Top 5 - Minhas bandas preferidas

Depois de semanas sem fazer um post hora de voltar a ativa, mas como continuo sem grandes ideias sobre o que escrever decidi kibar o amigo Stone, vou fazer um top com as minhas bandas preferidas, aquelas que me fizeram gostar de rock e metal. 

Para não deixar o post muito grande vou dividi-lo em duas partes.
Junto de algumas poucas palavras sobre cada banda também deixarei a musica deles que mais gosto ou que acho que melhor define a sonoridade da banda.

10° Matanza

Meu primeiro contato com a banda foi ao ouvir o CD de covers de musicas do Johnny Cash, ao ouvir os primeiros acordes de My Treasure eu já sabia que gostaria daquilo, em seguida comecei a ouvir o resto da discografia da banda, uma banda que se define com musicas para beber e brigar, o estilo que eles chamam de Countrycore é também algo bem original, e ainda o fato de cantarem em português, todas essas coisas me atraíram para a banda que entra na décima posição.




9° Nightwish

Já no distante ano de 2008 eu queria pegar uma mina que pagava de gótica, por causa dela acabei sendo apresentado a varias bandas do estilo Symphonic Metal, bandas com forte influência de musica clássica nas composições e com vocais femininos operísticos, sendo às vezes cortados por vocais masculinos guturais. Tristania, Within Templation, After Forever, Visions of Atlantis e varias outras bandas do gênero, mas nada me pegou tão forte quanto Nightwish.

As composições e toda a parte lírica da banda, os vocais da Tarja, mas principalmente a mudança de vocalista, porque por mais que goste da Tarja o meu CD preferido da banda é o Dark Passion Play.





8° The Rolling Stones

Numa época em que estava cansado de ouvir metal do gato Felix e queria coisas novas acabei indo em direção ao passado. Passando por Beatles, Beach Boys e The Who, ate finalmente chegar nos Stones que foram a banda que me encantou.
O primeiro CD da banda que ouvi foi o A Bigger Bang, que ate hoje é o meu preferido de toda a discografia deles.

A influencia do Blues, a voz do Mick Jagger, a rebeldia que se contrapunha aos Beatles tão certinhos no começo são algumas das coisas que tornam a banda única.




7° Death

Primeiro preciso fazer uma divisão na discografia da banda, os três primeiros discos embora tenham ajudado a definir o Death Metal são, para o meu gosto, muito crus, muito barulho, muita raiva, muita violência, mas sem um sentido, além de uma produção bem ruim.
Mas a partir do disco Human, lançado em 1991, a banda se eleva a um novo patamar, toda a violência, toda a raiva ganham um sentido mais profundo, uma complexidade ate então poucas vezes vista na historia do Metal.
Eles elevaram o Death Metal a um novo nível o tornando complexo, quebras de ritmo, riffs monstruosos, e solos magníficos compostos pela alma da banda, o guitarrista e vocalista Chuck Schuldiner. 





6° Deep Purple

Devido as inúmeras mudanças na formação da banda ao longo do tempo os fãs nomearam como MK de I a VIII.
O Deep Purple que entra na minha lista é o MK II, a formação de Ian Gillan, Ritchie Blackmore, Jon Lord, Ian Paice e Roger Glover.
Conheci a banda ouvindo um cover dela feito pela banda Hangar, a partir daí fui me aprofundando na discografia da banda. Musicas que vão de influencias do blues ate o rock progressivo, e ajudando também a definir as bases do que no futuro seria o Hard Rock, uma das melhores e mais importantes bandas da historia do Rock.



Comentários

  1. Muito bom. Das bandas citadas eu curto Rollins Stones, Deep Purple e Matanza. Não conhecia essa Nightwish, e pela música que você escolheu, parecer bacaninha, vou ouvir outras musicas pra ser capaz de opinar como diria a lendária Glória Pires. Aquela Death eu não curti muito. Aguardando a parte 2.

    ResponderExcluir
  2. Matanza é a famosa musica de machão alfa tmb curto pra caralho huehueheuhue,Rolling Stones e Deep Purple dispensam apresentações,duas das mais clássicas e duas das melhores bandas ever.Sempre coloco Nightwish na lista de "bandas pra conhecer" mas sempre esqueço de escutar,sempre me falam que é uma das melhores bandas do gênero e uma das melhores com vocal feminino,essa Death não é me estranha mas eu não me lembro se ja cheguei a ouvir ou não,a musica me pareceu muito boa vou ouvir mais.Aguardando as ultimas quatro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário