Outro dia eu e o Ferrer estávamos conversando sobre quais álbuns de rap dessa década entrariam na lista dos dez melhores discos de todos os tempos do gênero, então isso me deu a ideia de fazer a minha lista sobre quais são os dez álbuns mais influentes, icônicos e marcantes da história do Rap. Então venha comigo conferir os discos que fizeram esse ser o gênero mais ouvido dessa geração.
10.Jay Z - Reasonable Doubt (1996)
Tem uma grande discussão sobre qual é o maior álbum do Jay Z, alguns escolhem o Reasonable Doubt e outros acham o Blueprint melhor, e embora eu adore o Blueprint por ser o grande álbum de ressurreição do Jay Z com sua primeira parceria com Kanye na produção, sua diss pro Nas e tantas outras coisas marcantes para mim sua maior obra prima é o seu disco de estréia. Aqui Jay Z já trás todos os aspectos da sua personagem de super traficante das ruas de Nova York e ao mesmo tempo um homem de negócios que precisa manter o controle enquanto cuida de seus "assuntos", já com aquele estilo que todo mundo ama no rapper. Tudo isso aliado a uma lirica que eu acho que o próprio Jay nunca conseguiu superar, são várias referências, punchlines e jogos de palavras, por exemplo na música "22 Twos" onde no primeiro verso ele usa a palavra Two/too/to 22 vezes já mostrando toda sua complexidade lírica na caneta, também temos que dar destaque ao verso do Notorious Big em "Brooklyn Finest" onde ele faz a lendária referência a linha do 2Pac ter pegado a mina dele de forma irônica e o verso todo dele é muito bom e o Hova consegue não ficar atrás dele no seu. Mas pra mim as duas melhores faixas são "Dead Presidents II" que tem uma das melhores letras e flows que o Jay já apresentou em uma música e "Ain' No Nigga" que é o grande hit do álbum com feat da rapper Foxy Brown. O álbum todo é "90s East Coast rap at his best" e um dos maiores clássicos da era clássica do gênero, abrindo esse top 10.
9.Eminem - The Marshall Mathers LP (2000)
Um álbum que abre com uma faixa que fala no refrão para você não fuder com o Shady porque ele vai matar você mostra que o Eminem não tinha vindo para brincadeira no seu segundo álbum de estúdio. Aqui temos o personagem Slim Shady no seu melhor, ele rima sobre temas polêmicos como estupro, assassinato de mulheres, assassinato de homossexuais, assassinato do Dr Dre, seu assassinato e zoa com inúmeras celebridades da época em músicas com aquele humor todo politicamente incorreto clássico do Eminem, mas ele também tem uma música de Horrorcore que é talvez a mais polêmica de toda sua carreira, "Kim", que é realmente uma história sobre matar sua esposa (na época) e é feita de maneira séria e com um clima de terror sobre ela. Mas esse álbum não vive só de música de Slim Shady pois o Eminem aqui rima muito sobre sua vida pessoal e como ele estava lidando com a fama que ele havia ganhado repentinamente em faixas como "The Way I Am" e "Marshall Mathers". O disco tem os grandes clássicos de Eminem que é o hit "The Real Slim Shady" com seu refrão chiclete e sua letra toda zueirona e claro "Stan" que eu poderia ficar fazendo elogios o dia inteiro, é uma obra de arte em forma de música. E o disco também tem suas faixas mais polêmicas como a já comentada "Kim" e "I'm Back" que teve uma linha sobre Columbine censurada até na sua versão sem censura. Para mim é o álbum que melhor equilibra o personagem Slim Shady e a capacidade lirica do Eminem como rapper quando ele rima de assuntos mais sérios, por isso é o seu melhor álbum, e o melhor álbum de rap da década de 2000, merecendo seu lugar aqui.
