TOP 10 - Minhas Trilhas Sonoras de Filmes Favoritas


Música e cinema é uma das melhores combinações que tem no mundo das artes, são inúmeros os exemplos de uma música fazendo uma cena ser icônica, e de uma cena fazendo uma música ser conhecida para o grande público. Então hoje eu trago aqui no blog as minhas dez trilhas sonoras favoritas de todos os filmes que eu já vi. Eu vou tentar diversificar um pouco e não colocar todos os filmes do Tarantino aqui.  

10.Donnie Darko


Uma vez eu vi um video que diz que o maior acerto de Donnie Darko é retratar perfeitamente o sentimento de melancolia, e se tem algo que ajuda muito no clima do filme, é a incrível trilha sonora que o acompanha. Provavelmente a cena mais famosa do filme é a música "Head Over Heels" do Tears For Fears, que é uma das melhores cenas de apresentação que eu já vi, colocando o público perfeitamente dentro daquele universo escolar, tudo isso sincronizado perfeitamente com o ritmo da música, é minha cena favorita desse filme, talvez uma das minhas cenas favoritas de qualquer filme. O filme também abre com uma música perfeita para o clima dele, que é "The Killing Moon" do Echo e The Bunnyman, enquanto o Donnie anda de bicicleta. Tem uma música de ninguém menos que o Joy Division no filme, "Love Will Tear Us Apart", durante a festa no terceiro ato, o que mais uma vez, combina perfeitamente com o tema do filme, principalmente perto do final quando a gente vai entendendo tudo. E claro, temos a música que fecha o filme, uma das cenas mais famosas e emblemáticas que eu já vi, o cover de "Mad World" do Gary Jules, enquanto a câmera vai mostrando todos os personagens após os eventos do longa, tudo isso enquanto a letra diz "os sonhos em que eu estou morrendo são os melhores que eu já tive", não poderia ter uma música melhor para tocar durante essa sequência final. Embora Donnie Darko seja um filme conhecido por ser difícil de se entender, para mim o que faz dele tão bom é a atmosfera que ele cria, e as músicas escolhidas para as cenas são o que fazem o "vazio" que o filme quer passar funcionar tão bem, com essa trilha sonora abrindo a minha lista.


9.Homem-Aranha: No Aranhaverso
 

Saindo de algo extremamente melancólico para algo extremamente alegre, temos aqui um filme de animação que é muito melhor do que qualquer filme de animação de 2018 tem o direito de ser, o mesmo serve para trilha sonora dele. As músicas usadas em Homem- Aranha: No Aranhaverso são quase todas puro hip hop moderno, porque esse é o tipo de música que o Miles Morales escuta, então é como se nós estivéssemos dentro do universo musical dele. Isso é mostrado perfeitamente com a música "Família" do Anuel AA com a Nicki Minaj, uma música que mostra as raízes latinas do personagem principal, com um verso da Nicki que mostra também o seu gosto por rap. Na verdade é difícil não ter uma cena no filme em que não esteja tocando um rapzão de fundo, indo desde nomes como Aminé, Juice WRLD, XXXtentacion, até Lil Wayne e o lendário Notorious BIG, a trilha é basicamente um sonho para os fãs de hip hop. Destaque principal para "Home" do Vince Staples que toca durante o primeiro trailer e depois nos créditos finais do filme, e é uma música que casa perfeitamente com todo o clima do Homem-Aranha, "What's Up Danger" do Blackway e Black Caviar que toca quando o Miles finalmente aceita seu destino e se torna o Homem-Aranha, e claro, "Sunflower", a música do Swae Lee com o Post Malone, que foi feita especialmente para o filme, ela toca durante vários momentos dele, e é uma balada de rap perfeita para você andar de carro enquanto grita "ESSA É A VIBE", é provavelmente a música mais chiclete de toda a carreira do Post Malone e isso diz muita coisa. Como eu disse, esse filme é de uma qualidade que você normalmente não vê em filmes de animação atualmente, sem dúvida a melhor animação feita em muito tempo, e do mesmo jeito que foi dada muita atenção aos detalhes em referências e piadas, também foi assim com a trilha sonora, uma das melhores baseadas puramente em rap que você vai ouvir.  


8.Shrek 2


Shrek 2 é melhor do que o primeiro em tudo, inclusive nas músicas, claro que o primeiro Shrek tem a música mais conhecida da franquia, "All Star" do Smash Mouth, que basicamente se tornou a trilha do personagem, porém pra mim o segundo filme tem mais músicas memoráveis e mais momentos em que a trilha faz a diferença. Uma que eu sempre me lembro é o cover de "Ever Fall In Love" do Pete Yorn que toca durante a cena de perseguição quando o Shrek rouba poção da fada madrinha, e eu adoro a versão original da banda punk The Buzzcocks, mas eu acho essa a melhor versão da música, me processe, e ela casa perfeitamente com o ritmo daquela sequencia de ação, uma das melhores de qualquer animação. Tem também "Changes" do David Bowie que toca quando o Shrek vira humano, e a reação diferente que as pessoas tem quando veem ele, toda música do David Bowie em filme ja é meio manjado, mas aqui eu acho que combina mesmo com a mudança de visual do personagem, e foi a primeira vez que eu ouvi essa música, então é uma cena especial para mim. E claro, a melhor cena de qualquer filme do Shrek, onde ele e os seus amigos invadem o castelo para resgatar a Fiona, o biscoitão morre, o Gato de Botas mostra porque é o personagem mais badass ever em uma sequência FODA, tudo isso ao som de "Holding Out For A Hero" da Jennifer Saunders, a música original é da Bonnie Tyler, mas acho que não tem muita controvérsia em dizer que essa é a melhor versão da música, e o uso dela nessa batalha final é perfeita e uma das cenas mais memoráveis de qualquer filme de animação. E por fim tem a música que encerra o filme, Antonio Bandeiras e Eddie Murphy metendo um cover de "Livin' La Vida Loca" do Ricky Martin, e parece que eles estão tendo a diversão da vida deles fazendo isso, o que é uma conclusão perfeita para um filme sensacional. Shrek 2 é o melhor da franquia, e a trilha sonora desse filme é ainda mais popzona e memorável do que a do primeiro.


7.The Blues Brothers


Aqui eu vou começar a apelar, porque esse filme é literalmente sobre música incrível, e todas as cenas do filme são apenas preparações para um grande número musical começar logo em seguida. Temos James Brown como reverendo fazendo uma performance energética de "The Old Landmark", tem o Ray Charles cantando "Shake a Tail Feather", tem a Aretha Franklin cantando "Think" junto com os Blues Brothers, tem o Cab Colloway performando "Minnie The Moochie" enquanto os Blues Brothers ainda estão tentando chegar para o show deles, o que é uma cena hilária, e basicamente todo o filme é recheado de grandes clássicos dos anos 60 e 70. Porém todo o ponto do filme é o grande show que os Blues Brothers vão fazer, e quando eles finalmente fazem, todo o hype da apresentação deles é compensada, eles abrem o show com a grande "Eeverybody Needs Somebody", que é provavelmente a cena mais famosa do filme, porque é os dois artistas mostrando todo o talento e carisma que eles tem para o público, e o encerramento quando eles cantam "Sweet Home Chicago" e aproveitam para fugir da policia enquanto esta todo mundo animado com o show. Para completar temos a performance final dos Blues Brothers, quando eles são presos e terminam o filme fazendo um show na cadeia, cantando a única música que encaixaria perfeitamente com aquele final, "Jailhouse Rock", o que é uma performance incrível e uma das melhores versões dessa música. Para mim Blues Brothers é um filme de comédia perfeito, ele é muito engraçado, os dois personagens são extremamente carismáticos, e tem um monte de performances musicais icônicas, não é atoa que é um dos grandes filmes de comédia americanos, e a coisa pela qual o lendário Jim Belushi é mais lembrado. A única coisa que me deixou decepcionado com esse filme foi que eu assisti aquele episódio de Drake e Josh antes dele, então eu achei que "Soul Man" ia aparecer em alguma hora, mas não, eles só tocaram ela no Saturday Night Live mesmo.


6.Escola de Rock


Outro filme que é sobre música incrível é Escola de Rock, um dos melhores comfort movies que existe, e o filme mais Jack Black que o Jack Black já fez. Esse é outro desses filmes que é recheado de grandes músicas em basicamente todas as cenas, tem The Doors, The Who, The Clash, Ramones, David Bowie, e muitas outras lendárias bandas tudo isso tocando de fundo em cenas. Provavelmente as cenas mais interessantes do filme é o Mr. M ensinando as crianças a tocar com grandes clássicos como "Highyway to Hell" e "Smoke In The Water", e as crianças se aprontando para ir para a batalha de bandas, com músicas como "Sunshine Of Your Love" e "Immigrant Song" tocando durante essas sequências, inclusive a história de como o Jack Black conseguiu que o Led Zeppelin liberasse essa música para o filme é muito interessante por si só. Outra grande cena é quando o Mr. M vai convencer a diretora a deixar as crianças participarem do concurso de bandas, e ele toca "Edge Of Seventeen" porque ele sabe que é a música favorita dela em um bar, é o filme apresentando Stevie Nicks para um público totalmente novo, que nem é tão rock assim mas é uma música que faz total sentido ser a favorita da diretora. E claro tudo leva ao final do filme quando eles tocam "School Of Rock" que é a música que o Zach escreveu, em um épico clímax, mostrando tudo que aquelas crianças aprenderam. Ainda tem um cover da banda tocando "It's A Way Long To The Top" do AC/DC durante os créditos finais, meu Deus esse filme é incrível. Escola de Rock é um filme basicamente sobre rock e não tem ninguém que ama o rock como se fosse uma religião mais que o Jack Black para fazer ele funcionar, e funcionou tanto que o filme rendeu um musical e uma série ruim da Nickelodeon sobre ele, não podia faltar na minha lista.


5.Era Uma Vez... em Hollywood


Tarantino é especialista em fazer grandes trilhas sonoras, dos seus 9 filmes não tem um em que as músicas estão abaixo do incrivel, com ele sendo inclusive responsável por trazer vários clássicos obscuros para o imaginário da cultura pop, e o seu filme recente é com certeza um dos melhores nesse aspecto na minha opinião. Era Uma Vez... em Hollywood fala acima de tudo sobre a Hollywood clássica dos anos 60, que é a década que o Tarantino mais cultua, e a trilha é inteira daquela época, com músicas do Deep Purple, Rolling Stones, The Beatles, Aretha Franklin, Neil DImaond e muitos outros nomes famosos daquela década, priorizando os ritmos que mais estavam em alta nos anos 60, o rock todo paz e amor (que combina com a história do filme) e o pop. É a clássica "Mrs. Robinson" de Simon e Garfunkel que toca quando Cliff e Rick saem do bar e passam pelos hippies do Charles Manson, o que já da todo o clima do filme, e na verdade todas as cenas em que o Cliff Burton ta dirigindo por ai e ta tocando uma música no rádio é A VIBE, na verdade eu não sei como algumas pessoas reclamaram de ter cenas demais do Brad Pitt dirigindo por ai, deveria ter tido mais. Outra cena em que a música é usada de forma perfeita é a Sharon Tate e o Roman Polanski chegando na mansão da Playboy ao som de "Hush"do Deep Purple, e depois a Sharon dançando com "Son of a Lovin' Man" do Buchanan Brothers tocando. Outro grande momento do filme é o cover de "California Dreamin" do José Feliciano depois de toda aquela cena tensa no rancho dos hippies, é um cover tão bom ou melhor do que a música original, e vem no momento perfeito. E claro, temos o grande clímax do filme onde a música principal do longa "You Keep Me Hanging On" do Vanilla Fudge esta tocando quando o Cliff louco de ácido encara os hippies do Charles Manson, no que é de longe a cena mais conhecida do filme, e uma das mais satisfatórias que eu já vi, e o começo da música aumentando mais e mais a intensidade combina de maneira perfeita com todo o clima de tensão e imprevisibilidade daquela cena. A intenção do Tarantino com esse filme era trazer todo o clima de Hollywood naquela época, e escrever uma grande carta de amor para ela, e ele fez isso não apenas nos cenários perfeitos, mas nas músicas também, que faz você se sentir como era estar vivendo no auge do movimento hippie por algumas horas. Inclusive se você ouvir a trilha sonora original é cheio de jingles e propagandas no melhor estilo "The Who Sell Out", vale muito a pena. 


4.Megamente


Normalmente eu não gosto desses filmes que pegam um monte de músicas famosas e jogam por todo o filme, Esquadrão Suicida pra mim foi um ótimo exemplo de como isso pode ser irritante, mas se tem um filme que isso não me incomodou foi Megamente. A primeira vez que eu vi Megamente eu era pré adolescente na minha fase super rockeirão, e basicamente a maioria das músicas do filme eram músicas que eu conhecia, então eu ficava só o Leonardo Di Caprio apontando pra tela toda vez que um rockzão tocava. E os momentos em que as músicas tocam, embora possam parecer aleatórios, são perfeitos para ilustrar o que está acontecendo no filme. Quando o Megamente entende que ele nasceu para ser o cara mau, está tocando o clássico "Bad To The Bone" do George Thorogood, quando ele finalmente vence o Metro Man toca "Highway To Hell" do AC/DC, porque a cidade agora esta figurativamente no inferno, e logo em sequência quando Megamente domina a cidade toca "Crazy Train" do Ozzy Osbourne, porque agora ta todo mundo sobre o comando do doido do Megamente, e quando ele acha que criou um novo super herói para ele toca "Back In Black" também do AC/DC, porque é o Megamente voltando ao seu estado natural de vilão que vai ser derrotado pelo herói no fim do dia. Também é com Megamente que aprendemos que a diferença de um vilão para um super vilão é a entrada triunfal, que o personagem principal executa de forma divina no que deve ser a melhor cena do filme ao som de "Welcome To The Jungle" do Guns N' Roses. A sequência final onde depois do Megamente salvar todo mundo e a cidade estar feliz novamente não poderia ter uma trilha melhor do que "Bad" do Michael Jackson, uma música pop, animada, mas que ilustra bem todo o tema do filme. Megamente é um dos filmes mais underrrateds de animação que existem, e a trilha sonora dele com músicas super famosas de rock é uma das mais memoráveis para mim.      


3.Guardiões da Galáxia


Guardiões da Galáxia é um dos poucos filmes do universo da Marvel que eu me interessei em assistir, e talvez seja o único que eu assistia várias e várias vezes de novo, e grande parte disso é pela trilha sonora incrível que tem nele. O personagem principal é o Peter Quill e a música também é por conta dele, com sua fita apropriadamente chamada de "Awesome Mix", ele nos da grandes clássicos dos anos 70 para servir de trilha durante a sua aventura junto com os outros personagens do grupo. Quando vemos Peter adulto pela primeira vez, explorando a caverna enquanto dança como se não tivesse nenhuma preocupação no mundo, ouvimos a cativante "Come and Get Your Love" da banda Redbone, que ajuda a mostrar em apenas uma cena toda a personalidade descontraída do personagem principal. "Hooked On a Feeling" do Blue Swede virou basicamente a música mais conhecida do filme, ela toca quando o grupo é enviado para a prisão, e tocou durante o trailer também, se tornando tão popular que ela já estava ligada ao filme antes mesmo do seu lançamento, aparecendo inclusive no teaser do segundo filme. "Escape (The Pina Colada Song)" essa é clássica, e toca durante a fuga do grupo da prisão, quando o Peter volta só para pegar a fita dele, outra cena sensacional. Quando o Peter Quill esta mostrando sua fita para a Gamorra, colocando o seu walkman no ouvido dela e todo aquele clima acontece entre eles, esta tocando a romântica "Fooled Around And fell In Love" do Elvin Bishop, e logo em seguida toca a também clássica "Cherry Bomb" do The Runaways quando o grupo esta se armando para ir contra o Ronan. E claro, tem o clímax do filme, quando tem aquela cena hilária do Peter Quill cantando "O-o-h Child" do The Five Stairsteps para distrair o Ronan, e depois todos eles segurando no Peter enquanto ele ta segurando a pedra do Infinito com a dramática "Black Tears" complementando perfeitamente toda a emoção daquela cena. E temos os créditos com a animada "I Want You Back" do Jackson 5 tocando, se você não sente nada com o Baby Groot dançando ao som dessa música, então você já esta morto por dentro. A música é parte integrante para o sucesso desse filme, basicamente toda cena importante esta ligada a um clássico antigo, e esse foi o longa que trouxe de volta a trilha sonora recheada com músicas populares de volta a moda. Inclusive vale demais escutar o álbum com a trilha sonora oficial do filme, que estreou em primeiro na Billboard, sendo uma das trilhas de mais sucesso de toda a história.


