Top 5 - Minhas bandas preferidas - Parte 2


E agora a segunda parte desse pequeno top que fiz, foi bem difícil elaborar a lista e principalmente escolher a ordem de cada uma dessas bandas que gosto quase que da mesma forma.

5° Iron Maiden

Banda indispensavel em qualquer top sobre metal, para mim a maior banda de Heavy Metal da historia, mas apesar de considerar a melhor não é minha preferida.
Ainda me lembro da primeira vez que ouvi a banda, baixando o DVD do show no Rock in Rio, ate por isso o primeiro CD da banda que ouvi foi o Brave New World, que ate hoje permanece como meu preferido.
Depois disso fui me aprofundando na discografia da banda, e depois de ouvir todos com Bruce no vocal fui atrás dos primeiros, e foi uma grata surpresa ver que mesmo a fase com Di´Anno é também muito boa, um som mais visceral, mais agressivo.
A fase com Blaze Bayley possui também grandes canções, embora eu prefira ele em carreira solo.
Por ter uma das discografias mais perfeitas do metal, por ter tido três grandes vocalistas, por ser a banda de Steve Harris coloco o Maiden na quinta posição.




4° Rainbow

A banda composta pelo meu vocalista preferido e por um dos meus guitarristas preferidos. Depois de ouvir Holy diver comecei a procurar por mais discos do Dio, e então encontrei o Rainbow, foi uma grata surpresa descobrir que o Blackmore guitarrista que eu adorava pelo trabalho no Deep Purple também estava na banda.
Pode ser um pouco injusto, mas não consigo gostar da maioria dos CDs do Rainbow, o que a torna a minha quarta banda preferida são os três primeiros CDs, os lançados com Dio e Blackmore.
Musicas cheias de misticismo como Gates of Babylon, grandes riffs de guitarra, composições originais e performances memoráveis que ajudaram a moldar o que seria o Hard Rock.

 


3° Judas Priest

Conheci a banda através do CD duplo Nostradamus, esse CD é muito questionado pela maioria dos fãs pelo excesso de musica clássica e pouco heavy metal, por parecer um Judas muito pedante e tentando fazer algo que não conseguia, eu discordo completamente, para mim é um dos mais originais deles, e tem grandes musicas como Pestilence and Plague e Lost Love.
Em seguida ouvi Painkiller, um disco brutal, Heavy Metal no seu melhor, um clássico absoluto, um CD que parece um Best of tamanha a quantidade de musicas marcantes.
Entretanto, também não é Painkiller que faz Judas Priest estar no meu top, mas sim o Sad Wings of Destiny de 1976, esse é o meu disco preferido dos Gods of metal.
A perfomance vocal de Rob Halford em Victim of Changes fala por si só, um dos 5 maiores vocalistas de todos os tempos.  




2° Avantasia

O que você faria nos seus momentos de descanso se você fosse vocalista de uma das maiores bandas de Power Metal do mundo, provavelmente a resposta seria comer groupies ou cheirar cocaína. Mas felizmente Tobias Sammet, vocalista do Edguy, é um grande nerd, ele passou seu tempo livre escrevendo uma historia de fantasia.
Essa historia terminou se transformando nos CDs Metal Opera Part 1 e 2.
E foi exatamente isso que me atraiu tanto na banda, primeiro o fato de os CDs serem temáticos, contando uma historia através de cada musica, e segundo isso, o fato de ser uma Metal Ópera, atuações bastante teatrais dos vocalistas, que realmente entravam na alma de cada personagem.
E por fim quem eram as pessoas que interpretavam os personagens da historia, Sammet conseguiu reunir o Dream Time do Power Metal, nomes como Jorn Lande (Masterplan), Andre Matos, Michael Kiske, Kai Hansen(Gamma Ray), Roy Khan(Kamelot), Bob Catley(Magnum), Oliver Hartmann, Russell Allen (Symphony X), além de vocalistas como Klaus Meine (Scorpions) e Alice Cooper.
Uma historia interessantíssima cantada por algumas das melhores vozes do mundo, este é o Avantasia.

 


1° Angra

Conheci a banda vendo o vídeo clip de Rebirth, a partir daquele momento algo me pegou na banda, a dupla de guitarristas que se combinavam e completavam tão bem, Kiko Loureiro já era um dos melhores do mundo, e agora no Megadeth apenas comprova isso, Rafael Bittencourt era a alma da banda, que ainda contava com Aquiles Priester na bateria, músicos de competência inquestionável e absurdamente talentosos.
Embora o Angra tenha sempre sofrido com problemas internos que culminavam na saída de músicos nunca achei um problema, porque sempre eram substituídos a altura e sempre traziam novas influencias e estilo para a banda.
Uma banda desde o inicio ousada com elementos de musica brasileira sendo misturados ao metal, Baião, Maracatu, MPB, tudo isso entrava nas musicas da banda, além de influencias de musica clássica e sempre se encaixando bem. 
Uma banda que a cada disco ousava e tentava inovar dentro de um estilo que tantos acusam de ser repetitivo.
Meus destaques são para os discos Holy Land, Temple of Shadows e Rebirth.
Mas meu destaque também a todas as bandas que direta ou indiretamente estão ligadas ao Angra por terem tidos membros nela e que também gosto bastante: Viper, Venus, Shaman, Almah, Hangar, Symfonia, Virgo, Bittencourt Project e Andre Matos.





Este foi meu top, ainda ficaram faltando algumas bandas que gosto e que pretendo escrever sobre elas depois, falando de CDs em especifico. 

Comentários

  1. Iron é Iron né não tem nem o que dizer ou acrescentar.Rainbow eu ja ouvi umas musicas mas nunca me aprofundei muito.Judas Priest é sensacional uma das melhores bandas de todos os tempos,apesar de eu gostar mais da fase Heavy metal puro deles eu tmb curto algumas do Nostradamus.Essa Avantasia eu nunca ouvi mas me interessei bastante sem duvida vou ouvir esse album,essa coisa de personagens e seguir uma história linear parece ser genial.E igual eu disse com Iron maiden Angra é Angra,sem duvida alguma a banda musicalmente mais genial da história do Brasil com os caras mais talentosos do brasil em cada área.(apesar de eu preferir sepultura rç)

    TOP SENSACIONAL

    ResponderExcluir
  2. Fechou o Top excepcionalmente. Um texto muito bem escrito do começo ao fim, e que definiu bem o seu gosto musical, que por sinal é muito bom. Todas as bandas citadas são épicas, inclusive esta Avantasia que se não me engano você chegou a me mostrar. Não vou comentar muito sobre as minhas preferidas pq pretendo também fazer um Top (em 2022). Enfim, vendo pelas duas partes do top ficou um conjunto muito bom de bandas, foda do Angra ficar em primeiro pq aqui é BR pohhhha!

    ResponderExcluir

Postar um comentário