8.Kanye West - My Beatiful Dark Twisted Fantasy (2010)
Eu já falei desse álbum umas 25 vezes nesse blog então se você quiser ver uma analise mais detalhada dele você pode ver o meu Do Pior ao Melhor do Kanye West, fato que é que não só esse é um dos meus álbuns favoritos de todos os tempos como sem dúvida um dos melhores da história do Rap em questão de qualidade. O que mais me impressiona nesse disco é como o Kanye conseguiu juntar artistas fantásticos (Rihanna, Elton John, Raekom, Kid Cudi, Jay Z, Nicki Minaj etc) e extrair o melhor deles, sendo quase um condutor de um trem maluco e desgovernado que só ele poderia dirigir de forma magnifica como foi e assim finalizar esse álbum figurativamente como uma bonita, destorcida e escura fantasia para a gente ouvir. Outra coisa que é impressionante é o quanto de hits tem no disco e como cada um deles funciona sozinho como músicas marcantes e melhor ainda no contexto da mensagem geral que o álbum quer passar. Com um estilo de produção maximalista indo ao lado oposto de tudo que ele já tinha feito musicalmente até ali o Yeezy fez um dos melhores e mais consagrados álbuns dessa década e que para mim mais do que merece entrar na lista dos maiores discos da história do rap pela sua produção fantástica, músicas marcantes para a cultura pop e por ser uma inspiração para todo rapper que quer fazer sua própria obra prima depois de 2010.
7.Dr. Dre - 2001 (1999)
Assim como Jay Z existe uma discussão sobre qual é o melhor álbum do nosso querido André, alguns dizem que é o The Chronic enquanto outros acham o 2001 melhor, e embora eu reconheça que historicamente o Chronic é maior por ter criado um sub gênero novo para o rap (o G- Funk) para mim o 2001 é um álbum melhor pelo simples fato dele ter AS MELHORES BATIDAS DE RAP DE TODA A HISTÓRIA. Você pode nunca ter ouvido esse álbum mas é impossível você ser um fã do gênero e nunca ter ouvido a clássica batida com aquele Ukelele que é "Still Dre" ou é impossível você não ouvir essa batida e já não pensar automaticamente o "la ra ra is the motherfucking D, O Double G", ou quem nunca ouviu o beat de XXPlosive ou de What's The Difference, são simplesmente as batidas mais clássicas e reconhecíveis da história do Hip Hop. Falando das letras do álbum ele todo tem um clima de mostrar que o Dre ainda esta ali e fazer você não esquecer toda a relevância que ele tem dentro do rap (parecia até que ele sabia que ia demorar mais de 10 anos pra lançar outro álbum), isso claro aliado a várias músicas sobre fazer festar e fumar muita maconha no estilo mais gangsta possivel. Embora o Dre esteja muito bem no álbum (eu pessoalmente adoro o flow dele) seu trabalho como produtor é o que fala mais alto e ele consegue "dirigir" todos os guests rappers de forma magnifica, o que falar por exemplo do verso do Eminem em "Forget About Dre" que se mantém como um dos melhores feature verses que o nosso Slim Shady já fez (o que é muito considerando de quem estamos falando) ou do incrível verso de Xzbit em "What's The Difference" que é um dos melhores da carreira dele, Snoop Dogg também traz todo o seu gigante carisma gangsta em várias faixas e muitas delas ficaram mais ligadas a ele do que ao próprio Dre. É simplesmente o melhor trabalho do maior produtor que o Rap já viu, um álbum a frente do seu tempo que dá para tocar do começo ao fim em qualquer festa com músicas que são parte da cultura do rap até os dias de hoje.