2.Kill Bill: Vol. 1


Kill Bill é tão incrível em tantos aspectos, personagens, história, cenas de ação, homenagens e referencias a cultura japonesa etc. que é até difícil perceber o quanto a trilha sonora desse filme é espetacular. O filme abre com a noiva tomando um tiro na cabeça, e em seguida qual é a música que toca depois desse momento chocante??? o clássico "Bang Bang (My Baby Shot Me Down)" da Nancy Sinatra, não existe música que se encaixaria melhor com a cena de uma mulher tomando um tiro na cabeça do nada. Em seguida com a noiva em coma deitada na cama de um hospital, vem uma mulher vestida de enfermeira com um tapa olho assobiando "Twisted Nerve", e você não precisa de mais do que ver aquela mulher assobiando essa melodia para perceber que a vida da noiva esta em perigo, nunca eu vi um assobio parecer tão intimidante em toda a minha vida. Quando toda a sequência de anime está acontecendo e você vê os pais da O-Ren serem assassinados, toca "The Grand Duel (Parte Prima)" que é uma música de faroeste, mas que aqui combina perfeitamente para você sentir o sofrimento da personagem. Outra cena muito memorável nesse filme é a entrada do esquadrão da O-Ren-Ishii, ela, a Sophie, a Gogo e os Crazy 88 andando ao som de "Battle Without Honor Or Humanity", com a câmera dando um zoom neles naquela parte especifica da música, parecendo que eles tão andando no ritmo dela, é uma das melhores entradas de vilões de todos os tempos. Toda a cena no bar japonês é cheia de grande música também, graças a banda The 5.6.7.8's, que é uma banda de garagem bem estilo punk rock de mulheres, elas cantam "I Walk Like Jayne Mansfield", "I'm Blue", e "Woo Hoo", tudo isso enquanto a noiva observa seus inimigos sem ser vista, com a música enérgica delas oferecendo ainda mais tensão para toda a cena, que é bem longa. Quando a noiva finalmente vence O-Ren-Ishii, no que é uma luta bem emocional para as duas, a música "Flower Of Carnage" da cantora Meiko Kaji toca enquanto Ishii desaba para sua morte, uma música que é bem clima final de anime mesmo, e casa perfeitamente com toda a carga sentimental daquela batalha. E por fim a minha música favorita do filme, o Bill esta interrogando a Sophie enquanto esta tocando "The Lonely Shepherd" ao fundo, aquela flauta maravilhosa tocando, e então ele pergunta se a noiva sabe que a filha dela ainda esta viva, a tela fica preta, os trompetes da música começam, e surge o "escrito e dirigido por Quentin Tarantino" na tela, para mim sem dúvida um dos melhores finais de filme de todos os tempos, que cliffhanger, você não tem escolha a não ser ver o segundo filme para ver se a noiva finalmente vai conseguir sua vingança. A trilha de Kill Bill Vol. 1 é enérgica, poética, e icônica, sendo parte da cultura pop até hoje, tipo aquele som de sirene que aparece sempre que a noiva vê um rival, que é de uma série dos anos 60 chamada "Ironside", sim agora você sabe. Eu não sei se essa é a melhor trilha sonora de um filme do Tarantino, mas com certeza é a minha favorita dele.  


