum do trio foi em 2017 e com uma pegada completamente diferente em um estilo new wave oitentista e letras que falavam sobre problemas internos da vocalista. Então tinha uma grande expectativa para qual seria a nova pegada do sucessor do After Laughter, ainda mais com tudo que aconteceu no mundo nesse período de inatividade da banda, e nós tivemos a resposta para essa dúvida no dia 10 de Fevereiro desse ano, e como eu já escrevi ali em cima, eu acho que esse álbum ficou bom pra caralho.

A banda nesse projeto abandona o estilo mais new wave indie do último disco deles e investe em um post punk oitentista no estilo Talking Heads e Television mesclando isso com os grooves de guitarra de um rock indie mais dançante no estilo do primeiro álbum do Arctic Monkeys. Isso é visto no primeiro single e primeira música do disco que tem o mesmo nome do álbum, uma faixa que mistura pop punk com dance funk, tem um refrão que não sai da cabeça e uma letra ultra sarcástica que fala sobre medos da vida cotidiana, ela é divertida, pessimista, ultra dançante, não tinha uma abertura melhor para esse disco. Porém a música que para mim resume a ideia desse álbum como um todo e a minha faixa favorita do disco no geral vem logo em seguida, sendo também o segundo single do álbum, "The News". A letra dessa música começa falando sobre a possibilidade de uma terceira guerra estar para acontecer com a situação da guerra da Ucrânia, fazendo um paralelo entre essa guerra, e a guerra que a própria vocalista mesmo tem na mente dela todos os dias, então ela liga no noticiário e vai ficando mais e mais preocupada e ansiosa com o que ela esta assistindo com o refrão dizendo "a cada segundo nosso coração coletivo se quebra, todas juntas nossas cabeças balançam, pode fechar seus olhos mas não vai desaparecer, ligo e desligo as noticias". Essa música é uma porrada, e não só na sua letra falando sobre essa ansiedade coletiva com o mundo podendo acabar a qualquer momento por causa de uns malucos egocêntricos no poder, mas a pegada dela é um pop punk de qualidade como a muito tempo eu não via alguém fazer, os acordes de guitarras são perfeitos, a bateria ta alucinante e a Hayley esta cantando como na fase mais punk da banda. "Ignorance" é minha música favorita do Paramore e "The News" é "Ignorance" em esteroides, eu não sabia que eles ainda conseguiam fazer músicas assim. 

Mas não é apenas da guerra da Ucrânia e o possível apocalipse que esse álbum fala. This Is Why tem na minha opinião as melhores letras da carreira toda do Paramore, porque eles conseguem tocar em pontos que são comuns para bandas desse estilo falarem mas nunca parece algo clichê. No terceiro single "C'est Comme Ça" a cantora fala sobre a pandemia e os efeitos psicológicos que ela causou em todo mundo, um assunto que milhares de artistas já falaram de 2020 pra cá, mas é muito bem escrito, porque traz uma visão niilista e autodepreciativa da situação que não tem como você não achar um pouco de graça quando a música abre com "em apenas um ano eu envelheci cem anos, minha vida social, uma consulta ao quiroprata". "Running Out Of Time" tem uma visão muito interessante sobre o conceito de tempo e como nós somos reféns de uma rotina maluca para estarmos em vários lugares e fazer coisas que somos obrigados a fazer para sobreviver e com isso nós nunca temos tempo sobrando para nada, e não tem nada a ver com a música em si mas eu achei genial a ideia do clipe ter o tema de Alice no País das Maravilhas já que o tempo é um grande ponto daquela história. A banda também fala de masculinidade tóxica em "Big Man, Little Dignity" e mais próximo o fim do disco eles voltam com assuntos internos como a nostalgia de quem você já foi, relacionamentos ruins e relacionamentos bons, e a batalha interna de você diferenciar o bem e o mal na vida e se esforçar para escolher o lado certo. 

This Is Why na sonoridade consegue misturar o pop punk dos seus dois primeiros álbuns, com aquele rock maduro do Brand New Eyes e o seu self-titled álbum de 2013 e aquele estilo mais leve e calmo do After Laughter, e mesmo trazendo ideias de outros projetos eles ainda conseguiram dar uma cara distinta para esse disco, mostrando uma clara evolução musical no som do trio, conseguindo agradar tanto os fãs antigos da banda com umas porradas de pop punk como as já citadas "The News" e "C'est Comme Ça" mas também fazendo algumas baladas mais calmas perto do fim do dia combinando com as letras mais melancólicas desse disco como "Liar" e "Trick Skull" que fecha o álbum de forma perfeita fazendo essa mescla de som calmo mas ainda com uma pegada de pop punk anos 2000 nostálgico.

Esse é para mim o melhor álbum que o Paramore já fez porque ele é muito coeso tendo apenas 10 músicas e menos de 40 minutos, e é a representação da evolução não só da banda em sentido sonoro e nas letras mas em maturidade mesmo. Quem acompanha o Paramore desde o seu boom no pop punk (o que não o meu caso eu cheguei meio tarde pra festa) e provavelmente estava entrando na adolescência naquela época hoje está naquela fase estranha dos 20 e poucos anos em que você tem que tomar um monte de decisões difíceis sobre o seu futuro, e isso traz um monte de medos, junta isso com o estado caótico em que o mundo se encontra de 2020 pra cá e as coisas ficam ainda piores para essa geração, e esse disco encapsula perfeitamente esse sentimento de se sentir perdido, ansioso, mas ao mesmo tempo cheio de energia pronto para encarar a fase adulta da vida com humor e uma dose de pessimismo, e na verdade essa é talvez a coisa que eu mais amo sobre esse álbum, o quão pessimista e sarcástico ele é, eu sei que o After Laughter é um dos favoritos de todo mundo e funciona quase como uma sessão de terapia para a Hayley Williams e eu entendo a importância dele para o trio mas eu tava com muita saudades de ver o Paramore pessimista, isso foi o que eu sempre curti nas letras deles e essa versão niilista com um humor totalmente geração Z talvez seja a minha versão favorita do trio, ta todo mundo good vibes demais ultimamente, a gente ta precisando de mais música ceticista no mainstream. This Is Why é bem escrito, traz lados novos da banda sem esquecer dos lados antigos e é até agora um dos melhores álbuns de 2023. E essa é a gif que representa a minha reação com o álbum:

TURN ON, TURN OFF, THE NEWS.

Comentários