6.Kendrick Lamar - To Pimp a Butterfly (2015)
Aqui temos o segundo e último álbum dessa década a entrar na lista dos maiores álbuns de rap de todos os tempos e é outro disco que eu já falei umas 46 vezes aqui no blog, então se você quiser uma análise mais detalhada leia o meu Do Pior ao Melhor do Kendrick Lamar. To Pimp a Butterfly é o álbum com a melhor temática e história que eu já escutei no rap (talvez até em qualquer gênero), toda a jornada de Kendrick descobrindo a fama e desfrutando de sua nova vida mas vendo o lado negro do glamour e então tendo que passar pela sua própria jornada do herói para então alcançar paz de espirito é espetacular e tudo feito de maneira milimetricamente perfeita para ser essa grande obra de arte que ele é. Liricamente falando o Kendrick aqui esta perfeito rimando sobre assunto como temas sociais, racismo e sua própria posição na industria musical naquele momento, e não tem o que discutir quando se fala de letras o Kendrick esta um nível acima de todos dessa geração, basta ver por exemplo "How Much a Dollar Cost" em que ele estrutura a música com uma storytelling incrível sobre um mendigo que pediu um Dólar para ele e acabou se revelando ser Jesus depois, ou a história de "These Walls" em que ele usa a palavra parede de forma metafórica de 3 formas diferentes na mesma música. E musicalmente falando o Kendrick conseguiu revitalizar o interesse das pessoas pelo estilo "Rap Jazz", o álbum todo tem samples de músicas famosas de Jazz e os flows incríveis do K Dot em cima deles só faz tudo ficar ainda mais interessante, fora o impacto que isso trouxe, inúmeros rappers hoje em dia usam samples de Jazz em suas músicas e a inspiração vem diretamente do cafetão de borboletas. O álbum do Kendrick é tudo que um álbum tem que ser para ser um clássico, ele é épico, único e extremamente bem feito em todos os sentido e para mim só fica atrás dos grandes clássicos da Era de ouro do rap.
5.Notorious B.I.G - Ready To Die (1994)
Dizem que a morte precoce faz das pessoas lendas, e Biggie Smalls só teve que lançar UM álbum em vida para ser considerado um dos maiores rappers de todos os tempos, mas não foi apenas sua morte que deu esses status lendário para ele mas também o álbum que ele lançou em vida, o lendário "Ready To Die" (um titulo bem irônico pensando em retrospectiva). Com um flow nunca antes visto e com letras engraçadas e profundas o nosso Biggie conseguiu fazer o seu nome no rap dos anos 90, o rapper de Nova York consegue no seu primeiro disco fazer música para festa, consegue fazer música falando de amor, de crime e até de depressão, tendo na minha opinião o melhor final de um álbum de rap de todos quando ele liga para seu amigo contando todos os seus problemas e no final comete suicídio na incrível e extremamente bem escrita "Suicidal Throughts". Os maiores hits do Biggie também estão nesse álbum, a conhecida por todo fã de rap "Juice" e "Big Poppa" que foi seu single de maior sucesso nas paradas. O disco todo tem a temática da vida e a morte de um homem, um homem que fez algumas escolhas erradas na vida e agora tinha que lidar com as consequências e ao mesmo tempo teve muitos momentos felizes em sua jornada, é um álbum extremamente a frente do seu tempo e suas letras combinado com o flow épico de Biggie (para mim o melhor flow que o rap já viu) fez o álbum se tornar um clássico instantâneo já naquela época e ser extremamente elogiado pela critica especializada, é sem dúvida a prova de que Biggie não é apenas um personagem beneficiado pela sua morte, mas sim um cara que tinha muito talento para queimar ainda e infelizmente nos deixou apenas dois álbuns finalizados (com o segundo sendo lançado apenas alguns dias depois da sua morte). Ready To Die é um clássico não apenas por toda a mitologia em torno do Biggie mas por que é extremamente bem feito e com músicas marcantes para a história do rap.