1.Baby Driver - Em Ritmo de Fuga


Tem trilhas sonoras boas, tem trilhas sonoras memoráveis, tem trilhas sonoras sensacionais, e ai tem a trilha sonora de Baby Driver. Toda a ideia desse filme é linkar todas as cenas que acontecem no longa a música que o Baby esta ouvindo, já que o personagem principal tem um zumbido no ouvido e precisa estar sempre de fone para silenciar esse zumbido, então nós estamos sempre ouvindo o que ele esta ouvindo, e o filme brinca com isso de forma genial, por exemplo: se você ver esse filme de fone, quando o Baby tirar um dos fones você só vai escutar a música de um lado do seu fone também, e claro tem o uso da música com as cenas do filme. Nós já começamos o filme em grande nota com o assalto ao banco, tudo ao som de "Bellbottoms" do Jon Spencer Blues Exposion, que cena é essa, todo a tensão no começo, o Baby cantando de forma ridícula sozinho depois, e ai eles entrando no carro para uma das maiores cenas de fuga de todos os tempos, com a música ditando o ritmo de tudo que o Baby faz na cena, PERFEITO. Outra sequência muito boa é o assalto final do filme onde toca "Intermission" do Blur durante toda aquela cena tensa entre o Baby e o Bats, e depois o Baby tem que meter o parkour para fugir da policia ao som da eletrizante "Hocus Pocus" do Focus, com toda a cena no ritmo da música.  Porém para mim a cena de ação com o melhor uso de música desse filme é o tiroteio ao som da clássica música "Tequila" do Button Down Brass, em que todas as balas disparadas estão em sincronia com a batida da música, não só isso mas cada arma especifica é sincronizada com um dos dois kits de bateria usados na música, eu ainda não sei como eles conseguiram fazer esse efeito, quantas horas isso levou, tudo que eu posso dizer é que é sonoramente perfeito. Mas não é só as cenas de ação desse filme que são perfeitas, basicamente todas as cenas do Baby com a Debora tem uma música romântica embalando as interações dele, não existe nada mais fofo do que ver eles batendo os pés juntos escutando "Debora" do T.Rex na lavanderia, e provavelmente a cena mais tensa de todo o filme é quanto o Baby entra na cafeteria para buscar a Debora e o Buddy esta esperando ele lá, tudo isso embalada pela super romântica "Never Gonna Give You Up" do Barry White, o que só faz você torcer para que o casal consiga escapar enquanto aquele doido esta apontando uma arma para eles. E claro, temos a batalha final do filme ao som de nada menos do que "Brighton Rock" do Queen, que é um callback para uma cena de antes onde o Buddy e o Baby citam essa música como uma "killer track" e até escutam juntos, e agora os dois estão tentando matar um ao outro ao som dela, perfeito. Também tem que se citar a última cena do filme com a música "Baby Driver" do Simon e Garfunkel, parece que todo o filme é apenas uma preparação para essa música chegar, e quando chega é o encerramento perfeito. Como eu disse, tem inúmeras trilhas sonoras de filmes ótimas por ai, mas um filme em que o propósito todo é estar sincronizado com o que toca de fundo, isso inclui, os personagens virando a cabeça, balas sendo disparadas, passos, até a respiração de vez em quando, só a trilha do Baby Driver conseguiu fazer algo assim, e é um trabalho fantástico de audiovisual, eu amo esse filme, eu tenho a trilha sonora dele toda no celular, e vai ser para sempre a minha favorita de qualquer longa.


Menções Honrosas:
The Goodfellas
Pulp Fiction
Trainspotting
Zumbilândia
As Vantagens de Ser Invisível 
Django Livre
O Lono de Wall Street
O Grande Gatsby
Deadpool
Coringa

Comentários