A Tragédia no Astroworld Festival

A última semana não tem sido fácil para nós que acompanhamos o mundo da música, aqui no Brasil a grande Marilia Mendonça, provavelmente o maior nome de todo o sertanejo universitário nos últimos anos, morreu em uma queda de avião, foi uma tragédia nacional e todos nós vimos a triste cobertura disso nesse fim de semana. Enquanto isso lá nos Estados Unidos outra tragédia estava acontecendo, quando 8 pessoas morreram e centenas ficaram feridas no famoso festival Astroworld do trapper Travis Scott.


Eu sou muito fã do Travis Scott, eu escutei todos os projetos dele, eu vi o documentário dele Voando Alto, e acho que a sensação que fica para as pessoas que são familiarizadas com a carreira dele, é que isso foi uma tragédia anunciada. O Travis é conhecido por esses shows malucos, e de certa forma até se orgulha deles, falando que quer dar uma experiência de vida para seus fãs, no documentário da Netflix dele de 2019 que eu acabei de citar eles passam uma boa parte do tempo do documentário falando o quanto esses show são loucos e mostrando imagens de pessoas com nariz sangrando e caídas, e até em uma das suas músicas mais famosas, a Stargazing, ele diz que não é um mosh pit se não tiver lesões e que pula do palco deixando narizes sangrando, então essa é a vibe geral dos shows dele. Não só isso mas essa não é a primeira vez que isso acontece. Em 2015 ele foi preso por encorajar os fãs a saltarem as barreiras de segurança no seu show no Lollapaloza. Em 2017 ele foi acusado de incitar um tumulto e encorajar os seus fãs mais uma vez a pular as barreiras de segurança e tentarem subir no palco, ferindo um segurança, um policial e outras pessoas. Ainda em 2017 um fã dele ficou paralisado depois de ser empurrado por outras pessoas do terceiro andar de uma arena caindo no chão e quebrando vários ossos. Esse fã depois disse que a segurança do evento era uma bagunça generalizada e que depois que ele caiu no chão ele foi arrastado para fora do evento sem colar cervical ou qualquer outro tipo de cuidado. Em 2019 mais uma vez um grupo de fãs quebrou as barreiras de segurança para poder entrar de graça em um dos shows. Dá para ver que é algo recorrente. 

Acho que é bem óbvio o ponto de que tem um número de vezes que você pode fazer esse tipo de coisa perigosa com uma audiência de pessoas jovens altamente sugestível e não acontecer uma merda gigantesca. Pior ainda, se você ver os relatos dos eventos era quase como se eles quisessem que um acidente assim acontecesse. O show já estava com uma capacidade acima da segura e o Travis ainda publicou no seu Instagram que ia liberar mais ingressos só porque sim. Tem vídeos de pessoas quebrando as barreiras de segurança e pisando uma por cima da outra para tentar entrar no concerto de graça, isso antes do show mesmo começar. E quando toda a tragédia começou e as pessoas começaram a ser esmagadas, sufocadas, e caírem desmaiadas, os relatos dizem que a segurança do show não fez nada, o staff não fez nada, e o Travis Scott que estava em um pedestal gigante e claramente estava vendo o que estava rolando, não parou o show para as pessoas serem atendidas. Tem vários vídeos circulando de pessoas cantando juntas, em alto e bom som, "pare o show", e o Travis simplesmente ignorando e pedindo para uma outra parte do público gritar, acho eu que para abafar as pessoas pedindo para ele parar o show. Em um outro vídeo, que ta muito famoso agora, ele para o show rapidamente para um cara desmaiado ser atendido mas logo em seguida volta a cantar enquanto ta olhando para ele ser carregado, quase como se tivesse auto tunando ele para a vida após a morte, é uma das coisas mais bizarras que eu já vi em toda a minha vida. Tem formas seguras de fazer um show "maluco", basicamente toda a vibe de shows de heavy metal e punk rock são os mosh pit e as rodas punks, mas tem regras, tem um espaço para fazer, se alguém cair as pessoas levantam ela, e é bem normal um artista parar o show para uma pessoa ser atendida, aqui onde eram várias e na vista do rapper, ele resolveu não fazer isso. 

Como eu disse eu sou um grande fã do Travis Scott, e é por isso que eu estou escrevendo e detalhando essa situação toda. Porque eu vi um monte de gente falando que a culpa não foi dele, foi os organizadores do evento que não calcularam certo, a policia não ajudou, a segurança que era muito baixa, os próprios fãs que impediram as ambulâncias de socorrerem as vitimas, e sim, todas essas pessoas tem sua parcela de culpa, mas sabe quem é o maior culpado??? o Travis. Ele repetiu o mesmo comportamento de novo e de novo esperando resultados diferentes, e era óbvio que uma hora iria acontecer uma tragédia dessas, não só isso mas os vídeos de como ele reagiu a tudo isso no show estão pintando uma imagem muito ruim dele, visto que ele uma vez pausou um show todo porque um cara pegou um tênis dele, mas não parou quando as pessoas literalmente estavam gritando para ele parar e ele estava vendo pessoas caídas. Ainda por cima ele fez um vídeo de desculpas horrível com filtro em preto e branco no Instagram, onde ele parece mais com sono ou entediado do que realmente triste, claro que essa pode ser a forma que ele esta lidando com tudo isso, mas publicamente pinta uma imagem muito ruim dele. Eu acho super justo todo o backlash negativo que ele esta sofrendo com tudo isso, e todo o backlash que ele ainda vai receber, junto com os vários processos que eventualmente vão chegar para ele, porque no fim do dia foi ele que criou esse ambiente extremamente perigoso para os próprios fãs dele, e não fez nada para parar quando viu que a situação estava totalmente fora de controle. De certa forma é até irônico que o nome do festival que pode acabar com a reputação dele é o mesmo do álbum que deu toda a fama mainstream que ele tem hoje.  


Enfim eu fiz esse artigo porque como um grande fã da música do Travis essa situação toda me irritou, e foi me deixando mais e mais irritado conforme eu fui sabendo mais detalhes sobre. Então eu resolvi vir aqui no meu blog para dizer bem claramente que sim a culpa é do Travis, ele merece sim se fuder, e também mandar um descanse em paz para essas 8 pessoas que infelizmente faleceram nessa tragédia toda. Até o próximo artigo     

Comentários

  1. Stone foi na goela do maluco hahaha

    Para uma edição puramente de desabafo, mandou bem. E ainda lembrou da Finada.

    Abraço Musical!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Marilia Mendonça, fim de ano vai ser só ela nas caixas pra celebrar a memória dela.

      Vlw pelo comentário meu mano.

      Excluir

Postar um comentário