4.2pac - All Eyez On Me (1996)
Para falar verdade o meu álbum favorito do 2Pac é o "Me Against The World" mas é inegável que o álbum que traz todos os aspectos da sua carreira e o define é o All Eyez On Me. Já começando por toda a mitologia que tem ao redor do álbum, o disco foi feita em apenas 2 semanas, 27 faixas em apenas 14 dias com vários rappers que estavam nas gravações falando que Pac nem ouvia a música que ele tinha acabado de gravar e já começava a gravar outra e que ele parecia estar com pressa e com a sensação de que ele não tinha muito tempo (ele foi assassinado no mesmo ano). Mas fora as história envolvendo a criação do álbum aqui nós temos o 2Pac no seu auge criativo, ele esta o mais Gangsta que ele jamais esteve fazendo hits do sub gênero como "California Love" que se tornou quase o hino não oficial da cidade e "2 Of Americaz Most Wanted" com Snoop Dogg que se tornou o hino do Gangsta Rap dos anos 90. Mas não é apenas o Gangsta 2Pac que vemos nesse álbum, tem várias músicas que mostram aquele lado reflexivo e consciente de Pac não apenas com os problemas das ruas como também com os seus próprios problemas, por exemplo a faixa "Life Goes On" que deve ser a minha música favorita do rapper em que ele reflete sobre todos os seus amigos que morreram e diz que a vida nas ruas não é boa para ninguém, ou a faixa título do álbum que fala sobre como a mídia estava tratando ele devido a sua acusação de estupro. O álbum é descrito como uma celebração no estilo de vida Gangsta Californiano e é realmente o disco que define tudo que era o Weast Coast Rap dos anos 90, com muitas festas mas também com muita violência e crimes, com um flow agressivo e letras mais agressivas ainda Pac consegue manter o álbum interessante durante as 27 músicas e realmente faz a sua obra mais conhecida e exaltada e que fica perto do podium aqui.
3.NWA - Straight Outta Compton (1988)
Stright Outta Compton 5 crazy mothafuckas chamados Ice Cube, Eazy E, Dr. Dre, MC Ren e DJ Yella vieram para revolucionar para sempre o rap e fundar o seu sub gênero mais famoso, sim em terceiro lugar temos o álbum que praticamente criou o Gangsta Rap. Na primeira música do álbum com o mesmo nome o grupo já mostra a que veio, aquela batida seca produzida pelo Dre com o Ice Cube nos colocando dentro das ruas de Compton e mostrando o clima louco que era aquilo com seu liricismo inflamado que não segurava nenhum soco, o Ren com aquela letra sobre ser o badass do pedaço e um grande vilãozão das ruas e por fim o Eazy E com todo aquele carisma genuíno gangsta que ele sempre teve, é a faixa inicial perfeita que apresenta os membros e nos da ideia do tom único que o álbum tem. Depois sem dar tempo para o ouvinte perceber o que o atingiu eles vem na sequencia com a ultra polêmica "Fuck Tha Police" que tem uma das letras mais diretas e importantes da história do rap, na verdade o verso todo do Ice Cube nessa música poderia ser considerado como uma obra de arte, é simplesmente uma das coisas mais bem escritas da história da música. O álbum ainda tem outros sucessos do grupo como o single "Express Yourself" e outras faixas muito conhecidas deles como "Gangsta Gangsta" e "Something Like That", é o grande registro do "grupo de rap mais perigoso do mundo" já que o Ice Cube só participou desse álbum. É um disco pioneiro que trouxe 3 elementos muito importantes para a história do rap: as produções do Dr. Dre, as letras sensacionais do Ice Cube e a figura Gangsta do Eazy E que fez assim nascer esse gênero que dominou o rap nos anos 90 e 2000, não tinha como esse álbum ficar fora do top 3.
2.Wu- Tan Clan - Enter The Wu- Tan (36 Chambers) (1993)
Se a NWA do lado do West Coast criou o que viria a ser o Gangsta Rap na outra costa um grupo de talentosos rappers de várias partes de Nova York se juntava para dar inicio ao que é considerado como o maior grupo de rap de toda a história, e eles mostraram o porque no seu álbum de estréia de 1993. A Wu- Tan foi uma coisa como nunca havia se visto no Hip Hop na época, cada um dos membros tinha seu próprio personagem, seu próprio flow e seus próprios temas para rimar, e eles juntos combinados com a produção do álbum que utiliza vários samples e trechos de filmes clássicos de Kung Fu faz eles criarem uma identidade musical e visual muito foda para o grupo deles que nunca sai da cabeça do fã de rap. No álbum estão os maiores clássicos do grupo como a icônica "C. R. E. A. M" que é sem dúvida uma das melhores músicas de rap de todos os tempos em questão de musicalidade, mensagem, letra e popularidade, também tem as outras famosas "Protect Ya Neck", "Wu- Tan Clan Ain't Nuthing Ta Fuck Wit" e "Method Man", para falar verdade eu acho que todas as 12 músicas do álbum são clássicos. Assim como a NWA a Wu Tan- Clan apresentou rappers que marcaram a história como o Method Man, Ghostface Killah, Raekom, Ol' Dirty Bastard dentre vários outros, e esse álbum sozinho é conhecido por ter revitalizado a East Coast inteira e assim ter possibilitado nomes como Notorious BIG, Nas e Jay Z terem conseguido gravar seus clássicos e se tornado grandes nomes, fora que o estilo visual do grupo é conhecido como um dos maiores percussores do estilo "Hardcore Hip Hop" que é muito usado atualmente. Esse álbum é simplesmente incrível, sem dúvida um dos meus favoritos desse gênero, fora que ele é revolucionário em vários aspectos e é o álbum em que o maior grupo da história do rap estava no seu melhor com sua formação clássica, mais do que merece o segundo lugar.
1.Nas - Illmatic (1994)
Nunca teve e nunca vai ter um álbum mais bem escrito do que o Illmatic, é o cara que eu considero o melhor letrista da história do Rap no seu melhor com o álbum mais clássico da história do gênero. No álbum Nas narra todo o ambiente das ruas de Nova York como um verdadeiro poeta e cria um estilo único de rimas com multíssilabicas, rimas internas, assonância, wordplays e coisas que ninguém tinha visto no rap na época, na verdade ele juntou coisas que já tinha no gênero e assim fez o seu próprio estilo de rimar. O rapper fala sobre violência, tráfico de drogas, pobreza e outros temas sérios com um flow magnético em músicas que ficaram marcadas na história do rap. Em apenas 9 músicas e uma intro Nas conseguiu fazer o clássico máximo do rap que é considerado como o "ponto de partida" para todo mundo que quer saber mais sobre ele além dos hits, é infinito o número de mc's que já samplearam alguma música desse álbum ou citaram alguma das punchlines e frases icônicas que Nas diz nesse disco como "a vida é uma vadia e ai você morre", "eu não vou deixar presidentes mortos me representarem", "eu nunca durmo porque o sono é o primo da morte" dentre muitas outras que ficaram marcadas na cultura do rap e até hoje são usadas no gênero. O Legado desse álbum é gigante e é impossível imaginar como seria o Hip Hop sem ele, 9 músicas que mudaram para sempre a música e colocou o Nas em um nível de letrista que nem o próprio Nas conseguiu superar o seu primeiro trabalho, é considerado por todos como o maior álbum de rap de todos os tempos e eu não vou ser louco de discordar.
Menções Honrosas:
Eric B & Rakim - Paid in Full (1987)
Public Enemy - It Takes A Nation of Millions To Hold us Back (1988)
Dr. Dre - The Chronic (1992)
2Pac - Me Against The World (1995)
Outkast - Aquemini (1998)
50 Cent - Get Rich Or Die Tryin' (2003)
Kanye West - College Dropout (2004)
Madvillain - Madvillainy (2004)
Lil Wayne - Tha Carter III (2008)
Kendrick Lamar - DAMN. (2017)
E essa é minha lista dos dez maiores álbuns de rap de todos os tempos, se eu não ficar com preguiça eu faço os que eu acho que são os dez maiores de Heavy Metal (eu estou fazendo uma tradição prometer algo que eu tenho certeza que eu não vou fazer no final de cada artigo). Fiquem ligados no blog que eu pretendo postar várias coisas nesse fim de ano.
Comentários
Postar um comentário